Autor Tópico: Ancine limitará ocupação das salas de cinema  (Lida 11963 vezes)

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
Re:Ancine limitará ocupação das salas de cinema
« Resposta #25 Online: 14 de Dezembro de 2014, 14:48:28 »
Como se define "qualidade" em uma obra cinematográfica? Quem define? Com que critérios?

Eu por exemplo gostei muito de assistir transformers, mas um monte de "intelectuais" criticaram o filme como se fosse um besteirol para as massas. Eu não me considero uma pessoa ignorante.

A resposta direta não me parece muito relevante ao tópico, mas me permitirei uma indulgência:

Vou dar uma definição pragmática de qualidade: é a distância entre que o autor pretendeu com a arte e até que ponto ele realizou o que quis - quanto menor, maior a qualidade. Nesse sentido Transformers é quase um filme bom, mas mesmo no que pretende - espetáculo de explosões - há diversas partes do filme que não contribuem para isso.

Mas o que importa em algo artístico não é necessariamente a qualidade: é a capacidade de nos comover e de nos representar, como indivíduos ou como sociedade. E em parte algo muito conservador: manter certas tradições e valores ainda presentes. Há muitos filmes perfeitos aos quais eu não ligo muito, enquanto adoro alguns imperfeitos.

De qualquer jeito, aumentar a diversidade nos cinemas é sempre positivo, e arte (popular ou não) em geral não é algo cujo único valor é monetário.

Offline Pilantrólogo

• Nível 17
  • *
« Resposta #26 Online: 14 de Dezembro de 2014, 15:34:04 »
O problema, Pilantrólogo, é que parece que a medida não irá aumentar a quantidade de filmes disponíveis exatamente, já que pode falir os pequenos cinemas.

No mais, diminuir a quantidade de público para blockbusters não irá necessariamente aumentar a quantidade de público de outros filmes - o interesse das pessoas em filmes não é algo "finito", a ser alocado. Embora, quem saiba, talvez sim - esta medida poderia aumentar a "competitividade", dando chances a outros filmes.

Esse "pode falir os pequenos cinemas" que eu me pergunto se tem fundamento. Eu tento imaginar exemplos possíveis, mas a realidade torna isso difícil.

Peguemos como exemplo o multiplex de 3 salas que o forista Libertário citou:
Apenas nesses 3 últimos meses (outono no hemisfério norte = "período de entre-safra" em Hollywood) ele teve a oportunidade de manter simultaneamente em duas salas pelo menos 6 blockbusters.
Ponha aí na conta Guardiões das Galáxias, Interstellar, Planeta dos Macacos, The Expendables 3, Tartarugas Ninja, Transformers 4, Spider-Man 2, Rio 2 e Como Treinar seu Dragão 2 (pra criançada).
Agora mesmo, com inteligência e condição, ele deve manter Hunger Games + O Hobbit + um sala com comédia ou filme infantil.

Se a tal proposta da Ancine saísse nos moldes do caso Francês, o dono desse cinema não teria como botar O Hobbit em duas salas.
Aí vem a pergunta: Ainda que ele pudesse, seria essa uma boa opção?
« Última modificação: 14 de Dezembro de 2014, 15:37:35 por Pilantrólogo »
"(...) the future is already here. It's just not very evenly distributed." - William Ford Gibson

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #27 Online: 14 de Dezembro de 2014, 18:04:46 »
legal fazer o dono do cinema não ganhar dinheiro e não permitir ele dar ao público o que o público quer ver porque um bando de ELAs acham que sabem melhor o que é bom para o público.

Sempre a mesma coisa...
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #28 Online: 14 de Dezembro de 2014, 18:23:37 »
[...]
Eu por exemplo gostei muito de assistir transformers, mas um monte de "intelectuais" criticaram o filme como se fosse um besteirol para as massas. Eu não me considero uma pessoa ignorante.

O filme é um bom filme de entretenimento, ainda que seja um besteirol.

E o fato de você ter gostado dele não implica que você seja um ignorante.

Mas se alguém só assiste a este tipo de filme...
Foto USGS

Offline Pilantrólogo

• Nível 17
  • *
« Resposta #29 Online: 14 de Dezembro de 2014, 20:03:17 »
legal fazer o dono do cinema não ganhar dinheiro e não permitir ele dar ao público o que o público quer ver porque um bando de ELAs acham que sabem melhor o que é bom para o público.

