Autor Tópico: Transcomunicação:como explicar ?  (Lida 2674 vezes)

Offline Enio

• Nível 24
  • *
Re:Transcomunicação:como explicar ?
« Resposta #25 Online: 19 de Outubro de 2014, 22:34:14 »
Eui já conversei uma vez com uma orientadora de um centro espírita. Ela me disse que é difícil provar, mesmo em reunião mediúnica ao cético porque se trata de um fenômeno puramente mental, e daí, para provar fisicamente, é complicado. E também não costumam deixar entrar em reunião mediúnica pessoas que vão ali apenas para exigir prova ou para ficar ridicularizando os participantes. Minha mãe participa, ela disse que, em alguns casos, durante incorporação, a boca dela ficou toda torta, entre outras coisas. Há casos que ela notou que alguns presentes, enquanto falavam, durante incorporação, tinham a voz bruscamente alterada, assim como o aspecto facial. Se estivesse ali, acho que ficaria assustado. Eu acho que se fosse mesmo tudo uma grande farsa, ela não teria acreditado, já que ela é bem crítica. Mas como ela mesma disse que experimentou aquelas coisas na pele, então, fica difícil continuar não acreditando. Ela antes foi católica e antes de experimentar reunião mediúnica ainda tinha dúvidas se acontecia mesmo. Ela não é do tipo que sai acreditando cegamente nas coisas.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #26 Online: 19 de Outubro de 2014, 23:04:23 »
Eui já conversei uma vez com uma orientadora de um centro espírita. Ela me disse que é difícil provar, mesmo em reunião mediúnica ao cético porque se trata de um fenômeno puramente mental, e daí, para provar fisicamente, é complicado. E também não costumam deixar entrar em reunião mediúnica pessoas que vão ali apenas para exigir prova ou para ficar ridicularizando os participantes. Minha mãe participa, ela disse que, em alguns casos, durante incorporação, a boca dela ficou toda torta, entre outras coisas. Há casos que ela notou que alguns presentes, enquanto falavam, durante incorporação, tinham a voz bruscamente alterada, assim como o aspecto facial. Se estivesse ali, acho que ficaria assustado. Eu acho que se fosse mesmo tudo uma grande farsa, ela não teria acreditado, já que ela é bem crítica. Mas como ela mesma disse que experimentou aquelas coisas na pele, então, fica difícil continuar não acreditando. Ela antes foi católica e antes de experimentar reunião mediúnica ainda tinha dúvidas se acontecia mesmo. Ela não é do tipo que sai acreditando cegamente nas coisas.

Bullshit. Procure se informar melhor.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #27 Online: 19 de Outubro de 2014, 23:55:50 »
Nesse tipo de situação as pessoas ficam num estado mais sugestionável, como de "hipnose".

Há vários anos atrás, eu aprendi como fazer um truque de pseudo-contorcionismo do David Blaine (na época  que passou na TV, no Fantástico acho, por volta de 1996-1997), fazia também depois alguma encenação qualquer de dor e desconforto, e falava algo como, "o pior é como fica o braço depois", enquanto arregaçava a manga por um instante. Algumas pessoas (deve ter sido algo entre uma dúzia e meia-dúzia de vezes que fiz isso, sem ter treinamento algum na parte de "encenação") achavam que tinham visto meu braço "torcido como uma toalha", "deslocado", "deformado" e coisas do tipo, sugestão pura.

A primeira vez que fiz, nem imaginava que pudesse ter esse efeito, me surpreendeu totalmente, porque eu esperava que a reação fosse algo como, "ué, mas não tem nada demais", e não "aaaah!"

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #28 Online: 20 de Outubro de 2014, 01:46:34 »
O teatrinho espírita/paranormal normalmente é bastante convincente porque conta com a colaboração de doses elevadas de wishfull thinking e sugestionabilidade. A pessoas que procuram esse tipo experiência já esperam ou desejam ver algum tipo de prova ou confirmação para o que já acreditam. Um exemplo clássico é a certeza de Arthur Conan Doyle, criador de Sherlock Holmes, sobre a mediunidade do seu amigo Houdini mesmo diante da afirmação do próprio Houdini que tudo não passava de truques de mágica. Doyle queria acreditar e deixou de lado o raciocínio lógico que Sherlock teria se estivesse diante de um caso. A sugestionabilidade contribui para um estado de confusão mental. As pessoas buscam amenizar suas fragilidades emocionais, carências afetivas, necessidades de atenção, medos e angustias e outros estados psicológicos desconfortáveis aceitando sugestões objetivas e subjetivas. Podem rir ou chorar sem vontade para parecerem simpáticas, solidárias ou sensíveis. Podem "ver", "ouvir" ou "sentir" porque é esperado que elas "vejam", "ouçam" ou "sintam". Podem até perder a consciência para emprestar seu corpo a um personagem construído com base num estereótipo espírita, umbadista, xamã, satanista ou outro qualquer. Em muitos casos, essa sugestionabilidade pode ser manipulada com técnicas de hipnose para ser reforçada como no caso de um suposto palestino que há cerca de 2.000 anos atrás transformava água em vinho e multiplicava peixes dentre outras coisas.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #29 Online: 20 de Outubro de 2014, 02:23:48 »
Bem, eu já falei com ela a respeito dessa questão de hipnose e ela me disse que, pelo que ela vê lá, não há encenação alguma por parte dos envolvidos. Ela mesma disse que, do nada, começou a ter estranhas sensações, apesar de não haver nenhuma encenação hipnótica. Na verdade, nem os demais apresentavam sensação alguma, só ela que ficou estranha. Mas ela não vê ou ouve as tais entidades. E volto a dizer, ela não esperava vivenciar estas sensações, ela apenas acreditava que poderia haver esta comunicação, mas não esperava pelo que segundo ela me relatou. Sei lá, eu acho muito estranho para ser só resultado de uma suposta hipnose. E é assim, lá não tem recursos como música, instrumentos, nada disso (que auxilia em hipnose). Se eu estivesse numa reunião dessas, poderia até mesmo relatar minha vivência aqui. É uma pena que não deixam por questão de curiosidade.

