Autor Tópico: Criacionismo nas escolas públicas do Paraná?  (Lida 2653 vezes)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Re:Criacionismo nas escolas públicas do Paraná?
« Resposta #26 Online: 12 de Novembro de 2014, 22:07:51 »
Tenho minhas dúvidas sobre o fato de bastar lecionar filosofia para que alunos aprendam a pensar. Acho que seríamos uma sociedade mais avançada se os alunos tivessem mais aulas de português aliado à literatura e matemática à lógica com bons professores.

Acho que ciência com um bom foco no histórico/desenrolar das descobertas, sem apenas dar o resultado final como produto milagroso de "iluminação", seria infinitamente superior à filosofia.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #27 Online: 12 de Novembro de 2014, 22:18:07 »
 :demente:

O criacionismo deve ser sim, eventualmente ensinado(porque não?), mas apenas talvez como cosmovisão oposta à TE.

“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #28 Online: 12 de Novembro de 2014, 22:20:48 »
Tenho minhas dúvidas sobre o fato de bastar lecionar filosofia para que alunos aprendam a pensar. Acho que seríamos uma sociedade mais avançada se os alunos tivessem mais aulas de português aliado à literatura e matemática à lógica com bons professores.

Acho que ciência com um bom foco no histórico/desenrolar das descobertas, sem apenas dar o resultado final como produto milagroso de "iluminação", seria infinitamente superior à filosofia.
Não confundir história da ciência com filosofia.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #29 Online: 12 de Novembro de 2014, 22:27:17 »
É... não confundir... também não "opor" completamente, ainda que o que eu tenha feito seja mais próximo disso do que de confundir... :hein:

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #30 Online: 12 de Novembro de 2014, 22:51:47 »
Eu penso bem diferente, se a criançada tivesse que aprender algo novo, que fosse pensamento crítico. Que aprendesse Popper. Lógica.

Criacionismo é como disseram, ensinar ufologia.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #31 Online: 12 de Novembro de 2014, 23:34:18 »
Não pode ser facilmente incluído no curso de história (pelo menos, não no curso fundamental e médio), porque o escopo é outro. A aula de religião pode (e deve) ter um componente de história,  mas também de antropologia,  ética e filosofia. A propósito,  filosofia já faz parte da grade curricular do ensino médio.

As pouquíssimas aulas de ensino religioso que assisti nos últimos dois anos, por motivos diversos, deixaram-me estarrecido porque foram meios de proselitismo disfarçado e usando afirmações não-científicas (existência e atuação do principal deus judaico, ressurreição, anjos, etc).
E já deve fazer um bocado de tempo, hein? :lol:

Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #33 Online: 13 de Novembro de 2014, 00:16:11 »
As vezes parece que há algum entendimento nebuloso sobre o que se quer dizer com ensinar o Criacionismo na escola, por que há críticas que não ajudam a esclarecer o por que de se ser contra tal idéia. Afinal, alguém aquí do fórum que seja contra tal implementação do ensino do Criacionismo acharia melhor não ter aprendido nada a respeito da cosmovisão criacionista? Gostaria de assimilar melhor isso.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #34 Online: 13 de Novembro de 2014, 10:47:26 »
porque ensinar criacionismo é tão válido quanto ensinar o poder dos cristais e pirâmides

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #35 Online: 13 de Novembro de 2014, 11:11:05 »
Em um contexto onde exista uma divisão saudável entre religião e coisas públicas, seria interessante o ensino das diversas correntes religiosas. Eu mesmo tive aula de região da 5ª até a 7ª série, mas com um professor razoavelmente orientado que ensinou até sobre o Hinduísmo, o que é sensacional se pensarmos que isso foi em 1995, sem internet.

Mas hoje os cursos de teologia estão atolados com evangélicos. Acho que não conheço um formado desses que não o seja. E como os professores de religião hoje (antigamente, qualquer um era) são teólogos, imagino a doutrinação que irão fazer se tiverem a oportunidade.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline JVitorNP

• Nível 01
  • *
« Resposta #36 Online: 13 de Novembro de 2014, 11:38:28 »
Eu não sou contra o ensino do Criacionismo nas instituições de ensino, eu me oponho à transmissão de informações de forma enviesada, ou seja, o clássico "puxamento de sardinha para algum lado". Assim sendo, o criacionismo poderia ser ensinado nas escolas, mas não nos termos colocados no início (caput?) deste tópico. Ou seja,

Parágrafo Único. Os conteúdos referidos neste artigo devem incluir noções de que a vida tem sua origem em Deus, como Criador supremo de todo universo e de todas as coisas que o compõe, tais como as plantas e os animais em todo seu ecossistema, o universo e o próprio homem.

Se for ensinado o criacionismo, ele deve ser ensinado como ele é, ou seja, como uma explicação para o surgimento da vida na cosmovisão cristã (especialmente em algumas denominações). Da mesma forma, se deveria ensinar não só a cosmovisão cristã, mas também de outras religiões, inclusive religiões orientais. Se deveria ensinar como estas religiões surgiram e evoluíram, como suas doutrinas influenciaram e influenciam a sociedade, a cultura, a arte. Tudo de um ponto de vista absolutamente neutro, científico.

Difícil é encontrar professores qualificados para isto.

