Enquete

você está com um carro blindado com esposa e filhos. Um assaltante entra na sua frente com uma arma na mão mandando você parar. Você:

Se for possível dar a ré,  faz isso, e espera que a blindagem faça seu papel, mas apenas se as chances de fuga forem altas e a probabilidade de ser atingido baixa.  Ou então atropela.
Se não for possível dar a ré, para o carro, e espera que a blindagem faça seu papel
Acelera mesmo que tiver que atropelar. Não avalia as possibilidades de fuga mais arriscadas.
Atropela apenas se não for possível qualquer chance de fuga, ainda que a fuga o faça com certeza ser atingido por balas.

Autor Tópico: você está com um carro blindado...  (Lida 1750 vezes)

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
você está com um carro blindado...
« Online: 12 de Maio de 2014, 22:41:30 »
E então? E o que diria a lei em caso de atropelamento?
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
Re:você está com um carro blindado...
« Resposta #1 Online: 12 de Maio de 2014, 22:54:09 »
Passo por cima.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 12 de Maio de 2014, 22:56:55 »
acho que na prática faria o mesmo ainda que quisesse fazer o primeiro.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline EuSouOqueSou

• Nível 31
  • *
  • Question not thy god, for thy god doth not respond
« Resposta #3 Online: 13 de Maio de 2014, 01:19:25 »
Passo por cima.

Idem. O bandido tem a arma dele, eu tenho a minha (um carro blindado). E mesmo que nao fosse blindado, faria a mesma coisa. Dar re' e' burrice, nao da tempo de fugir, tentar desviar e' outra burrice, o carra vai te encher de bala. Entao so restam 2 opcoes: passar por cima ou parar e rezar pra ele levar apenas bens materiais.
Qualquer sistema de pensamento pode ser racional, pois basta que as suas conclusões não contrariem as suas premissas.

Mas isto não significa que este sistema de pensamento tenha correspondência com a realidade objetiva, sendo este o motivo pelo qual o conhecimento científico ser reconhecido como a única forma do homem estudar, explicar e compreender a Natureza.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 13 de Maio de 2014, 02:24:39 »
Vai depender de uma série de fatores, incluindo o nível de blindagem, o tipo de arma do agressor, possibilidade de manobrar e fugir, perspectiva do agressor receber reforços, etc.

Se for possível evitar o confronto, ótimo.

Mas se não houver alternativa, eu atropelaria sem hesitação.
Foto USGS

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #5 Online: 13 de Maio de 2014, 03:00:45 »
Blindagem não é escudo absoluto e poder de danos de armas é, a princípio, indeterminado. Legítima defesa.

Não faz nem sentido ser carro blindado, isso é bobagem. Se sentir seguro num carro blindado é uma perigosa ilusão de segurança num ambiente em que bandidos usam dinamites para acender cigarros e fuzis com poder de penetração para blindados bélicos estão nas mãos de molecotes inimputáveis. Mesmo o carro sendo blindado (ou até por isso mesmo), se bobear, os vagabundos detonam fácil.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #6 Online: 13 de Maio de 2014, 05:14:32 »
Eu ia escrever "passo por cima", e eh isso que teria vontade de fazer. Porem nao tenho certeza se na hora H fosse fazer isso mesmo.* Votei no ultimo item.

*Eh como no caso do estudo que avaliou a propocao de soldados americanos que atiraram para matar, durante a Segunda Guerra Mundial. Essa proporcao foi surpreendentemente baixa, tanto que as forcas armadas americanas tiveram que mudar seu treinamento.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 13 de Maio de 2014, 07:55:49 »
Se o carro fosse meu, além de blinda-lo teria embutido metralhadoras giratórias na frente e atrás, um lança chamas, uma lançadora de granadas e pneus especiais capazes de esquartejar o corpo de qualquer bandido que pudesse ser atropelado só para ele pensar o quanto é bom sair por aí assaltando as pessoas.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #8 Online: 13 de Maio de 2014, 08:11:45 »
O mais razoável é acelerar e passar por cima, sem heroísmo. Priorizar a proteção da família. O mais provável é fazer lambança.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #9 Online: 13 de Maio de 2014, 11:11:21 »
Passa por cima. Você não é obrigado a pensar no bem estar do assaltante. Você não tem a obrigação legal de pensar qual é a via menos danosa para terceiros. Veículos blindados tem sérios comprometimentos em relação a manobras  e mudança no centro de gravidade, devido ao peso. Dependendo da altura x velocidade, você vira um carro forte ao subir em um passeio.

Agentes do Estado precisam fazer esse cálculo e quando o MP avalia se foi ou não legítima defesa, ele vai avaliar essa questão do treinamento prévio para situações desse tipo. Você como cidadão não tem essa obrigação.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #10 Online: 13 de Maio de 2014, 12:46:40 »
Concordo com o DiegoJaf: eu não posso abrir mão do bem estar da minha família (que está no automóvel em questão) e transferi-lo ao agressor.

