Tudo bem, entendi a respeito sobre a má interpretação da origem cósmica. Então o Big Bang não explica como o universo surgiu, apenas seu desenvolvimento. É, tinha me esquecido disso, mas tudo bem. Então, na verdade, ainda não há uma resposta, claro, só hipóteses. E tenho que concordar com isso. Mas uma coisa é se conformar com isso. Outra, é tentar, ao menos filosoficamente, achar uma resposta a esse mistério. E como não sou do tipo que se conforma com mistérios...
Não necessariamente ad infinitum. Segundo até onde pude ir, em meu raciocínio, haveria um processo atemporal. Porque se assumirmos um processo temporal como a origem de tudo, então sempre haverá necessidade de haver outro anterior sem haver uma resposta conclusiva para isso. Mas, se haver um processo atemporal e presente que origina até mesmo o tempo, a todo instante, e como nesse processo o tempo não pode ser aplicado, neste caso, seria primário, não haveria algo anterior ou mais elementar que isso. Mas o que vem a ser esse processo, não sei. Seria assim uma hipótese dentro de outra. Eu entendo esse processo atemporal como um semitempo, ou tempo cíclico, fechado, sem ser em linha reta, eterno presente. Mas infelizmente ainda há mistério aí, claro que não me conformo, mas também ainda não há como ir além disso. Por exemplo, explicar o porque de tudo isso.
O meu raciocínio, portanto, não tem como base uma origem temporal, mas atemporal, constante, eterna. Não toma como base uma origem essencial cartesiana. Nosso universo, como qualquer outro papalelo, se existe, tem origem temporal através de processos temporais. Mas estes processos temporais que originam universos, estes sim, segundo até onde pude ir, seriam uma criação constante de algo, não alguém, atemporal, constante, espontâneo, não consciente. Vejam, então, que até mesmo eu, tendo toda essa linha de raciocínio mirabolante, ainda ela não está imune de mistério, e tenho que me contentar com isso, enquanto não conseguir uma explicação para esse processo atemporal, o que acho improvável de conseguir.
Ou melhor ainda. Seria a dimensão hiperspacial ou hipertemporal.... atemporal e não-local? Se assim for, então, neste caso, o multiverso em si seria eterno, dando origem a universos dimensionais e temporais. Mas como ainda não há uma resposta conclusiva a respeito da natureza do multiverso, então a dúvida se mantém.
Afinal, quem conseguiria explicar a origem algo que escapa à compreensão do espaço-tempo? Isso seria o maior mistério!
Esta linha de raciocínio não é um exercício pessoal nonsense. É uma maneira própria de entender as coisas. Não sou obrigado a entender tudo exatamente da forma como o meio acadêmico quer que a gente entenda.