Autor Tópico: Big Bang  (Lida 1288 vezes)

Offline Novato1

• Nível 00
  • *
Big Bang
« Online: 12 de Agosto de 2014, 15:29:40 »
Olá, amigos.

1 - Os continentes estão se afastando. Rebobinando este movimento chegamos a conclusão de que os continentes estiveram juntos (encaixados) no passado, o que seria a Pangéia.

2 - As galáxias estão se afastando. Rebobinando este movimento chegamos a conclusão de que as galáxias estiveram juntas (concentradas) em um único ponto no passado.

Dentre as sentenças acima, a que mais temos certeza é a primeira, devido ao formato dos continentes (Brasil encaixa na África oriental, etc, etc). A pergunta é: por que assumimos que as galáxias estavam concentradas e não encaixadas?

Pode ser meio boba, mas é uma dúvida que eu tenho.

Abraços

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
Re:Big Bang
« Resposta #1 Online: 12 de Agosto de 2014, 15:52:29 »
Bom, a analogia já começa meio falha porque na separação dos continentes, toda a terra seca já existia na forma de um supercontinente (houveram 3 outros antes, só pra constar).

Já na expansão inicial do universo, as galáxias ainda não existiam, então não tinha como estarem juntas, encaixadas. Se estivessem, a gravidade as manteriam unidas, mesmo com a expansão.

Não tenho profundo conhecimento em física, mas o que mais aponta para a existência de um ponto infinitesimal e quente é a radiação cósmica de fundo, que são as "luzes" resultantes do big bang depois de serem bem esticadas. E como são vistas por todo o universo esticadas, deduz-se que o próprio universo esticou junto com elas.
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Novato1

• Nível 00
  • *
« Resposta #2 Online: 12 de Agosto de 2014, 17:06:03 »
Sua resposta foi de grande ajuda, mas melhor ainda foi a reflexão de mais de uma hora que acabo de ter. Minha cabeça estava bugada de tanto pensar, mas por fim concluo o mesmo que você. Veja o que organizar as ideias não faz. :ok:

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 12 de Agosto de 2014, 17:11:21 »
Sua resposta foi de grande ajuda, mas melhor ainda foi a reflexão de mais de uma hora que acabo de ter. Minha cabeça estava bugada de tanto pensar, mas por fim concluo o mesmo que você. Veja o que organizar as ideias não faz. :ok:

Legal.

Se puder, dê uma passada no tópico de apresentações e se apresente por lá.  :ok:
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 13 de Agosto de 2014, 21:01:54 »
Olá, amigos.

Olá forista Novato1.

Seja bem vindo.

1 - Os continentes estão se afastando. Rebobinando este movimento chegamos a conclusão de que os continentes estiveram juntos (encaixados) no passado, o que seria a Pangéia.

Sim. Há vários dados que indicam que os atuais continentes já estiveram reunidos no que se chama de Pangéia durante a era Paleozóica. E antes dele houve pelo menos mais quatro (possivelmente cinco) supercontinentes, desde o final do Arqueano.

Mas os atuais continentes não existiam nem sob a mesma forma e nem com a mesma superfície há um bilhão de anos, por exemplo. A acreção continental, que é o principal mecanismo de formação e aumento de continentes, era muito menos intenso no final do Arqueano do que nos éons posteriores.

2 - As galáxias estão se afastando. Rebobinando este movimento chegamos a conclusão de que as galáxias estiveram juntas (concentradas) em um único ponto no passado.

Dentre as sentenças acima, a que mais temos certeza é a primeira, devido ao formato dos continentes (Brasil encaixa na África oriental, etc, etc). A pergunta é: por que assumimos que as galáxias estavam concentradas e não encaixadas?

Não sou físico e nem astrofísico mas posso dar um 'pitaco'.

Em parte, sim, você está correto. Se você "rebobinar" o tempo você verá algumas galáxias se aglutinarem. Mas somente até um certo ponto, porque as galáxias não estavam formadas e apenas "compactadas" na (mais plausível) singularidade-mor. De fato, nem matéria bariônica existia naquela singularidade.

