Autor Tópico: Pai vai pedir à Justiça a eutanásia do filho  (Lida 2616 vezes)

Offline Carlos Capuchinho

• Nível 25
  • *
Pai vai pedir à Justiça a eutanásia do filho
« Online: 31 de Agosto de 2005, 19:53:23 »

MARCELO TOLEDO
da Folha de S.Paulo, em Ribeirão Preto

Alegando estar "cansado de sofrer" e após ter conhecimento de que o quadro de saúde de seu filho de quatro anos é irreversível, o recepcionista Jeson de Oliveira, 35, de Franca (interior de São Paulo), afirmou que vai à Justiça pedir autorização para realizar eutanásia na criança.

Internado há quatro meses no CTI (Centro de Terapia Intensiva) do hospital Unimed, Jhéck Breener de Oliveira tem uma rara doença degenerativa do sistema nervoso central, segundo o diretor clínico e chefe do CTI infantil do hospital, Luís Fernando Peixe. Não há chance de recuperação.

Para o pai, somente a eutanásia --prática proibida no país pela qual se busca abreviar a vida de um doente incurável sem dor ou sofrimento-- resolverá a dor do filho. A mãe do menino, R.S.S. (ela não quer ter seu nome), 22, é contra. O caso foi revelado ontem pelo jornal "Comércio da Franca".

O pai já tentou invadir duas vezes o CTI para desligar os aparelhos, mas foi contido por seguranças do hospital. Agora, quer usar como argumento para conseguir a autorização o caso da norte-americana Terri Schiavo, 41, que neste ano teve desligados os aparelhos que a mantinham viva, após batalha judicial entre o marido dela e os pais.

"Ninguém sabe o que passo. É um sofrimento que não tem fim. Sei que a eutanásia é proibida no Brasil, mas vou até o fim porque não agüento ver meu filho sem sorrir, brincar ou caminhar", afirmou o pai, que não visita o filho há três meses, por "não suportar vê-lo naquela situação".

A síndrome metabólica degenerativa paralisou o corpo da criança e, por isso, há quatro meses ela não deixa o hospital, onde deve continuar até o fim da vida.

O garoto, que completará cinco anos em 21 de setembro, é alimentado por meio de sonda e respira com o auxílio de aparelhos. Jhéck não enxerga, não fala e não movimenta o pescoço, as pernas ou os braços. O quadro é irreversível, de acordo com o diretor do CTI.

Peixe explicou que a criança nasceu com deficiência de uma enzima, que não deixa o cérebro funcionar corretamente. "Como falta a enzima, as células vão enfraquecendo e degenerando. E a doença só se manifestou com quase dois anos [de idade]. É uma doença rara."

"Não tenho mais fé em Deus nem forças para ver o meu filho. Não o visito não é porque não quero, é porque não consigo vê-lo jogado numa cama de hospital."

Segundo o advogado de Oliveira, Marcos Antônio Diniz, o pedido judicial deve ser protocolado em no máximo 15 dias. "Precisamos só de um documento do hospital de Franca e de um outro hospital." Para Oliveira, se o marido de Terri Schiavo conseguiu o seu objetivo nos EUA, é possível que ele consiga no Brasil.
“A idéia de que Deus é um gigante barbudo de pele branca sentado no céu é ridícula. Mas se, com esse conceito, você se referir a um conjunto de leis físicas que regem o Universo, então claramente existe um Deus. Só que Ele é emocionalmente frustrante: afinal, não faz muito sentido rezar para a lei da gravidade!”
Carl Sagan

• Nível 25
  • *
Re.: Pai vai pedir à Justiça a eutanásia do filho
« Resposta #1 Online: 31 de Agosto de 2005, 19:54:34 »
Mãe acampa em hospital e luta pelo filho

Eu sou a favor da vida. Meu filho pode perder um braço, uma perna. Pode ficar deformado. Eu nunca deixarei de estar ao lado dele", disse a costureira R.S.S., 22, mãe de Jhéck Breener de Oliveira, que há quatro meses vive no CTI (Centro de Terapia Intensiva) do hospital Unimed em Franca.