Offline Dream

• Nível 11
  • *
« Resposta #30 Online: 20 de Outubro de 2014, 02:30:25 »
Bem, eu já falei com ela a respeito dessa questão de hipnose e ela me disse que, pelo que ela vê lá, não há encenação alguma por parte dos envolvidos. Ela mesma disse que, do nada, começou a ter estranhas sensações, apesar de não haver nenhuma encenação hipnótica. Na verdade, nem os demais apresentavam sensação alguma, só ela que ficou estranha. Mas ela não vê ou ouve as tais entidades. E volto a dizer, ela não esperava vivenciar estas sensações, ela apenas acreditava que poderia haver esta comunicação, mas não esperava pelo que segundo ela me relatou. Sei lá, eu acho muito estranho para ser só resultado de uma suposta hipnose. E é assim, lá não tem recursos como música, instrumentos, nada disso (que auxilia em hipnose). Se eu estivesse numa reunião dessas, poderia até mesmo relatar minha vivência aqui. É uma pena que não deixam por questão de curiosidade.

Eu sei entrar em auto hipnose e também se "projeção astral" - Que apesar de não existir de verdade te da um sonho lúcido maneiro bem maneiro para passar o tempo - E eu já acreditei de fato que podia projetar meu espirito, mas evidência anedótica não é evidência, se ela sente algo, não implica que o entendimento dela sobre aqueles sentimentos seja qualquer coisa perto da verdade.
There was a most ingenious Architect who had contrived a new method for building houses, by beginning at the Roof, and working downwards to the foundation.
Jonathan Swift

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #31 Online: 20 de Outubro de 2014, 03:23:21 »
Bem, eu já falei com ela a respeito dessa questão de hipnose e ela me disse que, pelo que ela vê lá, não há encenação alguma por parte dos envolvidos. Ela mesma disse que, do nada, começou a ter estranhas sensações, apesar de não haver nenhuma encenação hipnótica.

Esse tipo de "hipnose" ou, induzir um estágio mais sugestionável, não requer "encenação" qualquer além de "estamos numa sessão espírita, talvez vocês possam ter algumas sensações estranhas, não se assustem, isso é normal".

Isso que eu falei do truque de "mágica", caso não tenha deixado claro, não teve nada de "você está ficando com sono, olhe para essa espiral girando".

O truque é simplesmente fazer parecer que você gira o antebraço/mão quase que em 360 graus, mas isso não acontece de verdade, é só impressão pelo movimento/posição que você está, que é oculto pela manga. Durante você finge desconforto, e quando acaba, alívio. Só isso já basta para mexer com a imaginação das pessoas (ou algumas delas -- mas as outras vão tender a concordar) se elas estão meio perplexas não têm muito tempo para olhar direito, quando arregaça a manga*.

Inclusive tem pesquisadores que meio que até questionam a existência de hipnose como algo além de "sugestão" , dizendo que os mesmos resultados podem ser conseguidos sem todas as firulas, podendo até ser mais efetivo do que "hipnose".

The American Psychological Association published a study comparing the effects of hypnosis, ordinary suggestion and placebo in reducing pain. The study found that highly suggestible individuals experienced a greater reduction in pain from hypnosis compared with placebo, whereas less suggestible subjects experienced no pain reduction from hypnosis when compared with placebo. Ordinary non-hypnotic suggestion also caused reduction in pain compared to placebo, but was able to reduce pain in a wider range of subjects (both high and low suggestible) than hypnosis. The results showed that it is primarily the subject's responsiveness to suggestion, whether within the context of hypnosis or not, that is the main determinant of causing reduction in pain.[114]

https://en.wikipedia.org/wiki/Hypnosis#Hypnotherapy

Tem um episódio do Derren Brown que reproduz uma sessão espírita:

Séance
An allegedly live séance was to be conducted on television and attracted great criticism from religious groups. A group of twelve students were selected. Using several techniques, such as everyone selecting the same picture from a group of photographs, and an Ouija board, the group conducted a séance to contact one of the dead members of a group who had supposedly been involved in a suicide pact. During the séance, the selected member, Jane, is channelled through one of the group, revealing details of her life which are later corroborated in a home video. While the group were recovering from their overwhelming experience, it was revealed that the suicide pact had never taken place and that the woman shown in the video was an actress who was alive and well.

http://rationalwiki.org/wiki/Derren_Brown#S.C3.A9ance

* Acho que em algum documentário sobre mente e cérebro, Penn e/ou o Teller comentam sobre como um truque é praticamente evidente, escancarado, mas ainda assim as pessoas são enganadas. Era algo como mover bolinhas de papel por baixo de copos e por entre os dedos.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #32 Online: 20 de Outubro de 2014, 08:53:19 »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!