Sempre a mesma coisa...

O forista por acaso conhece Manoel Rangel, Roberto Gonçalves de Lima, Vera Zaverucha, Rosana Alcântara e o pessoal da dita "câmara técnica formada por profissionais da indústria cinematográfica brasileira" pra afirmar que eles são ELAs?
E ainda que todos eles fossem, ser ELA é pré-requisito para se tomar tal decisão?
"(...) the future is already here. It's just not very evenly distributed." - William Ford Gibson

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #30 Online: 14 de Dezembro de 2014, 20:06:06 »

Sempre a mesma coisa...

O forista por acaso conhece Manoel Rangel, Roberto Gonçalves de Lima, Vera Zaverucha, Rosana Alcântara e o pessoal da dita "câmara técnica formada por profissionais da indústria cinematográfica brasileira" pra afirmar que eles são ELAs?
E ainda que todos eles fossem, ser ELA é pré-requisito para se tomar tal decisão?

Não é pré-requisito mas parece indicar uma mesma base ideológica.
Foto USGS

Offline Pilantrólogo

• Nível 17
  • *
« Resposta #31 Online: 14 de Dezembro de 2014, 20:24:28 »

Sempre a mesma coisa...

Eu particularmente não iria tão longe ao ponto de sugerir possível relação com uma base ideológica ampla tomando-se como exemplo uma única decisão do grupo em questão. Me cheira à parábola dos homens cegos e do elefante.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #32 Online: 15 de Dezembro de 2014, 00:15:25 »

Sempre a mesma coisa...

Eu particularmente não iria tão longe ao ponto de sugerir possível relação com uma base ideológica ampla tomando-se como exemplo uma única decisão do grupo em questão. Me cheira à parábola dos homens cegos e do elefante.

Eu não conheço o conjunto de decisões deste grupo e nem sei o que cada um pensa sobre o assunto.

Por isto eu escrevi a minha frase com a palavra "parece".
Foto USGS

Rhyan

• Visitante
« Resposta #33 Online: 15 de Dezembro de 2014, 05:29:20 »
Vamos pensar um pouco? (com a voz do telecurso)

Cinemas não exibirão tanto os filmes mais demandados > Menos pessoas irão ao cinema ou irão menos vezes > cinemas terão prejuízos > os cinemas menores quebrarão > haverá menos oferta e concorrência.

Eu <3 o Estado (2)
(Não existe nenhum emoticons de coração nesse fórum?)

Offline Pilantrólogo

• Nível 17
  • *
« Resposta #34 Online: 15 de Dezembro de 2014, 07:34:24 »

Cinemas não exibirão tanto os filmes mais demandados > Menos pessoas irão ao cinema ou irão menos vezes > cinemas terão prejuízos > os cinemas menores quebrarão > haverá menos oferta e concorrência.

Eu <3 o Estado (2)
(Não existe nenhum emoticons de coração nesse fórum?)

Eu esculhambaria essa proposta CASO a Ancine quisesse atochar uma regra onde "um mesmo filme não pode representar mais de 30% do número de sessões oferecidas num estabelecimento", o que impossibilitaria, por exemplo, aos cinemas pequenos de até 3 salas manterem qualquer delas exibindo exclusivamente um filme. Isso sim seria absurdo e estúpido.

"Mas eu sou dono de um cinema com apenas 4 salas e quero ter o direito de botar O Hobbit em duas pra aproveitar a hype!!! Daí eu escolho entre Hunger Games, Interstellar, Debi & Loide 2, De Volta ao Jogo, Drácula e A Bela e a Fera pras outras duas! Nem vou botar um romântico! Assim com certeza eu devo atrair o máximo de público possível para meu cinema. A variedade que se lasque! Oh, wait...:
Fiquei muito puto com o cinema da minha nova cidade, só tem um e apenas tem 3 salas. Não passou Interstellar, e só Hunger Games dublado.
Aí dá nisso.

Convenhamos: Hoje em dia a principal razão que leva o público a não ir ao cinema é o preço, seguida da falta de opções e de outras razões como:
...falta de educação de quem grita, atende celular, joga comida...

No mais, parece* que há uma séria alergía à interverções do Estado no "sacrossanto" mercado, afetando alguns foristas.