Quando eu estava no ensino fundamental, por exemplo, chamavam a disciplina de religião de "Ciência da Religião", mas de ciência não tinha nada, era simplesmente uma doutrinação católica, onde nós tínhamos que cantar músicas católicas, responder questões sobre os sacramentos da Igreja Católica e coisas semelhantes. Uma professora que ensina coisas deste tipo numa escola de ensino fundamental e médio, mesmo que privada, deveria ser presa.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #37 Online: 13 de Novembro de 2014, 12:25:40 »
e quais outras cosmovisões deveriam ser ensinadas?

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #38 Online: 13 de Novembro de 2014, 12:37:50 »
Isso é ridículo, não tem absolutamente nenhuma razão para se ensinar às crianças sobre os diversos mitos da criação. É como querer dar aula sobre Orcs e Elfos. Além de não fazer sentido, está ocupando um espaço importante em um currículo já no seu limite.

Aulas de religião devem se restringir às escolas particulares confessionais.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline JVitorNP

• Nível 01
  • *
« Resposta #39 Online: 13 de Novembro de 2014, 12:54:43 »
e quais outras cosmovisões deveriam ser ensinadas?
Eu não sei de imediato, isso seria assunto para outra discussão, mas uma boa base para começar seria, como dito por outro forista, ensinar sobre as três grandes religiões Abraâmicas.

Não estou defendendo que haja exatamente a necessidade de ensinar isto nas escolas, como eu disse anteriormente, não sou contra, mas se for ensinado, que seja como ciência, e não como doutrinação religiosa. Eu acho que o ensino de Ciência da Religião de forma séria e comprometida seria útil para que as crianças conhecessem os diversos lados da moeda, passassem a enxergar a religião como fruto da cultura e das relações humanas com a natureza e com outros povos e desfazer certos mitos, mas não creio que isto (o ensino das Ciências da Religião) seja absolutamente necessário no curriculum. Acho que o ensino de Economia, por exemplo, seria mais útil.

O que eu não consigo concordar de modo algum é com a retirada de disciplinas como sociologia e filosofia do curriculum, como apresentado anteriormente por outro usuário. Arte talvez até vá, é assunto para outra discussão.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #40 Online: 13 de Novembro de 2014, 14:28:39 »
bom eu acho sem sentido algum,  ensinar groselhas em escola. Se for duas aulas para cada  uma dentro de história pode até fazer sentido.  Agora uma disciplina,  sem sentido.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #41 Online: 13 de Novembro de 2014, 14:37:05 »
O criacionismo deve ser sim, eventualmente ensinado(porque não?), mas apenas talvez como cosmovisão oposta à TE.

Porque não? Porque o tempo na escola já é pequeno para aprender o português e matemática, e quaisquer disciplinas extras só reduz ainda mais o tempo que as crianças gastam aprendendo algo que estimule o céLebro e que sirva para algo no futuro.

Pode ser ensinado na disciplina de religião.

Anti-vacinação, anti-medicina, e negação do aquecimento global, também.

E como o hímem é um tipo de "lacre" da mulher para sabermos se não está já usada.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #42 Online: 13 de Novembro de 2014, 15:06:18 »

Porque não? Porque o tempo na escola já é pequeno para aprender o português e matemática, e quaisquer disciplinas extras só reduz ainda mais o tempo que as crianças gastam aprendendo algo que estimule o céLebro e que sirva para algo no futuro.

E como o hímem é um tipo de "lacre" da mulher para sabermos se não está já usada.
Hiperbólico.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #44 Online: 13 de Novembro de 2014, 20:33:35 »

Essa parte não tem a ver com religião e nem é uma dimensão sócio-cultural da sociedade.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #45 Online: 13 de Novembro de 2014, 21:34:12 »
Poderia dizer que é equivalente ao criacionismo em ambos os critérios.

Se discordar, por favor tente elaborar melhor a distinção.

Offline Jack Carver

• Nível 25
  • *
« Resposta #46 Online: 31 de Dezembro de 2014, 15:09:49 »
 :?
<a href="http://www.youtube.com/v/epw8n4mWsKw" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/epw8n4mWsKw</a>
O Brasil é um país de sabotadores profissionais.

“Dêem-me controle sobre o dinheiro de uma nação e não me importa quem faz as suas leis. - Mayer Amschel Rothschild

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #47 Online: 05 de Janeiro de 2015, 15:43:28 »
Não há muito o que se preocupar com projeto de lei do partido do Véio Loco, já que tudo o que querem é mostrar serviço na esperança de dizer, que "PMDB faz!" depois.
O que precisa ficar de olho é se alguém mais ali dentro apóia o projeto...
Latebra optima insania est.

Offline guirpm

• Nível 00
  • *
« Resposta #48 Online: 25 de Janeiro de 2015, 21:11:43 »
Não pode ser facilmente incluído no curso de história (pelo menos, não no curso fundamental e médio), porque o escopo é outro. A aula de religião pode (e deve) ter um componente de história,  mas também de antropologia,  ética e filosofia. A propósito,  filosofia já faz parte da grade curricular do ensino médio.
desde que a parte histórica mostre o que de fato a religião fez e faz com a sociedade humana. Duvido que o professor irá mostrar os métodos de tortura que a Igreja usou ou as guerras que se originaram a partir de questões religiosas(a maioria?).

E como avaliar um aluno que, em uma prova , refutar todas as questões com bom argumentos(nem precisa ser muito bom)? Zero? Ou talvez usar a psicologia do medo.
O criacionismo é ridículo.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!