Autor Tópico: Sociedade brasileira demanda demais do estado, diz professor de Harvard  (Lida 1890 vezes)

Rhyan

• Visitante
Sociedade brasileira demanda demais do Estado, diz professor de Harvard
DE SÃO PAULO

05/05/2015  11h11

[Veja o vídeo na fonte]

A sociedade brasileira tem uma relação esquizofrênica com o Estado e espera demais dele, afirma Filipe Campante, professor de políticas públicas de Harvard, ao destacar que não é correto dizer que o governo é ineficiente.

Campante é o sétimo convidado do projeto da Fecomercio-SP que investiga o pensamento brasileiro em uma série de entrevistas.

"O grande problema é o descompasso entre o que se espera dele e o que ele é capaz de atingir. Se você olhar para o Estado brasileiro, não diria que é um Estado tão somente ineficiente, incapaz e incompetente. Tem vários nichos, várias dimensões, nas quais o estado brasileiro é extremamente eficiente", afirma ele.

Ele dá como exemplo a Receita Federal. "O Brasil consegue arrecadar impostos de uma forma que países do mesmo ou mais desenvolvimento não conseguem. Quer dizer, o Estado brasileiro é extremamente efetivo na hora de arrecadar imposto."

Campante pondera, porém, o outro lado disso: por que é preciso arrecadar tanto? "Porque o Estado brasileiro gasta enormemente. Por quê? Eu diria que em larga medida porque a sociedade quer que o Estado gaste enormemente. Temos escolhas sociais que são feitas nessa direção", diz ele.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/multimidia/videocasts/2015/05/1624860-sociedade-brasileira-demanda-demais-do-estado-diz-professor-de-harvard.shtml

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
Re:Sociedade brasileira demanda demais do estado, diz professor de Harvard
« Resposta #1 Online: 06 de Maio de 2015, 19:06:09 »
[...]
Campante pondera, porém, o outro lado disso: por que é preciso arrecadar tanto? "Porque o Estado brasileiro gasta enormemente. Por quê? Eu diria que em larga medida porque a sociedade quer que o Estado gaste enormemente. Temos escolhas sociais que são feitas nessa direção", diz ele.
[...]

A sociedade quer que o estado gaste?

Depende de qual parte da sociedade o autor se refere.

Aposto que uma parte significativa dela não quer um estado como o que temos hoje.
Foto USGS

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 06 de Maio de 2015, 21:12:59 »
Acho que em geral o brasileiro quer que o estado gaste sim. Quer benefícios,  acredita que o estado de alguma maneira tem dinheiro ilimitado..  E cree que o estado gera riquezas
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 06 de Maio de 2015, 22:42:59 »
Acho que em geral o brasileiro quer que o estado gaste sim. Quer benefícios,  acredita que o estado de alguma maneira tem dinheiro ilimitado..  E cree que o estado gera riquezas

Quantas vezes não ouvimos coisas do tipo: "Olha que absurdo! O governo devia dar um jeito nisso!"

O governo adora, aumenta impostos e agradece.
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #5 Online: 07 de Maio de 2015, 11:27:56 »
[...]
[...]

A sociedade quer que o estado gaste?

Depende de qual parte da sociedade o autor se refere.

Aposto que uma parte significativa dela não quer um estado como o que temos hoje.

Geo, basta ver a imagem no outro tópico do pai na caminhonete novinha dele, indignado porque teve que ir buscar os livros que o Estado distribui para a filha e que eles não entregaram na porta da casa dele. Reclama do estado ineficiente ao mesmo tempo em que fica indignado por não ter recebido algo que o Estado não deveria ter assumido em primeiro lugar.

Não é só o pobre mal informado. O cara da classe média e classe média alta que ao mesmo tempo que reclama do tamanho do Estado pega remédio na farmácia do governo, ganha uniforme escolar, comida na escola e outras facilidades que parecem ser de graça. O brasileiro de forma geral gosta de um Estado enorme e paternalista, mas detesta as intervenções de acordo com a conveniência.

Enquanto não mudar essa mentalidade do povo (e na minha opinião, é uma parte esmagadoramente grande que gosta de ser cuidada pelo papai Estado), o Estado sempre vai ter desculpa pra intervir em algo que não é da conta dele.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #7 Online: 07 de Maio de 2015, 11:52:31 »
E tem até ricos que reclamam que o governo os deixa desamparados, como encarnações ambulantes da lei de Poe.

Veja os casos dos deslizamentos no RJ de 2011, eu acho. Tinha gente com verdadeiras mansões reclamando que o governo não tinha repassado o dinheiro pra reconstruirem.

Quando construiu e ignorou as proibições, não precisou do governo e a regulamentação da ocupação do solo era inconveniente e intervencionismo malvado. Depois que a casa cai, a culpa é do governo.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 07 de Maio de 2015, 13:09:29 »
E tem até ricos que reclamam que o governo os deixa desamparados, como encarnações ambulantes da lei de Poe.

