A raiz de todo mal é a religião?
Não posso afirmar isso sem ferir susceptibilidades, mas a interpretação de textos religiosos com a finalidade de manipular e coibir iberdades, sim, trata-se apenas de controle, com objetivos no mínimo questionáveis.
Volta e meia eu vejo em primeira mão todo tipo de incoerência por parte dos evangélicos. Acho um bom exercício de ceticismo ficar analisando o que pregam:
-Existe uma certa obsessão dos evangélicos em condenar os homossexuais, porque em teoria isso fere a "família";
-se você alega que dois homossexuais se casando estão justamente formando uma família, eles rebatem dizendo que não são família tradicional porque não podem ter filhos;
-Aí você rebate dizendo que pessoas estéreis não poderiam se casar então, ou que não poderiam adotar, e eles rebatem que homossexualismo é condenado na bíblia;
-então você rebate dizendo que cortar a barba também é, e eles rebatem que isso é coisa do velho testamento;
-aí você conclui que as críticas do homossexualismo também é do velho testamento, e eles rebatem que você não entende nada e que precisa estudar muito pra entender, senão nem vale a pena discutir;
mas se precisa estudar tanto e se eles entendem tanto e a gente nada, porque cometer tantas inconsistências como as acima até chegar neste ponto da discussão?