Podem fazer. Mudar a realidade é muito mais complicado.
Se de um lado o poder econômico influencia sobremaneira o processo eleitoral, do outro o a manipulação via populismo pode produzir efeitos tão deletérios quanto. Eis um exemplo.
É complicado, mas pouco a pouco se muda a mentalidade coletiva e o clima cultural. Quanto ao seu exemplo, não poderia estar mais de acordo!
Não.
O que eu pleiteio é que as decisões não sejam deixadas somente nas mãos de políticos (especialmente os populistas) e de burocratas estatais (especialmente os ideólogos).
Você gostaria de uma democracia mais direta, então.
O problema de uma democracia direta (não que eu tenha pensado muito sobre isso) é que você perde o plano geral e fica com decisões picotadas. Com uma mentalidade diferente pode ser possível, não sei. Eu mesmo não me sinto capacitado para tomar certas decisões e prefiro votar em um político com as mesmas inclinações que as minhas e que terá tempo para a pesquisa devida.
No mais: como quem tem inclinação para a social democracia, não vejo nada de errado que os ricos paguem muitos impostos não tenham "retorno" para o tanto que pagam. É possível pensar numa sociedade diferente (em especial com modelo em base de doações/solidarismo, mais inspirado em algum ideário americano), mas a nossa sociedade vê os impostos como uma forma de cobrir direitos básicos (saúde, educação e segurança), igualando as oportunidades, mesmo que restringindo a liberdade econômica (enquanto ampliando a liberdade de seus membros como um todo!). Uma restituição ao povo como um todo tendo dado o direito a propriedade privada, se você quiser.
Mas quem sofre no Brasil mesmo é a classe média, que paga impostos razoáveis e não tem o acesso a serviços básicos decentes. E aí não sei se o problema é somente de ineficiência do governo atual. Imagino que não.