Autor Tópico: Os túmulos de Jesus e de Tiago... ou uma "judiaria"?  (Lida 2416 vezes)

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
Re:Os túmulos de Jesus e de Tiago... ou uma "judiaria"?
« Resposta #1 Online: 10 de Abril de 2015, 11:02:14 »
Além de ser pai de família era funkeiro. Imperdoável.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #2 Online: 10 de Abril de 2015, 11:05:36 »

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
  • Ave, Entropia, morituri te salutant
« Resposta #3 Online: 10 de Abril de 2015, 11:59:08 »
"Frankly, my dear, I don't give a damn..."  :P
GNOSE

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 10 de Abril de 2015, 14:05:34 »
Encontrarem uma ossada só teria relevância sob a hipótese de que a ressurreição foi também uma reanimação/regeneração do corpo original, e não uma criação de outro, seja ele normal ou apenas ectoplasmático.

http://www.patheos.com/blogs/bibleandculture/2015/04/07/once-more-with-feeling-did-the-james-ossuary-come-out-of-the-talpiot-tomb/

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #5 Online: 10 de Abril de 2015, 17:10:12 »
Não vi a matéria linkada mas essa notícia é bem antiga. O documentário sobre este achado já foi feito há muitos anos.

Depois foi feito um documentário sobre o documentário. Religiosos vários contestaram, mas eu achei os argumentos fracos, basicamente se apoiavam no fato de que os nomes gravados na urna seriam nomes bastante comuns na época. Ou seja, as ossadas poderiam ser de qualquer outro pai de família.

De fato, isoladamente, cada um daqueles nomes era bastante comum, mas a probabilidade de estarem todos juntos se torna bem pequena.

Ainda assim eu não estou convencido de que a urna seja autêntica, e que, sendo autêntica, tenha sido datada corretamente, ou que as inscrições não sejam falsificadas.

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #6 Online: 10 de Abril de 2015, 17:18:56 »
Encontrarem uma ossada só teria relevância sob a hipótese de que a ressurreição foi também uma reanimação/regeneração do corpo original, e não uma criação de outro, seja ele normal ou apenas ectoplasmático.

http://www.patheos.com/blogs/bibleandculture/2015/04/07/once-more-with-feeling-did-the-james-ossuary-come-out-of-the-talpiot-tomb/

O relato dos evangelhos ( que para os cristãos é factual ) sugere claramente que Jesus ressuscitou assim como Lázaro. Ou seja, seu corpo voltou a vida. Quando as mulheres vão à tumba ( existem algumas contradições entre os evangelhos canônicos neste ponto ) não encontram o corpo pois Jesus havia revivido. Em vez disso encontram o sepulcro aberto e um anjo lhes diz para não procurar entre os mortos aquele que voltou a viver.

Em seguida Jesus reencontra os apóstolos apresentando ainda as chagas e todos os ferimentos do martírio.

Portanto um ossário estaria fora de cogitação. O corpo de Jesus sumiu da tumba para surgir revivido diante dos apóstolos.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 10 de Abril de 2015, 17:53:58 »
http://facultyblog.eternitybiblecollege.com/2013/05/sometimes-angels-lie/

Mesmo os anjos não são necessariamente sempre confiáveis. Afinal, até Satanás é um anjo.

O fato de Jesus ainda ter sido visto com os ferimentos também não é evidência conclusiva de que não seja um novo corpo. A herança cármica produz sinais de nascença mesmo em situações mais ordinárias de reencarnação. E a reencarnação de Jesus não seria ordinária não só em não ser uma reencarnação aproveitando o início do desenvolvimento biológico normal, como no próprio aspecto cármico. Não é apenas uma maneira bizarra de manifestar um "perdão", mas uma quitação cármica da população de quase todo um planeta inteiro. Apenas disso já seria de se esperar alguma influência na materialização, num indivíduo normal, e, mesmo que o grau de evolução fosse tal que isso pudesse ser evitado se assim fosse vontade, tais marcas ainda poderiam ser reproduzidas de maneira "simbólica".