*Em homenagem ao forista Geotecton, por haver me relembrado sobre o uso desse formidável instrumento de retórica.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #35 Online: 15 de Dezembro de 2014, 08:37:16 »
Uau, que lógica impecável. :)

Cinemas não exibirão tanto os filmes mais demandados > Menos pessoas irão ao cinema ou irão menos vezes >

Não necessariamente. Muita gente vai ao cinema sem nem saber direito que filme quer ver. Frequentemente, elas se guiam pelo que amigos dizem ou pelas propagandas. Ou até mesmo pelo tamanho da fila. Demanda se cria - é para isso que existe propaganda.

cinemas terão prejuízos > os cinemas menores quebrarão > haverá menos oferta e concorrência.

Ah, mas aí o Mercado (louvado seja seu nome) entraria em ação: se menos pessoas vão ao cinema, é só baixar o preço da entrada! E nas cidades grandes os cinemas menores Já quebraram. Os poucos que restam atendem justamente a um público restrito (cinemas de arte, no caso). Outra coisa: o propósito dessa ideia (lembrando que sou contra ela) é justamente aumentar a oferta de filmes. Isso indiretamente aumentaria a concorrência. Acho uma forma autoritária, atabalhoada e tola de tentar alcançar esse objetivo, mas o objetivo em si é louvável.

Vale lembrar que na prática não existe isso de "o público escolhe o que vai ver". O que existe é: "os estúdios, os exibidores e as agências de propaganda escolhem o que o público quer ver." É por isso, por exemplo, que nos EUA é quase impossível ver filmes em que um protagonista negro tem uma namorada branca - os estúdios não querem mostrar esse tipo de relacionamento por medo de ferir a rentabilidade do filme (ou seja, racismo mesmo). É também por isso que filmes bem razoáveis, como John Carter, acabaram fracassando na bilheteria - o estúdio se recusou a promover o próprio filme.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #36 Online: 15 de Dezembro de 2014, 08:58:43 »
o público escolhe o que vai ver, se o filme não chama atenção do público o prejuízo é de  centenas de milhões não importa quanto façam propaganda para colocar gente lá.  Que diga John Carter, Lanterna Verde e tantos outros.

A entrada não pode ser baixada a vontade existe um custo para ela.  Para mim é mais uma vez a questão de um bando de sabichões querendo saber mais o que é correto para o público assistir do que o próprio público.
« Última modificação: 15 de Dezembro de 2014, 09:01:21 por Madiba »
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #37 Online: 15 de Dezembro de 2014, 09:15:53 »
o público escolhe o que vai ver, se o filme não chama atenção do público o prejuízo é de  centenas de milhões não importa quanto façam propaganda para colocar gente lá.  Que diga John Carter, Lanterna Verde e tantos outros.

A entrada não pode ser baixada a vontade existe um custo para ela.  Para mim é mais uma vez a questão de um bando de sabichões querendo saber mais o que é correto para o público assistir do que o próprio público.

A situação é mais complicada do que você pensa: os estúdios fazem filmes que os chefes dos estúdios acham que o público vai ver. E a propaganda muitas vezes vende um filme que na verdade não é o filme que você vê [1]. Então, embora seja verdade que o público decide o que vai ver, é também verdade que os estúdios decidem quais filmes estarão disponíveis para serem vistos.

E a questão da entrada também não é tão simples: pelo que ouvi dizer, os multiplexes americanos lucram mais com a pipoca e o refrigerante vendidos lá do que com a bilheteria! Sem falar que existe (pelo menos na minha cidade) uma grande disparidade de preços entre cinemas maiores e menores - com os menores cobrando menos.

Mas no final das contas concordo com sua conclusão: se a tendência de monopolização de salas por poucos filmes continuar, acredito que os exibidores acabarão percebendo que isso fere seus lucros.

[1] http://www.cracked.com/article_15876_5-ways-hollywood-tricks-you-into-seeing-bad-movies.html
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #38 Online: 15 de Dezembro de 2014, 14:07:26 »
Blade Runner sofreu disso.

Olhe como no trailer parece se tratar de um filme de ação:

<a href="https://www.youtube.com/v/xP4WvJaMfj8" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/xP4WvJaMfj8</a>

Sem falar que aqui no Brasil o título é Blade Runner: o caçador de androides.

