Autor Tópico: Brasil terá a 3ª energia mais cara do mundo após reajustes.  (Lida 857 vezes)

Offline Jack Carver

• Nível 25
  • *
Brasil terá a 3ª energia mais cara do mundo após reajustes.
« Online: 16 de Janeiro de 2015, 21:02:49 »
Indústria diz que vai repassar para consumidor e impacto será maior; alta pode chegar a 40%

O aumento do preço da energia elétrica, que pode chegar a 40% neste ano, deve colocar o Brasil como o terceiro país com o custo mais alto entre um grupo de 27 países industrializados. O país encerrou 2014 na oitava posição do ranking, de acordo com levantamento da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan). No fim do ano, o custo médio do MWh era de R$ 342,7. A entidade previa uma alta de 17% para este ano, mais o custo das bandeiras tarifárias, o que elevaria o valor a R$ 420,2. Com a decisão de que o Tesouro não vai mais bancar a Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), o novo valor deve chegar a R$ 479,8, atrás apenas dos valores cobrados na Índia e na Itália.

Segundo Lincoln Gonçalves, presidente do Conselho de Política Econômica da Fiemg, é inevitável a indústria repassar o aumento da energia para o consumidor final.

O estudo da Firjan diz que “a situação do Brasil mediante o cenário internacional hoje já é preocupante, e a perspectiva da evolução futura do custo da energia elétrica implica em perda de competitividade para as indústrias nacionais”. A entidade diz que o país precisa buscar a redução do preço da energia. No curto prazo, a alternativa seria cortar impostos, como o ICMS e o PIS/Cofins. No longo prazo, a saída seria diversificar a matriz energética.

A Associação Brasileira de Grandes Consumidores de Energia (Abrace) diz que o aumento vai prejudicar a competitividade da indústria nacional. “Para assegurar a manutenção desse objetivo (competitividade da indústria nacional), entendemos que o mais adequado seria isentar a indústria do encargo, seguindo o exemplo de diversos países que consideram a energia um instrumento de política industrial”, diz o presidente da Abrace, Paulo Pedrosa.

Inflação. Esse aumento de até 40% tem uma causa de fatores, como o aumento do custo de geração causado pela seca – e que levou à adoção das bandeiras tarifárias – até o pagamento de financiamentos feitos nos últimos anos e o fim do subsídio do governo à CDE.

Bandeiras

Janeiro. Somente neste mês, o custo da energia já subiu 11,5% para a indústria, segundo a Firjan. O valor médio do MWh atingiu R$ 402,26, considerando o novo sistema e um aumento de 0,9% autorizado para a Eletropaulo (SP).

http://www.otempo.com.br/capa/economia/brasil-ter%C3%A1-a-3%C2%AA-energia-mais-cara-do-mundo-ap%C3%B3s-reajustes-1.974022

A mulher que quebrou uma loja de R$1,99, prejudicou a Petrobrás, e pode quebrar a Eletrobrás também?
O Brasil é um país de sabotadores profissionais.

“Dêem-me controle sobre o dinheiro de uma nação e não me importa quem faz as suas leis. - Mayer Amschel Rothschild

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
  • Are we saved by the words of bastard saints?
Re:Brasil terá a 3ª energia mais cara do mundo após reajustes.
« Resposta #1 Online: 16 de Janeiro de 2015, 21:27:22 »
Iremos precisar de um bolsa-vaselina ainda este ano.
"Que homem é um homem que não torna o mundo melhor?"

"What do we need? Where do we go when we get where we don't know?
  Why should we doubt the virgin white of fallen snow when faith's our shelter from the cold?"
- Skid Row

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 18 de Janeiro de 2015, 20:12:32 »
Por enquanto somos os terceiros, mas chegaremos ao topo do pódio em breve! Ninguém segura esse Brasilzão!  :brasil:
"Deus prefere os ateus"

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #3 Online: 18 de Janeiro de 2015, 20:42:02 »
Insistindo insistentemente em ser chato contra todas estas matérias cujo título aponta o Brasil como pior, segundo pior, um dos cinco piores em qualquer coisa de todo o mundo, todo mundo é muita gente, errrr, digo: o título correto é Brasil na verdade terá a 3ª energia mais cara entre 27 dos 193 países reconhecidos pela ONU mais uma penca de uns 20 ou 30 não reconhecidos (o que possivelmente significará dizer que o mesmo Brasil terá uma das aproximadamente 30 tarifas médias mais baratas dentre os mais de 200 países do mundo).

Pode parecer preciosismo bobo, mas vou manter este preciosismo até o caixão: imagine um estudo que se foque apenas nos países membros do G-8 (é G-8 ainda?) e que aponte o Canadá como pior deste em qualquer categoria. Faz sentido os jornais canadenses divulgarem que o Canadá é o pior país do mundo em tal categoria desconsiderando o Brasil e os outros 200 e tantos?

Não né? Seria um exemplo de má informação, de  sensacionalismo, pela mídia canadense não seria?

