Autor Tópico: Oficializar maconha é abrir fábrica de esquizofrênicos, diz psiquiatra  (Lida 2470 vezes)

Offline 4 Ton Mantis

• Nível 32
  • *
http://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2013/11/05/legalizar-maconha-e-abrir-fabrica-de-esquizofrenicos-diz-psiquiatra.htm

Se o Brasil seguir a tendência de outros países e oficializar a indústria da maconha, nós teremos "uma fábrica de esquizofrênicos". A opinião é do psiquiatra Valentim Gentil Filho, professor titular da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), convidado desta segunda-feira (4) do programa Roda Viva, apresentado ao vivo na TV Cultura e reproduzido pelo UOL.

Para o psiquiatra, considerado um dos mais influentes do país, a sociedade tem sido conivente e omissa em relação à droga, e os riscos provocados por ela não têm sido bem divulgados. Gentil Filho contou no programa que, segundo estudos bem fundamentados, a maconha aumenta em 310% o risco de esquizofrenia quando consumida uma vez por semana na adolescência. E trata-se de uma doença incurável: "O esquizofrênico pode ter uma vida praticamente normal, mas sempre há uma sequela".

O psiquiatra sugeriu que, assim como pais permitem que seus filhos consumam álcool em festas, a informação distorcida de que maconha não faz mal fará com que eles deixem os jovens fumarem em casa. E o problema é que, nos adolescentes, que estão em uma fase de "poda" natural do cérebro para a entrada na idade adulta, a droga é especialmente prejudicial.

O professor também fez críticas à chamada luta antimanicomial, que fez o Brasil fechar milhares de leitos psiquiátricos sem proporcionar alternativas. Ele ressaltou que o atual modelo dos Caps (Centros de Atenção Psicossocial) não tem como substituir o atendimento ambulatorial e as internações psiquiátricas. Para Gentil Filho, não se trata de abandonar os pacientes em manicômios, mas garantir o tratamento em fase aguda. Ele reforçou que, atualmente, só um terço dos pacientes psiquiátricos diagnosticados recebe tratamento.
Para o psiquiatra, tanto a luta antimanicomial quanto a vinda de cubanos (pelo programa Mais Médicos) fazem parte de uma visão mais ampla que a medicina, de uma mentalidade que persiste no Ministério da Saúde e tem raízes político-ideológicas. Na prática, segundo ele, o que acontece é que há um número absurdo de pessoas com transtornos graves nas ruas, rejeitadas por hospitais e por outras instituições. "Há uma desassistência fenomenal e nós temos recursos terapêuticos", lamentou.
\"Deus está morto\"-Nietzsche

\"Nietzsche está morto\"-Deus

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
Re:Oficializar maconha é abrir fábrica de esquizofrênicos, diz psiquiatra
« Resposta #1 Online: 04 de Agosto de 2014, 11:45:19 »
Caps iii possuem leitos de internamento (mas não se institucionaliza os pacientes). Leitos psiquiátricos estão previstos em hospitais gerais pela raps. O que se discute é o tratamento e institucionalização de pacientes em manicômios.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #2 Online: 04 de Agosto de 2014, 11:59:43 »
E a falácia do bicho papão, de que se permitirem o uso da maconha todo mundo vai fumar. O que as pessoas não percebem é que hoje só não fuma maconha quem não quer. É mais fácil um adolescente comprar maconha e fumar do que beber na balada. Se o adolescente quiser fumar toda semana, com os pais permitindo ou não, com a lei permitindo ou não, ele vai fumar toda semana. A regulamentação serve pra controlar algo que já acontece, tirar o poder dos traficantes.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline bru.frnd

• Nível 08
  • *
« Resposta #3 Online: 04 de Agosto de 2014, 13:27:09 »
O que as pessoas não percebem é que hoje só não fuma maconha quem não quer.

O que para um país que proíbe só mostra o quanto as medidas de proibição são falhas... :/

Mas, bom, de política eu entendo pouco, só posso dizer que não duvido dessa matéria e que quanto mais argumentos contra aparecerem, melhor. Legitimar vícios é algo lastimável.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #4 Online: 04 de Agosto de 2014, 13:46:49 »
O que as pessoas não percebem é que hoje só não fuma maconha quem não quer.

