Tem um outro tópico aqui ("Qual a natureza de Jesus Cristo?") onde falo algumas conjecturas minhas sobre o que teria realmente acontecido com Jesus, o que ele e os discípulos pensavam e esperavam, etc.
Uma outra conjectura: é provável que um quadro psiquiátrico tenha sido a origem do cristianismo como o conhecemos hoje.
Maria Madalena foi a primeira pessoa (segundo os evangelhos) a tomar conhecimento que Jesus ressuscitou. Pelos mesmos evangelhos, sabemos que Maria Madalena tinha um passado(?) de loucura ("teve 7 demônios expulsos de seu corpo", sabemos que "ter demônio" era sinônimo de "ser louco").
É provável que durante o período que o corpo de Jesus ficou sepultado (2 dias), alguém tenha dado fim nele. Se foram seguidores de Cristo que arrebataram o corpo para colocar em um lugar mais apropriado, se roubaram com a intenção premeditada de alegar que ele ressuscitou, se foram as próprias autoridades judaicas que deram fim...não sabemos.
O que importa é que Maria Madalena chegou no túmulo, o encontrou aberto e entrou em desespero. Provavelmente sofreu uma alucinação e viu anjos lhe relatando que Jesus tinha ressuscitado*. Daí ela relatou isso aos demais e acabaram gostando da idéia.
*No Evangelho de Marcos, que é o mais antigo, o livro termina quando Maria Madalena vê o túmulo vazio e não fala nada com ninguém, pois "tinha medo". Todo o resto do livro, onde ela e outros vêem anjos e Jesus foi acréscimo posterior, segundo os estudiosos.