O voto em lista fechada é de longe o pior, pois tira do povo o poder de escolher a ordem dos deputados e o passa para caciques e donos de partidos. Voto em lista vai completamente na contramão do ideal para a política, que seria um sistema sem políticos profissionais, onde pessoas "normais" ocasionalmente seriam convocadas para participar do processo, sem viverem disso.
O caráter de partidos como entidades oficiais, necessárias para se concorrer na política, deveria ser abolido. Deveriam ser apenas organizações informais. O voto em lista dá ainda mais primazia a partidos, que seriam as "empresas" de uma política profissional.
De todos, o voto distrital é de longe o melhor, e por dar mais visibilidade ao parlamentar, seria perfeito para o Brasil (onde a população é "desatenta" à política). O voto em lista é o extremo oposto, tornando os parlamentares ainda mais invisíveis, impossibilitando um julgamento, avaliação e mesmo responsabilização individual dos mesmos. É um péssimo sistema, juntando essas razões com as expostas anteriormente.