Autor Tópico: PUC-SP rejeita criação de cátedra do filósofo Michel Foucault  (Lida 2672 vezes)

Offline Voltaire

• Nível 04
  • *
  • Estudante de Direito e um humilde aluno.
Re:PUC-SP rejeita criação de cátedra do filósofo Michel Foucault
« Resposta #25 Online: 03 de Maio de 2015, 13:37:12 »
Minha experiência pessoal com essa gente: eles relativizam a ciência moderna afirmando que ela é apenas mais uma "das ciências"; pelo menos em uma palestras que eu participei, aqui na UFG, uma dessas outras ciências seria a ciência dos povos indígenas, dos quilombolas. E mais: atrelar à ciência moderna uma simbiose com o capitalismo. Não nego que o capitalismo foi vital para as grandes descobertas, mas para eles a ciência está aí para elaborar um justificativa para a situação do mundo.

Com licença, vou ali me matar e já volto. :facada:
Sinceramente, ciência atrelada ao capitalismo?
Pobre Sergei Korolev, suas cinzas devem estar se revirando. :(

Ignorância histórica e científica. Não sabem eles como a ciência pode libertar os oprimidos do mundo.

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #26 Online: 03 de Maio de 2015, 13:43:49 »
Esta semana minha professora de Prática de ensino (a mesma que apresentou um texto que dizia que a teoria da relatividade relativizava os métodos epistemológicos e que também já disse em aula que batata na testa pra passar dor de cabeça deve ser respeitado como um saber científico [ela é acupunturista]) nos passou o magnífico documentário "Escolarizando o mundo". Assistam por conta e risco.

Offline Terráqueo

• Nível 16
  • *
  • Não me acho um gênio, mas também não um jêneo.
« Resposta #27 Online: 03 de Maio de 2015, 13:45:00 »
Minha experiência pessoal com essa gente: eles relativizam a ciência moderna afirmando que ela é apenas mais uma "das ciências"; pelo menos em uma palestras que eu participei, aqui na UFG, uma dessas outras ciências seria a ciência dos povos indígenas, dos quilombolas. E mais: atrelar à ciência moderna uma simbiose com o capitalismo. Não nego que o capitalismo foi vital para as grandes descobertas, mas para eles a ciência está aí para elaborar um justificativa para a situação do mundo.

Ignorância histórica e científica. Não sabem eles como a ciência pode libertar os oprimidos do mundo.

Isso me lembra a dissertação de um cidadão, se não me engano era um doutorando, só não me lembro em que área de humanas. Que escreveu que próteses para deficientes são eugenia :umm:, e representam males para essas pessoas :shock:.
"A Terra é o berço da humanidade, mas ninguém pode viver no berço para sempre" - Konstantin Tsiolkovsky.

Offline Terráqueo

• Nível 16
  • *
  • Não me acho um gênio, mas também não um jêneo.
« Resposta #28 Online: 03 de Maio de 2015, 13:48:29 »
Esta semana minha professora de Prática de ensino (a mesma que apresentou um texto que dizia que a teoria da relatividade relativizava os métodos epistemológicos e que também já disse em aula que batata na testa pra passar dor de cabeça deve ser respeitado como um saber científico [ela é acupunturista]) nos passou o magnífico documentário "Escolarizando o mundo". Assistam por conta e risco.

Chega a ser pior que a palestra de Marcos Eberlin sobre a (benzo-me) cientificidade do dilúvio?
"A Terra é o berço da humanidade, mas ninguém pode viver no berço para sempre" - Konstantin Tsiolkovsky.

Offline Voltaire

• Nível 04
  • *
« Resposta #29 Online: 03 de Maio de 2015, 13:51:00 »

Qual o seu curso, colega?

Offline Voltaire

• Nível 04
  • *
« Resposta #30 Online: 03 de Maio de 2015, 13:52:15 »

Isso me lembra a dissertação de um cidadão, se não me engano era um doutorando, só não me lembro em que área de humanas. Que escreveu que próteses para deficientes são eugenia :umm:, e representam males para essas pessoas :shock:.

Filosofia, se não me engano...