Também há a questão de pagarmos por welfare state de termos laissez faire. O que é ferra é pagar imposto altíssimos e não ter o básico do estado que é segurança e uma justiça minimamente descente.

Eu preferia pagar por laissez faire e ter laissez faire.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #9 Online: 07 de Maio de 2015, 13:13:19 »

Também há a questão de pagarmos por welfare state de termos laissez faire. O que é ferra é pagar imposto altíssimos e não ter o básico do estado que é segurança e uma justiça minimamente descente.

Eu preferia pagar por laissez faire e ter laissez faire.

Não. Quem aproveita o Estado não tem esse pensamento de "eu pago muito, quero receber muito". É puro e simplesmente: "Yuhu!! Coisa de "graça"!!"

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 07 de Maio de 2015, 13:39:27 »
porque o "não", acho que estamos falando o mesmo. essa sensação que descrevi é exatamente de quem se sente não "aproveitando" o estado, não tendo retorno do que paga ao estado, o mínimo.

Quem acha que ganha do estado, acaba não tendo a visão de que para esse ganho tão pequeno, a comissão que pagamos pelo serviço (corrupção, ineficiência e qualidade) é tão alta que de fato deveríamos mudar de modelo.

Exemplo, em SP o Dr Consulta está bombando com atendimentos que custam 40 reais. Agendamento eletrônico, eficiência e percepção alta de qualidade.. enquanto o modelo não consegue fazer o SUS deixar de ser um lixo de pior grau.

O Estado brasileiro é insuportavelmente incompetente para a maioria das coisas que faz.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 07 de Maio de 2015, 13:55:36 »
Quase todos os estabelecimentos comerciais perto de onde eu moro tem um segurança armado. Ou seja, estamos pagando duas vezes.
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #12 Online: 07 de Maio de 2015, 14:11:06 »
porque o "não", acho que estamos falando o mesmo. essa sensação que descrevi é exatamente de quem se sente não "aproveitando" o estado, não tendo retorno do que paga ao estado, o mínimo.

Porque esse pensamento de "eu pago muito, quero receber muito" supõe uma racionalização sobre a situação, e isso não ocorre. É pensamento de manada e lei de Gérson, não justiça pelas próprias mãos.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 07 de Maio de 2015, 14:16:04 »
acho que é comum para a pessoa que paga muito esperar que receba algo condizente com o que paga, não? Não entendo porque isso seria uma excessão.

O que existe sim é um mundaréu de pessoas que querem mais do estado sem pensar nos contras associados, isso sem dúvida.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #14 Online: 07 de Maio de 2015, 15:06:49 »
acho que é comum para a pessoa que paga muito esperar que receba algo condizente com o que paga, não? Não entendo porque isso seria uma excessão.

O que existe sim é um mundaréu de pessoas que querem mais do estado sem pensar nos contras associados, isso sem dúvida.

E alguns mais esclarecidos que até entendem como a coisa funciona, mas querem que o estado dê para alguns retirando de outros, sem ter que tocar no próprio bolso (ou minimamente possível). Aprovam que o estado transfira renda/produção de outras pessoas para outras pessoas.

Relativamente fácil adotar essa postura.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #15 Online: 07 de Maio de 2015, 15:26:32 »
Estamos falando apenas do estado brasileiro ou do estado como conceito?
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #16 Online: 07 de Maio de 2015, 15:29:19 »
Se for do estado brasileiro eu julgo essa transferência necessária por ora, aliada a um "plano de remoção".

Se for do estado como conceito ideal: nunca.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #17 Online: 07 de Maio de 2015, 15:48:07 »
Se for do estado brasileiro eu julgo essa transferência necessária por ora, aliada a um "plano de remoção".

E o que acha da Suécia e Japão e seu estado de bem estar social? Lá a transferência de renda também é grande, com benesses maiores que as daqui ou até piores.

Pergunto isso porque a crítica muda, quero saber se o problema é com a execução ou com o conceito de transferencia de renda. No Brasil não funciona, temos desperdício, roubo, etc. Mas existem lugares onde funciona, onde ricos pagam mais impostos que aqui e as vezes nem tem direito ao serviço gratuito.

Por exemplo, no Japão todos são obrigados a ter planos de saúde, que custam de acordo com a renda, pobres não pagam. Ou seja, aqui ricos pagam e tem direito de usar o SUS gratuitamente como os pobres, só que o SUS é uma bosta. Lá ricos pagam paga e só pobres usam de graça, mas a saúde é ótima. O problema esta em pagar pra pobre usar ou pagar por algo ineficiente?
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 07 de Maio de 2015, 16:33:55 »
Estamos falando apenas do estado brasileiro ou do estado como conceito?