O que para um país que proíbe só mostra o quanto as medidas de proibição são falhas... :/

Mas, bom, de política eu entendo pouco, só posso dizer que não duvido dessa matéria e que quanto mais argumentos contra aparecerem, melhor. Legitimar vícios é algo lastimável.

Não tem como ser efetiva, a proibição das drogas não funciona em lugar nenhum do mundo, os males criados pela proibição são sempre maiores do que os causados pelas drogas. Ninguém morre de overdose de maconha, mas muita gente morre por causa do tráfico dela. E se formos proibir todas as coisas que causam vício, a lista ser imensa, nenhum estado tem poder pra impor isso.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 04 de Agosto de 2014, 14:33:39 »
E a falácia do bicho papão, de que se permitirem o uso da maconha todo mundo vai fumar. O que as pessoas não percebem é que hoje só não fuma maconha quem não quer. É mais fácil um adolescente comprar maconha e fumar do que beber na balada. Se o adolescente quiser fumar toda semana, com os pais permitindo ou não, com a lei permitindo ou não, ele vai fumar toda semana. A regulamentação serve pra controlar algo que já acontece, tirar o poder dos traficantes.

Olha, "todo mundo" não, mas vai aparecer muitos curiosos para experimentar caso seja legalizado.

Eu vejo algo similar com o narguile, que não tem nenhuma tradição no Brasil (só tinha visto no pica-pau quando ele estava num país árabe), e que seu uso explodiu de uns tempos pra cá, virando mania em vários bares, com muita gente comprando por aí para uso privado ou em festas e churrascos. Inclusive, gente que nunca fumou na vida.

O pior é que como tem sabores diversos e aquele "filtro" de água, todo mundo acha seguro e gostoso. Tanto é que me espantei quando vi a notícia de que o narguile é mais prejudicial à saúde que o cigarro.

Agora meu caso pessoal: já "fumei" (não sei qual o termo correto) narguile algumas vezes. Nunca fumei maconha. Por quê? Porque é muito mais fácil conseguir acesso ao primeiro.

Por isso que não sou 100% a favor da legalização (não que eu seja contra), pois ao legalizar você VAI expor mais gente ao produto.
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline bru.frnd

• Nível 08
  • *
« Resposta #6 Online: 04 de Agosto de 2014, 14:39:38 »
Não tem como ser efetiva, a proibição das drogas não funciona em lugar nenhum do mundo, os males criados pela proibição são sempre maiores do que os causados pelas drogas. Ninguém morre de overdose de maconha, mas muita gente morre por causa do tráfico dela. E se formos proibir todas as coisas que causam vício, a lista ser imensa, nenhum estado tem poder pra impor isso.

Proibir não é a única e maior solução para o que eu considero ideal que é diminuir (na impossibilidade de erradicar) o abuso das drogas, mas facilitar a compra dessas coisas vai ainda mais contra esse "objetivo", aliás, vai totalmente contra porque, querendo ou não, fortalece.

Não é proibir todas as coisas que causam vício, claro que isso é incabível porque quase tudo pode causar, hehehe, mas quando existe uma tendência massiva que não é só viciante como também prejudicial em outros aspectos (saúde, segurança, etc) não me parece bom que ganhe autenticidade.

E o tráfico não vai acabar com a legalização da maconha.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #7 Online: 04 de Agosto de 2014, 14:52:24 »

Proibir não é a única e maior solução para o que eu considero ideal que é diminuir (na impossibilidade de erradicar) o abuso das drogas, mas facilitar a compra dessas coisas vai ainda mais contra esse "objetivo", aliás, vai totalmente contra porque, querendo ou não, fortalece.

Não é proibir todas as coisas que causam vício, claro que isso é incabível porque quase tudo pode causar, hehehe, mas quando existe uma tendência massiva que não é só viciante como também prejudicial em outros aspectos (saúde, segurança, etc) não me parece bom que ganhe autenticidade.

E o tráfico não vai acabar com a legalização da maconha.

