A verdade é que nenhum dos opositores está preocupado em expor o que realmente é definido por ideologia de gênero.
A definição correta para o termo é a ideia de que os gêneros não são definidos biologicamente, mas são moldados ao longo da vida pelo ambiente. Assim, quando as pessoas se enquadram em um ou outro gênero estariam apenas atribuindo a si um papel que lhes foi imposto ou ao menos incutido pela sociedade. É claramente uma ideia sem base científica, que não resiste ao esquadrinhamento empírico, embora infelizmente tenha um razoável nível de aceitação em certos departamentos da academia. Entretanto, o alcance disso é muito superestimado. Nunca vi nem soube de qualquer tentativa de incluir esse tipo de ideia em conteúdos didáticos de ensino fundamental ou médio. Simplesmente não existe. Continua a ser um modismo acadêmico de uma dúzia de departamentos, cujas publicações pouca gente lê e cujo impacto quase totalmente se resume a um pequeno grupo de universitários desvairados.
Posto isso, o que esses ideólogos reacionários pretendem é usar o desconhecimento sobre o termo para vender uma ameaça fictícia. Incluir no rótulo de ideologia de gênero, que as pessoas já têm noção de ser algo a ser rejeitado, conceitos completamente razoáveis como (1) a normalidade e a necessidade de aceitação de diferentes orientações sexuais (homossexuais, bissexuais etc.), dotadas dos mesmos direitos civis; (2) a ideia de que certas expectativas sociais sobre os gêneros podem causar consequências negativas aos indivíduos por causa dos papéis que lhes são atribuídos (por exemplo, ridicularizar homens que dividem o ônus das tarefas domésticas ou da criação dos filhos, ou desincentivar mulheres que insistem em carreiras tipicamente masculinas, ainda que tenham aptidão); ou ainda (3) a existência de pessoas que nascem com um gênero que não coincide com o de sua genitália, sendo isso algo completamente alheio à sua escolha.
Chamando todo esse conjunto de fenômenos completamente diferentes de "ideologia de gênero", coisa de esquerdista, pós-modernismo etc. esse pessoal garante que boa parte da população se posicione contra de forma automática, sem sequer se preocupar com o que de fato o pacote está incluindo. Mera estratégia política.