A mãe disse que a discussão sobre a eutanásia foi um dos motivos que a levaram a se separar do recepcionista Jeson de Oliveira, 35. Em entrevista à Folha, ela afirmou não saber por que o ex-marido quer desligar os aparelhos que mantêm o filho deles vivo.

"Não sei o que passa na cabeça dele. Só Deus para saber. No primeiro mês que o Jhéck estava internado, ele [marido] veio aqui no hospital e tentou desligar os aparelhos", disse. O hospital proibiu a entrada de Oliveira no CTI.
R.S.S. afirma que Jhéck era um bebê normal até os nove meses, quando seu desenvolvimento ficou mais lento. A conselho médico, a mãe levou o menino à Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais). "Ele [Jhéck] fez a triagem e começou a fazer várias atividades, como fisioterapia, fonoaudiologia e ecoterapia."

O menino começou, então, a engatinhar, falar e, aos dois anos, andou pela primeira vez. A mãe conta que, aos três anos, Jhéck teve as primeiras convulsões, desmaios e uma parada cardiorrespiratória. No dia 27 de abril deste ano, a criança foi internada sem previsão de alta.

"Ele passou a ter insuficiência respiratória e teve de ser auxiliado por aparelhos. Além disso, tem que se alimentar por meio de uma sonda. Eu tenho muitos medicamentos e outros aparelhos em casa, mas não são suficientes para manter o Jhéck. Com ele em casa, eu não dormia. Aqui, eu sei que ele está sendo bem cuidado."

R.S.S. afirma que teve de lutar pelo tratamento de Jhéck sem ajuda do marido. Após a separação, ela se mudou para uma casa de aluguel, cujo valor é R$ 150. Atualmente, mãe e filho vivem com o auxílio de desconhecidos e fiéis da Igreja Católica que a família de R.S.S. freqüenta.

De acordo com ela, as doações pagam seu aluguel, sua comida e os remédios do filho. "Até uma cadeira de rodas para ele eu consegui por meio de doações", afirmou.

A mulher afirma temer a atitude do marido e disse estar surpresa com suas declarações ao jornal "Comércio da Franca", que publicou ontem uma reportagem sobre a vontade que Jeson tem de conseguir a eutanásia para o filho. "Eu tenho medo. Meu filho é uma criança muito especial. Ele [Oliveira], como pai, teria de dar apoio ao filho."
“A idéia de que Deus é um gigante barbudo de pele branca sentado no céu é ridícula. Mas se, com esse conceito, você se referir a um conjunto de leis físicas que regem o Universo, então claramente existe um Deus. Só que Ele é emocionalmente frustrante: afinal, não faz muito sentido rezar para a lei da gravidade!”
Carl Sagan

• Nível 25
  • *
« Resposta #2 Online: 31 de Agosto de 2005, 19:55:58 »
Médicos, OAB e igreja são contra eutanásia

da Folha de S.Paulo, em Ribeirão Preto

A intenção do recepcionista Jeson de Oliveira de obter da Justiça autorização para realizar a eutanásia no filho não encontra respaldo da Igreja Católica, da OAB-SP (Ordem dos Advogados do Brasil em São Paulo) nem do Cremesp (Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo).

O presidente do Cremesp, Isac Jorge Filho, afirma entender o sofrimento do pai nos últimos anos, mas disse que a prática é proibida por lei e não pode ser realizada.

"Nunca ninguém conseguiu. Não vejo abertura alguma na lei que permita a prática. Entendo o drama dele, mas isso não significa que ele possa matar o filho pelo fato de o quadro ser irreversível", afirmou o Jorge Filho.

Márcia Regina Machado Melaré, vice-presidente da OAB-SP, tem a mesma opinião. Para ela, a eutanásia é uma morte assistida e só pode ocorrer com autorização judicial, o que considera difícil que ocorra. "O que existe é uma proposta sobre o assunto que foi colocada em debate pelo Ministério da Saúde. Nada mais."

Ela afirmou também que, ainda que o pai obtenha autorização judicial, isso não significa que ele conseguirá a eutanásia. "O médico pode se recusar a fazer, por princípios éticos ou religiosos. O pai, então, teria que procurar algum médico para cumprir a determinação judicial", afirmou.

Para dom Caetano Ferrari, bispo coadjutor de Franca, a posição da Igreja Católica é clara: "Somos a favor da vida e contra a prática da eutanásia. Sempre há esperança de vida".