1- Como disse, é mais fácil um adolescente comprar maconha que comprar cerveja na balada. A proibição facilita mais do que a regulamentação alem de ter a vibe do "proibido", que adolescentes adoram.

2- Açúcar e gordura são viciantes e causam mais mortes que todas as drogas legais ou ilegais juntas. Se partirmos desse princípio, comidas gordurosas e açúcar deveriam ser proibidos antes de todas as drogas.

3- 70% da renda do tráfico provem da maconha, corte 70% da receita de um negócio e ele deixa de ser tão atraente, não temos problemas com contrabandistas de cigarro ou de bebida. No Colorado depois de 6 meses de regulamentação de produção e venda para fins recreativos os números da violência despencaram. homicídios caíram 54%. 54%!!!!!

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #8 Online: 04 de Agosto de 2014, 14:53:49 »

Olha, "todo mundo" não, mas vai aparecer muitos curiosos para experimentar caso seja legalizado.

Eu vejo algo similar com o narguile, que não tem nenhuma tradição no Brasil (só tinha visto no pica-pau quando ele estava num país árabe), e que seu uso explodiu de uns tempos pra cá, virando mania em vários bares, com muita gente comprando por aí para uso privado ou em festas e churrascos. Inclusive, gente que nunca fumou na vida.

O pior é que como tem sabores diversos e aquele "filtro" de água, todo mundo acha seguro e gostoso. Tanto é que me espantei quando vi a notícia de que o narguile é mais prejudicial à saúde que o cigarro.

Agora meu caso pessoal: já "fumei" (não sei qual o termo correto) narguile algumas vezes. Nunca fumei maconha. Por quê? Porque é muito mais fácil conseguir acesso ao primeiro.

Por isso que não sou 100% a favor da legalização (não que eu seja contra), pois ao legalizar você VAI expor mais gente ao produto.

O que voce deixa de levar em consideracão é que narguile era uma novidade, pesquisas indicam que 80% dos jovens ja experimentaram maconha, ela não é mais novidade, quem não fuma é porque não quer, não porque ela é proibida.

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
  • Ave, Entropia, morituri te salutant
« Resposta #9 Online: 04 de Agosto de 2014, 15:17:10 »
Pescado do Lattes do ilustre psiquiatra:

Projetos de Pesquisa
2001 - 2009   Projeto Temático: Estudo Psicobiológico da Regulação Emocional a Partir dos Efeitos de Antidepressivos
   Descrição: Observações clínicas e dados experimentais (Gorenstein et al., 1998; Knutson et al., 1998) sugerem que o tratamento com doses baixas ou moderadas de antidepressivos a voluntários normais está associado a efeitos extra-terapêuticos que incluem: aumento da autoconfiança, melhora do humor e do bem-estar; menor irritabilidade e maior tolerância e estímulos aversivos; maior sociabilidade; melhora subjetiva do processamento cognitivo e da capacidade de decisão, etc. Além destes, manifestam-se, entre outros, os seguintes efeitos colaterais: aumento de peso e apetite alimentar, particularmente para carboidratos; redução do sono, com despertares noturnos e ausência de efeitos residuais diurnos significativos; liberação de comportamentos impulsos. O maior interesse de estudar os fenômenos induzidos por essas drogas sem as interferências do quadro clínico. Tais estudos ainda são iniciais e vários aspectos precisam ser bem mais investigados. O presente projeto visa dar prosseguimento e aumentar a abrangência de nossas pesquisas sobre efeitos de baixas doses de antidepressivos no estado emocional habitual de pessoas normais e de portadores de transtornos psiquiátricos menores para tentar delimitar seu espectro de ação "extra-terapêutico"..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Clarice Gorenstein - Integrante / Renato Teodoro Ramos - Integrante / Núbio Negrão - Integrante / Geraldo Busatto Filho - Integrante / Valentim Gentil Filho - Coordenador.
Finaciador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio finaceiro..

Interessante notar a grande tendência para o uso de fármacos, para alguém que alega ser contra as "drogas"; antidepressvos, pois não? Realmente muito menos danosos do que a cannabis.

