Sobre os cabelos eriçados na presença de um campo elétrico muito forte, nunca experimentei a coisa, mas não me parece mais estranho do que uma bússola, ou um gerador, ou pedacinhos de papel sendo atraídos por um pente que se acabou de atritar contra um tecido, ou qualquer outro fenômeno ligado ao eletromagnetismo. Há coisas bem mais, digamos assim, "esotéricas" na Física do que isso (supercordas e suas dimensões adicionais, por exemplo).
Eu também pensei nisso, mas achava que por outro lado, talvez os raios caíssem muito rapidamente a partir do momento que isso acontece, talvez até antes de acontecer o arrepio.
Daí poderia ser uma coisa que alguém pensou.... como "mmm..... nossa, deve ser ruim ser atingido por um raio..... mmm..... já que eletricidade estática deixa os cabelos arepiados, então isso deve servir para prever quando um raio vai cair em mim, quando acontecer, eu saio correndo para algum longe e me salvo..."
Hehe..... mas eu penso....... para onde correr? Se estiver perto de uma árvore, por exemplo, ela funciona como para-raios..... no entanto por azar você pode até acabar correndo para longe da "tenda"* de para-raios da árvore, mas estar ainda dentro da área onde há o mesmo ou maior desequilíbrio eletromagnético, aí o pára-raios fica sendo você, se não tiver nada mais alto por perto!!!
*ou cúpula..... sei lá, já ouvi dizer que uma estrutura como um poste atrai os raios dentro de uma meia-esfera com a sua altura como raio; mas também ouvi praticamente o inverso disso, que atraia apenas para dentro de uma parea bem menor, de um cone tipo "trombeta", fino no topo, que se alarga em baixo, mas diminuindo a espessura.