A bíblia conta a estorinha de Adão e Eva, não abiogênese e evolução biológica. As pessoas não estão preparadas para entender tudo, as coisas têm que ser apresentadas de forma apropriada ao seu grau de evolução civilizacional/espiritual. O ceticismo típico de um povo primitivo então naturalmente os faria desconfiar da veracidade da ressurreição, "onde estão todas aquelas feridas, se é a mesma pessoa?" E tasca explicar algo que pode ser mais complexo do que evolução biológica e origem da vida. É muito mais prático que seja feita uma certa "encenação", por assim dizer.

A ascenção de Jesus também é mais compatível com um corpo sutil do que um de matéria orgânica ordinária.

Eles estando reunidos outra vez, perguntaram-lhe: Senhor, é agora, porventura, que restabeleces o reino a Israel?
Ele lhes respondeu: A vós não vos compete saber os tempos ou as épocas, que o Pai fixou pela sua própria autoridade;
mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samaria, e até as extremidades da terra.
Tendo dito estas coisas, foi Jesus elevado à vista deles, e uma nuvem o recebeu e ocultou aos seus olhos.
Estando eles com os olhos fitos no céu, enquanto ele subia, eis que dois varões com vestiduras brancas se puseram ao lado deles,
e lhes perguntaram: Galileus, por que estais olhando para o céu? esse Jesus que dentre vós foi recebido no céu, assim virá do modo como o vistes ir para o céu.

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #8 Online: 10 de Abril de 2015, 18:14:30 »
"Herança cármica" ? Não, isso não faz parte teologia cristã. Vá em uma igreja evangélica falar sobre as implicações da herança cármica de Jesus e eles vão expulsar legiões de demônios do seu corpo.

Se é "estorinha" ou não, eu não sei. Mas esse não é o ponto. Os 4 evangelhos narram esta mesma passagem da ressureisção de Jesus de forma ligeiramente diferente, com algumas contradições. Mas todos concordam que o corpo de Jesus sumiu da sua tumba. SUMIU fisicamente. A pedra que selava o túmulo foi retirada em uma indicação clara de que o corpo saiu de lá fisicamente.

Se os anjos podem ser demônios ou vice-versa, isso não vem ao caso.

Porque o caso, neste caso, é: seria possível, a luz da interpretação cristã, compatibilizar o achado dos restos mortais de Jesus com o relato dos evangelhos? A resposta definitivamente é não. ( Razão óbvia pela qual tanto católicos quanto evangélicos rejeitam unanimemente os achados de Talpiot )

Todos os evangelistas contam uma história onde o corpo físico de Jesus desaparece da tumba e ressurge revivido. Não há corpo de Jesus nos evangelhos, não há ossário, não tem Jesus vivendo muitos anos depois e casado com Maria Madalena, e ainda tendo um filho com ela.

Se você tem um anjo que é um demônio e engana deliberadamente Maria mãe de Jesus, e o Jesus que aparece a Tomé é um espectro ectoplasmático de sua herança cármica, então parabéns, assim como muitos, você acabou de criar a sua própria religião. Mais um entre milhares de interpretações exóticas dos evangelhos.

Mas essa não é a questão. A sua interpretação não está interessando tanto a milhões de cristãos, as pessoas que vão a missa todos os domingos para canibalizar o corpo de Cristo vão estar mais interessadas em saber em como compatibilizar as aulas de catecismo com os ossos de Jesus em exposição em algum museu.

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #9 Online: 10 de Abril de 2015, 18:17:17 »
Esta citação Buckaroo, de acordo com a exegese cristã, não com  a sua, é compatível com a ideia de um corpo físico subindo aos céus. É semelhante a outras passagens de arrebatamento, em que personagens bíblicos sobem aos céus fisicamente.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 10 de Abril de 2015, 18:27:13 »
Desculpe, você está levando isso mais a sério do que deveria.

Mas é uma interpretação espírita que simplesmente não pode ser refutada, e se encaixa melhor com os novos fatos. Os católicos podem espernear a vontade. Como disse o Dalai Lama, "se a ciência prova algo errado no budismo/espiritismo, o budismo/espiritismo tem que mudar".

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #11 Online: 10 de Abril de 2015, 18:36:58 »
Como assim levando a sério? Tô conversando contigo sobre o assunto.

Existem milhares de cristianismos diferentes. No cristianismo cabe até a cueca sagrada dos mórmons. Eu só estou dizendo que, para a esmagadora maioria das religiões cristãs ( e o espiritismo nem é considerado por estas uma religião cristã ) encontrar as ossadas de Jesus seria inaceitável.

