Autor Tópico: Papa afirma que Teoria da Evolução e Big Bang são verdadeiras  (Lida 2740 vezes)

Offline Dream

• Nível 11
  • *
Papa afirma que Teoria da Evolução e Big Bang são verdadeiras
« Online: 28 de Outubro de 2014, 15:02:03 »
O Papa Francisco afirmou, em discurso na Pontifícia Academia de Ciências na segunda-feira, que a Teoria da Evolução e o Big Bang são reais. Francisco criticou quem interpreta a Bíblia achando que Deus agiu como "um mago, com uma varinha mágica capaz de criar todas as coisas". As informações são do jornal o Globo.

http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc/mundo/noticia/2014/10/papa-afirma-que-teoria-da-evolucao-e-big-bang-sao-verdadeiras-4630537.html

Eu, sinceramente, estou um pouco impressionado e curioso em relação a esse Papa, ele é bem pra frentex...
There was a most ingenious Architect who had contrived a new method for building houses, by beginning at the Roof, and working downwards to the foundation.
Jonathan Swift

Skorpios

• Visitante
Re:Papa afirma que Teoria da Evolução e Big Bang são verdadeiras
« Resposta #1 Online: 28 de Outubro de 2014, 15:07:36 »
Fazia séculos que não via essa expressão. :lol:

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 28 de Outubro de 2014, 15:24:47 »
Pra frentex? Isso é do tempo do Geo.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 28 de Outubro de 2014, 15:29:41 »

Acho que é anterior.

Eu sou do Arqueano e isto parece ser do Hadeano.
Foto USGS

Offline Dream

• Nível 11
  • *
« Resposta #4 Online: 28 de Outubro de 2014, 15:43:48 »

Derfel, se tem que entender que em parâmetros da igreja Cristã, eles tem um atraso de uns 400 anos em relação ao mundo real.
There was a most ingenious Architect who had contrived a new method for building houses, by beginning at the Roof, and working downwards to the foundation.
Jonathan Swift

Skorpios

• Visitante
« Resposta #5 Online: 28 de Outubro de 2014, 16:00:23 »

É do meu... :wink:

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #7 Online: 28 de Outubro de 2014, 17:22:32 »
esse Papa, ele é bem pra frentex...

pra frentex? Quando a clientela ameaça diminuir, nomeadamente em qualidade, eles sentem-se obrigados a rever e a ir revendo... O que realmente importa é a pressão do mercado...
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 28 de Outubro de 2014, 18:41:44 »
Prafrentex é do tempo em que o Geo usava calça de tergal para ir à missa.

Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Rhyan

• Visitante
« Resposta #9 Online: 28 de Outubro de 2014, 23:32:42 »
O João Paulo II já tinha dito quase isso sobre a evolução.

Offline pqdrochabm

• Nível 11
  • *
« Resposta #10 Online: 29 de Outubro de 2014, 09:24:59 »
Tá meio morno essa discussão... Mas vou acompanhar assim mesmo!!!
"Somos o projeto final do passado e o esboço do projeto do futuro."

"Não leve a vida muito a sério, pois não sairá vivo dela mesmo!"

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 29 de Outubro de 2014, 09:34:01 »
O Papa Francisco afirmou, em discurso na Pontifícia Academia de Ciências na segunda-feira, que a Teoria da Evolução e o Big Bang são reais. Francisco criticou quem interpreta a Bíblia achando que Deus agiu como "um mago, com uma varinha mágica capaz de criar todas as coisas". As informações são do jornal o Globo.

http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc/mundo/noticia/2014/10/papa-afirma-que-teoria-da-evolucao-e-big-bang-sao-verdadeiras-4630537.html

Eu, sinceramente, estou um pouco impressionado e curioso em relação a esse Papa, ele é bem pra frentex...

João Paulo II já havia dito a mesma coisa porque faz parte da estratégia da ICAR há pelo menos 30 anos, qual seja, ela "reconhece" a Ciência mas aproveita para inserir e citar, de algum modo, o deus judaico-cristão.

Há menos de 600 anos ela ditava o modo de 'ver o mundo', subordinando a Ciência e a Filosofia à teologia. Hoje ela vai a reboque da Ciência e da Filosofia, ao passo que a teologia hoje é algo um pouco além de um anacronismo acadêmico.
Foto USGS

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #12 Online: 29 de Outubro de 2014, 11:01:50 »
Para Francisco pra presidente do Brasil. Está mais liberal e progressista que quase a totalidade de nossos partidos e representantes.

