Autor Tópico: Postos de Saúde e Preservativos  (Lida 8443 vezes)

Offline Claudio Loredo

• Nível 15
  • *
    • http://www.rv.cnt.br
Postos de Saúde e Preservativos
« Online: 31 de Agosto de 2005, 10:48:28 »
Num tópico sobre o aborto, o Poindexter disse que nos postos de saúde eram distribuidos preservativos e eu contra argumentei, dizendo que era dificil encontrar preservativos nestes postos e que as adolescentes tinham vergonha de buscar. Ele disse que não, dai eu disse que iria pessoalmente num posto de saúde da minha cidade adquirir preservativos. Foi o que fiz hoje.

Fui num posto de saúde que ficava num bairro pobre de minha cidade. Lá na recepção, em volta de uma mesa onde ficava a enfermeira recepcionista, havia cinco mulheres. Eu, fiquei com um pouco de vergonha, pois as mulheres iriam ouvir meu pedido. Mas mesmo assim falei: "Por gentileza, eu gostaria de adquirir preservativos, vocês tem?". A enfermeira disse: "Não temos, está em falta. Mas, talvez o senhor encontre num outro posto de saúde que fica neste endereço".

Fui no outro posto de saúde, maior que o anterior, que ficava num outro endereço da cidade. Lá a enfermeira que me atendeu, no meio de outras pessoas , disse que não tinha preservativos lá. Que os preservativos só chegavam uma vez por mês. Mas, naquele mês não havia chegado a remessa de preservativos. Disse também que era difícil chegar.

Perguntei a ela se podia encontrar num outro posto de saúde da cidade. Ela me disse que não, pois se aquele que era o maior posto de saude não tinha, nos outros  também certamente estaria faltando.

Perguntei se quando tinha quem eram as pessoas que pegavam. Ela me disse que apenas senhores adquiriam preservativos nos postos. Disse também que as adolescentes nunca pegam preservativos porque tem muita, mas muita, vergonha de fazer isto.

Ou seja, na minha cidade, Palmas-TO, que tem pouco mais de 150.000 habitantes, não há no momento preservativos disponíveis para as jovens pobres e mesmo quando há, elas tem vergonha de pegar.

Gostaria que outras pessoas fizessem o mesmo que eu fiz e verificassem se em suas cidades, de preferência nos bairros pobres, há distribuição de preservativos nos postos de saúde. Porque na minha cidade não há.

Se o que está acontecendo em Palmas, também acontece no restante do Brasil, temos um problema sério a resolver. Nossas adolescentes pobres não podem ficar privadas dos preservativos e anticoncepcionais.

Esqueci de perguntar se eles distribuiam pílulas. Mas, pílula não pode ser distribuida. Tem que ter recomentdação e receita. Mesmo que a garota se consulte e adquira a pílula, ela não poderá tomar em casa. Porque se fizer isto levará uma surra dos país.

As meninas não podem ser responsabilizadas sozinhas por sua gravidez indesejada. Como falei no outro tópico, elas não recebem educação sexual nem em casa e muito menos na escola. Escola Pública essa que em minha cidade é o mesmo que nada.
Claudio Loredo

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
Re.: Postos de Saúde e Preservativos
« Resposta #1 Online: 31 de Agosto de 2005, 12:41:16 »
Bem, aqui na minha cidade, e nas demais que conheço no estado não há esse problema da distrubuição e nem o da vergonha. Existem preservativos e muitas pessoas vão lá para pegar, sem nenhum problema. Já tive amigas que foram várias vezes lá e que sempre deixavam uma na bolsa, ou então pegavam lá para trazer para a escola e destribuir.

Há um problema com esses preservativos que você não mencionou, Cláudio. A qualidade deles é péssima, e você não precisa ter uma relação sexual usando-as para testar isso. Basta que você faça experiências enchendo-as de água mesmo, e compare com camisinhas que não são de graça como Jontex, a qualidade muda muito.

Eu acho um serviço ruim prestado à população a distrubuição dessas camisinhas, justamente porque a qualidade delas é ruim.

Poindexter

• Visitante
Re: Postos de Saúde e Preservativos
« Resposta #2 Online: 31 de Agosto de 2005, 12:54:14 »
Citação de: Claudio Loredo
Num tópico sobre o aborto, o Poindexter disse que nos postos de saúde eram distribuidos preservativos e eu contra argumentei, dizendo que era dificil encontrar preservativos nestes postos e que as adolescentes tinham vergonha de buscar. Ele disse que não, dai eu disse que iria pessoalmente num posto de saúde da minha cidade adquirir preservativos. Foi o que fiz hoje.

Fui num posto de saúde que ficava num bairro pobre de minha cidade. Lá na recepção, em volta de uma mesa onde ficava a enfermeira recepcionista, havia cinco mulheres. Eu, fiquei com um pouco de vergonha, pois as mulheres iriam ouvir meu pedido. Mas mesmo assim falei: "Por gentileza, eu gostaria de adquirir preservativos, vocês tem?". A enfermeira disse: "Não temos, está em falta. Mas, talvez o senhor encontre num outro posto de saúde que fica neste endereço".

Fui no outro posto de saúde, maior que o anterior, que ficava num outro endereço da cidade. Lá a enfermeira que me atendeu, no meio de outras pessoas , disse que não tinha preservativos lá. Que os preservativos só chegavam uma vez por mês. Mas, naquele mês não havia chegado a remessa de preservativos. Disse também que era difícil chegar.