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #31 Online: 03 de Maio de 2015, 13:57:45 »
Biologia (licenciatura).

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #32 Online: 03 de Maio de 2015, 14:07:44 »

Chega a ser pior que a palestra de Marcos Eberlin sobre a (benzo-me) cientificidade do dilúvio?
É uma mistura de discursos, fala sobre como a escolarização dos povos têm sido usada como meio de dominação, como a escolarização em massa serve a propósitos capitalistas com vistas a homogeneização dos mercados e oferta de mão de obra barata, de como as sociedades tribais vivem em perfeita harmonia social e com o meio ambiente até que a escolaridade é levada a elas ruindo com suas coesões culturais. Como suporte para a mensagem há uma espécie de estudo sobre os supostos efeitos devastadores de algumas escolas missionárias sobre a cultura de um povoado isolado da Cachemira. Como retórica há a alternância quase estroboscópica de imagens de camponesas sorridentes capinando campos de cevada com crianças trepadas em suas carcundas com imagens de jovens do sexo masculino perambulando pelas ruas de Nova Dehli, drogados e sem rumo depois de terem abandonado a tal região paradisíaca da Cachemira. O fio condutor é o mito do bom selvagem velho de guerra.

Link abaixo:

« Última modificação: 03 de Maio de 2015, 14:11:56 por Donatello van Dijck »

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #33 Online: 03 de Maio de 2015, 17:45:22 »

É uma mistura de discursos, fala sobre como a escolarização dos povos têm sido usada como meio de dominação, como a escolarização em massa serve a propósitos capitalistas com vistas a homogeneização dos mercados e oferta de mão de obra barata, de como as sociedades tribais vivem em perfeita harmonia social e com o meio ambiente até que a escolaridade é levada a elas ruindo com suas coesões culturais. Como suporte para a mensagem há uma espécie de estudo sobre os supostos efeitos devastadores de algumas escolas missionárias sobre a cultura de um povoado isolado da Cachemira. Como retórica há a alternância quase estroboscópica de imagens de camponesas sorridentes capinando campos de cevada com crianças trepadas em suas carcundas com imagens de jovens do sexo masculino perambulando pelas ruas de Nova Dehli, drogados e sem rumo depois de terem abandonado a tal região paradisíaca da Cachemira. O fio condutor é o mito do bom selvagem velho de guerra.

Link abaixo:

Interessante é o tom denuncista dessa camarilha contra um suposto establishment, mas eivado das mesmas supostas intenções doutrinadores de natureza política só que no outro extremo do espectro, disfarçadas de didatismo bonzinho, quando o correto seria apenas uma esperada análise isenta sobre uma fenomenologia qualquer.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #34 Online: 03 de Maio de 2015, 17:50:30 »
Cara, eu acharia isso algo simplesmente insuportável.

Deveria ser possível fazer algo contra tamanha asneira.

O pior é que algumas das coisas nessas linhas ainda fazem a questão de serem escritas em toda aquela linguagem forçosamente "difícil", como que numa tentativa de imitar uma complexidade de temas "reais", para a criar a justificativa a um esnobismo, para poderem dizer que a coisa é "de difícil compreensão imediata", que "requer mais estudo", etc. Simplesmente impostores.

Offline Voltaire

• Nível 04
  • *
« Resposta #35 Online: 03 de Maio de 2015, 22:09:40 »
Cara, eu acharia isso algo simplesmente insuportável.

Deveria ser possível fazer algo contra tamanha asneira.

O pior é que algumas das coisas nessas linhas ainda fazem a questão de serem escritas em toda aquela linguagem forçosamente "difícil", como que numa tentativa de imitar uma complexidade de temas "reais", para a criar a justificativa a um esnobismo, para poderem dizer que a coisa é "de difícil compreensão imediata", que "requer mais estudo", etc. Simplesmente impostores.

Leia textos de Criminologia, uma linguagem difícil para dar ares de superioridade intelectual. Acho vergonhoso. Pior: vem da mesma gente que defende o fim da gramática. Ou seja, completa contradição.