Eu sempre deixei claro que falo do estado brasileiro.  Nada contra o Sueco , pagaria 40% de imposto BDM feliz para mirar la. No Brasil o estado é fadado ao fracasso.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #19 Online: 07 de Maio de 2015, 16:36:18 »
Vejam como pessoas que aparentemente concordam num ponto de vista tem princípios bem diferentes.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 07 de Maio de 2015, 16:48:05 »
Já vi apontarem que uma relativa homogeneidade étnica é favorável ou algo que viabiliza em última instância sistemas desse tipo.

As pessoas vêem os beneficiários mais como  parte de "nós", e não como "os outros"/"eles". Acho que extensão geográfica, se não era também considerado (creio que era), tinha um efeito similar nessa divisão de nós-e-eles. Ao mesmo tempo que deve ter embutido o risco de haver menos incentivo e cobrança local para fazer as verbas serem eficientemente investidas.

http://www.willwilkinson.net/institutions/2008/02/22/the-laissez-faire-welfare-state/

[...] Indeed, the relative success of countries like Denmark and Iceland is outstanding evidence that the best way to ensure high levels of welfare spending (in tiny, ethnically homogeneous countries) is to let the capitalism rip. According to Heritage, Iceland ranks 14th in the world in terms of economic freedom. It has no minimum wage. Denmark, which comes in 11th, has one of the world's least regulated labor markets and is one of the world's easiest places to start a business. If you consider that both take a huge penalty in these rankings for their high personal tax rates (but check out the super-low corporate and capital gains tax rates!), you can get a sense of just how unregulated and conducive to business these economies really are. Perhaps the greatest unheralded discovery of the late 20th/early 21st century is that relatively unfettered capitalism is a much better complement to the comprehensive welfare state than is dirigisme. I for one plan to herald this.  [...]

A primeira da trilha de migalhas da minha memória... embora a ênfase aí seja mais na combinação de estado do bem-estar social e liberalismo econômico.

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #21 Online: 07 de Maio de 2015, 17:01:14 »

E o que acha da Suécia e Japão e seu estado de bem estar social? Lá a transferência de renda também é grande, com benesses maiores que as daqui ou até piores.

Acho que o estado da Suécia e do Japão são bacanas demais... na Suécia e no Japão.

Pergunto isso porque a crítica muda, quero saber se o problema é com a execução ou com o conceito de transferencia de renda. No Brasil não funciona, temos desperdício, roubo, etc. Mas existem lugares onde funciona, onde ricos pagam mais impostos que aqui e as vezes nem tem direito ao serviço gratuito.

A crítica pode mudar mesmo.

No meu caso, eu tenho problemas com ambos os cenários, com o conceito da transferência de renda e com o desperdício/roubo. Não é e nem precisa ser uma questão de "ou".  Além disso, tenho desgosto por intervencionismos do estado, retirada de autonomia e liberdade do indivíduo e podemos prosseguir.

Mas como disse antes, de um ponto de vista pragmático e até uma ilusão de responsabilidade social, eu acho no mínimo “feio” ter gente ganhando 15 milhões por ano enquanto tem gente que mora em palafita (sem outra opção). Portanto, dou como por ora necessária a transferência de renda, bem como o ajuste e controle e um plano pra remoção da transferência no longo prazo (que inclua todos os aspectos que isso envolva), até quando, se possível, os pontos de partida dos cidadãos brasileiros estejam minimamente balizados.

Por exemplo, no Japão todos são obrigados a ter planos de saúde, que custam de acordo com a renda, pobres não pagam. Ou seja, aqui ricos pagam e tem direito de usar o SUS gratuitamente como os pobres, só que o SUS é uma bosta. Lá ricos pagam paga e só pobres usam de graça, mas a saúde é ótima. O problema esta em pagar pra pobre usar ou pagar por algo ineficiente?

No meu caso o problema não é esse, como já disse.

No caso de quem é?
« Última modificação: 07 de Maio de 2015, 17:03:23 por Johnny Cash »

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #22 Online: 07 de Maio de 2015, 17:07:37 »
Vejam como pessoas que aparentemente concordam num ponto de vista tem princípios bem diferentes.

Não entendi.

Quais pessoas tem quais princípios e concordariam em que?

Você ta falando dos meus princípios? Isso é provocação?

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #23 Online: 07 de Maio de 2015, 17:09:36 »
eu acho no mínimo “feio” ter gente ganhando 15 milhões por ano enquanto tem gente que mora em palafita (sem outra opção).

É, esteticamente concordo contigo, mas só esteticamente. Quaquaquauá
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #24 Online: 07 de Maio de 2015, 17:10:18 »

Não entendi.

Quais pessoas tem quais princípios e concordariam em que?

Você e o Bahadur tem a mesma opinião, mas partem de pontos de vista diferentes. Você não concorda com transferência de renda, nem num cenário de aproveitamento perfeito do dinheiro, o Bahadur não tem problema nenhum com transferência de renda, desde que o dinheiro seja bem usado.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!