Perguntei a ela se podia encontrar num outro posto de saúde da cidade. Ela me disse que não, pois se aquele que era o maior posto de saude não tinha, nos outros  também certamente estaria faltando.

Perguntei se quando tinha quem eram as pessoas que pegavam. Ela me disse que apenas senhores adquiriam preservativos nos postos. Disse também que as adolescentes nunca pegam preservativos porque tem muita, mas muita, vergonha de fazer isto.

Ou seja, na minha cidade, Palmas-TO, que tem pouco mais de 150.000 habitantes, não há no momento preservativos disponíveis para as jovens pobres e mesmo quando há, elas tem vergonha de pegar.

Gostaria que outras pessoas fizessem o mesmo que eu fiz e verificassem se em suas cidades, de preferência nos bairros pobres, há distribuição de preservativos nos postos de saúde. Porque na minha cidade não há.

Se o que está acontecendo em Palmas, também acontece no restante do Brasil, temos um problema sério a resolver. Nossas adolescentes pobres não podem ficar privadas dos preservativos e anticoncepcionais.

Esqueci de perguntar se eles distribuiam pílulas. Mas, pílula não pode ser distribuida. Tem que ter recomentdação e receita. Mesmo que a garota se consulte e adquira a pílula, ela não poderá tomar em casa. Porque se fizer isto levará uma surra dos país.

As meninas não podem ser responsabilizadas sozinhas por sua gravidez indesejada. Como falei no outro tópico, elas não recebem educação sexual nem em casa e muito menos na escola. Escola Pública essa que em minha cidade é o mesmo que nada.

Caro Loredo,

fiquei muito feliz em saber que você dispôs parte do teu tempo para ver isso.

O que você diz realmente não me surpreende, dada a tradicional bagunça presente em nosso País, e que pode ser claramente observada em nossa cultura.

O que eu não concordo é que, através das alegações mais que verdadeiras sobre esta baderna, se procure uma solução ainda pior para "resolver" o problema, como seria o caso do aborto.

Não penso que seja dessa forma que as coisas melhorem. Com o aborto, troca-se um problema de baderna e vergonha para um problema de baderna, vergonha e assassinato!

Muitas vezes, a linha de argumentação que procura justificar o aborto trata de tradicionais deficiências nacionais como sendo algo com o quê a população, que é quem carrega essas deficiências, nada tivesse a ver .

É aquela velha estória do "político ladrão", sabe? Quem pára para perguntar quem foi que permitiu que o político se mantivesse o seu mandato, se não a própria população? Quem foi que permitiu que continuasse roubando, senão a própria população? Quem aceita vender seu voto por um par de calçados ou por uma dentadura, senão a própria população?

Desta forma, não entra na minha cabeça a idéia de que uma população possa ser "mera vítima" de um sistema acatado por ela própria!

O jovem tem vergonha? Ele é responsável por isso! Veja você mesmo, Loredo: você, que é um sujeito que não estava precisando daqueles preservativos, teve coragem para ir àquele primeiro Posto de Saúde e passar pela situação delicada de fazer o pedido. Por quê, então, um jovem que precisa não pode pedir?

Com relação ao pai que baterá na filha se souber que ela toma pílula: isso é coerção! Por quê a filha não denuncia isso?

Eu sei das razões: ela ama o pai, teme ser expulsa de casa e ser ridicularizada na vizinhança... mas, no final, ela não está, ao não denunciar, ESTABELECENDO UM CONTRATO de comida em troca de não utilizar a pílula? E o parceiro... devem ser raros os casos em que os pais do parceiro bateriam nele se o vissem com preservativos... ele não possui responsabilidade nisso?

É a mesma estória do político que compra votos: é um CONTRATO de comida e sapatos em troca do voto.

Às pessoas não basta somente exigirem do Estado os seus direitos, se não o auxiliarem a ter condições de efetivamente concedê-las! É fácil reclamar dos políticos ladrões e vender o voto! É "molinho"! O Estado não é uma entidade "de fora"... o Estado somos todos nós!

Recordo-me agora da máxima de Kennedy, que bem retrata a filosofia dos E.U.A.:   "Não pergunte o que o País pode fazer por você, mas o que você pode fazer pelo seu País"! A emblemática figura do Tio Sam também deixa isso bem claro.

Isso me lembra também do comportamento dos cidadãos dos E.U.A. contra empresas: eles vão à sede da empresa e boicotam os seus produtos... ELAS AJUDAM A CASA BRANCA, O CONGRESSO E A SUPREMA CORTE A FAZEREM OS SEUS SERVIÇOS! Elas VIGIAM O ESTADO!

É muito melhor que ficar culpando "os outros", os "políticos", ou algo externo que o valha e querendo assassinar fetos. Não é?

Veja os negros do sul dos E.U.A.: havia o Klan, e eles apanhavam, tal qual a menina com a pílula pode, em alguns casos, apanhar... E ELES FORAM À LUTA! Malcom X e Martin Luther King são nomes conhecidos no mundo todo, mas não teriam sucesso sozinhos: sem as largas massas que os apoiava e financiava, teriam conseguido retirar a legislação segregacionista?

Alegam que o aborto é necessário por estarmos em uma situação de emergência, por conta de tantos milhares de mulheres que morrem em decorrência de terem violado a legislação referente ao aborto, só que, enquanto o comportamento das pessoas não mudar, sempre será emergência... o mesmo ocorre com os "bolsa-tudo": décadas atrás, era uma situação de emergência... hoje, também, e essas bolsas vão se alastrando e aumentando a carga tributária do Estado.

