Autor Tópico: Criacionismo nas escolas públicas do Paraná?  (Lida 2652 vezes)

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Offline Geotecton

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Criacionismo nas escolas públicas do Paraná?
« Online: 12 de Novembro de 2014, 16:08:21 »
Um deputado estadual do PMDB, senhor Artagão Júnior, quer instituir o "criacionismo científico" no currículo das escolas públicas do Paraná sob o argumento de que "Ensinar apenas o evolucionismo nas escolas é ir contra a liberdade de crença de nosso povo".

Eis uma reportagem sobre o assunto.

Eis um trecho do projeto de lei:

Citar
[...]
Art. 1º Farão parte da grade curricular em acrés­cimo ao ensino científico já existente do evolucionismo na rede pública estadual de ensino, os ensinamentos bási­cos sobre Criacionismo.

Parágrafo Único. Os conteúdos referidos neste artigo devem incluir noções de que a vida tem sua origem em Deus, como Criador supremo de todo universo e de todas as coisas que o compõe, tais como as plantas e os animais em todo seu ecossistema, o universo e o próprio homem.
[...]
« Última modificação: 12 de Novembro de 2014, 17:40:51 por Geotecton »
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Offline Lorentz

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Re:Criacionismo nas escolas públicas do Paraná?
« Resposta #1 Online: 12 de Novembro de 2014, 16:21:33 »
Um deputado estadual do PMDB, senhor Artagão Júnior, quer instituir o "criacionismo científico" no currículo das escolas públicas do Paraná sob o argumento de que "“Ensinar apenas o evolucionismo nas escolas é ir contra a liberdade de crença de nosso povo".

Eis uma reportagem sobre o assunto.

Sempre que vejo esse tipo de proposta, me dá a impressão que já superamos todos os principais problemas do país.
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Offline Sergiomgbr

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Re:Criacionismo nas escolas públicas do Paraná?
« Resposta #2 Online: 12 de Novembro de 2014, 16:23:52 »
O criacionismo deve ser sim, eventualmente ensinado(porque não?), mas apenas talvez como cosmovisão oposta à TE.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Lorentz

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Re:Criacionismo nas escolas públicas do Paraná?
« Resposta #3 Online: 12 de Novembro de 2014, 16:28:43 »
O criacionismo deve ser sim, eventualmente ensinado(porque não?), mas apenas talvez como cosmovisão oposta à TE.

Porque não? Porque o tempo na escola já é pequeno para aprender o português e matemática, e quaisquer disciplinas extras só reduz ainda mais o tempo que as crianças gastam aprendendo algo que estimule o céLebro e que sirva para algo no futuro.
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Offline Sergiomgbr

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Re:Criacionismo nas escolas públicas do Paraná?
« Resposta #4 Online: 12 de Novembro de 2014, 16:34:01 »
O criacionismo deve ser sim, eventualmente ensinado(porque não?), mas apenas talvez como cosmovisão oposta à TE.

Porque não? Porque o tempo na escola já é pequeno para aprender o português e matemática, e quaisquer disciplinas extras só reduz ainda mais o tempo que as crianças gastam aprendendo algo que estimule o céLebro e que sirva para algo no futuro.
O tempo profícuo para aprendizado em qualquer época é uma função. Não diz respeito a ensino e aprendizado venalmente apenas mas também à educação e perspectivas de desenvolvimento pessoal.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Lorentz

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Re:Criacionismo nas escolas públicas do Paraná?
« Resposta #5 Online: 12 de Novembro de 2014, 16:44:42 »
O criacionismo deve ser sim, eventualmente ensinado(porque não?), mas apenas talvez como cosmovisão oposta à TE.

Porque não? Porque o tempo na escola já é pequeno para aprender o português e matemática, e quaisquer disciplinas extras só reduz ainda mais o tempo que as crianças gastam aprendendo algo que estimule o céLebro e que sirva para algo no futuro.
O tempo profícuo para aprendizado em qualquer época é uma função. Não diz respeito a ensino e aprendizado venalmente apenas mas também à educação e perspectivas de desenvolvimento pessoal.

O que você entende como desenvolvimento pessoal? Veja bem, a vida já ensina muita coisa. Deixemos as escolas ensinarem o idioma, o pensamento lógico e matemático, a História da nação e do mundo e as principais ciências naturais e exatas. Ficar enchendo de disciplinas extras para respeitar esta ou aquela visão de uma parcela da população é sacrificar o próprio ensino como um todo.

Eu que gosto de games poderia pedir que as escolas públicas tenham uma disciplina de 1 hora por semana sobre programação e desenvolvimento de games. Bons argumentos não faltam, mas... pense na logística, na capacitação dos professores, avaliação, laboratório de informática, etc.
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Offline Pasteur

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Re:Criacionismo nas escolas públicas do Paraná?
« Resposta #6 Online: 12 de Novembro de 2014, 17:31:13 »
Deveria ser proibido ensinar besteiras pras nossas crianças. VSF...