Neste mês, após sua assembléia geral, a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) divulgou documento no qual reivindica aos "poderes constituídos em todos os níveis que recusem projetos que atentem contra a dignidade da vida humana e da família, particularmente no que diz respeito à descriminalização ou legalização do aborto e da eutanásia
Carl Sagan

• Nível 25
  • *
« Resposta #3 Online: 31 de Agosto de 2005, 19:57:24 »
SENTIMENTO DO PAI

"Para vê-lo assim, prefiro que morra"
DA FOLHA RIBEIRÃO

Jeson de Oliveira sabe que a eutanásia é uma prática proibida no país, mas disse que buscará na Justiça, "custe o que custar", uma autorização para terminar com o sofrimento de seu filho.
Disse ainda que "atirar pedras é fácil", em resposta às críticas que recebeu da Igreja Católica e de entidades como a OAB e o Cremesp. Leia a seguir os principais trechos da entrevista.

Folha - Qual a razão de o senhor ter tomado a decisão de ir à Justiça pedir a eutanásia?
Jeson de Oliveira - Algumas pessoas estão me crucificando, mas elas não sabem o que estou passando, o que estou sentindo e a situação real da criança. Tomei essa decisão e não vou mudá-la.

Folha - Há três meses o senhor não visita seu filho. Por quê?
Oliveira - Foi por questão emocional. Eu não tenho mais força para vê-lo. As pessoas não sabem a dor que estou passando.

Folha - A eutanásia é proibida no país. Como o senhor pretende conseguir a autorização?
Oliveira - Eu sei que isso é proibido no Brasil, mas estou bem decidido e não vou mudar minha opinião sobre isso, doa a quem doer. E quem "está doendo" nesse momento é só o meu filho, ninguém mais "está se doendo".

Folha - A igreja e entidades condenam sua intenção...
Oliveira - Atirar pedras é fácil. O garoto em um mês corria perfeitamente e, no outro, começou a bambear as pernas. No outro ele parou de falar, depois de comer e enxergar. Eu entrei em desespero.

Folha - Essa discussão causou a separação de sua mulher?
Oliveira - Houve problemas, mas eu não vou crucificá-la porque ela é uma boa mãe.

Folha - Nada pode fazer o senhor mudar de opinião?
Oliveira - Se alguém achar que existe 0,001% de chance de encontrar um caminho, que me mostre. Para ver meu filho jogado num canto do hospital, prefiro que morra. Se aparecer esse 0,001%, eu posso até bloquear a ação.
Carl Sagan

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 31 de Agosto de 2005, 19:57:47 »
tem todo o meu apoio, sr. jeson de oliveira!

eutanásia já!!
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

• Nível 25
  • *
« Resposta #5 Online: 31 de Agosto de 2005, 19:58:26 »
SENTIMENTO DA MÃE

"Nunca deixarei de estar ao lado dele", diz ex-mulher
DA ENVIADA ESPECIAL A FRANCA

A mãe de Jhéck Breener de Oliveira, R.S.S. [que prefere não ter o nome publicado], disse ser totalmente contra a eutanásia.

Folha - Quando o Jhéck nasceu ele era saudável?
R.S.S. - Era normal. Mas, quando completou nove meses, a pediatra achou que o corpo dele era meio mole.

Folha - O que ela recomendou?
R.S.S. - Ela disse para eu levá-lo na Apae [Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais]. Lá ele começou a fazer fisioterapia, fonoaudiologia e ecoterapia.

Folha - Houve progressos?
R.S.S. - Muitos. Ele começou a engatinhar, a falar e a se desenvolver. Em menos de um ano, já estava andando e eu resolvi colocá-lo na escolinha.

Folha - Quando ele começou a ficar doente?
R.S.S. - Aos três anos ele teve as primeiras convulsões. Controlamos com remédios até ele começar a desmaiar. Um dia, teve uma parada cardiorrespiratória e decidimos interná-lo.

Folha - Como o Jhéck foi afetado pela doença?
R.S.S. - Primeiro ele parou de andar. Depois, deixou de sentar e não conseguia mais segurar o próprio pescoço. Por último, deixou de falar e perdeu a visão.