Offline Voltaire

• Nível 04
  • *
« Resposta #36 Online: 03 de Maio de 2015, 22:14:25 »
 Interessante notar que a uma das minhas professoras voltou de uma viagem à Cuba recentemente. E nos dizendo suas descobertas (e decepções), contou-nos da educação cubana. Bem opressora, por sinal. Crianças uniformizadas, respeitando o professor, estudando várias línguas e dedicando-se quase que exclusivamente à escola. Espero que nossos "iluminados" nos impeçam dessa barbárie. Não viu nenhum criança na rua dançando funk.

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #37 Online: 04 de Maio de 2015, 00:18:07 »
Crianças estudando várias linguas em Cuba? Nunca imaginaria.

Além do espanhol seria russo, coreano e chinês?
« Última modificação: 04 de Maio de 2015, 00:20:26 por Johnny Cash »

Offline Voltaire

• Nível 04
  • *
« Resposta #38 Online: 04 de Maio de 2015, 08:08:29 »

Minha professora não especificou que línguas seriam essas, mas nos contou acerca de um jovem que ela conheceu o qual falava bem russo e francês. Russo, certamente, deve ter sido a língua mais ensinada.  :D

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #39 Online: 04 de Maio de 2015, 08:33:11 »

Minha professora não especificou que línguas seriam essas, mas nos contou acerca de um jovem que ela conheceu o qual falava bem russo e francês. Russo, certamente, deve ter sido a língua mais ensinada.  :D

Na década de 1980 ensinavam inglês e russo, não sei se mudou após o fim da URSS.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #40 Online: 04 de Maio de 2015, 10:21:36 »
Well, teoricamente no Brasil se ensina ingles desde a década de 80, na prática ninguém aprende nada....
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Voltaire

• Nível 04
  • *
« Resposta #41 Online: 04 de Maio de 2015, 17:41:00 »

Na década de 1980 ensinavam inglês e russo, não sei se mudou após o fim da URSS.

Uma coisa é certa: o turismo lá é forte. O inglês deve ser uma prioridade.

Offline Voltaire

• Nível 04
  • *
« Resposta #42 Online: 04 de Maio de 2015, 17:43:14 »
Well, teoricamente no Brasil se ensina ingles desde a década de 80, na prática ninguém aprende nada....

Infelizmente falta interesse por parte dos alunos. Aprender um novo idioma exige força de vontade, muita. Estou aprendendo francês porque sei o tanto de coisa bacana que poderei ler com essa língua. Me excita muito.

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #43 Online: 14 de Maio de 2015, 21:43:04 »
Retornando à questão da criação da cátedra ( que se chamaria Cátedra Michel Foucault e a filosofia do presente) o que é o cerne da questão é que a criação dela foi decidida em um encontro internacional realizado na PUC-SP em 2011 e , em virtude desta decisão ( que pelo jeito o conselho superior da PUC não manifestou ser contra) a universidade recebeu as cópias dos áudios das aulas de Foucault, se tornando a única instituição fora da França a permitir o acesso a eles.
Agora , quatro anos após e a despeito de várias instituições fora do Brasil estarem envolvidas na criação da cátedra, o conselho de bispos "descobre" que a criação da cátedra vai contra os principios católicos da instituição.
Acho que a Universidade tem o direito de aceitar ou rejeitar a criação de uma cátedra , mas só avisar isso agora e ainda ter que devolver o material recebido pega muito mal para a imagem da PUC-SP a nível acadẽmico internacional.
Quem quiser ler a petição ( que eu soube pela Spinoza Research Network, até os espinosistas estão p..) ela está aqui
Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #44 Online: 14 de Maio de 2015, 22:56:19 »
Eu ia comentar justamente sobre os motivos que levaram a PUC a rejeitar a cátedra.  Tirou as palavras da minha boca (e muitas outras mais, por sinal)

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #45 Online: 15 de Maio de 2015, 20:51:03 »
Bom, por tudo o que já foi escrito aqui, Foucault merece uma cátedra na escolinha do professor Raimundo. Alguém deve ter tido um ataque de sanidade na PUC.

Parabéns a ele.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!