Offline Derfel

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Re:Criacionismo nas escolas públicas do Paraná?
« Resposta #7 Online: 12 de Novembro de 2014, 17:52:35 »
O criacionismo deve ser sim, eventualmente ensinado(porque não?), mas apenas talvez como cosmovisão oposta à TE.

Porque não? Porque o tempo na escola já é pequeno para aprender o português e matemática, e quaisquer disciplinas extras só reduz ainda mais o tempo que as crianças gastam aprendendo algo que estimule o céLebro e que sirva para algo no futuro.

Pode ser ensinado na disciplina de religião.

Offline Lorentz

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Re:Criacionismo nas escolas públicas do Paraná?
« Resposta #8 Online: 12 de Novembro de 2014, 18:03:58 »
O criacionismo deve ser sim, eventualmente ensinado(porque não?), mas apenas talvez como cosmovisão oposta à TE.

Porque não? Porque o tempo na escola já é pequeno para aprender o português e matemática, e quaisquer disciplinas extras só reduz ainda mais o tempo que as crianças gastam aprendendo algo que estimule o céLebro e que sirva para algo no futuro.

Pode ser ensinado na disciplina de religião.

Mas eu já acho a disciplina de religião inútil. O que se aprende nela que ajude no raciocínio da criança, na sua alfabetização ou em sua formação como cidadão? Pra mim, sociologia, religião, filosofia, arte, e tudo isso poderia cair fora, e incluir então dentro do ensino de História um pouco de cada uma dessa coisas. Talvez uma disciplina útil seria sobre constituição, leis, direitos, política e coisas do tipo, que realmente ajude a criança a entender como as instituições e a democracia do país funciona.
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Offline Gigaview

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Re:Criacionismo nas escolas públicas do Paraná?
« Resposta #10 Online: 12 de Novembro de 2014, 18:13:25 »
Deveria ser ensinado Ufologia nas escolas porque ela também estuda os deuses astronautas e por isso pode ser considerada uma disciplina pré-criacionista, além de científica.
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Offline Derfel

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Re:Criacionismo nas escolas públicas do Paraná?
« Resposta #11 Online: 12 de Novembro de 2014, 18:28:09 »
O criacionismo deve ser sim, eventualmente ensinado(porque não?), mas apenas talvez como cosmovisão oposta à TE.

Porque não? Porque o tempo na escola já é pequeno para aprender o português e matemática, e quaisquer disciplinas extras só reduz ainda mais o tempo que as crianças gastam aprendendo algo que estimule o céLebro e que sirva para algo no futuro.

Pode ser ensinado na disciplina de religião.

Mas eu já acho a disciplina de religião inútil. O que se aprende nela que ajude no raciocínio da criança, na sua alfabetização ou em sua formação como cidadão? Pra mim, sociologia, religião, filosofia, arte, e tudo isso poderia cair fora, e incluir então dentro do ensino de História um pouco de cada uma dessa coisas. Talvez uma disciplina útil seria sobre constituição, leis, direitos, política e coisas do tipo, que realmente ajude a criança a entender como as instituições e a democracia do país funciona.
Religião faz parte da sociedade e da vida em sociedade?

Offline Gigaview

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Re:Criacionismo nas escolas públicas do Paraná?
« Resposta #12 Online: 12 de Novembro de 2014, 18:37:25 »
O criacionismo deve ser sim, eventualmente ensinado(porque não?), mas apenas talvez como cosmovisão oposta à TE.

Porque não? Porque o tempo na escola já é pequeno para aprender o português e matemática, e quaisquer disciplinas extras só reduz ainda mais o tempo que as crianças gastam aprendendo algo que estimule o céLebro e que sirva para algo no futuro.

Pode ser ensinado na disciplina de religião.

Mas eu já acho a disciplina de religião inútil. O que se aprende nela que ajude no raciocínio da criança, na sua alfabetização ou em sua formação como cidadão? Pra mim, sociologia, religião, filosofia, arte, e tudo isso poderia cair fora, e incluir então dentro do ensino de História um pouco de cada uma dessa coisas. Talvez uma disciplina útil seria sobre constituição, leis, direitos, política e coisas do tipo, que realmente ajude a criança a entender como as instituições e a democracia do país funciona.
Religião faz parte da sociedade e da vida em sociedade?

Faz e daí?
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Offline Dream

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Re:Criacionismo nas escolas públicas do Paraná?
« Resposta #13 Online: 12 de Novembro de 2014, 19:36:15 »
O criacionismo deve ser sim, eventualmente ensinado(porque não?), mas apenas talvez como cosmovisão oposta à TE.