Pois então. Pois é.
« Última modificação: 18 de Janeiro de 2015, 20:50:13 por Páe Dodó de Akorokô »

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 18 de Janeiro de 2015, 21:18:12 »
Insistindo insistentemente em ser chato contra todas estas matérias cujo título aponta o Brasil como pior, segundo pior, um dos cinco piores em qualquer coisa de todo o mundo, todo mundo é muita gente, errrr, digo: o título correto é Brasil na verdade terá a 3ª energia mais cara entre 27 dos 193 países reconhecidos pela ONU mais uma penca de uns 20 ou 30 não reconhecidos (o que possivelmente significará dizer que o mesmo Brasil terá uma das aproximadamente 30 tarifas médias mais baratas dentre os mais de 200 países do mundo).

Mas o Brasil, pelo potencial energético que temos devido aos rios e demais recursos, e ainda por ser um país industrializado, deveríamos ter uma energia muito mais barata que os demais.

Temos carne bovina barata, mas neste caso os pecuaristas são entidades privadas, daí funciona.
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Jurubeba

• Nível 31
  • *
  • CHAMEM OS ANARQUISTAS!!!
« Resposta #5 Online: 18 de Janeiro de 2015, 21:57:24 »
Insistindo insistentemente em ser chato[...]
Seu avatar e a frese abaixo dele confirmam isso  :hihi: :hihi: :hihi:

Saudações

PS: provocaçãozinha básica só para descontrair...

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 19 de Janeiro de 2015, 00:33:21 »

Pode parecer preciosismo bobo, mas vou manter este preciosismo até o caixão: imagine um estudo que se foque apenas nos países membros do G-8 (é G-8 ainda?) e que aponte o Canadá como pior deste em qualquer categoria. Faz sentido os jornais canadenses divulgarem que o Canadá é o pior país do mundo em tal categoria desconsiderando o Brasil e os outros 200 e tantos?

Não né? Seria um exemplo de má informação, de  sensacionalismo, pela mídia canadense não seria?

Pois então. Pois é.

E insistindo com muita insistência eu afirmo que, sensacionalista ou não, a notícia apenas ressalta um fato, qual seja, que nós pagamos caro pelo consumo de uma energia que poderia ser bem mais barata. E o pior é que o preço vai aumentar muito este ano.

Tudo por culpa da incompetência e do mau-caratismo deste governo.
Foto USGS

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
Foto USGS

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 19 de Janeiro de 2015, 01:58:39 »
boa Geo, poderiam pegar os petistas e aumentar a tarifa deles..

Ou porque votaram e sabiam disso ou porque acreditaram na mentira descarada, de qualquer maneira mereceriam :-)
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #10 Online: 19 de Janeiro de 2015, 08:09:06 »

Mas o Brasil, pelo potencial energético que temos devido aos rios e demais recursos, e ainda por ser um país industrializado, deveríamos ter uma energia muito mais barata que os demais.

Temos carne bovina barata, mas neste caso os pecuaristas são entidades privadas, daí funciona.
A questão é: quem são os demais? Os demais nesta pesquisa são Canadá, RU, Alemanha... o Brasil pelo seu potencial energético deveria ter energia mais barata que os tais?

E Madiba e Geo, eu não estou tomando partido de Dilma ou PT ou nada aqui, estou tomando partido das coisas serem expostas de forma honesta...

Insistindo insistentemente em ser chato[...]
Seu avatar e a frese abaixo dele confirmam isso  :hihi: :hihi: :hihi:

Saudações

PS: provocaçãozinha básica só para descontrair...
O meu avatar e minha frase são homenagens a um tópico em que passei 8 páginas insistindo em ser chato e no meio das quais fui chamado pombo enxadrista, no final do tópico minha chatisse ganhou e os demais jogadores do tabuleiro voaram em retirada, mais foi osso, um dos tópicos mais engraçados que já participei :lol:
« Última modificação: 19 de Janeiro de 2015, 17:11:08 por Páe Dodó de Akorokô »

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 19 de Janeiro de 2015, 10:17:10 »
Se a Anta não tivesse baixado demagogicamente o preço da energia anos atrás e ela tivesse sido reajustada aos poucos conforme a necessidade, estaria mais cara hoje, sim, por causa das termoelétricas, mas não teria havido o enorme prejuízo causado às geradoras e distribuidoras, que tiveram que sobreviver à base de subsídios e empréstimos do governo, tudo para tentar esconder a merda que a Anta tinha feito.

Offline Gabarito

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 22 de Março de 2015, 11:06:43 »
O negócio é pagar em dobro pela incompetência escancarada.
Petrobras baixando o preço da gasolina no Uruguai..., energia mais cara no Brasil... e ainda por cima, erros de edital para a conta de quem paga imposto.

Consumidor de luz vai arcar com custo de erro em edital
JULIA BORBA
DE BRASÍLIA
21/03/2015 02h00

Ao contrário do que defendia o Ministério de Minas e Energia, a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) liberou, em 24 de dezembro do ano passado, o pagamento de R$ 26 milhões às usinas de Santo Antônio e Jirau para cobrir um erro não admitido pelo governo no edital das hidrelétricas.

