O brasileiro médio é estatólatra, somos historicamente acostumados a viver (e nos adaptar) a uma cultura cartorial, nepotista e personalista.
Somos acostumados a ter o pai Estado resolvendo nossos problemas, lembro (e isso não é um paralelo exato) da época do plebiscito sobre sistema de governo que havia pesquisas de opinião mostrando que grande parte dos brasileiros achava plebiscitos absurdos, porquê esse era um trabalho do parlamentares e não do povo (elaborar leis). Notem que não era uma crítica a democracia direta, mas sim de ter o trabalho de ir votar no lugar do estado/parlamentar.
As mesmas pessoas de classe média que reclamam da ineficiência de um setor como a saúde não acham estranho, ou afrontoso que existam profissionais que não trabalhem o que deveriam contanto que sejam parentes ou amigos.
TIro como exemplo lá em casa, minha mãe até hoje não se conforma de 1) eu não ter um emprego público e 2) minha justificativa "não tenho tempo para dispor" pois ela acha que 1)"é uma segurança, tem emprego e uma aposentadoria garantida para sempre" e 2) "todo mundo faz isso, porquê você não?"