Autor Tópico: Presidenta do Chile anuncia plano anticorrupção e criação de nova Constituição  (Lida 1431 vezes)

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
Re:Presidenta do Chile anuncia plano anticorrupção e criação de nova Constituição
« Resposta #25 Online: 03 de Maio de 2015, 11:38:39 »
Já eu acho que existe idioma apesar das resistências.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Re:Presidenta do Chile anuncia plano anticorrupção e criação de nova Constituição
« Resposta #26 Online: 03 de Maio de 2015, 11:58:15 »
Se fosse "só mudança", sem resistência, cada um estava falando uma coisa diferente por que você ia qrendo md td q vai inventando na hr aí dk a pc ngm etd + ngn. Ou ḉ c mt dfcd.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #27 Online: 03 de Maio de 2015, 12:01:16 »
Essa coisa de apontar gênero onde não seria o caso, como em palavras como presidente de algum modo conota alguma defectibilidade de ranço patriarcalista opressor onde deveria se reforçar uma suposta igualdade para o contemplado(a)" com diferenciação. Algo como, "cuidado, você não vai se defrontar lá no tribunal com um juiz normal não, e sim com uma juíza!".
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #28 Online: 03 de Maio de 2015, 12:39:49 »
Não é assim que funciona e você sabe disso. O processo tem mais a ver com evolução que com normatização.  Mais ou menos as palavras, fonemas, morfemas e sintaxe sofrem mutações no uso da população, que depois são registradas na escrita e por fim dicionarizadas e incorporadas à gramática dita culta (que nada mais é que um idioma artificial). Populações separadas acabam divergindo no uso do idioma que, após sucessivas "mutações" acabam os idiomas divergindo e se separando, dando origem a dois idiomas diferentes.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #29 Online: 03 de Maio de 2015, 14:44:18 »
Sim, eu sabo muito bem disso. Mas cada geração ensina o idioma à próxima, os pais (e outros indivíduos) corrigindo os erros de aprendizado dos filhos de acordo com o que é mais comum/correto. Não é uma evolução sem freios, que aceleraria a divergência e provavelmente empobrece/enfraquece o idioma ao mesmo tempo.

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #30 Online: 03 de Maio de 2015, 14:51:35 »
O feminino de dama é cavalheiro.
O ex-forista AleYsantis (era assim que escrevia o nick daquela bicha louca?) curtiria este comentário (se tivesse botão curtir aqui) :stunned:

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #32 Online: 03 de Maio de 2015, 15:12:50 »
No mundo do AleYsantis onde todo macho é fêmea, toda fêmea é macho, e todos os ambos são travestis, deve ser :P

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #33 Online: 03 de Maio de 2015, 16:02:29 »
Erro entender eu agora! :biglol:

Que absurdo.

É pior ainda do que o mais ou menos famoso caso da frase:

EU TOMEI UM BANHO DE
DE CHUVEIRO

Que as pessoas tendem a ler "eu tomei um banho de chuveiro".

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #34 Online: 03 de Maio de 2015, 22:38:38 »

Curioso, num desses textos anteriores à eleição de Dilma Rousseff vi que enquanto senadora seria o feminino de senador, senatriz seria esposa de senador. O mesmo para outras formas terminadas em "triz", não sendo femininos, mas referentes às esposas de quem ocupa um cargo.
Seguindo essa linha meretriz seria a esposa do meretor...
« Última modificação: 03 de Maio de 2015, 22:40:49 por Sergiomgbr »
Até onde eu sei eu não sei.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!