Enquanto antidepressivos servem no controle de atitudes vistas como inadequadas pela sociedade (grsso modo), o THC e o CDB CURAM CÂNCER.
http://www.cancer.gov/cancertopics/pdq/cam/cannabis/healthprofessional/page4

E fumar maconha não é nada comparado a fumar crack, ou cheirar cocaína, como demonstram estudos de todas as drogas colocadas em xeque.

« Última modificação: 04 de Agosto de 2014, 15:22:34 por Brienne of Tarth »
GNOSE

Rhyan

• Visitante
« Resposta #10 Online: 04 de Agosto de 2014, 15:42:49 »
Cada um que cuide do seu corpo.

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 04 de Agosto de 2014, 15:55:05 »

Pense nas crianças.
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
  • Ave, Entropia, morituri te salutant
« Resposta #12 Online: 04 de Agosto de 2014, 16:00:23 »
Mas Ritalina pode, né??  :o
GNOSE

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 04 de Agosto de 2014, 16:19:07 »

É pra mim?

Se sim, as crianças usam Ritalina para fins recreativos?

Só pra constar:

http://en.wikipedia.org/wiki/Think_of_the_children

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #14 Online: 04 de Agosto de 2014, 16:21:09 »

É pra mim?

Só pra constar:

Álcool é liberado e crianças não podem usar para fins recreativos. Isso é um argumento totalmente falho.

Online Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #15 Online: 04 de Agosto de 2014, 16:24:55 »
Li alhures que maconha funciona substituindo uns hormônios naturais  do cérebro os quais a droga funciona de forma similar, mas de forma potencializada. Por alguma razão química, os receptores desse hormônio natural  no cérebro "preferem" se ligar à droga, porém, com o tempo, o corpo se acostuma aos efeitos da droga de tal maneira, que o cérebro desaprende a usar seus próprios hormônios e de forma irreversível: os receptores cerebrais se deformam pelo vício em se unir à maconha e já não se encaixam mais nos hormônios endógenos. O indivíduo na ausência da droga suprimiria uma parte da própria expressão psicológica natural para sempre.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 04 de Agosto de 2014, 16:30:02 »

É pra mim?

Só pra constar:

Álcool é liberado e crianças não podem usar para fins recreativos. Isso é um argumento totalmente falho.

Peraí, vocês estão igualando Ritalina e álcool? Um é remédio. Adivinhem qual.

Offline João da Ega

• Nível 21
  • *
« Resposta #17 Online: 04 de Agosto de 2014, 16:31:57 »

Pense nas crianças.

Pra mim o argumento principal, que já foi levantado pelo Barata aqui, e pelo _Juca (salvo engano) em outro tópico, não é questão a questão de ser mais libertário ou não; nem a questão se acarreta muito ou pouco dano à saúde; mas sim se com a proibição o número de vítimas, decorrente do tráfico (corrupção policial, tiroteio entre policiais e tratificantes, e entre eles entre si, financiamento de bandido, etc) é maior ou menor que o número de vítimas em decorrencia de fumar unzim. E me parece que a equação de vítimas pende pro primeiro lado.

Quantas crianças ficam órfãs devido a guerra decorrente do tráfico e do combate a ele?
"Nunca devemos admitir como causa daquilo que não compreendemos algo que entendemos menos ainda." Marquês de Sade

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #18 Online: 04 de Agosto de 2014, 16:34:12 »

É pra mim?

Só pra constar:

Peraí, vocês estão igualando Ritalina e álcool? Um é remédio. Adivinhem qual.

Não, eu estou igualando maconha e álcool.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 04 de Agosto de 2014, 17:53:49 »

Pense nas crianças.

Pra mim o argumento principal, que já foi levantado pelo Barata aqui, e pelo _Juca (salvo engano) em outro tópico, não é questão a questão de ser mais libertário ou não; nem a questão se acarreta muito ou pouco dano à saúde; mas sim se com a proibição o número de vítimas, decorrente do tráfico (corrupção policial, tiroteio entre policiais e tratificantes, e entre eles entre si, financiamento de bandido, etc) é maior ou menor que o número de vítimas em decorrencia de fumar unzim. E me parece que a equação de vítimas pende pro primeiro lado.

Quantas crianças ficam órfãs devido a guerra decorrente do tráfico e do combate a ele?