Precisamos procurar as soluções no lugar certo!

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 31 de Agosto de 2005, 14:18:20 »
tá, mas convenhamos... um preservativo não sai mais de 1 real, certo?
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Luis Brudna

• Nível 18
  • *
    • Gluon
Re: Re.: Postos de Saúde e Preservativos
« Resposta #4 Online: 31 de Agosto de 2005, 15:25:36 »
Citação de: tóim

Dependendo do número de relações, isso se torna caro no final do mês. Pra quem não tem muita grana, é um prejuizo!  :D

Offline OldSkull

• Nível 29
  • *
« Resposta #5 Online: 31 de Agosto de 2005, 18:11:27 »
Citação de: Fernando
Bem, aqui na minha cidade, e nas demais que conheço no estado não há esse problema da distrubuição e nem o da vergonha. Existem preservativos e muitas pessoas vão lá para pegar, sem nenhum problema. Já tive amigas que foram várias vezes lá e que sempre deixavam uma na bolsa, ou então pegavam lá para trazer para a escola e destribuir.

Há um problema com esses preservativos que você não mencionou, Cláudio. A qualidade deles é péssima, e você não precisa ter uma relação sexual usando-as para testar isso. Basta que você faça experiências enchendo-as de água mesmo, e compare com camisinhas que não são de graça como Jontex, a qualidade muda muito.

Eu acho um serviço ruim prestado à população a distrubuição dessas camisinhas, justamente porque a qualidade delas é ruim.

Eu não confio nessas camisinhas do governo não...
Isso pode trazer uma falsa segunrança pro usuário delas e pode acabar dando merda...

"The sun is the same in a relative way but you're older,
Shorter of breath and one day closer to death. "

Offline OldSkull

• Nível 29
  • *
« Resposta #6 Online: 31 de Agosto de 2005, 18:12:48 »
Citação de: Luis Brudna

Dependendo do número de relações, isso se torna caro no final do mês. Pra quem não tem muita grana, é um prejuizo!  :D

Como diria um tio meu "Usa camisinha sempre! se começar a ficar muito caro manda encapar o p** e manda bala!"  :lol:

"The sun is the same in a relative way but you're older,
Shorter of breath and one day closer to death. "

Offline Roberto

• Nível 24
  • *
« Resposta #7 Online: 01 de Setembro de 2005, 10:50:22 »
Citação de: Luis Brudna

E tem que sobrar o da cachaça também...

Pílula anticoncepcional não previne DST, mas previne gravidez com bastante segurança, tem aí no mercado por pouco mais de dez reais e dá pro mês inteiro, sem limite quanto ao número de relações.

O buraco é mais embaixo (sem trocadilho).
Se eu disser ou escrever hoje algo que venha a contradizer o que eu disse ou escrevi ontem, a razão é simples: mudei de idéia.

Offline Taleb

• Nível 20
  • *
« Resposta #8 Online: 01 de Setembro de 2005, 11:17:41 »
Citação de: Fernando

Jontex? Quem usa isso? Na minha opinião é a pior camisinha que existe, tira totalmente a sensibilidade. Prefiro as do governo. Mas na dúvida uso Preserv.

Offline Claudio Loredo

• Nível 15
  • *
Re: Postos de Saúde e Preservativos
« Resposta #9 Online: 01 de Setembro de 2005, 17:58:37 »
Citação de: Poindexter
Muitas vezes, a linha de argumentação que procura justificar o aborto trata de tradicionais deficiências nacionais como sendo algo com o quê a população, que é quem carrega essas deficiências, nada tivesse a ver .

E por que nosso povo tem essas deficiências? Por que ele não sabe votar, não sabe exigir seus direitos, cumprir seus deveres? A resposta é simples: a maioria do povo não tem acesso à educação.

Eu e você tivemos esse acesso e podemos ter opiniões sobre muitas coisas , mas , a maioria do povo não.

As escolas públicas já estão abandonadas há décadas e a cada ano a situação piora. Tendo-se agravado principalmente desde o primeiro governo FHC, com a tal aprovação automática.

Temos que lutar contra essa situação. Pois, está havendo um imenso desperdicio de dinheiro público que é gasto em escolas que não funcionam. Há o desperdicio de vidas de crianças a quem não é dado o direito de aprender.

Imagina o seguinte, numa escola, na alfabetização, coloca-se cinqüenta crianças dentro de uma sala de aula para aprender a ler e a escrever. Com um professor mal remunerado para fazer isto. É claro que dificilmente alguma criança aprenderá alguma coisa e devido a aprovação automática elas seguirão as séries sendo analfabetas. Jamais terão as noções de cidadania, consciência política e amor ao saber que eu e você temos. Essas crianças carregarão essas deficiencias para o resto de suas vidas.

Por não ter tido acesso à educação, esse povo jamais irá lutar por seus direitos, jamais saberá se organizar. Sempre será apenas massa de manobra dos políticos.

Não dá para comparar muito o povo americano com o povo brasileiro. O Brasil foi colônia de exploração. Já os EUA foram colônia de povoamento. Lá eles sempre tiveram a mentalidade de proporcionar educação para todos. Aqui, isto nunca aconteceu. Educação sempre foi privilégio de poucos no Brasil.

