Mapa do mundo que demonstra a legislação que regulamenta a idade de consentimento sexual em cada país:
Fonte: Wikipédia
Agora eu lhes pergunto, qual das leis acima está certa?
Aquela que baseiam o critério a definir a idade de consentimento, na maturidade sexual são extremamente relativas.
Em alguns países da Africa a idade de consentimento é de 12 anos, na Argentina a idade de consentimento é de 13 anos, no Brasil, 14, no Uruguai, 15, na Venezuela 16, e por ai vai. Agora eu pergunto, como de forma objetiva e absoluta pode se responder com segurança qual dos dos citados acima está correto, e todos os demais errados, com que critério, com que evidência ou lógica se chegara a esta conclusão?
Deixa eu ver se tô conseguindo entender... o silogismo é: Na puberdade se tem maturidade sexual.
Eu não disse isso. Na puberdade se tem um corpo apto para se reproduzir sexualmente. Este é uma informação relevante.
A menina menstruou. Logo, ela tem maturidade sexual
Quem disse?
e... por consequência, qualquer adulto que transar com ela (independente se tem 8 anos) não está cometendo delito porque tá fazendo sexo com uma pessoa madura.É isso, ou perdi alguma coisa?
Evidentemente você não só perdeu muita coisa, como distorceu muita coisa também. O que eu disse é que a puberdade é a idade onde a pessoa esta biologicamente apta para manter relações sexuais. E que este período da vida deve ser levado em consideração na hora de se definir a idade de consentimento sexual. E depois acrescentei, se é que de fato existe o desejo de definir uma maturidade para tal decisão, a partir de uma analise com base em psicologia, tudo bem, desde que seja um critério convincente, sustentado por evidencias e lógica objetiva.
É. você tem razão, é mesmo muito mias lógico do que estabelecer uma idade mínima. ![Neutral :|](../forum/Smileys/default/icon_neutral.gif)
Vamos mudar a legislação!
Eu disse que é mais objetivo e absoluto usar um critério com base na biologia do que com base em uma opinião arbitrária e subjetiva, e de fato é. Agora, não disse que deve-se excluir o que tem a dizer as outras áreas do conhecimento, interessadas no assunto, se psicologia, antropologia, sociologia, e qualquer outra área do conhecimento apresentarem uma argumentação consistente para fixar uma idade limite, tudo bem, o que eu estou a criticar é este moralismo irracional, que baseia seus julgamentos em achismos infundados, subjetivos e arbitrários.
Abraços!
Deixa eu ver se tô conseguindo entender... o silogismo é: Na puberdade se tem maturidade sexual. A menina menstruou. Logo, ela tem maturidade sexual e... por consequência, qualquer adulto que transar com ela (independente se tem 8 anos) não está cometendo delito porque tá fazendo sexo com uma pessoa madura.
É isso, ou perdi alguma coisa?
É. você tem razão, é mesmo muito mias lógico do que estabelecer uma idade mínima. ![Neutral :|](../forum/Smileys/default/icon_neutral.gif)
Vamos mudar a legislação!
Pois é, ele trata "puberdade" e "maturidade" como sinônimos.
Na verdade foram vocês que começaram a tratar o assunto assim, pois em nenhum momento eu relacionei puberdade com maturidade, quem fez isso foram vocês mesmos, não eu.
Abraços!