Olá, amigos.
Olá forista Novato1.
Seja bem vindo.
1 - Os continentes estão se afastando. Rebobinando este movimento chegamos a conclusão de que os continentes estiveram juntos (encaixados) no passado, o que seria a Pangéia.
Sim. Há vários dados que indicam que os atuais continentes já estiveram reunidos no que se chama de Pangéia durante a era Paleozóica. E antes dele houve pelo menos mais quatro (possivelmente cinco) supercontinentes, desde o final do Arqueano.
Mas os atuais continentes não existiam nem sob a mesma forma e nem com a mesma superfície há um bilhão de anos, por exemplo. A acreção continental, que é o principal mecanismo de formação e aumento de continentes, era muito menos intenso no final do Arqueano do que nos éons posteriores.
2 - As galáxias estão se afastando. Rebobinando este movimento chegamos a conclusão de que as galáxias estiveram juntas (concentradas) em um único ponto no passado.
Dentre as sentenças acima, a que mais temos certeza é a primeira, devido ao formato dos continentes (Brasil encaixa na África oriental, etc, etc). A pergunta é: por que assumimos que as galáxias estavam concentradas e não encaixadas?
Não sou físico e nem astrofísico mas posso dar um 'pitaco'.
Em parte, sim, você está correto. Se você "rebobinar" o tempo você verá algumas galáxias se aglutinarem. Mas somente até um certo ponto, porque as galáxias não estavam formadas e apenas "compactadas" na (mais plausível) singularidade-mor. De fato, nem matéria bariônica existia naquela singularidade.
A matéria clássica bariônica foi se formando numa sequência razoavelmente conhecida, no caso dos elementos químicos, começando pelo hidrogênio, pelo hélio e demais, sendo que (quase) todos provem dos núcleos de estrelas, quase sempre muito densas.
A partir de instabilidades gravitacionais pontuais ocorreram agregações de elementos químicos, principalmente sob a forma de gases e de planetesimais, que por processos específicos levaram a formação de galáxias.
Pode ser meio boba, mas é uma dúvida que eu tenho.
Abraços
Talvez eu tenha contribuído para diminuir a sua dúvida.