Simplesmente não dá. Para eles o anjo do sepulcro era um anjo mesmo, que estava lá com a piedosa missão de avisar àquelas mulheres, que estavam no sepulcro para ungir o corpo do falecido com óleos aromáticos e especiarias, de que Jesus tinha saído de lá andando, depois de remover a pedra que selava a tumba.

Seu corpo não foi nunca mais foi achado, muito menos enterrado de novamente, porque subiu aos céus. Isso é o cristianismo, é a parte fundamental da crença cristã. Não importa o que Alan Kardec ache ou que alguns achem sobre o que Alan Kardec acharia. Não importa para os cristãos.

Essa não é a MINHA opinião. Eu tenho sérias dúvidas sobre um filho de Deus encarnado oferecendo-se a si mesmo em sacrifício para o perdão que Ele mesmo se dispõe a dar. Mas isso não tem a menor importância. O que importa é que para as religiões cristãs tradicionais um ossário com os restos mortais de Jesus cairia como uma bomba atômica.

Offline Correio

• Nível 24
  • *
  • Gosto de saber nada de quase tudo
« Resposta #12 Online: 10 de Abril de 2015, 18:40:39 »
A herança cármica produz sinais de nascença mesmo em situações mais ordinárias de reencarnação.

Caraca meu! Isso é que podemos chamar de progéria ultra-mega-super acelerada  :susto:
Tem isso no espiritismo não, desculpa ae  :no:
Quando se tem pouco, pouco se tem a perder.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #13 Online: 10 de Abril de 2015, 18:42:07 »
A bílíbia é assim, feita para levar a palavra viva, e não a letra morta, por isso não se fala que é o rabo que abana o cachorro. O povo não entenderia... :P

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 10 de Abril de 2015, 18:44:42 »
Pode ser que a crucificação tenha sido o primeiro "reality show" da história da humanidade, um BBB montado em Jerusalém numa época sem TV.

A organização do evento não não hesitou em utilizar um verdadeiro falso messias, recém chegado a Jerusalém seguido por um grupo de desocupados, para o papel principal. O grupo era perfeito para garantir sucesso: um doidão, um traidor, um fiscal de imposto, uma prostituta, etc.

O "reality" saiu de controle e o personagem recebeu um tratamento violento demais porém a tempo de ser resgatado com vida, recuperado e jogado de volta ao mundo cheio de sequelas, marcas e cicatrizes referentes ao abuso sofrido. Saiu de cena. A direção, na falta de efeitos especiais, criou um efeito psicológico, a ressurreição. O objetivo do "reality" foi alcançado.

Acabou a moda dos falsos messias por uns tempos, mas acharam por bem continuar a encenação que continua até hoje com enorme sucesso de merchandising.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #15 Online: 10 de Abril de 2015, 18:44:50 »
A herança cármica produz sinais de nascença mesmo em situações mais ordinárias de reencarnação.

Caraca meu! Isso é que podemos chamar de progéria ultra-mega-super acelerada  :susto:

É um novo espiritismo. Religiões usam rexona, sempre há lugar pra mais uma.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #16 Online: 10 de Abril de 2015, 18:45:11 »
Onde tá o Criaturo quando a gente precisa dele? Onde? Onde???

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 10 de Abril de 2015, 18:56:00 »
Mas essa não é a questão. A sua interpretação não está interessando tanto a milhões de cristãos, as pessoas que vão a missa todos os domingos para canibalizar o corpo de Cristo vão estar mais interessadas em saber em como compatibilizar as aulas de catecismo com os ossos de Jesus em exposição em algum museu.

Simples, é só a ICAR deixar a hóstia mais crocante. Dessa forma, a "carne" recebe a adição dos "ossos" que vem acompanhada pelo "sangue" na forma de vinho. É claro que vai ter impacto nos custos mas certamente vai ficar mais gostoso e pode ter um apelo interessante: "Agora com ossinhos".
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #18 Online: 10 de Abril de 2015, 19:03:59 »

Simples, é só a ICAR deixar a hóstia mais crocante. Dessa forma, a "carne" recebe a adição dos "ossos" que vem acompanhada pelo "sangue" na forma de vinho. É claro que vai ter impacto nos custos mas certamente vai ficar mais gostoso e pode ter um apelo interessante: "Agora com ossinhos".

