Autor Tópico: pode-se sentir um raio que está prestes a cair?  (Lida 4996 vezes)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
pode-se sentir um raio que está prestes a cair?
« Online: 05 de Setembro de 2005, 10:42:39 »
Ouvi dizer que se um raio está prestes a "cair" onde você estiver, seu cabelo fica arrepiado, podendo até dar tempo de fugir. Esse arrepio não seria paranormal, mas elétrico mesmo..... é verdade isso?

Offline Roberto

• Nível 24
  • *
Re: pode-se sentir um raio que está prestes a cair?
« Resposta #1 Online: 05 de Setembro de 2005, 11:47:48 »
Citação de: Danniel
Ouvi dizer que se um raio está prestes a "cair" onde você estiver, seu cabelo fica arrepiado, podendo até dar tempo de fugir. Esse arrepio não seria paranormal, mas elétrico mesmo..... é verdade isso?

Está no capítulo de "Campo Elétrico" do volume 3 do Halliday (livro-texto de Física básica adotado mundialmente em cursos de graduação em ciências exatas).
Se eu disser ou escrever hoje algo que venha a contradizer o que eu disse ou escrevi ontem, a razão é simples: mudei de idéia.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
Re.: pode-se sentir um raio que está prestes a cair?
« Resposta #2 Online: 05 de Setembro de 2005, 12:15:40 »
odeio campo elétrico, energia potencial e o que mais vier  :x
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Roberto

• Nível 24
  • *
« Resposta #3 Online: 05 de Setembro de 2005, 13:43:15 »
Fico um tanto surpreso, tem um jeitão daquelas coisas do tipo "escorpião cercado por fogo se suicida"....

Essa do escorpião eu já não sei dizer, vai ser preciso algum biólogo do fórum intervir. Sobre os cabelos eriçados na presença de um campo elétrico muito forte, nunca experimentei a coisa, mas não me parece mais estranho do que uma bússola, ou um gerador, ou pedacinhos de papel sendo atraídos por um pente que se acabou de atritar contra um tecido, ou qualquer outro fenômeno ligado ao eletromagnetismo. Há coisas bem mais, digamos assim, "esotéricas" na Física do que isso (supercordas e suas dimensões adicionais, por exemplo).
Se eu disser ou escrever hoje algo que venha a contradizer o que eu disse ou escrevi ontem, a razão é simples: mudei de idéia.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 05 de Setembro de 2005, 13:46:30 »
Citação de: Roberto
Fico um tanto surpreso, tem um jeitão daquelas coisas do tipo "escorpião cercado por fogo se suicida"....

Essa do escorpião eu já não sei dizer, vai ser preciso algum biólogo do fórum intervir. Sobre os cabelos eriçados na presença de um campo elétrico muito forte, nunca experimentei a coisa, mas não me parece mais estranho do que uma bússola, ou um gerador, ou pedacinhos de papel sendo atraídos por um pente que se acabou de atritar contra um tecido, ou qualquer outro fenômeno ligado ao eletromagnetismo. Há coisas bem mais, digamos assim, "esotéricas" na Física do que isso (supercordas e suas dimensões adicionais, por exemplo).

ué, nunca pôs o braço perto da tv?
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 05 de Setembro de 2005, 13:58:48 »
Citação de: Roberto
Sobre os cabelos eriçados na presença de um campo elétrico muito forte, nunca experimentei a coisa, mas não me parece mais estranho do que uma bússola, ou um gerador, ou pedacinhos de papel sendo atraídos por um pente que se acabou de atritar contra um tecido, ou qualquer outro fenômeno ligado ao eletromagnetismo. Há coisas bem mais, digamos assim, "esotéricas" na Física do que isso (supercordas e suas dimensões adicionais, por exemplo).

Eu também pensei nisso, mas achava que por outro lado, talvez os raios caíssem muito rapidamente a partir do momento que isso acontece, talvez até antes de acontecer o arrepio.

Daí poderia ser uma coisa que alguém pensou.... como "mmm..... nossa, deve ser ruim ser atingido por um raio..... mmm..... já que eletricidade estática deixa os cabelos arepiados, então isso deve servir para prever quando um raio vai cair em mim, quando acontecer, eu saio correndo para algum longe e me salvo..."

Hehe..... mas eu penso....... para onde correr? Se estiver perto de uma árvore, por exemplo, ela funciona como para-raios..... no entanto por azar você pode até acabar correndo para longe da "tenda"* de para-raios da árvore, mas estar ainda dentro da área onde há o mesmo ou maior desequilíbrio eletromagnético, aí o pára-raios fica sendo você, se não tiver nada mais alto por perto!!!

