Autor Tópico: Oficializar maconha é abrir fábrica de esquizofrênicos, diz psiquiatra  (Lida 2471 vezes)

Offline EuSouOqueSou

• Nível 31
  • *
  • Question not thy god, for thy god doth not respond
Re:Oficializar maconha é abrir fábrica de esquizofrênicos, diz psiquiatra
« Resposta #25 Online: 05 de Agosto de 2014, 02:47:55 »
Eu errei, refiz as contas e não são 70%, são quase 80%. Achei num relatório da ONU.

https://www.unodc.org/documents/data-and-analysis/WDR2012/WDR_2012_Chapter1.pdf

Sobre o Colorado

http://www.allgov.com/news/unusual-news/violent-crime-down-since-colorado-legalized-marijuana-140610?news=853366

Valeu Barata. Eu venho acompanhando noticias sobre o mercado da maconha la, mas nao tinha visto nenhum ainda sobre a criminalidade.

2- Açúcar e gordura são viciantes e causam mais mortes que todas as drogas legais ou ilegais juntas. Se partirmos desse princípio, comidas gordurosas e açúcar deveriam ser proibidos antes de todas as drogas.

É... Isso é algo a se pensar. Mas ainda não acho que seja motivo para ser a favor da legalização, pelo contrário, me faz pensar que não seria má ideia controlar o quanto de açúcar e gordura se consome.

Hum, acho que ja vi esse filme antes "isso faz mal, vamos proibir, e' para o bem de todos". Onde foi que eu ja vi isso? Ah lembrei

http://www.history.com/topics/prohibition

http://en.wikipedia.org/wiki/Prohibition_in_the_United_States

:wink:
Qualquer sistema de pensamento pode ser racional, pois basta que as suas conclusões não contrariem as suas premissas.

Mas isto não significa que este sistema de pensamento tenha correspondência com a realidade objetiva, sendo este o motivo pelo qual o conhecimento científico ser reconhecido como a única forma do homem estudar, explicar e compreender a Natureza.

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #26 Online: 05 de Agosto de 2014, 08:25:19 »

2- Açúcar e gordura são viciantes e causam mais mortes que todas as drogas legais ou ilegais juntas. Se partirmos desse princípio, comidas gordurosas e açúcar deveriam ser proibidos antes de todas as drogas.

É... Isso é algo a se pensar. Mas ainda não acho que seja motivo para ser a favor da legalização, pelo contrário, me faz pensar que não seria má ideia controlar o quanto de açúcar e gordura se consome.

Por mais que a intenção seja boa, controlar demais ou proibir não tem os efeitos desejados. Você condena o uso da gordura trans, aí de repente todas as bolachas recheadas substituíram por outra que não sabemos ainda se é melhor ou pior, e ainda por estampar que não contém a tal gordura, passa a sensação de segurança ou qualidade, sendo que ainda é um produto altamente calórico e pouco nutritivo.

O ideal é ter informação total e irrestrita do que você consome.

mas algum tipo de regulação é bom ter, para evitar problemas como distribuição de alimentos com produtos tóxicos e coisas do tipo, mas aí não é mais questão de ser menos saudável, e sim de ser algo tóxico.
« Última modificação: 05 de Agosto de 2014, 08:27:47 por Lorentz »
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Gabarito

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #27 Online: 05 de Agosto de 2014, 08:38:49 »
Nesse assunto de proibição e controle em demasia, é bom lembrar a recomendação sobre educar crianças:

"Orientar crianças sobre o certo e o errado é como tentar segurar um sabonete molhado: se apertar demais, ele sai das mãos voando como uma bala".

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
  • Ave, Entropia, morituri te salutant
« Resposta #28 Online: 05 de Agosto de 2014, 10:48:53 »
É pra mim?

Desculpe se pareci agressiva, Lorentz, não foi minha intenção. O que eu quis dizer é que existe uma certa hipocrisia nesta questão: o cânhamo é usado há milhares de anos, o tabaco e o álcool também; juntamente com a papoula, são as drogas mais antigas utilizadas pelo homem, e nem por isso derrubaram civilizações ou destruíram cidades, pois quem o faz são os homens.

Na distante Alamut, dizia-se da Seita dos Assassinos suas incursões violentas após terem ingerido haxixe, e que da planta viria o nome "assassino", ou "comedor de haxixe"; a história, supostamente espalhada por Marco Polo e por cristãos, carece de confirmação, mas dispõe de negativas por parte dos conhecedores do assunto, ou seja, a Ordem, na verdade, seria "apenas" uma vertente radical da fé islâmica, e seu nome viria de Assas, "fundação".

O astuto Freud indicava cocaína para seus pacientes como fármaco ideal para as "doenças da alma", e podia-se comprar a droga milagrosa e qualquer botica em Viena nos idos de 1880.

A Heroína, tão temida e com sua variante, o "crocodilo", foi anunciada pela Bayer à época como realmente uma heroína no combate à tosse infantil, até ser descoberto que se tranformava em morfina no fígado.

Enfim, como "a diferença entre o remédio e o veneno está na dose", acho muito mais coerente da parte de qualquer governo o combate ao mal maior que é o tráfico, hoje e sempre, o maior matador, seja de negociantes, seja de usuários e demais envolvidos neste universo.

Mas, conhecedores das mazelas diárias nos estabelecimentos de saúde em nosso país, bem como o descontrole tanto na utilização dos recursos como em sua distribuição, é bem capaz que não tenhamos mais guerras do tráfico, mas talvez viciados em crises de abstinência sem a droga, da mesma maneira que vemos pessoas que tomam remédios controlados distribuídos pelo SUS em vias de morrer pela supressão da medicação.

