Capacidade de se organizar e de lutar por algum objetivo até os macacos possuem. É claro que enquanto mais estudo um grupo tiver, mais capacidade de organização esse grupo terá. Só que o povo ignorante só consegue se organizar, para fazer valer seus direitos, se houver um grupo de intelectuais dispostos a fornecer as idéias e a organização. Pois, quem tem necessidades básicas, só consegue pensar no básico. Quem já tem as necessidades básicas satisfeitas consegue pensar mais alto.
Há um descaso em relação à educação porque a própria sociedade não se organiza para lutar pela melhoria do ensino público. Quem tem capacidade e inteligência para lutar por isso, coloca os filhos em escola particular e não quer nem saber de escola pública.
Os políticos só investirão em educação se a sociedade pressionar eles neste sentido. Caso contrário, para eles é ótimo um povo ignorante. Evita a participação e o controle popular nas decisões do governo, que é o que eles mais tem medo.
As crianças são mantidas em escolas públicas, mesmo sem aprender nada, porque a sociedade quer que lá elas sejam mantidas. Pois, é melhor lá elas estarem do que nas ruas escandalizando a todos. Só que é necessário que a nossa sociedade veja que não basta apenas as crianças estarem nas escolas sendo domesticadas. É necessário também que elas tenham um ensino de qualidade e assim possam se tornar cidadãos ativos. Mudaram sua realidade e a realidade do seu meio social.
Quanto ao Lula, como exemplo de um ignorante que chegou ao poder. Lembro apenas que ele foi usado pelos intelectuais e a sua subida não é mérito só dele. Foram os intelectuais que puseram ele lá.