O "pense nas crianças" é uma falácia e usei como piada, caso não tenha ficado claro.

Concordo com este argumento seu. Agora, o que temos também que analisar é o quanto o tráfico vai ser reduzido ao legalizar a maconha. Todo mundo tá trabalhando com números próximos de 100% de eliminação do tráfico para fazer comparações, mas não sabemos se a legalização seria tão eficiente.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #21 Online: 04 de Agosto de 2014, 18:45:57 »

Pense nas crianças.

O "pense nas crianças" é uma falácia e usei como piada, caso não tenha ficado claro.

Concordo com este argumento seu. Agora, o que temos também que analisar é o quanto o tráfico vai ser reduzido ao legalizar a maconha. Todo mundo tá trabalhando com números próximos de 100% de eliminação do tráfico para fazer comparações, mas não sabemos se a legalização seria tão eficiente.

Pense que 70% da renda do tráfico provem da maconha. Agora pense em como o contrabando de cerveja e cigarro são insignificantes comparado o mercado legal. Alguém sobe morro pra comprar cerveja e cigarro, mesmo que sejam mais baratos? Agora faça as contas e imagine qualquer empresa perdendo 70% do faturamento. Dados informam que o numero de homicídios no colorado caíram 54% nos primeiros 6 meses da regulamentação, os índices negativos foi aumento de incêndios em 12% (doidão dormindo com o cigarro aceso) e pessoas pegas dirigindo sob influencia da maconha em 10%, mas esse número é disputado porque antes da liberação o teste em motoristas que detectam a maconha eram raros.

Offline EuSouOqueSou

• Nível 31
  • *
  • Question not thy god, for thy god doth not respond
« Resposta #22 Online: 04 de Agosto de 2014, 22:00:43 »

Pense que 70% da renda do tráfico provem da maconha. Agora pense em como o contrabando de cerveja e cigarro são insignificantes comparado o mercado legal. Alguém sobe morro pra comprar cerveja e cigarro, mesmo que sejam mais baratos? Agora faça as contas e imagine qualquer empresa perdendo 70% do faturamento. Dados informam que o numero de homicídios no colorado caíram 54% nos primeiros 6 meses da regulamentação, os índices negativos foi aumento de incêndios em 12% (doidão dormindo com o cigarro aceso) e pessoas pegas dirigindo sob influencia da maconha em 10%, mas esse número é disputado porque antes da liberação o teste em motoristas que detectam a maconha eram raros.

Barata, tem a fonte dos dados em negrito?
Qualquer sistema de pensamento pode ser racional, pois basta que as suas conclusões não contrariem as suas premissas.

Mas isto não significa que este sistema de pensamento tenha correspondência com a realidade objetiva, sendo este o motivo pelo qual o conhecimento científico ser reconhecido como a única forma do homem estudar, explicar e compreender a Natureza.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !

Offline bru.frnd

• Nível 08
  • *
« Resposta #24 Online: 04 de Agosto de 2014, 23:56:51 »
1- Como disse, é mais fácil um adolescente comprar maconha que comprar cerveja na balada. A proibição facilita mais do que a regulamentação alem de ter a vibe do "proibido", que adolescentes adoram.

Esse comentário me deixou apreensiva quanto ao que seria interessante pela "vibe do proibido" aos adolescentes depois da regulamentação da maconha...

2- Açúcar e gordura são viciantes e causam mais mortes que todas as drogas legais ou ilegais juntas. Se partirmos desse princípio, comidas gordurosas e açúcar deveriam ser proibidos antes de todas as drogas.

É... Isso é algo a se pensar. Mas ainda não acho que seja motivo para ser a favor da legalização, pelo contrário, me faz pensar que não seria má ideia controlar o quanto de açúcar e gordura se consome.

3- 70% da renda do tráfico provem da maconha, corte 70% da receita de um negócio e ele deixa de ser tão atraente, não temos problemas com contrabandistas de cigarro ou de bebida. No Colorado depois de 6 meses de regulamentação de produção e venda para fins recreativos os números da violência despencaram. homicídios caíram 54%. 54%!!!!!

A parte dos homicídios é algo positivo, devo admitir.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!