Nenhum, mas já que toda a estrutura existe e a parte que dá lucro paga parte das despesas, não é lógico dar uma espiada ao redor para ver como as coisas funcionam?
Mas agora me diga uma coisa, sem grana para bancar tudo, supondo que nada desse retorno, nem mesmo os satélites de comunicação dessem lucros, como vc bancaria os observatórios astronômicos e os sistemas que temos hoje como internet e telefonia que dependem dos satélites?
Supondo que não houvesse dinheiro vindo de parte alguma além do que fosse obtido por meios próprios com os observatórios e as redes de comunicação?
Como vc bancaria essa estrutura toda sem dinheiro de impostos vindo de outros setores?
Cara , é muito legal ver esse discurso de "dá para manter tudo, mesmo sem dinheiro e sem lucro porque dinheiro não é importante na nossa vida" quando vc sabe perfeitamente que a grana que banca tudo vem indiretamente de algum outro lugar.
“Como vc bancaria essa estrutura toda sem dinheiro de impostos vindo de outros setores?”
É justamente a esta conclusão que eu estava querendo que você chegasse:
Sem a estrutura do Estado, que obviamente e necessariamente cobra impostos para existir, não haveria como fazer as atuais observações astronômicas, não haveriam os atuais observatórios de astronomia. Pois estas atividades não são geradoras de lucro.
Entretanto apesar de não serem geradoras de lucro, elas são importantes para o progresso científico, são importantes para o progresso do conhecimento humano (assim como várias outras atividades de pesquisa básica que não dão lucro).
Esta é a questão, o anarquista do tópico afirmou o absurdo total de que só se deve fazer o que dá lucro, para o anarquista só vale a pena fazer o que dá lucro.
E isto é uma tremenda falsidade. O cara reduz toda a atividade humana que vale apena ser feita a atividade que dê de lucro.
.
Não sei se vc entende meu ponto de vista, não sou contra manter serviços que não dão lucro mas são necessários, não sou contra dar assistência a gente pobre que realmente precisa dela.
Coleta de lixo nunca dá lucro mas tem que ser feita, não é?E assim alguém tem que pagar por ela.
Para mim tem uma diferença enorme entre manter um serviço necessário que não dá lucro, como por exemplo, colocar em órbita um satélite de telecomunicações como citei antes ou dar assistência a gente pobre que realmente precisa.
O que sou contra é bancar, por exemplo, uma empresa estatal deficitária que cobra do contribuinte o mesmo valor de mercado ao até mais caro por seus serviços do que uma empresa privada cobraria. Entende? Por qual motivo preciso bancar uma empresa estatal mal administrada sendo que outras empresas cobram menos e sobrevivem?
O que sou contra é fazer populismo com essa assistência do tipo Bolsa-vote-em-mim cujos beneficiários recebem a coisa há anos sem que exista paralelamente um programa de requalificação profissional, programa de controle familiar ou algo que os permita sobreviver por conta própria com o passar do tempo.
Entendeu?