Como as nossas adolescentes não tem acesso a educação sexual, sou a favor de que elas tenham pelo menos o direito de abortar no caso de uma gravidez indesejada. Não considero isto como assassinato. Considero isto como mais uma forma de controle da natalidade e uma forma de evitar o crescimento da pobreza e da miséria.
Claudio Loredo

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #10 Online: 01 de Setembro de 2005, 18:12:30 »
Não ter aprovação automática não resolve o problema que é a péssima qualidade do nosso sistema educacional.  É uma questão de estrutura e mentalidade, mesmo em colégios considerados bons os alunos aprendem apenas a "responder questões de prova". Quando você encontra um elogiado "bom aluno" quase sempre ele é uma "maquininha de recitar". A nossa educação fundamental é uma PORCARIA e isso não é um problema das escolas públicas apenas. A educação que está sendo dada é dogmática e preguiçosa, pura decoreba. Eu sinceramente não tenho visto fugir disso senão em iniciativas individuais de uns poucos professores.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 01 de Setembro de 2005, 18:22:13 »
Com um professor mal remunerado para fazer isto.

mal remunerado mas não pode ser demitido, é funcionário público. talvez muito professor de particular almeje uma vaga nas escolas públicas, vai saber....
como melhor incentivar o professor público, aumentando seu salário ou tirando-lhe estes benefícios?

Não dá para comparar muito o povo americano com o povo brasileiro. O Brasil foi colônia de exploração. Já os EUA foram colônia de povoamento. Lá eles sempre tiveram a mentalidade de proporcionar educação para todos. Aqui, isto nunca aconteceu. Educação sempre foi privilégio de poucos no Brasil.

a austrália foi colônia penal. o chile também foi de exploração, mas está vencendo as dificuldades. a argentina, aliás, foi colônia de exploração também, mas no início do século passado eram mais ricos que alguns países europeus! essa desculpa de colônia de exploração e povoamento não cola.

vouchers nas escolas já!  :P
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #12 Online: 01 de Setembro de 2005, 18:38:51 »
Com um professor mal remunerado para fazer isto.

mal remunerado mas não pode ser demitido, é funcionário público. talvez muito professor de particular almeje uma vaga nas escolas públicas, vai saber....
como melhor incentivar o professor público, aumentando seu salário ou tirando-lhe estes benefícios?

Estabilidade pode ser boa mas estabilidade NÃO compra nada. Não vamos supervalorizar a estabilidade. E a questão não é nem essa. Professores ganham mal pra função que exercem em escolas particulares também. Deixo claro logo de início que não estou falando de professores de nível superior, falo de professores dos ensinos primário e secundário. A questão não é de incentivar, eles não precisam fazer MAIS, eles precisam fazer MELHOR. Toda estrutura de ensino está viciada e acomodada, se os alunos aprendem a repetir suas ladainhas o suficiente para passar nas provas, incluindo vestibulares, está ótimo. Outra coisa, se os salários de professores são baixos muita gente boa deixa a carreira pra fazer outra coisa e ganhar dinheiro, quantos se dispõe a ganhar menos pra continuar dando aulas por amor à pedagogia? E mais, quem ganhando pouco e tendo que dar aulas em vários lugares por isso tem tempo de se aperfeiçoar? Quanto tempo os professores dedicam a preparar aulas, e se preparar? Tem essas e muitas outras questões envolvidas.

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #13 Online: 01 de Setembro de 2005, 18:48:22 »

a austrália foi colônia penal. o chile também foi de exploração, mas está vencendo as dificuldades. a argentina, aliás, foi colônia de exploração também, mas no início do século passado eram mais ricos que alguns países europeus! essa desculpa de colônia de exploração e povoamento não cola.

vouchers nas escolas já!  :P

O Chile é muito menor que o Brasil, a população é MUITO menor, é um país menos heterogêneo, com menos "realidades" a serem conciliadas. Tudo isso não infuencia, não? Além disso, como você disse o Chile estaria "vencendo" dificuldades comuns aos países da américa latina, mas ainda não é tão diferente assim.

A Austrália pode ter sido colônia penal mas o fato de que quem foi mandado pra lá foi pra cumprir pena os torna quão diferentes das outras pessoas? Eram monstros? Talvez apenas loucos, assassinos e estupradores? Eles eram pessoas tão diferentes assim? O rótulo "colônia penal" não muda o fato de que os colonos iam pra lá se estabelecer e não para explorar e depois retornar para sua verdadeira pátria, acho que isso conta muito.

a argentina, aliás, foi colônia de exploração também, mas no início do século passado eram mais ricos que alguns países europeus!

E o que aconteceu com o conto de fadas?

Essa desculpa de colônia de exploração e povoamento não cola.

Eu não sei se isso foi realmente um fator decisivo nesses rumos históricos. Mas parece uma boa explicação, a situação atual é bastante consistente com essa explicação´. Evidências anedotas não desqualificam um argumento. Mesmo que um país que tenha sido uma colônia de exploração fosse hoje a maior potência econômica do mundo isso não desqualificaria o argumento por si só. Pena que história não pode ser testada em laboratórios...

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 01 de Setembro de 2005, 19:01:47 »
O Chile é muito menor que o Brasil, a população é MUITO menor, é um país menos heterogêneo, com menos "realidades" a serem conciliadas. Tudo isso não infuencia, não? Além disso, como você disse o Chile estaria "vencendo" dificuldades comuns aos países da américa latina, mas ainda não é tão diferente assim.

nada que os ponha no norte, mas as diferenças do chile pro brasil são significativas sim...