GNOSE

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #29 Online: 05 de Agosto de 2014, 13:24:21 »
É pra mim?

Desculpe se pareci agressiva, Lorentz, não foi minha intenção. O que eu quis dizer é que existe uma certa hipocrisia nesta questão: o cânhamo é usado há milhares de anos, o tabaco e o álcool também; juntamente com a papoula, são as drogas mais antigas utilizadas pelo homem, e nem por isso derrubaram civilizações ou destruíram cidades, pois quem o faz são os homens.

Na distante Alamut, dizia-se da Seita dos Assassinos suas incursões violentas após terem ingerido haxixe, e que da planta viria o nome "assassino", ou "comedor de haxixe"; a história, supostamente espalhada por Marco Polo e por cristãos, carece de confirmação, mas dispõe de negativas por parte dos conhecedores do assunto, ou seja, a Ordem, na verdade, seria "apenas" uma vertente radical da fé islâmica, e seu nome viria de Assas, "fundação".

O astuto Freud indicava cocaína para seus pacientes como fármaco ideal para as "doenças da alma", e podia-se comprar a droga milagrosa e qualquer botica em Viena nos idos de 1880.

A Heroína, tão temida e com sua variante, o "crocodilo", foi anunciada pela Bayer à época como realmente uma heroína no combate à tosse infantil, até ser descoberto que se tranformava em morfina no fígado.

Enfim, como "a diferença entre o remédio e o veneno está na dose", acho muito mais coerente da parte de qualquer governo o combate ao mal maior que é o tráfico, hoje e sempre, o maior matador, seja de negociantes, seja de usuários e demais envolvidos neste universo.

Mas, conhecedores das mazelas diárias nos estabelecimentos de saúde em nosso país, bem como o descontrole tanto na utilização dos recursos como em sua distribuição, é bem capaz que não tenhamos mais guerras do tráfico, mas talvez viciados em crises de abstinência sem a droga, da mesma maneira que vemos pessoas que tomam remédios controlados distribuídos pelo SUS em vias de morrer pela supressão da medicação.

Bom, eu diferencio o uso de drogas para fins medicinais e para fins recreativos. A matemática é simples, se o risco do remédio é menor do que o da doença, medica-se.
Se legalizar as drogas reduz o tráfico, me parece uma boa ideia também.

O problema é que a gente minimiza o estrago causado pela legalização porque a gente usa o argumento que todo mundo que quer usar já usa, concluindo que o número de usuários não aumentaria. Mas isso é um cenário hipotético, que carece de bons exemplos. Temos em um ou outro lugar a legalização da maconha, mas os resultados dessa legalização não pode ser estendida para qualquer outra droga.

Minha opinião atual é:

Legaliza a maconha.
Mantém as demais drogas ilícitas proibidas.
Se há benefício medicinal em qualquer droga ilícita, legaliza para uso médico com venda regulada.
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #30 Online: 05 de Agosto de 2014, 13:38:19 »
O estranho é que temos um exemplo claro de como a proibição não funciona, a lei seca. Me impressiona tanta gente ainda advogar em nome da proibição.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
« Resposta #31 Online: 05 de Agosto de 2014, 13:45:00 »
Verdade seja dita, Barata, a Lei Seca produziu o contrabando e a máfia de Al Capone, onde há monopólio há contrabando.
Vejo com entusiasmo atitudes como a do presidente do Uruguai, contra as drogas sim, mas ainda mais contra o tráfico.
Há que se verificar com o tempo se tal atitude realmente será benéfica para a população como um todo e para os usuários em particular.
GNOSE

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #32 Online: 05 de Agosto de 2014, 13:50:18 »
O estranho é que temos um exemplo claro de como a proibição não funciona, a lei seca. Me impressiona tanta gente ainda advogar em nome da proibição.

Quando se proíbe algo que não era antes, e ainda era amplamente consumido, beleza. Mas espero que não esteja usando o exemplo da lei Seca para justificar a legalização de cocaína ou heroína, pois o cenário é bem diferente.

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
« Resposta #33 Online: 05 de Agosto de 2014, 13:53:39 »
Acho que o Barata não pendou em justificar, mas sim em lembrar de como a simples proibição não resolve nada.
GNOSE

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #34 Online: 05 de Agosto de 2014, 14:06:53 »
Sabe o que mata mais que cocaina  e heroína juntas? Remédios controlados vendidos legalmente. Quem quer usar droga, vai usar, seja cocaina, seja heroína ou seja vicodin. Proibir a droga tentando preservar vidas é imbecil, mais vidas morrem nessa guerra as drogas e em consequência do tráfico do que do uso da droga. Olha o poder de fogo dos traficantes de morro, o poder dos cartéis colombianos e mexicanos. Quem você acha que tem poder financeiro e operacional pra compra e transporte de armas pela fronteira? Drogados? Poder de corromper a polícia e políticos? Drogados? Não, o tráfico tem fundos infinitos porque as pessoas acham que liberar vai transformar a população num bando de zumbis. A liberação do álcool fez isso? Segundo o estudo da ONU que eu apresentei, somente 10% de todos os usuários de drogas no mundo são viciados, 90% deles são usuários ocasionais e socialmente funcionais. Quem quer comprar crack sabe onde encontrar, quem quer comprar cocaina, sabe onde comprar. Mas vamos supor que o número de usuários aumente bastante, eu duvido que o estrago e o custo seria maior do que o que o tráfico causa hoje em dia.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!