Eu concordo, Criascionismo Cientifico tem que ser mencionado em sala de aula - Mostrando que por qual razão que ele não é ciêntifico.
There was a most ingenious Architect who had contrived a new method for building houses, by beginning at the Roof, and working downwards to the foundation.
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Offline Pagão

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Re:Criacionismo nas escolas públicas do Paraná?
« Resposta #14 Online: 12 de Novembro de 2014, 20:16:15 »
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline Sergiomgbr

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Re:Criacionismo nas escolas públicas do Paraná?
« Resposta #15 Online: 12 de Novembro de 2014, 20:16:23 »
O criacionismo deve ser sim, eventualmente ensinado(porque não?), mas apenas talvez como cosmovisão oposta à TE.

Eu concordo, Criascionismo Cientifico tem que ser mencionado em sala de aula - Mostrando que por qual razão que ele não é ciêntifico.
Puxa puxa que puxa, se não fosse você acho que logo logo loguinho já iam dizer que euzinho tô defendendo criacionismo, depois que sou religioso e que não aceito argumentos, e que escondo o Batttisttti(sei lá quantos tês tem o nome desse cara), em casa simplesmente por que não retroagem na leitura dos posts.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Pagão

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Re:Criacionismo nas escolas públicas do Paraná?
« Resposta #16 Online: 12 de Novembro de 2014, 20:17:12 »
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline Derfel

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Re:Criacionismo nas escolas públicas do Paraná?
« Resposta #17 Online: 12 de Novembro de 2014, 20:29:33 »
E daí que é um componente importante para se compreender o mundo que o cerca. O motivo que estudamos as diversas disciplinas é ter uma compreensão da realidade que vivemos, seja através das ciências naturais, Seja através das humanas. A religião faz parte do processo, inclusive a cosmovisão e a cosmogonia. Antes que venham com o argumento de qual religião dentre a miríade existente deve-se estudar, claro que aquelas de importância para a nossa realidade, que seriam alguma coisa da história das religiões, nativistas, as religiões afro, o espiritismo kardecista e, principalmente, as três religiões abraâmicas: judaísmo, cristianismo e islamismo. O que não impede que comunidades possam ter um currículo diferenciado, como xintoísmo e budismo acrescentados em comunidades com grande  participação da imigração japonesa, por exemplo.

Offline Gigaview

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Re:Criacionismo nas escolas públicas do Paraná?
« Resposta #18 Online: 12 de Novembro de 2014, 20:42:54 »
E daí que é um componente importante para se compreender o mundo que o cerca. O motivo que estudamos as diversas disciplinas é ter uma compreensão da realidade que vivemos, seja através das ciências naturais, Seja através das humanas. A religião faz parte do processo, inclusive a cosmovisão e a cosmogonia. Antes que venham com o argumento de qual religião dentre a miríade existente deve-se estudar, claro que aquelas de importância para a nossa realidade, que seriam alguma coisa da história das religiões, nativistas, as religiões afro, o espiritismo kardecista e, principalmente, as três religiões abraâmicas: judaísmo, cristianismo e islamismo. O que não impede que comunidades possam ter um currículo diferenciado, como xintoísmo e budismo acrescentados em comunidades com grande  participação da imigração japonesa, por exemplo.

Isso faz parte daquilo que se entende por conhecimentos gerais e pode ser facilmente incluído num curso de história, contextualizando o pensamento religioso quando for necessário ou adequado. Mais útil poderia ser a inclusão de filosofia no curso para os alunos aprenderem a pensar e concluírem por si mesmos sobre o valor da religião em suas vidas.
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Re:Criacionismo nas escolas públicas do Paraná?
« Resposta #19 Online: 12 de Novembro de 2014, 21:22:14 »
Não pode ser facilmente incluído no curso de história (pelo menos, não no curso fundamental e médio), porque o escopo é outro. A aula de religião pode (e deve) ter um componente de história,  mas também de antropologia,  ética e filosofia. A propósito,  filosofia já faz parte da grade curricular do ensino médio.

Offline Geotecton

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Re:Criacionismo nas escolas públicas do Paraná?
« Resposta #20 Online: 12 de Novembro de 2014, 21:26:55 »
O criacionismo deve ser sim, eventualmente ensinado(porque não?), mas apenas talvez como cosmovisão oposta à TE.
Eu concordo, Criascionismo Cientifico tem que ser mencionado em sala de aula - Mostrando que por qual razão que ele não é ciêntifico.

Então a discussão é bem mais profunda e o problema é bem mais complexo.