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 13 de Maio de 2014, 15:47:18 »
Sentado aqui na minha poltrona e relativamente seguro, acho que aceleraria e passaria por cima do meliante. Em uma situação real, como nunca passei por isso, não tenho certeza como reagiria. Talvez atropelasse, talvez tentasse fugir, talvez deitasse no banco e ficasse gritando pela minha mãe, sei lá o que faria em um aperto destes.
"Deus prefere os ateus"

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 13 de Maio de 2014, 16:38:09 »
Passa por cima. Você não é obrigado a pensar no bem estar do assaltante. Você não tem a obrigação legal de pensar qual é a via menos danosa para terceiros. Veículos blindados tem sérios comprometimentos em relação a manobras  e mudança no centro de gravidade, devido ao peso. Dependendo da altura x velocidade, você vira um carro forte ao subir em um passeio.

Agentes do Estado precisam fazer esse cálculo e quando o MP avalia se foi ou não legítima defesa, ele vai avaliar essa questão do treinamento prévio para situações desse tipo. Você como cidadão não tem essa obrigação.
boa vou alterar o voto. Só não sei se teria coragem mas acho que sim.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 13 de Maio de 2014, 16:41:44 »
E temos dois santos no fórum!

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 13 de Maio de 2014, 22:38:24 »

Acho que carro blindado tem seus prós e contras, mais contras que prós.

Eu vi um bombeiro dando uma entrevista na televisão, a dificuldade para socorrer um acidentado fechado em um cofre desses é absurda, disse que leva uma hora para tirar a  vítima lá de dentro.

Ou seja, ninguém na rua vai poder te ajudar e quando os bombeiros chegarem ainda levarão um bom tempo com o abridor de latas.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 13 de Maio de 2014, 22:42:19 »
Sentado aqui na minha poltrona e relativamente seguro, acho que aceleraria e passaria por cima do meliante. Em uma situação real, como nunca passei por isso, não tenho certeza como reagiria. Talvez atropelasse, talvez tentasse fugir, talvez deitasse no banco e ficasse gritando pela minha mãe, sei lá o que faria em um aperto destes.

Eu não pensaria duas vezes em passar por cima do cara.

Uma prima minha voltava da faculdade lá pelas tantas da noite, sozinha, e uns caras que estavam sentados no canteiro central se levantaram e foram fechando a pista na frente dela, ela manobrou o carro pelo canteiro e voltou na pista contrária.

Um conhecido meu virou em uma curva fechada sem visão e uns favelados tinham feito uma barricada com lixo, teve que dar grana para eles....

Eu arrastaria sem dó.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #16 Online: 14 de Maio de 2014, 13:06:34 »
Segundo a lei, provavelmente, fugir atropelando o sujeito seria considerado legítima defesa. Se o carro for como um tanque e ficasse provado que você sabia disso (que não há a mínima possibilidade da arma do sujeito causar qualquer tipo de dano), em tese, atropelar o assaltante poderia ser homicídio.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 14 de Maio de 2014, 16:51:00 »
<a href="http://www.youtube.com/v/vZa5Ou2ILMI" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/vZa5Ou2ILMI</a>

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 14 de Maio de 2014, 16:59:18 »
aguentou bem... 

Arcanjo entendo o que você disse sobre um possível problema em caso de socorro, mas a chance de se ter um acidente com necessidade de socorro em SP é bem menor do que encontrar um bandido dedo solto por aí.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 14 de Maio de 2014, 16:59:42 »
btw não dá para alterar o voto, não?

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #20 Online: 14 de Maio de 2014, 17:23:26 »
btw não dá para alterar o voto, não?

Quando voce criou a enquete tinha a opção de deixar mudar o voto ou não, o padrão é não.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #21 Online: 14 de Maio de 2014, 17:25:57 »
Noob, eu também queria mudar o meu. :P
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #22 Online: 14 de Maio de 2014, 18:19:40 »
<a href="http://www.youtube.com/v/vZa5Ou2ILMI" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/vZa5Ou2ILMI</a>

Fuzil... vocês em SP tão fu...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #23 Online: 14 de Maio de 2014, 18:36:50 »
Três cidades paulistas do meio pro fim da lista e a capital nem aparece.

Curitiba e BH mais violentas que SP.

http://exame.abril.com.br/brasil/noticias/as-300-cidades-mais-perigosas-do-brasil?page=1
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #24 Online: 14 de Maio de 2014, 18:45:36 »
Três cidades paulistas do meio pro fim da lista e a capital nem aparece.

Curitiba e BH mais violentas que SP.

http://exame.abril.com.br/brasil/noticias/as-300-cidades-mais-perigosas-do-brasil?page=1

Depende pra quem. Na Grande BH você pega a relação de homicídios do fim de semana, 12. E vê que todos os 12 são traficantes ou têm ligação com o tráfico. Aí você pega a relação em SP e vai ver policial morto em execução fora de serviço como iniciação de moleque no PCC, empresário morto em assalto, criança, etc.

Eu tenho toda a segurança do mundo em ir e voltar pro meu trabalho fardado. Ano passado eu largava serviço 1h da manhã e ia embora pra casa de moto e fardado.

Usando esse critério, que pra mim é o que interessa (quantos cidadãos que estão cuidando das suas vidas sem ligações com o crime organizado estão seguros) na minha percepção, SP é muito mais violenta.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!