*ou cúpula..... sei lá, já ouvi dizer que uma estrutura como um poste atrai os raios dentro de uma meia-esfera com a sua altura como raio; mas também ouvi praticamente o inverso disso, que atraia apenas para dentro de uma parea bem menor, de um cone tipo "trombeta", fino no topo, que se alarga em baixo, mas diminuindo a espessura.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 05 de Setembro de 2005, 14:06:02 »
acho que só dá pra se jogar no chão mesmo, se vc estiver em campo aberto e teu cabelo arrepiar hehe.
*ou cúpula..... sei lá, já ouvi dizer que uma estrutura como um poste atrai os raios dentro de uma meia-esfera com a sua altura como raio, e o inverso disso, que atraia apenas para dentro de uma parea bem menor, de um cone tipo "trombeta", fino no topo, que se alarga em baixo, mas diminuindo a espessura.

tem algo assim.. o para raios sozinho parece que não protege tanto. tem que ser formado tipo um cone mesmo, com dois fios saindo da ponta do para-raios e indo pro chão. tudo que estiver dentro deste "triângulo" está protegido, pois as cargas elétricas sempre se concentram na superfície dos condutores (o campo elétrico interno será nulo). algo assim...

Offline Roberto

• Nível 24
  • *
« Resposta #7 Online: 05 de Setembro de 2005, 14:15:52 »
Eu também pensei nisso, mas achava que por outro lado, talvez os raios caíssem muito rapidamente a partir do momento que isso acontece, talvez até antes de acontecer o arrepio.

Talvez aconteça assim mesmo, na maioria dos casos. No caso que citei e que foi reportado no Halliday, há uma foto de uma moça com os cabelos pra cima. Alguns minutos depois, caiu um raio naquele mesmo lugar (felizmente, depois que a moça e o cara que tirou a foto já tinham ido embora). É provável, penso eu, que o campo elétrico no momento em que foi feita a foto era suficiente para eriçar os cabelos da guria, mas não para romper a rigidez dielétrica do ar, provocando a descarga.

De qualquer forma, se estiver em algum lugar e sentir seus pêlos se arrepiando sem que ninguém esteja bafejando a sua nuca  :twisted: , DÁ NO PÉ que um raio vai cair  :wink: !

Offline Snake

• Nível 31
  • *
« Resposta #8 Online: 05 de Setembro de 2005, 20:53:13 »
Hehe..... mas eu penso....... para onde correr? Se estiver perto de uma árvore, por exemplo, ela funciona como para-raios.....

Eu ouvi dizer o contrário: que ficar perto de árvores é ruim, pois elas na verdade atraem os raios. Essa informação procede?
Newton's Law of Gravitation:
What goes up must come down. But don't expect it to come down where you can find it. Murphy's Law applies to Newton's.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
Re: Re.: pode-se sentir um raio que está prestes a cair?
« Resposta #9 Online: 05 de Setembro de 2005, 21:13:21 »
Citação de: Snake
Hehe..... mas eu penso....... para onde correr? Se estiver perto de uma árvore, por exemplo, ela funciona como para-raios.....

Eu ouvi dizer o contrário: que ficar perto de árvores é ruim, pois elas na verdade atraem os raios. Essa informação procede?

sim. efeito das pontas. o ideal é se deitar no chão mesmo.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 05 de Setembro de 2005, 21:31:40 »
Citação de: Snake

Era esse mesmo o meu ponto, se sentindo um raio prestes a cair, estando perto de uma árvore onde presumivelmente ele cairá, eu possivelmente também seria afetado, mesmo não levando-o diretamente. Só que indo para mais longe, eu posso ser a coisa mais alta, e então "roubo" o raio da árvore, caindo em mim e não nela, dependendo de onde estiver esse desequilíbrio elétrico.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 05 de Setembro de 2005, 22:19:19 »
a árvore é mais alta, vai acabar atraindo. se você estiver perto, a descarga elétrica tende a ser tão potente que acaba te afetando também. já viu um raio de perto? quem viu não pode contar como foi....

Offline OldSkull

• Nível 29
  • *
« Resposta #12 Online: 05 de Setembro de 2005, 22:22:55 »
Se cair um raio do seu lado vc vai ser jogado longe pelo deslocamento de ar provocado não vai?

o melhor é entrar num carro se possível 8-)

"The sun is the same in a relative way but you're older,
Shorter of breath and one day closer to death. "

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 06 de Setembro de 2005, 08:00:55 »
Citação de: bruno
a árvore é mais alta, vai acabar atraindo. se você estiver perto, a descarga elétrica tende a ser tão potente que acaba te afetando também. já viu um raio de perto? quem viu não pode contar como foi....

