Eu não sou contra o ensino do Criacionismo nas instituições de ensino, eu me oponho à transmissão de informações de forma enviesada, ou seja, o clássico "puxamento de sardinha para algum lado". Assim sendo, o criacionismo poderia ser ensinado nas escolas, mas não nos termos colocados no início (caput?) deste tópico. Ou seja,
Parágrafo Único. Os conteúdos referidos neste artigo devem incluir noções de que a vida tem sua origem em Deus, como Criador supremo de todo universo e de todas as coisas que o compõe, tais como as plantas e os animais em todo seu ecossistema, o universo e o próprio homem.
Se for ensinado o criacionismo, ele deve ser ensinado como ele é, ou seja, como uma explicação para o surgimento da vida na cosmovisão cristã (especialmente em algumas denominações). Da mesma forma, se deveria ensinar não só a cosmovisão cristã, mas também de outras religiões, inclusive religiões orientais. Se deveria ensinar como estas religiões surgiram e evoluíram, como suas doutrinas influenciaram e influenciam a sociedade, a cultura, a arte. Tudo de um ponto de vista absolutamente neutro, científico.
Difícil é encontrar professores qualificados para isto.
Quando eu estava no ensino fundamental, por exemplo, chamavam a disciplina de religião de "Ciência da Religião", mas de ciência não tinha nada, era simplesmente uma doutrinação católica, onde nós tínhamos que cantar músicas católicas, responder questões sobre os sacramentos da Igreja Católica e coisas semelhantes. Uma professora que ensina coisas deste tipo numa escola de ensino fundamental e médio, mesmo que privada, deveria ser presa.