A Austrália pode ter sido colônia penal mas o fato de que quem foi mandado pra lá foi pra cumprir pena os torna quão diferentes das outras pessoas? Eram monstros? Talvez apenas loucos, assassinos e estupradores? Eles eram pessoas tão diferentes assim? O rótulo "colônia penal" não muda o fato de que os colonos iam pra lá se estabelecer e não para explorar e depois retornar para sua verdadeira pátria, acho que isso conta muito.

só quis mostrar que as pessoas superestimam o passado colonial.

E o que aconteceu com o conto de fadas?

eram ricos vendendo carne, trigo e lã. ricos mesmo, buenos aires era a paris americana. tinham capital pra indústria, pra ensino, pra tudo, estavam entre os top 10.
hoje estão só um pouco melhores que nós (em termos de qualidade de vida). poderia ter sido diferente caso tivessem agido diferente no século XX. o que eu quero dizer com isso? poderiam ter sucedido independente do passado colonial, assim como nós. mas é mais fácil botar a culpa nos outros, não é? derrotismo tem appeal.

Eu não sei se isso foi realmente um fator decisivo nesses rumos históricos. Mas parece uma boa explicação, a situação atual é bastante consistente com essa explicação´. Evidências anedotas não desqualificam um argumento. Mesmo que um país que tenha sido uma colônia de exploração fosse hoje a maior potência econômica do mundo isso não desqualificaria o argumento por si só. Pena que história não pode ser testada em laboratórios...

ficamos independentes no começo do século XIX...200 anos não é um bom tempo pra construir o próprio futuro?
não importa, quem vai levar a culpa não seremos nós.. inventamos portugueses, norte-americanos, ingleses, e quando não tem jeito mesmo são as nossas "oligarquias" as culpadas.

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #15 Online: 01 de Setembro de 2005, 19:06:06 »
ficamos independentes no começo do século XIX...200 anos não é um bom tempo pra construir o próprio futuro?
não importa, quem vai levar a culpa não seremos nós.. inventamos portugueses, norte-americanos, ingleses, e quando não tem jeito mesmo são as nossas "oligarquias" as culpadas.

Não inventamos os portugueses, eles nos inventaram.

Offline Claudio Loredo

• Nível 15
  • *
« Resposta #16 Online: 02 de Setembro de 2005, 10:12:51 »

O professor de escola pública, se não for um idealista, é um sujeito muito pobre. Tão pobre que mora numa casinha, provavelmente sendo vizinho dos seus alunos. Ele também não teve acesso a uma boa educação e por isso acabou pegando a profissão que sobrou.

Poder ser demitido ele pode. Sua estabilidade não é total. Se o governo estiver em aperto financeiro o professor pode ser demitido. O ideal é aumentar o salário do professor e dar a ele melhores condições de ensino. Pois, atualmente o professor é o profissional mais importante para o Brasil.

Mas, hoje, na sala de aula ele não dá conta de dar uma aula expositiva, pois os alunos não conseguem aprender. Ele precisa ficar copiando textos no quadro para que os alunos fiquem pelo menos copiando do quadro negro. Mas, os alunos nem sabem o que estão copiando. Só imitam as letras.

Das crianças são roubadas os melhores anos de suas vidas para a aprendizagem. Crianças de 5,6,7 anos, quando a mente está bem fresca. São impedidas de aprenderem. São enganadas porque pensam que vão a escola aprender mas lá nada aprendem. São apenas números que favorecem as estatísticas do governo. Essas crianças deveriam processar o Estado pelo mal que este fez a elas.

essa desculpa de colônia de exploração e povoamento não cola.

A questão não é colocar culpa nos outros para apontar nossas falhas. A questão é ver como foi nossa história, a história dos outros, a partir daí, conhecer a realidade atual e buscar nossas soluções para nossos problemas. Não podemos simplesmente acreditar na superioridade estuduniense como se isto fosse algo natural.

Os Estados Unidos foram colônia de povoamento. Ou seja, as pessoas que foram lá morar foram para construir uma nação. Sempre houve preocupação em proporcionar bom estudo para todos. Hoje, as crianças e os adolescentes americanos passam oito horas por dia nas escolas públicas, com professores muito bem remunerados.

No inicio do século XX, os EUA começaram a se industrializar. Nesta época eles exploravam a mão-de-obra infantil, pagavam salário bem baixo às mulheres, eram impostas jornadas de trabalho de 16 horas por dia e não havia férias, finais de semana, direitos trabalhistas, segurança e salubridade. Devido a esta super exploração da mão de obra, os EUA conseguiram acumular muito capital. Capital este que o ajudou a se tornar uma superpotência.

O Brasil só começou a se industrializar no inicio da década de 40. Sua industrialização não se deu com a superexploração da mão de obra. Aqui haviam os direitos trabalhistas: proibição do uso de mão de obra infantil, férias, salário mínimo bom (na época), jornada de trabalho de 45 hs. Por isso, nós não conseguimos tanta acumulação de capital quanto ele. Mas, fizemos o que é correto.

Os EUA exterminaram todos os povos indígenas que lá haviam e destruíram suas florestas. Nós aqui no Brasil, não destruímos toda nossa floresta e não exterminamos todos nosso índios. Hoje somos considerados o pulmão do mundo. Preservamos nosso índios (é claro que matamos muitos, mas não na escala americana). Por preservar nossos índios tivemos um custo com isto: o de integrar povos não civilizados a civilização. Não fizemos o mais lucrativo. Mas, fizemos o que é certo.

