Sem ler todos os links e me baseando no que conheço e no seu texto postado
Dos links em questão,o principal é o texto de Dylan Evans,postado aqui:
http://edge.org/response-detail/23710Este texto é uma resposta a pergunta anual feita pelo Edge.org no ano de 2013,que foi "What should we be worried about?"(No que deveriamos estar preocupados?),que eventualmente,foi lançado como um livro . O Edge.org tem uma tradição anual de lançar livros cujo tema são perguntas anuais que são respondidas por pessoas que se destacam no meio intelectual . As várias respostas desta pergunta serão eventualmente usadas por mim para abrir tópicos aqui no Clube cético .
Voltando a esta "resposta",a versão resumida dele é a seguinte:
Dylan Evans inicia o artigo citando o famoso livro de Fukuyama,"O fim da história e o último homem" com sua conclusão de que a "democracia liberal ocidental" é o melhor sistema politico que poderemos ter . Ele questiona se isto pode ser verdade e compartilha a conclusão de que se houver um sistema político alternativo superior a este,a "democracia" poderá dificultar a descoberta destas alternativas .
A principal razão para isto se deve a um dos principais elementos desta ideologia,que são as eleições . A vantagem principal das eleições é que,com o tempo,os partidos políticos são forçados a abandonarem posições extremistas,se quiserem conseguir representação política e está é uma das razões pela qual o comunismo e o autoritarismo não são implementados através de eleições em democracias maduras,mesmo que os partidos que defendam estas ideologias consigam representação política majoritária .
Pórem,este elemento possui uma desvantagem pouco conhecido,que é de impedir o desenvolvimento de de sistemas políticos superiores . Esta "Pesquisa e desenvolvimento" de sistemas politicos melhores pode começar com a criação de uma cidade ou através da segregação de certas cidades,com leis e regras diferentes de outras cidades . Políticos que defendem ideias assim em democracias não conseguiriam ser eleitos e se fossem eleitos,não conseguiriam implementar tais ideias .
Por outro lado,em países autoritários,como a China comunista,isto já foi feito,através da criação de Zonas econômicas especiais,como a de Shenzen e mais recentemente,em Shangai . A Zona Franca de Manaus tambem entra nesta categoria . Ambos os casos foram implementados por governos autoritários,que não precisam justificar suas ações para a população .
Há uma analogia do autor relacionada ao apêndice para explicar este problema sob o ponto de vista da teoria da evolução,mas meu conhecimento de ambos os assuntos é limitado o bastante para gerar um resumo coerente . Peço ajuda à quem tiver conhecimento em inglês para melhorar este resumo e usar de suas longas experiências em debates com criacionistas para explicar essa analogia .