O pagamento foi confirmado em despacho da agência reguladora. O texto determinou que os valores fossem repassados pela CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica) às empresas em seis parcelas mensais a partir de janeiro e, depois, para a conta do consumidor na forma de "encargos do sistema".

Desde 2013, os consórcios responsáveis pelos projetos identificaram que seria necessário comprar um equipamento não previsto pelo edital, chamado GSC (Generation Station Coordinator).

Sem ele não seria possível escoar a energia gerada pelas turbinas para as linhas de transmissão. Da forma como havia sido previsto originalmente, não havia compatibilidade entre os sistemas.

REVIRAVOLTA
Quando o problema veio à tona, o Ministério de Minas e Energia afirmou que não havia erro no edital e que a compra do equipamento e adaptação do sistema teriam de ser pagas pelas empresas.

À época, a pasta informou por meio de nota que o GSC "obviamente só poderia ser, como foi, dimensionado após o leilão do sistema de transmissão", que ocorreu em novembro de 2008.

Os leilões de Santo Antônio e Jirau foram realizados em dezembro de 2007 e maio de 2008, respectivamente.

A nota defendia que "identificada a necessidade do GSC, os agentes geradores deveriam tomar as providências para o cumprimento dos Procedimentos de Rede".

Após análise da Aneel, porém, o pagamento foi liberado. O valor, aprovado em dezembro, correspondia ao ressarcimento pelos gastos decorrentes de todo o ajuste do projeto e compra de peças.

Na última terça (17), a usina de Santo Antônio conseguiu comprovar também na Aneel que seus gastos foram R$ 2,4 milhões superiores ao aprovado em dezembro.

A agência novamente aceitou o pleito da empresa e liberou a nova parcela de indenização, o que fez o total restituído para as usinas do Madeira subir para R$ 28,4 milhões.

O novo pagamento será quitado em uma única parcela, também via repasse da CCEE, e com impacto futuro nas tarifas dos consumidores.

Individualmente, a usina de Santo Antônio conseguiu a restituição de R$ 11,7 milhões e Jirau, R$ 16,7 milhões.

As duas empresas foram procuradas pela Folha, mas não quiseram se manifestar.

O Ministério de Minas e Energia não comentou o assunto após os novos desdobramentos e disse que a Aneel deveria responder aos questionamentos.

A agência, porém, não respondeu oficialmente ao pedido da reportagem.

Em rápida entrevista, o diretor Reive Barros, relator do processo, disse apenas que foi constatada a necessidade de ressarcimento das usinas. Por esse motivo, a Aneel solicitou a comprovação dos gastos com a compra e instalação do equipamento e autorizou o devido repasse pela CCEE.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 22 de Março de 2015, 13:00:00 »
[...]
O meu avatar e minha frase são homenagens a um tópico em que passei 8 páginas insistindo em ser chato e no meio das quais fui chamado pombo enxadrista, no final do tópico minha chatisse ganhou e os demais jogadores do tabuleiro voaram em retirada, mais foi osso, um dos tópicos mais engraçados que já participei :lol:

E qual foi este tópico que o motivou a mudar de avatar?
Foto USGS

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #14 Online: 22 de Março de 2015, 13:10:28 »
[...]

E qual foi este tópico que o motivou a mudar de avatar?
Não entendi: quer saber qual o tópico que me motivou a tirar o avatar de pombo-enxadrista com a coroa na cabeça e o rei na barriga? Não sei... ele era um pombo bonitinho mas já tava velho, morreu :P

Agora, se quer saber o tópico de que eu tava falando (e com o qual eu vivo espezinhando* o Barata, o Juca e cia nas eternas discussões sobre a igualdade desigual que eles defendem) na citação acima foi este ... e era uma conta tão boba, era só multiplicar x% por y/z, quase a mesma coisa que somar 2 + 2, como pessoas com ensino superior e cargos que exigem a resolução de contas complicadas puderam travar tanto nisso e demorar 8 páginas discutindo o indiscutível? Só em função de um tapa olhos ideológico? Como disse o Cientista neste mesmo tópico, nem matemática funciona contra ideologia, ô desgraça. :histeria:

*Por outro lado não é um espezinhar gratuito, não é como se eu tivesse discutindo futebol com o Barata eu lembraria dos erros dele na conta de 2 + 2 acima, é mais como uma lembrança de como a ideologia deles especificamente em defesa do igualitarismo desigual de esquerda impede qualquer diálogo sobre isso pelo mero fato de que eles farão questão de não compreender os mais simples dos dados, critérios de rigor epistemológico, silogismos sobre estes temas apenas para não terem que desatar de suas crenças arraigadas. A lembrança da continha básica a todo o momento é só porque ela acabou sendo um símbolo muito grande disso pra mim, de que pra eles, neste tema, não tem argumento, por mais óbvio que seja, que dê jeito de fazê-los darem meio passo atrás :)

« Última modificação: 22 de Março de 2015, 14:59:46 por Donatello van Dijck »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!