Autor Tópico: Postos de Saúde e Preservativos  (Lida 8444 vezes)

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
Re.: Postos de Saúde e Preservativos
« Resposta #25 Online: 05 de Setembro de 2005, 12:45:55 »

O que? Universalização do ensino público? Você deve estar de brincadeira. Não existe ensino público no Brasil. O que existe é uma grande enganação, desperdício de dinheiro público e de vidas humanas. Vou explicar a história.

Primeiro, pega-se 50 crianças em idade de alfabetização e coloca-se numa sala de aula. Todo mundo espremido, sentindo calor e com um professor que ganha salário de fome. Eu pergunto: tem condições de alguma criança aprender alguma coisa?

Depois essas crianças passam de ano. Pois, a reprovação foi proibida. Elas fazem a primeira, segunda, terceira, quarta e quinta série analfabetas. Chega na quinta ou ela desiste ou aprende a escrever. Finalmente ela aprende a escrever e será uma mera copiadora do que o professor escreve no quadro. Mesmo tirando zero em todas as provas ela passa de ano.

Os professores já não tem nenhuma autoridade na sala de aula. Eles não podem mais punir os alunos por suas indisciplinas. Muito menos reprová-los. Ainda precisam conviver com alunos marginais e filhos de marginais.

O governo FHC inventou este sistema para impedir a reprovação. Assim, aumentou-se o número de vagas nas salas de aula. Fácil não. Agora o Brasil pode dizer ao mundo que sua educação é universal. Mentira! Infelizmente o governo do Lula continua no mesmo caminho. O estado nega aos seus cidadãos o direito ao ensino e ainda mente dizendo que está dando educação a todos, que existem x% de crianças matriculadas nas escolas. Que escolas?

sim, eu reconheci que a qualidade é pífia, mas o acesso extendeu-se a boa parte da população.

Errado. Nada está sendo feito. Não é por causa da crise que nossos políticos não fazem nada. Eles não fazem nada porque para eles é importante que o povo brasileiro não tenha estudo. Quem não tem estudo não sabe se organizar, não sabe questionar, não sabe dos seus direitos. Isto é ótimo para os políticos e eles não irão querer mudar essa situação tão cedo. Eles podem viver nos seus castelos, protegidos da criminalidade. Mas, eu não posso.

o descaso dos políticos com educação e com o país não faz parte de alguma estratégia maquiavélica para se manter no poder, até porque as conseqüências positivas (para o país) da educação só viriam em décadas. trata-se de.. descaso mesmo. é a falta de um norte por onde se guiar, falta de empenho para com o país mesmo.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Taleb

• Nível 20
  • *
« Resposta #26 Online: 05 de Setembro de 2005, 13:13:35 »
Também costumo ouvir muito esse papinho de que o governo não se preocupa com a educação pois o interessante é manter o povo “burro”. Sou da mesma opinião do Bruno, isso tudo não passa de descaso, acho um tanto quanto absurda essa idéia de manter o povo sem estudo para que eles não possam se organizar para exigir seus direitos.

Offline Roberto

• Nível 24
  • *
Re: Re.: Postos de Saúde e Preservativos
« Resposta #27 Online: 05 de Setembro de 2005, 13:31:52 »
Citação de: Cezar Teixeira
Também costumo ouvir muito esse papinho de que o governo não se preocupa com a educação pois o interessante é manter o povo “burro”. Sou da mesma opinião do Bruno, isso tudo não passa de descaso, acho um tanto quanto absurda essa idéia de manter o povo sem estudo para que eles não possam se organizar para exigir seus direitos.

"Papinho" é o máximo que se pode dizer de tal disparate. Até porque ocorre justamente o contrário: um povo inculto é muito mais propício a cair nas garras de tiranos manipuladores de massas do que um povo mais bem  instruído.
Se eu disser ou escrever hoje algo que venha a contradizer o que eu disse ou escrevi ontem, a razão é simples: mudei de idéia.

Poindexter

• Visitante
« Resposta #28 Online: 05 de Setembro de 2005, 16:14:47 »
Citação de: voodoo
:?  - universalização do ensino público... Acho mais fácil de chamar de: "A grande distribuição de diplomas para enganar a ONU e FMI"  :lol: o pior q é não é piada :|

Até parece que eles iriam ser enganados com isso...

Offline Agnostic

• Nível 24
  • *
  • simply agnostic
    • Para Além da Loucura e da Razão
« Resposta #29 Online: 06 de Setembro de 2005, 15:30:07 »
Citação de: Cezar Teixeira
Também costumo ouvir muito esse papinho de que o governo não se preocupa com a educação pois o interessante é manter o povo ?burro?. Sou da mesma opinião do Bruno, isso tudo não passa de descaso, acho um tanto quanto absurda essa idéia de manter o povo sem estudo para que eles não possam se organizar para exigir seus direitos.

De certa forma concordo com isso. Um breve estudo da história do Brasil nos mostra que a maioria dos levantes, lutas, revoltas, manifestações, contra as instituições e o Estado, foram e são realizados por massas não necessariamente "cultas" e algumas vezes por massas completamente incultas. Aliás, o própio fato de termos um presidente relativamente "inculto" já demonstra algo... :roll:
Who cares?

Offline Claudio Loredo

• Nível 15
  • *
    • http://www.rv.cnt.br
« Resposta #30 Online: 06 de Setembro de 2005, 18:22:26 »
Capacidade de se organizar e de lutar por algum objetivo até os macacos possuem. É claro que enquanto mais estudo um grupo tiver, mais capacidade de organização esse grupo terá. Só que o povo ignorante só consegue se organizar, para fazer valer seus direitos, se houver um grupo de intelectuais dispostos a fornecer as idéias e a organização. Pois, quem tem necessidades básicas, só consegue pensar no básico. Quem já tem as necessidades básicas satisfeitas consegue pensar mais alto.

Há um descaso em relação à educação porque a própria sociedade não se organiza para lutar pela melhoria do ensino público. Quem tem capacidade e inteligência para lutar por isso, coloca os filhos em escola particular e não quer nem saber de escola pública.

Os políticos só investirão em educação se a sociedade pressionar eles neste sentido. Caso contrário, para eles é ótimo um povo ignorante. Evita a participação e o controle popular nas decisões do governo, que é o que eles mais tem medo.

As crianças são mantidas em escolas públicas, mesmo sem aprender nada, porque a sociedade quer que lá elas sejam mantidas. Pois, é melhor lá elas estarem do que nas ruas escandalizando a todos. Só que é necessário que a nossa sociedade veja que não basta apenas as crianças estarem nas escolas sendo domesticadas. É necessário também que elas tenham um ensino de qualidade e assim possam se tornar cidadãos ativos. Mudaram sua realidade e a realidade do seu meio social.

Quanto ao Lula, como exemplo de um ignorante que chegou ao poder. Lembro apenas que ele foi usado pelos intelectuais e a sua subida não é mérito só dele. Foram os intelectuais que puseram ele lá.
Claudio Loredo

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!