Folha - O que mudou na sua vida após a doença?
R.S.S. - Eu e o meu marido, que já não estávamos bem, nos separamos. Passei a viver em função do Jhéck há quatro meses, no hospital. Tive que pedir doações para pagar aluguel, custear remédios.

Folha - Você já pensou em eutanásia para o seu filho?
R.S.S. - Nunca. Eu sou a favor da vida. Meu filho pode perder um braço, uma perna. Pode ficar deformado. Eu nunca deixarei de estar ao lado dele.

Folha - Por que seu ex-marido defende a eutanásia?
R.S.S. - Eu não sei. Ele precisa de um psiquiatra e de muita oração.
Carl Sagan

• Nível 25
  • *
« Resposta #6 Online: 31 de Agosto de 2005, 20:12:14 »
Coloquei a materia inteira que saiu na Folha de hoje porque fiquei completamente indignado com isto. A tarde quando cheguei fui ler o jornal e vi esta materia a mesmo tempo liguei a televisão e por coincidência o pai do garoto estava no programa (do Ratinho  :cry: ) como já tinha ficado emocionado com a noticia fiquei assistindo.

E vou falar chorei com o depoimento do pai e principalmente com o que estão fazendo com ele, também sou pai e me solidarizei com a sua dor.

As pessoas de Franca, principalmente, cidade dele estão crucificando o pai, tratando como um monstro e com o patrocinio da Igreja Católica. Fiquei indignado, independente de ser a favor ou contra a eutanásia não deve-se tratar o pai desta maneira.

Estão desprezando o amor de pai dele só pelo fato de ele querer e a mãe não, estão destruindo seu estado psicologico pelo fato de ele não ter mais coragem de ver o filho daquela maneira.

Teve uma entrevista com um padre ou bispo sei lá da região que acabou com o pai, disse que ele é um egoista, duvidando do amor de pai dele.

QUEM ESTE BISPO PENSA QUE É? QUANTOS FILHOS ELE TEM PARA FALAR OU MEDIR AMOR DE PAI? VAI PARA TOMAR...

Fiquei indignado, o pai tem todo o direito de solicitar a eutanásia para o filho, se a justiça brasileira não vai deixar ou se a constituição não permite é outra história, isto é discussão técnica. E mesmo que a justiça desse a permissão, executar o ato é outra coisa.

O que ninguém tem o direito é de julgar o pai, julgar seu amor como pai, trata-lo como um monstro, um animal.

Fora este religiosos de merda que independente de ser contra não deve fazer tal ato, cadê o amor cristão? cadê que algum vai dar um conforto a dor do pai.  :evil:
Carl Sagan

• Nível 25
  • *
« Resposta #7 Online: 31 de Agosto de 2005, 20:17:58 »
uh... precisa falar em algum lugar... até aqui em casa eu discuti com a minha esposa porque ela é contra. Eu mesmo não sei se teria coragem, possivelmente nem faria. Mas entende que neste caso se hipoteticamente a justiça conceda só duas pessoas tem a permissão de falar e decidir: a mãe e o pai e nem um tem mais direito do que o outro nesta decisão.

Hoje o pai quer e a mãe não, nada impede que depois de anos numa situação desta a mãe não acabe também concordando e achando que isto é melhor para o filho.

Eu sou pai não gostaria nem de imaginar passar por uma situação desta nem sei se tenho estrutura para tanto mas que ninguém venha duvidar de meu amor por qualquer situação que escolhe-se ninguém tem o direito de julgar e acho que eu tenho o direito de decidir o que seria melhor para o meu filho, lógico que tem que ser em acordo com a mãe não consigo imaginar diferente.
Carl Sagan

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 31 de Agosto de 2005, 20:23:27 »
Muito interessante o caso, é o fato da polaridade ideológica. De um lado, a mãe: Religiosa, calma, esperançosa, e que não quer ver seu filho morto. Do outro, seu marido: Perdeu a fé em deus, pessimista, ansioso, e que parece sofrer muito com a morte do filho.

Na minha opinião, é eutanásia nesse caso. :/

Offline Vito

• Webmaster
  • Nível 37
  • *
    • Realidade
« Resposta #9 Online: 31 de Agosto de 2005, 20:29:26 »
:cry: ... estou emocionado seus posts café-de-leite

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 31 de Agosto de 2005, 20:29:55 »
Só uma coisa tem que ser dita: não está "toda a cidade de Franca" contra ele. E, se está, há tanta gente conservadora e cristã aqui quanto na maioria dos lugares.