Pela experiência que tenho com unidades de ensino, uma parte significativa dos professores dos ensinos fundamental e médio da rede pública não somente não tem conhecimento técnico para contrapor os aspectos da Teoria Sintética da Evolução (Ciência) com os do Criacionismo "Científico" (Pseudociência a anticiência), bem como já existe uma quantidade (crescente) de professores que são adeptos de vertentes do cristianismo mais fundamentalista.

Some-se a isto uma certa predisposição de boa parte dos alunos em aceitar as bobagens criacionistas por causa da influência das famílias religiosas.
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Offline Geotecton

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Re:Criacionismo nas escolas públicas do Paraná?
« Resposta #21 Online: 12 de Novembro de 2014, 21:30:11 »
Não pode ser facilmente incluído no curso de história (pelo menos, não no curso fundamental e médio), porque o escopo é outro. A aula de religião pode (e deve) ter um componente de história,  mas também de antropologia,  ética e filosofia. A propósito,  filosofia já faz parte da grade curricular do ensino médio.

As pouquíssimas aulas de ensino religioso que assisti nos últimos dois anos, por motivos diversos, deixaram-me estarrecido porque foram meios de proselitismo disfarçado e usando afirmações não-científicas (existência e atuação do principal deus judaico, ressurreição, anjos, etc).
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Re:Criacionismo nas escolas públicas do Paraná?
« Resposta #22 Online: 12 de Novembro de 2014, 21:35:33 »
O criacionismo deve ser sim, eventualmente ensinado(porque não?), mas apenas talvez como cosmovisão oposta à TE.
Eu concordo, Criascionismo Cientifico tem que ser mencionado em sala de aula - Mostrando que por qual razão que ele não é ciêntifico.

Então a discussão é bem mais profunda e o problema é bem mais complexo.

Pela experiência que tenho com unidades de ensino, uma parte significativa dos professores dos ensinos fundamental e médio da rede pública não somente não tem conhecimento técnico para contrapor os aspectos da Teoria Sintética da Evolução (Ciência) com os do Criacionismo "Científico" (Pseudociência a anticiência), bem como já existe uma quantidade (crescente) de professores que são adeptos de vertentes do cristianismo mais fundamentalista.

Some-se a isto uma certa predisposição de boa parte dos alunos em aceitar as bobagens criacionistas por causa da influência das famílias religiosas.
Pois é. Você fez um contraponto substancial à questão, agora. Cada enxadada uma minhoca!
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Lorentz

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Re:Criacionismo nas escolas públicas do Paraná?
« Resposta #23 Online: 12 de Novembro de 2014, 21:52:19 »
E daí que é um componente importante para se compreender o mundo que o cerca. O motivo que estudamos as diversas disciplinas é ter uma compreensão da realidade que vivemos, seja através das ciências naturais, Seja através das humanas. A religião faz parte do processo, inclusive a cosmovisão e a cosmogonia. Antes que venham com o argumento de qual religião dentre a miríade existente deve-se estudar, claro que aquelas de importância para a nossa realidade, que seriam alguma coisa da história das religiões, nativistas, as religiões afro, o espiritismo kardecista e, principalmente, as três religiões abraâmicas: judaísmo, cristianismo e islamismo. O que não impede que comunidades possam ter um currículo diferenciado, como xintoísmo e budismo acrescentados em comunidades com grande  participação da imigração japonesa, por exemplo.

Isso faz parte daquilo que se entende por conhecimentos gerais e pode ser facilmente incluído num curso de história, contextualizando o pensamento religioso quando for necessário ou adequado. Mais útil poderia ser a inclusão de filosofia no curso para os alunos aprenderem a pensar e concluírem por si mesmos sobre o valor da religião em suas vidas.

Tenho minhas dúvidas sobre o fato de bastar lecionar filosofia para que alunos aprendam a pensar. Acho que seríamos uma sociedade mais avançada se os alunos tivessem mais aulas de português aliado à literatura e matemática à lógica com bons professores.
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Re:Criacionismo nas escolas públicas do Paraná?
« Resposta #24 Online: 12 de Novembro de 2014, 22:02:07 »
Não pode ser facilmente incluído no curso de história (pelo menos, não no curso fundamental e médio), porque o escopo é outro. A aula de religião pode (e deve) ter um componente de história,  mas também de antropologia,  ética e filosofia. A propósito,  filosofia já faz parte da grade curricular do ensino médio.

As pouquíssimas aulas de ensino religioso que assisti nos últimos dois anos, por motivos diversos, deixaram-me estarrecido porque foram meios de proselitismo disfarçado e usando afirmações não-científicas (existência e atuação do principal deus judaico, ressurreição, anjos, etc).
E já deve fazer um bocado de tempo, hein? :lol:

Então a questão não é realmente o ensino de religião nas escolas, mas a forma como isso se dá. Mas mesmo isso tem mudado no tempo.

 

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