Portanto, cada país tem sua história e tem suas soluções. Nossa solução passa pelo investimento na educação. É necessário que as moças pobres tenham acesso a uma boa educação. Porque senão, elas irão engravidar na adolescência. Terão filhos que não poderão sustentar. Colocarão os filhos em escolas públicas para que eles possam ao menos ter uma refeição por dia. Os filhos dessa adolescente irão a escola somente para merendar e lá nada aprenderão. Esses filhos darão netos, que darão bisnetos. Todos eles serão sustentados nas escolas públicas. Com o dinheiro dos nossos impostos. Nós é que iremos sustentar essas crianças. Portanto, é necessário fazer algo e somente quem estudou pode fazer algo. O povo pobre não estudou, por isso esses povo nada pode fazer.
O Brasil é um barril de pólvora. Estamos vivendo em plena guerra civil nos nossos grandes centros. Esta guerra pode piorar. E não adianta colocar pena de morte. Porque, o número da cadeiras elétricas a serem construídas não será suficiente para tanta gente a ser exterminada. A melhor solução é cuidar melhor do controle da natalidade. Dar boa educação para o povo é uma forma de controlar a natalidade. Mas, é necessário também dar as nossas adolescentes os meios para não engravidar.
Claudio Loredo

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #17 Online: 02 de Setembro de 2005, 10:52:27 »
Pois, atualmente o professor é o profissional mais importante para o Brasil.

Eles não são, eles DEVERIAM ser... :(

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 02 de Setembro de 2005, 13:57:00 »

O professor de escola pública, se não for um idealista, é um sujeito muito pobre. Tão pobre que mora numa casinha, provavelmente sendo vizinho dos seus alunos. Ele também não teve acesso a uma boa educação e por isso acabou pegando a profissão que sobrou.

Poder ser demitido ele pode. Sua estabilidade não é total. Se o governo estiver em aperto financeiro o professor pode ser demitido. O ideal é aumentar o salário do professor e dar a ele melhores condições de ensino. Pois, atualmente o professor é o profissional mais importante para o Brasil.

Mas, hoje, na sala de aula ele não dá conta de dar uma aula expositiva, pois os alunos não conseguem aprender. Ele precisa ficar copiando textos no quadro para que os alunos fiquem pelo menos copiando do quadro negro. Mas, os alunos nem sabem o que estão copiando. Só imitam as letras.

Das crianças são roubadas os melhores anos de suas vidas para a aprendizagem. Crianças de 5,6,7 anos, quando a mente está bem fresca. São impedidas de aprenderem. São enganadas porque pensam que vão a escola aprender mas lá nada aprendem. São apenas números que favorecem as estatísticas do governo. Essas crianças deveriam processar o Estado pelo mal que este fez a elas.

você acha que basta aumentar o orçamento que o problema se resolve? aumentar o salário dos professores, simples assim?

No inicio do século XX, os EUA começaram a se industrializar. Nesta época eles exploravam a mão-de-obra infantil, pagavam salário bem baixo às mulheres, eram impostas jornadas de trabalho de 16 horas por dia e não havia férias, finais de semana, direitos trabalhistas, segurança e salubridade. Devido a esta super exploração da mão de obra, os EUA conseguiram acumular muito capital. Capital este que o ajudou a se tornar uma superpotência.

capital tanto nós quanto os argentinos acumulamos. houve a época em que nosso café nos trazia uma dinherama... os detentores do capital podiam muito bem ter começado indústrias, fazendo bem tanto pro próprio bolso quanto pro país... mas que histórias de grandes industriais você conhece da época do império? eu só conheço a do barão de mauá, cujas tentativas acabaram sendo abafadas pelo próprio brasil. quem acabaram sendo nossos (poucos) industriais, lá no final do séc XIX? imigrantes. então veja só, pra mim foi sempre um problema de mentalidade, de valores.

O Brasil só começou a se industrializar no inicio da década de 40. Sua industrialização não se deu com a superexploração da mão de obra. Aqui haviam os direitos trabalhistas: proibição do uso de mão de obra infantil, férias, salário mínimo bom (na época), jornada de trabalho de 45 hs. Por isso, nós não conseguimos tanta acumulação de capital quanto ele. Mas, fizemos o que é correto.

na verdade o brasil começa a se industrializar (pouco) no final do séc XIX. durante a primeira guerra mundial desenvolvem-se indústrias leves pra compensar a falta de importações, e as indústrias de base só vêm mesmo lá com getúlio. ainda assim, não tem justificativa... tivemos desde 1820 pra fazer o que tínhamos de fazer, e ficamos pra trás. no século XX foi um fiasco só, do começo ao fim, e vimos países como coréia do sul nos passando, em termos de renda per capita e qualidade de vida, num curto espaço de 30 anos.
claro, investimento em educação, ou culpa dos militares, sei lá. mas as coisas não deixam de ter acontecido porque deixamos acontecer.

Os EUA exterminaram todos os povos indígenas que lá haviam e destruíram suas florestas. Nós aqui no Brasil, não destruímos toda nossa floresta e não exterminamos todos nosso índios. Hoje somos considerados o pulmão do mundo.

na verdade o pulmão do mundo são as cianobactérias e plâncton. o que as nossas árvores liberam de ar elas depois puxam :).

Preservamos nosso índios (é claro que matamos muitos, mas não na escala americana). Por preservar nossos índios tivemos um custo com isto: o de integrar povos não civilizados a civilização. Não fizemos o mais lucrativo. Mas, fizemos o que é certo.

se deixamos de destruir a floresta ou de matar os índios foi por incompetência. teríamos feito o mesmo se tivéssemos os meios...