A matéria clássica bariônica foi se formando numa sequência razoavelmente conhecida, no caso dos elementos químicos, começando pelo hidrogênio, pelo hélio e demais, sendo que (quase) todos provem dos núcleos de estrelas, quase sempre muito densas.

A partir de instabilidades gravitacionais pontuais ocorreram agregações de elementos químicos, principalmente sob a forma de gases e de planetesimais, que por processos específicos levaram a formação de galáxias.

Pode ser meio boba, mas é uma dúvida que eu tenho.

Abraços

Talvez eu tenha contribuído para diminuir a sua dúvida.
« Última modificação: 14 de Agosto de 2014, 08:30:34 por Geotecton »
Foto USGS

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 13 de Agosto de 2014, 21:12:49 »

Sim. Há vários dados que indicam que os atuais continentes já estiveram reunidos no que se chama de Pangéia durante a era Paleozóica. E antes dele houve pelo menos mais quatro (possivelmente cinco) supercontinentes, desde o final do Arqueano.

Caramba, Geo! Nunca tinha ouvido falar desses supercontinentes extras. As evidências são mais recentes?

Offline ReVo

• Nível 19
  • *
  • "!"
« Resposta #6 Online: 13 de Agosto de 2014, 21:34:42 »
Só quero logo te informar sobre uma notícia de imensa relevância aqui:

Eu também me tornei crente depois que conheci o Geotecton.
Ao pesquisar, descobri que "Geotecton", abreviado "Geo", significa na língua antiga: "Aquele que Cria e Faz Tremer as Terras e os Mares". 
Então, não se assuste com o verdadeiro pai de Matusalém. :louva:
O avatar dele é a imagem de um pedacinho de uma das obras da qual ele mais se orgulha de ter construído.

Seja Bem-vindo, Novato1!
"Most men love money and security more, and creation and construction less, as they get older." John Maynard Keynes

"Plus ça change, plus c´est la même chose." Giuseppe Tomasi di Lampedusa

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 13 de Agosto de 2014, 22:50:16 »

Caramba, Geo! Nunca tinha ouvido falar desses supercontinentes extras. As evidências são mais recentes?

Sim, são razoavelmente recentes, obtidas nos últimos quinze anos. Nesta postagem há uma rápida abordagem sobre os supercontinentes.
Foto USGS

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 13 de Agosto de 2014, 22:51:49 »
Só quero logo te informar sobre uma notícia de imensa relevância aqui:

Eu também me tornei crente depois que conheci o Geotecton.
Ao pesquisar, descobri que "Geotecton", abreviado "Geo", significa na língua antiga: "Aquele que Cria e Faz Tremer as Terras e os Mares". 
Então, não se assuste com o verdadeiro pai de Matusalém. :louva:
O avatar dele é a imagem de um pedacinho de uma das obras da qual ele mais se orgulha de ter construído.

Seja Bem-vindo, Novato1!

Complementando...

Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Novato1

• Nível 00
  • *
« Resposta #9 Online: 14 de Agosto de 2014, 17:28:59 »
Este site chega a falar em 8 supercontinentes. http://astropt.org/blog/2012/08/27/supercontinentes-passado-e-futuro/

Geotecton, "[...] as galáxias não estavam formadas e apenas "compactadas" [...] ". Esta frase resume o que eu não consegui por no papel. Valeu.

Obrigado amigo ReVo.
« Última modificação: 14 de Agosto de 2014, 17:36:16 por Novato1 »

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 14 de Agosto de 2014, 17:41:54 »
Este site chega a falar em 8 supercontinentes. http://astropt.org/blog/2012/08/27/supercontinentes-passado-e-futuro/

Geotecton, "[...] as galáxias não estavam formadas e apenas "compactadas" [...] ". Esta frase resume o que eu não consegui por no papel. Valeu.

Obrigado amigo ReVo.

É que eles incluem Laurasia e Gondwana, que na verdade é a pangeia dividida.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 14 de Agosto de 2014, 23:27:54 »
[...]

O Lorentz já explicou sobre a Laurasia e Gondwana.

Sobre o primeiro supercontinente, o Vaalbara, ele é (por enquanto) uma hipótese decorrente da interpretação geológica de alguns dados mineralógicos. Resumindo: Não há um consenso na comunidade geológica sobre este supercontinente.
Foto USGS

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!