Na década de 80, Wall Street investiu muito nos "Rocket Scientists" legiões de engenheiros, físicos e matemáticos oriundos da NASA e demais indústrias da área aeroespacial que encolhiam devido ao corte de verbas dos programas. Foi dessa forma que entrei no mercado de capitais, como engenheiro com MBA, contratado para desenvolver metodologias inovadoras de análise fundamentalista e técnica de ações para um grande banco de investimentos. A abordagem era matemática com grande ênfase estatística, utilizei cadeias de Markov, corridas de sinais, lógica fuzzy, etc com bons resultados até que a eficiência informacional do mercado diluísse até apagar qualquer tipo de vantagem.
No seu entender, ainda há espaço para a aplicação de métodos de outras áreas do conhecimento no campo da Economia para se obter alguma vantagem competitiva?
A vantagem pode vir da (1) previsão do preço futuro das cotações, (2) dagerência de portfólios, isto é, do saber comprar/vender ações que maximizam a relação retorno/risco de uma cesta de ações, (3) do uso eficiente de técnicas/sistemas de trading que determinam o melhor timing para se comprar/vender considerando um gerenciamento eficiente de caixa e do uso (4) eficiente da combinação de modalidades de investimento disponíveis no mercado de capitais e da atuação em multi-mercados.
O mercado de capitais está cada vez mais eficiente (
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipótese_do_mercado_eficiente) e qualquer tipo de vantagem é rapidamente corrigida através da arbitragem (
http://pt.wikipedia.org/wiki/Arbitragem_(economia)). Portanto, qualquer método ou sistema terá vantagens efêmeras, na medida em que mais cedo ou mais tarde todos terão acesso a esse conhecimento e o próprio mercado se encarregará de corrigir as distorções.
Portanto, quanto mais eficiente o mercado, mais próximo ele estará do Random Walk. Einstein se preocupou com o Movimento Browniano (
http://pt.wikipedia.org/wiki/Movimento_browniano), talvez alguém consiga aplicar esse conhecimento ao Random Walk numa situação de eficiência de mercado. Acho improvável, mas como disse, irrelevante do ponto de vista de vantagens. Ainda assim, existem modelos de precificação como o de preço de opções de Back & Scholes (
http://pt.wikipedia.org/wiki/Black-Scholes) muito usado no mercado, não da forma que parece óbvia (na ponta de compra ou venda) mas na avaliação de spreads de arbitragem que garantem taxas de financiamento (ex. compra no mercado a vista com venda no mercado futuro)
A Teoria Random Walk defende que não se pode olhar para os movimentos passados de uma acção, padrão ou tendência para prever os movimentos futuros do mercado. O mercado funciona de forma irracional, sendo os movimentos dos preços imprevisíveis, seguindo um "passeio aleatório", como assim definiu Maurice Kendall, o criador desta teoria.
A Teoria da Eficiência Perfeita do Mercado afirma quer é impossível contornar as tendências do mercado já que os preços reflectem todas as informações relevantes para os resultados futuros. Isto significa que a acção vai ser sempre transaccionada ao valor justo, fazendo com que seja impossível para os investidores comprarem acções desvalorizadas ou vender acções sobrevalorizadas para conseguir lucros significativos.
Quando se faz uma comparação lado a lado de ambas as teorias, uma coisa é evidente: ambas dizem que é impossível prever os movimentos de preço futuros que vão acontecer. A única diferença é que a teoria random walk afirma que não se pode olhar para os movimentos de preço passados para determinar o que vai acontecer no futuro. Já a hipótese de mercado eficiente afirma que todos os preços actuais reflectem as expectativas em relação aos resultados futuros, fazendo com que seja inútil tentar comprar acções com desconto significativo ou vendê-las com lucros incríveis. Basicamente, ambas as teorias dizem a mesmo coisa, com a diferença a recair sobre aquilo que usam para explicar.
- See more at: http://www.portal-gestao.com/item/2174-a-teoria-da-efici%C3%AAncia-perfeita-do-mercado-e-a-teoria-random-walk.html#sthash.W9NRrUrg.dpuf
Acho que a contribuição maior pode acontecer em (2), (3) e (4). A teoria da fronteira eficiente de Markowitz (
http://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_moderna_do_portfólio) é um exemplo da solução matemática para a escolha do melhor portfófio. Talvez um físico possa relacionar Markowitz com o escoamento laminar de um fluído e tirar daí insights interessantes.