Portanto, cada país tem sua história e tem suas soluções. Nossa solução passa pelo investimento na educação. É necessário que as moças pobres tenham acesso a uma boa educação. Porque senão, elas irão engravidar na adolescência. Terão filhos que não poderão sustentar. Colocarão os filhos em escolas públicas para que eles possam ao menos ter uma refeição por dia. Os filhos dessa adolescente irão a escola somente para merendar e lá nada aprenderão. Esses filhos darão netos, que darão bisnetos. Todos eles serão sustentados nas escolas públicas. Com o dinheiro dos nossos impostos. Nós é que iremos sustentar essas crianças. Portanto, é necessário fazer algo e somente quem estudou pode fazer algo. O povo pobre não estudou, por isso esses povo nada pode fazer.

investimento educacional é certamente um dos caminhos, uma das muitas coisas a fazer. mas soluções pro brasil fica pra outro tópico.

O Brasil é um barril de pólvora. Estamos vivendo em plena guerra civil nos nossos grandes centros. Esta guerra pode piorar. E não adianta colocar pena de morte. Porque, o número da cadeiras elétricas a serem construídas não será suficiente para tanta gente a ser exterminada. A melhor solução é cuidar melhor do controle da natalidade. Dar boa educação para o povo é uma forma de controlar a natalidade. Mas, é necessário também dar as nossas adolescentes os meios para não engravidar.

barril de pólvora é exagero....

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #19 Online: 02 de Setembro de 2005, 14:52:27 »
você acha que basta aumentar o orçamento que o problema se resolve? aumentar o salário dos professores, simples assim?

Aumentar salários por si não resolve problema algum. A questão é que sem melhorar os salários praticamente nada pode ser feito já que os que estão melhor qualificados vão fazer outra coisa pra ganhar mais. Outros acumulam empregos que o sobrecarregam. Você não pode exigir excelência no ensino de profissionais que não ganham para isso. Em NENHUMA área você consegue isso e não vai ser com as ameças, de perda de emprego e de benefícios, que sugeriram nesse tópico que vai se mudar essa realidade. A solução passa sim por um maior reconhecimento e melhor remuneração dos profissionais envolvidos apesar disso não ser suficiente para resolver o problema, que é estrutural, de mentalidade, de como o ensino é visto e planejado, o que se almeja atingir através dele. Enquanto boas escolas não passarem de "cursos preparatórios" não irá se mudar isso, ao invés de termos um povo educado teremos sempre um bando de "fazedores de prova". E chamar de "fazedores de prova" já é um elogio, pois muitos querem apenas um pedaço de papel chamado diploma. Aí nós temos o que estão citando no tópico do ENEM cidadão que com ensino secundário ou superior não sabem nem escrever direito.

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #20 Online: 02 de Setembro de 2005, 14:52:59 »
E eu insisto: A culpa não é do ensino público APENAS.

Offline Claudio Loredo

• Nível 15
  • *
« Resposta #21 Online: 03 de Setembro de 2005, 21:19:57 »

capital tanto nós quanto os argentinos acumulamos. houve a época em que nosso café nos trazia uma dinherama... os detentores do capital podiam muito bem ter começado indústrias, fazendo bem tanto pro próprio bolso quanto pro país... mas que histórias de grandes industriais você conhece da época do império? eu só conheço a do barão de mauá, cujas tentativas acabaram sendo abafadas pelo próprio brasil. quem acabaram sendo nossos (poucos) industriais, lá no final do séc XIX? imigrantes.

Não dá para comparar o lucro do café, que o Brasil teve no inicio do séc. XX com a produção industrial americano do mesmo período. A indústria sempre é mais lucrativa que a agricultura. Além disso a população de lá era muito maior e todos tinham acesso à educação.

As tentativas do Barão de Mauá foram abafadas pelo governo absolutista de D.Pedro II. Enquanto os EUA eram uma democracia republicana na época, nós éramos uma monarquia absolutista.  :oops:

então veja só, pra mim foi sempre um problema de mentalidade, de valores

Realmente, o problema é de mentalidade, de valores. Mas, onde é que se adquirem os valores e a mentalidade? Resposta: na Escola. Como a maior parte do povo brasileiro nunca teve acesso a educação, ele nunca teve essas coisas.

Até a década de 50 só as famílias mais ricas tinham acesso a educação em escolas públicas. Depois as escolas públicas começaram a estar a disposição do povo, mas sua qualidade vem caindo desde então e hoje não se ensina nada nessas escolas.

Já nos EUA o povo sempre teve direito a educação. Eu, nunca em minha vida passei oito horas por dia numa escola. Mas os norte americanos menores de 16 anos passam. Por isso é que  a produtividade do trabalhador estaduniense é varias vezes superior a do trabalhador brasileiro. Lá eles tem direito a educação.

na verdade o pulmão do mundo são as cianobactérias e plâncton. o que as nossas árvores liberam de ar elas depois puxam

Eu sei disto. Apenas quis dizer como o Brasil é visto lá fora: como um país que preservou suas florestas (maior parte). Ponto para nós. Os EUA e Europa destruíram toda sua vegetação nativa.

se deixamos de destruir a floresta ou de matar os índios foi por incompetência. teríamos feito o mesmo se tivéssemos os meios...

Ainda bem que não tínhamos os meios. Bom para a floresta e para os índios.  :roll:

barril de pólvora é exagero....

