
Um dos fatos mais curiosos dessa eleição foi a demissão do atual Ministro da Fazenda. (Na verdade, não há nada que defina os últimos quatro anos de política econômica do que uma das propostas de Dilma ser demitir o Mantega:
http://goo.gl/wfuA9C) A presidente já deixou bem claro que até ela é oposição ao seu governo e que pretende ter ideias novas em um segundo mandato. O grande problema é: que tipo de ideia ela tem na cabeça?
Dois nome vem sendo cotados para assumir a economia em um eventual segundo mantado: Aloizio Mercadante e o Bresser-Pereira.
O Mercadante, como economista mor do partido, foi o homem que colocou na cabeça do Lula que o Plano Real não ia dar certo e levou a agremiação a denunciar o plano que estabilizou o país macroeconomicamente como estelionato eleitoral (
http://goo.gl/Wygng4). Por que no governo Lula um médico (Antonio Palocci) assumiu o Ministério da Fazenda e não um economista doutor pela Unicamp? Agora vocês sabem o motivo. Para completar, Mercadante foi um grande entusiasta do Plano Cruzado e o tabelamento de preços. (Vejam esse vídeo que já virou um clássico:
http://goo.gl/49YQws)
Entretanto, o mais cotado para conduzir a economia é o economista Bresser-Pereira (
http://goo.gl/j5oDq4 |
http://goo.gl/LIWbNb). Sim, o mesmo do Plano Bresser que dispensa comentários.
Uma das ideias do Bresser para diminuir a desindustrialização no Brasil é fechar o país nos dois fronts. Colocar a taxa de importação ao máximo permitido pela Organização Mundial do Comércio e sobretaxar a exportação de commodities (O próprio homem é quem diz isso:
http://goo.gl/e9xO8N). Na lógica do Bresser, isso vai desestimular os investimentos em agricultura e redirecionar o capital para a indústria. Que nós vamos ficar incrivelmente mais pobres apenas para termos de volta fábricas de preciosidades como o Gurgel é um detalhe irrelevante.
Para mostrar que não está para brincadeira, o governo anunciou ontem mesmo que tributará em 50% o aluguel de data-centers (DC) no exterior (
http://goo.gl/3RptrV). Algo que se encaixa exatamente com que o Bresser pensa. Ele crê piamente que dessa forma nós vamos melhorar o serviço de DCs no Brasil, afinal, quando você proíbe a concorrência estrangeira é que os empresários se sentem motivados a melhorarem os seus serviços. E vai ter um efeito indireto ainda pior.
O Portal Libertarianismo usa o serviço da Amazon para hospedar o seu site. Com o imposto de 50% nós simplesmente não teremos mais dinheiro para manter o Portal no ar. Indiretamente o PT está apenas aumentando as formas de conseguir calar as vozes dissidentes e que não recebem patrocínio oficial.
A grande verdade é que com a obrigação de trazer os nossos serviços para o Brasil que isso acarretará, a chances de sermos censurados só aumentam. Com os servidores nos Estados Unidos a Amazon poderia ignorar ordens de censura, mas se eles tiverem aqui a Polícia Federal poderá pessoalmente lidar com o problema.
O estado não precisa criar uma lei proibindo de nós falarmos de A ou B. Quem controla o dinheiro, nos controla:
http://goo.gl/oWPrhi 
#estagiário
Fonte:
https://www.facebook.com/liberplus/photos/a.286789904712108.69260.217022305022202/826365840754509/?type=1&theater