Isso, mesmo dito em tom de brincadeira, me faz perceber como a eucaristia é horripilante.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 10 de Abril de 2015, 19:18:05 »

Essa é uma questão nova e preocupante. O crescimento populacional do planeta tem demandado um número de almas cada vez maior para que possam reencarnar e nascer fisicamente. A Terra já está perto de esgotar a sua quota de transmigração de almas vindas de outros planetas. É gente demais procriando e a criação de novas almas ainda é um tabu no meio espiritual porque envolve temas ligados à sexualidade asexuada. Uma solução foi encurtar o tempo de permanência do espírito no plano espiritual, criando mais agilidade no fluxo reincarnatório e implantação de uma política de pragas virais inovadoras para aumentar o índice de mortalidade da população terrena. Logo, assumiu-se o risco de o espirito não se libertar totalmente da herança de sua vida passada, agravado pelo fato que o aumento da longevidade acarreta um acúmulo maior de experiências de vida e consequentemente mais tempo de "desintoxicação" do espírito. É por isso que vemos tantas pessoas "transgênero" e tantos gays que nascem em corpos errados porque o espírito não se libertou da herança do sexo da vida anterior. Existem casos de pessoas nascerem com cicatrizes que motivaram a morte em vidas passadas ou causadas por eventos traumáticos.
« Última modificação: 10 de Abril de 2015, 19:20:39 por Gigaview »

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 10 de Abril de 2015, 19:20:55 »

http://www.espirito.org.br/portal/artigos/paulosns/reencarnacao-e-as-pesquisas.html

...

O Dr. Ian Stevenson – americano, que foi chefe da Divisão de Parapsicologia do Departamento de Psiquiatria da Universidade de Virginia, EUA, num trabalho que durou mais de trinta e oito, pesquisou e arquivou mais de dois mil e seiscentos casos, na sua maioria de crianças, que, em dado momento de suas vidas, sem uma razão muito clara para isso, passaram a dizer que tinham sido outra pessoa em outra vida diferente, lembrando-se com impressionante nitidez de fatos e situações vividas, assim como de nome de pessoas e cidades.

O Dr. Stevenson também elaborou e publicou interessante estudo, ainda não traduzido para o português – Reincarnation and Biology: A Contribution to the Etiology of Birthmarks and Birth Defects (Reencarnação e Biologia: Uma contribuição à Etiologia das Marcas-de-Nascença e Defeitos de Nascença com 2.300 páginas). Busca a comprovação da reencarnação através das ditas “marcas de nascença”, que demonstram que as pessoas além de trazerem marcas semelhantes a de seus antepassados já falecidos, traziam também inconfundíveis traços de sua personalidade, tão marcantes que faziam acreditar tratar-se do mesmo espíritos, agora em corpo diferente.

...

http://www.terapiavidapassada.com.br/a-prova-cientifica-da-reencarnacao/

...

Em seguida, ele identifica a pessoa falecida a criança se lembra de estar, e verifica os fatos da vida do falecido que correspondem a memória da criança. Mesmo corresponde marcas de nascença e defeitos de nascimento de feridas e cicatrizes sobre o falecido, verificadas através de registros médicos. Seus métodos rigorosos sistematicamente exclui todas as memórias possíveis explicações criança “normal”.
 Dr. Stevenson passou os últimos 40 anos a documentação científica de memórias de vidas passadas de crianças em todo o mundo. Tem mais de 3.000 casos em seus arquivos.Muitas pessoas, incluindo céticos e acadêmicos, concordam que esses casos oferecem a melhor prova para a reencarnação.

...

http://lua-em-escorpiao.blogspot.com.br/2015/03/uma-pergunta-e-uma-resposta-sobre-as.html
...
 A natureza semi-física do duplo é suportada e validada pelas investigações sobre reencarnação. Quando o duplo é separado do corpo físico devido a morte prematura (homicídio, suicídio ou acidente) não está ainda morto, embora seja incapaz de regressar a um corpo físico. Quando tem a oportunidade de renascer de imediato noutro ventre, então pode manter as caraterísticas físicas do corpo anterior, incluindo feridas, cicatrizes, membros amputados, ausência de orelhas, etc… Isto sucede porque o duplo etérico está ainda presente e transporta para o novo corpo as caraterísticas do corpo e personalidade anteriores.
...