Skorpios

• Visitante
« Resposta #13 Online: 29 de Outubro de 2014, 11:44:37 »
 :hein:

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 29 de Outubro de 2014, 12:06:06 »
:hein:
Hipérbole, meu caro.  :wink:

Mesmo porque ele é argentino.  :lol:

Skorpios

• Visitante
« Resposta #15 Online: 29 de Outubro de 2014, 13:32:55 »

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #16 Online: 29 de Outubro de 2014, 14:10:27 »

É claro que são reais. Toda Teoria é real, seu conteúdo é que pode ser ou não real. Mas o fato é que, ao que parece, o Papa tá além da Ciência, pois nem a Ciência toma como certa, nenhuma das duas teorias citadas, se muito, as corrobora.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 29 de Outubro de 2014, 14:51:03 »
E como ele sabe que Deus não agiu como "um mago, com uma varinha mágica capaz de criar todas as coisas"? Deus pode tudo. Deus é poder.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #18 Online: 30 de Outubro de 2014, 02:03:48 »

João Paulo II já havia dito a mesma coisa porque faz parte da estratégia da ICAR há pelo menos 30 anos, qual seja, ela "reconhece" a Ciência mas aproveita para inserir e citar, de algum modo, o deus judaico-cristão.

Há menos de 600 anos ela ditava o modo de 'ver o mundo', subordinando a Ciência e a Filosofia à teologia. Hoje ela vai a reboque da Ciência e da Filosofia, ao passo que a teologia hoje é algo um pouco além de um anacronismo acadêmico.
Acha que o Papa não acredita de fato na teoria da evolução e do big bang? Que as usa e as aceita publicamente apenas da boca pra fora como estratégia religiosa para atrair jovens e adultos que hoje estão mais familiarizado com a visão de mundo científica e moderna do que com a visão de mundo religiosa medieval?

Eu estou inclinado a pensar que não é simples estratégia da ICAR, me parece provável que o papa acredita mesmo na teoria da evolução e do big bang, como teorias que explicam satisfatoriamente a origem da vida e do universo como os conhecemos hoje, e por acreditar também no Deus bíblico judaico-cristão, arrumou um jeito de conciliar suas duas crenças numa só, interpretando metaforicamente partes que antes se interpretadas literalmente entrariam em contradição com a ciência. Esta interpretação predominantemente metafórica de passagens bíblicas não é algo novo, já existia na época de Spinoza e mesmo muito antes dele.

Abraços!
"Che non men che saper dubbiar m'aggrada."
"E, não menos que saber, duvidar me agrada."

Dante, Inferno, XI, 93; cit. p/ Montaigne, Os ensaios, Uma seleção, I, XXV, p. 93; org. de M. A. Screech, trad. de Rosa Freire D'aguiar

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #19 Online: 30 de Outubro de 2014, 02:09:39 »
Obs: A diferença é que os judeus ou cristãos que se distanciassem do pensamento tradicional e literal da época medieval ou anterior a isso, forma de conhecimento dominante até então, eram considerados hereges, excomungados e muitas vezes condenados ao exílio ou mesmo a morte.

Esta atitude violenta e radical, e esta forma de pensamento tradicional e literal, hoje se tornaram uma forma de pensamento não mais tão dominante quanto era antes dentro da religião, e a própria religião já não é a forma de conhecimento dominante em termos gerais mais. Acho que por isso que formas de pensamento alternativo (metafóricas e não mais em contradição com a ciência (forma de conhecimento dominante atualmente)) como a do atual papa podem florescer, ao invés de serem silenciadas, como seriam se fossem proferidas na idade das trevas p. ex..

abraços!
« Última modificação: 30 de Outubro de 2014, 02:11:42 por Skeptikós »
"Che non men che saper dubbiar m'aggrada."
"E, não menos que saber, duvidar me agrada."

Dante, Inferno, XI, 93; cit. p/ Montaigne, Os ensaios, Uma seleção, I, XXV, p. 93; org. de M. A. Screech, trad. de Rosa Freire D'aguiar

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #20 Online: 30 de Outubro de 2014, 02:31:58 »
Eu sou fã deste papa... Escolheram um bom líder para a igreja.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 30 de Outubro de 2014, 02:44:09 »
The best Pope ever.  O que per si não significa muito.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 30 de Outubro de 2014, 08:52:34 »
Quem? Esse?
Para Francisco .

Se pensa bem não está tão errado. Francisco para presidente.  :hihi:

Skorpios

• Visitante
« Resposta #23 Online: 30 de Outubro de 2014, 11:14:28 »

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 30 de Outubro de 2014, 13:01:40 »
Será que ele é mesmo argentino?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!