Eu não estou comparando coisas diferentes, estou comparando duas profissões que são tratadas da mesma maneira pelos seus respectivos países. Pra Cuba os médicos são soldados a serviço do país, eles vêem e tratam seus médicos da mesma maneira que os EUA trata seus soldados e quem se candidata para ser medico sabe disso. Pessoas que desejam ser médicos em Cuba tem a mesma expectativa de jovens que desejam se alistar no exército, servir o pais e viajar para outros lugares, no caso de Cuba, muitos pra fugir do país, mas anyway, quem não quiser viajar para lugares de conflito pode seguir qualquer outra profissão, não é como se médico ganhasse muito mais que padeiros, lixeiros, engenheiros, etc....
Veja, não estou dizendo que o povo em Cuba é livre leve e solto, estou falando do caso específico de ser mandado pra zonas de conflito, como guerras e lugares com ebola. Do mesmo jeito que tem médico cubano nas zonas infectadas também tem soldados americanos. Não tem pedreiros, nem dentistas, nem bibliotecários, logo, se você não quer ir pra nenhum lugar com ebola, não seja médico em Cuba e nem soldado americano.