Não é exagero. O Brasil é campeão mundial em criminalidade urbana. Temos zonas em nossos grandes centros que vivem em permanente tiroteio. A situação tende a piorar se nada for feito para controlar a natalidade e eliminar a exclusão social.
Claudio Loredo

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 05 de Setembro de 2005, 00:26:32 »
Não é exagero. O Brasil é campeão mundial em criminalidade urbana. Temos zonas em nossos grandes centros que vivem em permanente tiroteio. A situação tende a piorar se nada for feito para controlar a natalidade e eliminar a exclusão social.

calma... a universalização do ensino público, no brasil, só ocorreu uns 10 anos atrás, durante o governo fhc, não foi isso? já extendemos o acesso à educação a praticamente todos nas áreas urbanas, agora resta melhorar. e aí cada um tem sua sugestão... eu gosto daquele esquema de vouchers sugerido pelo friedman, já em curso no chile e (descobri hoje, pasmem) na suécia.
de qualquer maneira, o importante é que seja feito algo, e isso está longe de acontecer. durantes os últimos meses não houve qualquer tipo de agenda no congresso em razao da crise.
o controle de natalidade vai ficando cada vez mais desnecessário, já que a taxa de natalidade brasileira só cai há décadas...
estou até otimista, ainda dá pra endireitar o curso da história...

Offline Voodoo

• Nível 09
  • *
  • E por estas e outras eu digo é F*DA-SE
    • QualitySP
« Resposta #23 Online: 05 de Setembro de 2005, 03:17:51 »
:?  - universalização do ensino público... Acho mais fácil de chamar de: "A grande distribuição de diplomas para enganar a ONU e FMI"  :lol: o pior q é não é piada :|
:diabo: The Devil’s Corps "Serving the Devil since 2003"

Offline Claudio Loredo

• Nível 15
  • *
« Resposta #24 Online: 05 de Setembro de 2005, 09:31:17 »

calma... a universalização do ensino público, no brasil, só ocorreu uns 10 anos atrás, durante o governo fhc, não foi isso? já estendemos o acesso à educação a praticamente todos nas áreas urbanas, agora resta melhorar. e aí cada um tem sua sugestão... eu gosto daquele esquema de vouchers sugerido pelo friedman, já em curso no chile e (descobri hoje, pasmem) na suécia.

O que? Universalização do ensino público? Você deve estar de brincadeira. Não existe ensino público no Brasil. O que existe é uma grande enganação, desperdício de dinheiro público e de vidas humanas. Vou explicar a história.

Primeiro, pega-se 50 crianças em idade de alfabetização e coloca-se numa sala de aula. Todo mundo espremido, sentindo calor e com um professor que ganha salário de fome. Eu pergunto: tem condições de alguma criança aprender alguma coisa?

Depois essas crianças passam de ano. Pois, a reprovação foi proibida. Elas fazem a primeira, segunda, terceira, quarta e quinta série analfabetas. Chega na quinta ou ela desiste ou aprende a escrever. Finalmente ela aprende a escrever e será uma mera copiadora do que o professor escreve no quadro. Mesmo tirando zero em todas as provas ela passa de ano.

Os professores já não tem nenhuma autoridade na sala de aula. Eles não podem mais punir os alunos por suas indisciplinas. Muito menos reprová-los. Ainda precisam conviver com alunos marginais e filhos de marginais.

O governo FHC inventou este sistema para impedir a reprovação. Assim, aumentou-se o número de vagas nas salas de aula. Fácil não. Agora o Brasil pode dizer ao mundo que sua educação é universal. Mentira! Infelizmente o governo do Lula continua no mesmo caminho. O estado nega aos seus cidadãos o direito ao ensino e ainda mente dizendo que está dando educação a todos, que existem x% de crianças matriculadas nas escolas. Que escolas?

de qualquer maneira, o importante é que seja feito algo, e isso está longe de acontecer. durante os últimos meses não houve qualquer tipo de agenda no congresso em razão da crise.

Errado. Nada está sendo feito. Não é por causa da crise que nossos políticos não fazem nada. Eles não fazem nada porque para eles é importante que o povo brasileiro não tenha estudo. Quem não tem estudo não sabe se organizar, não sabe questionar, não sabe dos seus direitos. Isto é ótimo para os políticos e eles não irão querer mudar essa situação tão cedo. Eles podem viver nos seus castelos, protegidos da criminalidade. Mas, eu não posso.

o controle de natalidade vai ficando cada vez mais desnecessário, já que a taxa de natalidade brasileira só cai há décadas...  estou até otimista, ainda dá pra endireitar o curso da história...

A taxa de natalidade no Brasil está caindo, é verdade. Mas ela ainda continua alta entre os menos favorecidos. Este é o problema. Por isso é necessário dar meios para que os mais pobres não tenham filhos. Isto passa pela educação. Passa também pela legalização do aborto e distribuição dos anticoncepcionais e preservativos.

A verdade é que enquanto mais pobre é a classe social, mais filhos as mulheres tem. Pois, essas mulheres nunca tiveram educação sexual. Muito menos noções de paternidade responsável ou cidadania. Seus filhos não terão direito a educação, não terão trabalho. Hoje a taxa de natalidade brasileira continua altíssima nas classes mais pobres. Onde as mulheres continuam tendo oito ou mais filhos. Como no tempo dos nossos bisavós.

Enquanto a classe média, que pode colocar seus filhos em escolas particulares e dar a eles educação, tem cada vez menos filhos; As classes D e E tem muitos filhos que dificilmente terão acesso à educação. Se hoje o Brasil já é o campeão mundial de concentração de renda. Amanhã essa concentração pode aumentar e muito com o aumento do número de miseráveis devidos a alta taxa de natalidade das camadas mais pobres da população.
Claudio Loredo

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!