O problema, Pilantrólogo, é que parece que a medida não irá aumentar a quantidade de filmes disponíveis exatamente, já que pode falir os pequenos cinemas.
No mais, diminuir a quantidade de público para blockbusters não irá necessariamente aumentar a quantidade de público de outros filmes - o interesse das pessoas em filmes não é algo "finito", a ser alocado. Embora, quem saiba, talvez sim - esta medida poderia aumentar a "competitividade", dando chances a outros filmes.
Esse "pode falir os pequenos cinemas" que eu me pergunto se tem fundamento. Eu tento imaginar exemplos possíveis, mas a realidade torna isso difícil.
Peguemos como exemplo o multiplex de 3 salas que o forista Libertário citou:
Apenas nesses 3 últimos meses (outono no hemisfério norte = "período de entre-safra" em Hollywood) ele teve a oportunidade de manter simultaneamente em duas salas pelo menos 6 blockbusters.
Ponha aí na conta Guardiões das Galáxias, Interstellar, Planeta dos Macacos, The Expendables 3, Tartarugas Ninja, Transformers 4, Spider-Man 2, Rio 2 e Como Treinar seu Dragão 2 (pra criançada).
Agora mesmo, com inteligência e condição, ele deve manter Hunger Games + O Hobbit + um sala com comédia ou filme infantil.
Se a tal proposta da Ancine saísse nos moldes do caso Francês, o dono desse cinema não teria como botar O Hobbit em duas salas.
Aí vem a pergunta: Ainda que ele pudesse, seria essa uma boa opção?