Acho que não é o espectro político que representa o mal ou bem, e sim o bom ou o mau uso dele.
Mas o "bom/mau uso" É o "espectro político"!. Bom/mau uso do comando de sistemas (de) humanos. Um que vai para o comunismo é o pior dos usos.
Na verdade o esquerdismo me afetou de nascença. Eu sou canhoto.
Mas sim, eu fui afetado pelo esquerdismo. Eu nasci em 1967, crescendo numa época em que era no mínimo moda ser "esquerda". E fui esquerda de votar no PCB. Mas não foi o caso de por isso seguir minha genética canhota. Não quero ser um esquerdista apenas por ser esquerdista. Nas últimas eleições, por exemplo, não votei nem na "esquerda" petista, nem na "esquerda" peessidebesta.
Sou "esquerdista", mas apenas porque não há uma "direita" que funcione melhor.
!?
Mas que bruta decepção, Brutus...
hahahahahahahahahahhahahahahahahahahahahaha...
Eu tenho notado que existe uma tendência de cristalização no entendimento das pessoas sobre "esquerda" ser sinônimo de socialismo, e para as mentes generalizadoras de plantão, comunismo. Pois bem, aproveitando o ensejo, pergunto, se não tivesse tido o comunismo e blá blá, o que vocês compreenderiam como esquerdismo no panorama atual?
(É a mente do Cientista! Comunismo é claro do que se trata. O resto são criacionices espúrias, deturpadas, trocadas, muitas vezes indebitamente apropriadas de conceitos que não têm compromisso com qualquer ideologia. O sujeito não pode ser caridoso que tem que ser rotulado. Uma desgraça. O que significa "socialismo"? As pessoas, em interação, vivem em sociedade. Socialismo seria o culto OU (simples) processo disso. Não tem que ser doutrina ou "espectro" de nada. "Esquerdismo", é só perguntar para os crentes dessa religião bizarra o que seria, que nem eles mesmo sabem. Tudo uma piada! Mas crentes são mesmo pura piada, invariavelmente.)
Quando tu faz uma pergunta difícil, ninguém nem pensa em responder, não é mesmo? hahahahahahahah
Agora... não consigo visualizar quem não seria prejudicado pelos efeitos de ide(a)(l)i(a)s(tas) *comunistas* (largando essa besteira crente de "esquerdismo")... "Afetar", sem ambiguidade, será tomado como isso. *Influenciar*, o comunismo influencia a esmagadora maioria da humanidade, que tende ao comunismo 'defaultmente', grande parte vivendo um conflito interno tremendo, pois, por um lado, gostam da ideia de tomar o que é de outros, mas não gostam da ideia de terem o que é próprio tomado. A linha do conflito está na indefinição do nível de acumulação/acumulabilidade. Como todo crente, passa a se rebelar contra quando, insofismavelmente, não consegue mais se convencer de que não está levando desvantagem com a coisa. Pouquíssimos, como o super Cientista, nascem não comunistas.