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 10 de Abril de 2015, 19:32:41 »

http://www.espirito.org.br/portal/artigos/paulosns/reencarnacao-e-as-pesquisas.html

...

O Dr. Ian Stevenson – americano, que foi chefe da Divisão de Parapsicologia do Departamento de Psiquiatria da Universidade de Virginia, EUA, num trabalho que durou mais de trinta e oito, pesquisou e arquivou mais de dois mil e seiscentos casos, na sua maioria de crianças, que, em dado momento de suas vidas, sem uma razão muito clara para isso, passaram a dizer que tinham sido outra pessoa em outra vida diferente, lembrando-se com impressionante nitidez de fatos e situações vividas, assim como de nome de pessoas e cidades.

O Dr. Stevenson também elaborou e publicou interessante estudo, ainda não traduzido para o português – Reincarnation and Biology: A Contribution to the Etiology of Birthmarks and Birth Defects (Reencarnação e Biologia: Uma contribuição à Etiologia das Marcas-de-Nascença e Defeitos de Nascença com 2.300 páginas). Busca a comprovação da reencarnação através das ditas “marcas de nascença”, que demonstram que as pessoas além de trazerem marcas semelhantes a de seus antepassados já falecidos, traziam também inconfundíveis traços de sua personalidade, tão marcantes que faziam acreditar tratar-se do mesmo espíritos, agora em corpo diferente.

...

http://www.terapiavidapassada.com.br/a-prova-cientifica-da-reencarnacao/

...

Em seguida, ele identifica a pessoa falecida a criança se lembra de estar, e verifica os fatos da vida do falecido que correspondem a memória da criança. Mesmo corresponde marcas de nascença e defeitos de nascimento de feridas e cicatrizes sobre o falecido, verificadas através de registros médicos. Seus métodos rigorosos sistematicamente exclui todas as memórias possíveis explicações criança “normal”.
 Dr. Stevenson passou os últimos 40 anos a documentação científica de memórias de vidas passadas de crianças em todo o mundo. Tem mais de 3.000 casos em seus arquivos.Muitas pessoas, incluindo céticos e acadêmicos, concordam que esses casos oferecem a melhor prova para a reencarnação.

...

Exato. Isso é uma comprovação recente. O Correio se refere ao que não consta no espiritismo de Kardec. A economia espiritual não existia na época porque não existia o problema da inflação de almas e nem o deficit transmigratório. É uma ciência recente.

Tenho informações que Jupiter está vivendo uma bolha imobiliária no momento por falta de compradores de imóveis ou de locatários. A casa de Mozart está abandonada. O plano astral vive um ambiente complicado no momento. Cada espírito que chega toma um passe e é avisado que vai ter que "descer" imediatamente para cumprir um revesamento frenético. Não há tempo de se "limpar" e levam com eles essa herança.
« Última modificação: 10 de Abril de 2015, 19:34:45 por Gigaview »

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 10 de Abril de 2015, 21:24:57 »
A coisa está realmente atingindo um nível gravíssimo. De forma similar à que as ciências da Terra usam alguns animais como "sensores" ambientais, as ciências espirituais também têm os seus. Pertinente a essa questão específica são os pardais, cujo canto é devido a verem chegar novas almas do Guf. O esgotamento completo das almas do Guf é o que os antigos tinham como catalizador do "juízo final". Diferentemente deles, não podemos ter certeza absoluta do que realmente nos aguarda, mas ainda assim é preocupante que seja cada vez mais raro ouvir o canto de um pardal.

http://abrampa.jusbrasil.com.br/noticias/2618642/pardais-entram-na-lista-de-animais-extincao

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #23 Online: 10 de Abril de 2015, 21:43:20 »

Isso, mesmo dito em tom de brincadeira, me faz perceber como a eucaristia é horripilante.
Que isso cara, quem nunca comeu um cuspe daqueles beijos faringoscópicos? Sem falar os nunseiquêcópicos lá da outra região.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #24 Online: 10 de Abril de 2015, 21:46:22 »

Que isso cara, quem nunca comeu um cuspe daqueles beijos faringoscópicos? Sem falar os nunseiquêcópicos lá da outra região.
Do zuvido, do zuvido.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!