Estou torcendo por ele, de verdade.

• Nível 25
  • *
« Resposta #11 Online: 31 de Agosto de 2005, 20:35:36 »
concordo Ricardo no programa fizeram uma enquete rápida na Av. Paulista e a grande maioria era contra e ainda ligaram duas pessoas que tem filhos em situação similiar ou parecida para detonar ainda mais o pai
Carl Sagan

• Nível 25
  • *
« Resposta #12 Online: 31 de Agosto de 2005, 20:37:54 »
Sem contar que tem sempre o argumento que a vida só deus tira, mas pela lógica se eu considerar isto como verdade deus já tirou a vida do menino, colocando nela esta doença que não tem cura o homem é que esta contra a vontade deus. :evil:
Carl Sagan

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 31 de Agosto de 2005, 20:44:56 »
O que estão fazendo não é distanásia, que é crime do mesmo jeito?

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 01 de Setembro de 2005, 00:09:27 »
Putz, estou sensibilizado também.

Eu até iria falar o que penso nesse exato momento, mas deixa pra lá, não vale a pena.

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #15 Online: 01 de Setembro de 2005, 10:35:25 »
Fico indignado de ver religiosos usando o sofrimento dos outros para se promover e à sua religião.

Pelo que está escrito na matéria eu apoio a eutanásia nesse caso.

Offline OldSkull

• Nível 29
  • *
« Resposta #16 Online: 01 de Setembro de 2005, 11:47:28 »
Eu tb apóio... e essa mãe é uma masoquista deixando o filho nessa situação q é ruim pra todo mundo só pra esperar mais tempo de sofrimento antes dele morrer. :x

"The sun is the same in a relative way but you're older,
Shorter of breath and one day closer to death. "

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 01 de Setembro de 2005, 13:46:38 »
o caso é complicado por dois motivos:
1. os pais discordam quanto à eutanásia
2. trata-se de uma criança

eu acho indefensável ser contra a eutanásia para indivíduos adultos, que consentem e dão autorização (quando em estado de lucidez) pra que se faça a coisa. no caso da criança fica um pouco mais complicado... me pondo no lugar da criança, eu prefereria morrer.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
Re: Re.: Pai vai pedir à Justiça a eutanásia do filho
« Resposta #18 Online: 01 de Setembro de 2005, 14:20:03 »
Citação de: tóim

Esse fator é complicado mesmo. Acho que nesse caso não pode haver a eutanásia já que não há consenso entre eles.

Poindexter

• Visitante
« Resposta #19 Online: 01 de Setembro de 2005, 16:09:24 »
Estou do lado da mãe.

Além do mais, não custa lembrar: "Dura lex, sed lex". :lol:

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #20 Online: 01 de Setembro de 2005, 20:37:22 »
Citação de: Marcelo Terra
Citação de: tóim

Esse fator é complicado mesmo. Acho que nesse caso não pode haver a eutanásia já que não há consenso entre eles.

Concordo.
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline OldSkull

• Nível 29
  • *
« Resposta #21 Online: 01 de Setembro de 2005, 21:38:41 »
Citação de: Poindexter
Estou do lado da mãe.

Além do mais, não custa lembrar: "Dura lex, sed lex". :lol:

que significa?

"The sun is the same in a relative way but you're older,
Shorter of breath and one day closer to death. "

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 02 de Setembro de 2005, 12:03:26 »
Dura lei, mas é a lei.

Algo como, a lei é cruel, mas deve ser cumprida.

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 02 de Setembro de 2005, 13:02:32 »
Mas acho que o garoto nem sente dor, não penso que é "cruel" mante-lo vivo.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 02 de Setembro de 2005, 13:19:45 »
dor física, não sei. mas pelo que me parece, ele ainda tem consciência (ou está começando a adquirir devidamente né, 4 anos de idade)... se o garoto durar mais 15 anos, passará 15 anos numa cama de hospital sem ver o que está acontecendo, sem poder se mexer o sentir alguma coisa.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!