1. Pessoas jurídicas de direito privado são livres para fazer tudo aquilo que não seja ilegal. Também não há crime sem lei anterior que o defina e não há pena sem prévia cominação legal. Enquanto empresas somente existirem em territórios com legislação aplicada por um único poder judiciário (ligado ao Estado), não há como afirmar categoricamente se empresas poderiam manter uma auto-regulação razoável e estável à longo prazo fora dessa condição. Existe a OMC, que é uma pessoa jurídica de direito público externo, que regula certas atividades e acordos comerciais à nivel internacional, mas isso já é outro departamento.
(1)Seu erro é ignorar a capacidade da concorrência e maior confiabilidade em sistemas privados. (2)Eles têm uma reputação a zelar e não são monopolistas.
2. Empresas não gostam de coisa alguma. Já os dirigentes das empresas, quer gostem ou não, farão bem em atender às exigências da legislação vigente e oferecer condições mínimas de segurança aos seus funcionários, independente do grau de insalubridade e/ou periculosidade do trabalho por eles executado.
3. Essa pergunta deveria ser feita a quem trabalha em minas de carvão ou em sweatshops que oferecem condições de trabalho e segurança precárias.
(3)A pergunta foi feita imaginando um ambiente trabalhista não intervencionista (liberal) onde a teoria econômica garante o fim do desemprego involuntário.
4. Se poluir propriedades alheias é realmente "ok" num livre mercado, isso é somente mais uma razão para achar que (a)o livre mercado é um sistema irresponsável e (b)aqueles que o defendem sem reservas são psicopatas.
(4)Esqueci de colocar o ponto de interrogação, foi uma pergunta. O fato de não ter percebido o erro já demostra o total desconhecimento sobre o tema.
5. A realidade manda lembranças.
(5)A teoria econômica também.
(6)É muito leigo querendo criticar o que não conhece...
Hum...
1. Eu apenas reconheço que empresas (ainda) não são comandadas (inteiramente) por computadores, mas sim por hominídeos mortais com personalidade, interesses e variações de humor.
2. Sim. Muito bem mantida com auxilio de profissionais de publicidade e relações publicas.
3. A pergunta então deveria ter sido melhor estruturada/elaborada. Respondi tomando por base a realidade e não o cenário de um
wet dream livre-mercadista.
4. Apenas relembrando:
...
Só o estado poderia regular sobre isso? As empresas gostam de arriscar as vidas de seus empregados? Os empregados gostam de trabalhos arriscados? Poluir propriedades alheias é ok num livre mercado.
...
4.1 Colocou interrogação na três perguntas anteriores e se esqueceu de colocar na quarta? Interessante.
4.2 Na minha colocação constam ambos um
Se, um
realmente e um
"ok", dispostos de maneira à construir um período onde se considera uma hipótese e não se afirma uma certeza. De todo modo, eu tenho ótimas razões para considerar quem defende um livre mercado
sem reservas como sendo um psicopata.
5. Teoria
s essa
s que, por sinal, eu tive a felicidade de estudar durante os meus 8 anos de vida acadêmica.
6. Não, forista Libertário. A questão é que ler apenas o Manual de Economia da USP, O Caminho da Servidão, (fazer uma leitura meia-boca de) A Riqueza das Nações, consumir Milton Friedman e achar que o
Equilíbrio de Nash é uma teoria magnifica
não torna alguém um baluarte das teorias econômicas. (Não estou sugerindo que seja este seu caso. Apenas queria que você soubesse...)
Um pouco mais de humildade lhe faria bem.