A árvore só vai atrair até uma certa distância, segundo ouço dizer, só atrai dentro de um círculo no chão que tem como diâmetro o dobro da altura da árvore, que fica no centro desse círculo.
Saindo desse círculo, o ponto de menor resistência (mas alto) pode ser você. Se o desequilíbrio eletromagnético estiver maior fora desse círculo do que nele, o raio teria maior probabilidade de já teria caido, se por exemplo, houvesse outra árvore lá... aí indo para lá, você pode não ser tão alto como uma árvore, mas quebra o galho mesmo assim.

A tirada "quebra-galho"/árvore não foi intencional

Offline Latorre

• Nível 12
  • *
    • http://www.perineo.cjb.net
« Resposta #14 Online: 06 de Setembro de 2005, 08:42:36 »
...isso eh um trabalho para os "MithBusters"!  :roll:
"If a man will begin in certainties, he shall end in doubts. But if he will be content to begin in doubts, he shall end in certainties." (Francis Bacon)

Offline OldSkull

• Nível 29
  • *
« Resposta #15 Online: 06 de Setembro de 2005, 10:31:21 »
:lol:

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #16 Online: 06 de Setembro de 2005, 17:38:49 »
Citação de: OldSkull

Essa do carro é interessante!
muita gente acha q vc esta protegido pq o pneu é de borracha, mas na verdade é porque o carro funciona como uma Gaiola de Faraday. Acontece q os eletrons só se concentram na parte mais exterior do carro, e mesmo q vc enconte na parte de metal dentro não vai levar nunhum choque.

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 07 de Setembro de 2005, 00:16:01 »
Mandei a discussão sobre serpentes para este tópico.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline OldSkull

• Nível 29
  • *
« Resposta #18 Online: 07 de Setembro de 2005, 12:27:23 »
Citação de: diego_uss
Citação de: OldSkull

Essa do carro é interessante!
muita gente acha q vc esta protegido pq o pneu é de borracha, mas na verdade é porque o carro funciona como uma Gaiola de Faraday. Acontece q os eletrons só se concentram na parte mais exterior do carro, e mesmo q vc enconte na parte de metal dentro não vai levar nunhum choque.

omo diria o chaves, Isso Isso Isso 8-)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 07 de Setembro de 2005, 12:32:27 »
mmm....... mas acho que dependendo do caminho, certo?

Por exemplo, um metal que venha do assoalho do carro não deve dar choque porque a eletricidade não vai "subir" até lá; mas metal que esteja no caminho, no circuito, deve dar choque sim, não? Ou a eletricidade fica apenas numa camada exterior do metal, mesmo sendo consideravelmente fino e o raio sendo bastante "potente"?

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 07 de Setembro de 2005, 12:40:43 »
mmm....... mas acho que dependendo do caminho, certo?

Por exemplo, um metal que venha do assoalho do carro não deve dar choque porque a eletricidade não vai "subir" até lá; mas metal que esteja no caminho, no circuito, deve dar choque sim, não? Ou a eletricidade fica apenas numa camada exterior do metal, mesmo sendo consideravelmente fino e o raio sendo bastante "potente"?

não importa, as cargas vão se concentrar somente na superfície de um corpo. mas se você estivesse com o braço pro lado de fora....

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 07 de Setembro de 2005, 13:26:54 »
uau........ é mesmo? quer dizer que um fio elétrico fica "vazio" por dentro, sem corrente? A espessura é só para dispersar o calor sem fundir? Ou apenas para dar a área necessária? No último caso, não daria no mesmo, mas sendo mais barato, simplesmente ser uma lâmina fina com o mesmo perímetro do circunferência do fio?

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 07 de Setembro de 2005, 16:18:54 »
hm... sei lá hehe
mas a espessura do fio é tão pequena... eu falo de uma esfera condutora, por exemplo. o campo elétrico interno é 0, aprendi na escola  :P

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 07 de Setembro de 2005, 17:23:30 »
uma esfera condutora maciça?
....... que estranho..... imaginava que a eletricidade percorresse o caminho de "menor esforço", como água derramando..... só que para a eletricidade, diferentemetne da água, seria por dentro da esfera, no seu diâmetro, menor que a distância externa entre os dois polos..... :|

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 07 de Setembro de 2005, 17:32:04 »
Mas não tem aquilo sobre repelir, e numa esfera ficarem nos lugares mais distantes do centro, pois é a maneira de ficarem mais longe umas das outras cargas de mesmo sinal?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!