Quantos devem ter assistido esperando algo no nível de Exterminador de Futuro?
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #39 Online: 15 de Dezembro de 2014, 14:14:46 »
Pois é. Como explicar para João Espectador que Blade Runner é um filme Noir em um cenário cyberpunk que lida com questões de identidade e do que define um ser humano? :)

Alan Watts

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #40 Online: 15 de Dezembro de 2014, 14:23:25 »
A ideia continua sendo estúpida, não importa o malabarismo para relativizá-la. É uma empresa privada, ela coloca em cartaz o filme que quiser, em quantas salas quiser.

O próximo passo é definir a porcentagem de cada tipo de salgados e bolos em uma confeitaria. E eu vou apoiar, porque da última vez que fui, não tinha o bolo que eu gostava. Faça-me o favor.
« Última modificação: 15 de Dezembro de 2014, 14:25:35 por Gaúcho »
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #41 Online: 15 de Dezembro de 2014, 14:39:22 »
[...]

Possivelmente ninguém porque Blade Runner é anterior (1982) ao Terminator (1984).  :P
Foto USGS

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #42 Online: 15 de Dezembro de 2014, 14:43:49 »
A ideia continua sendo estúpida, não importa o malabarismo para relativizá-la. É uma empresa privada, ela coloca em cartaz o filme que quiser, em quantas salas quiser.

O próximo passo é definir a porcentagem de cada tipo de salgados e bolos em uma confeitaria. E eu vou apoiar, porque da última vez que fui, não tinha o bolo que eu gostava. Faça-me o favor.

:ok:
"Deus prefere os ateus"

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #43 Online: 15 de Dezembro de 2014, 15:44:46 »
[...]

Possivelmente ninguém porque Blade Runner é anterior (1982) ao Terminator (1984).  :P

Muito bem observado. Ganhou 100 origamis de unicórnio!
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Rhyan

• Visitante
« Resposta #44 Online: 15 de Dezembro de 2014, 21:55:20 »
Ptz, vocês acham que regulações e obrigatoriedades melhoram o mercado, desisto.

Rhyan

• Visitante
« Resposta #45 Online: 15 de Dezembro de 2014, 21:56:58 »
Outro problema gravíssimo é essa palhaçada chamada "meia entrada", absurdo econômico total.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #46 Online: 15 de Dezembro de 2014, 23:22:04 »

E você acha que a ausência total delas é ótimo?
Foto USGS

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #47 Online: 16 de Dezembro de 2014, 00:07:53 »

A situação é mais complicada do que você pensa: os estúdios fazem filmes que os chefes dos estúdios acham que o público vai ver. E a propaganda muitas vezes vende um filme que na verdade não é o filme que você vê [1]. Então, embora seja verdade que o público decide o que vai ver, é também verdade que os estúdios decidem quais filmes estarão disponíveis para serem vistos.

As produtoras propõem um filme, da mesma maneira que um fabricante de carro propõe um novo modelo ao mercado, por sua conta e risco. E faz a propaganda, inclusive associando aquele carro que nem é tão possante a velocidade e a certeza de conquistar a mulherada mais gostosa do planeta.

E a questão da entrada também não é tão simples: pelo que ouvi dizer, os multiplexes americanos lucram mais com a pipoca e o refrigerante vendidos lá do que com a bilheteria! Sem falar que existe (pelo menos na minha cidade) uma grande disparidade de preços entre cinemas maiores e menores - com os menores cobrando menos.

Mas no final das contas concordo com sua conclusão: se a tendência de monopolização de salas por poucos filmes continuar, acredito que os exibidores acabarão percebendo que isso fere seus lucros.

[1] http://www.cracked.com/article_15876_5-ways-hollywood-tricks-you-into-seeing-bad-movies.html

Manhattan, a questão é que a coisa é torta por definição.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #48 Online: 16 de Dezembro de 2014, 11:49:42 »

As produtoras propõem um filme, da mesma maneira que um fabricante de carro propõe um novo modelo ao mercado, por sua conta e risco. E faz a propaganda, inclusive associando aquele carro que nem é tão possante a velocidade e a certeza de conquistar a mulherada mais gostosa do planeta.

Sim, concordo com você. Porém, o que mencionei e que apenas tangencia essa questão, é o fato de que a afirmação: "o público define o que vai ser exibido" é na melhor das hipóteses uma meia-verdade.

Alan Watts

Rhyan

• Visitante
« Resposta #49 Online: 16 de Dezembro de 2014, 22:35:27 »

E você acha que a ausência total delas é ótimo?

Óbvio.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!