Eu vejo esta questão do seguinte modo, poderemos realmente aumentar quantidade de prazer e diminuir a quantidade de sofrimento nos seres humanos com a utilização da ciência genética para aperfeiçoarmos/melhorar a espécie humana ?
Eu acredito que sim, por isso sou favorável ao melhoramento genético da espécie Homo sapiens sapiens. Aliás acho muito estranho que pessoas não adeptas de crenças em deuses sejam contra o melhoramento genético da espécie Homo sapiens sapiens.
Se fazemos melhoramentos genéticos com outras espécies porque não podemos fazer com a espécie Homo sapiens sapiens ? Ela por acaso é uma espécie sagrada na qual não podemos mexer ? Algum deus acha ruim ?
Tolice, somos uma espécie animal como outras espécies animais, podemos sim aplicar conhecimentos científicos para melhorarmos o que bem entendermos que seja bom. E é óbvio que estou me referindo a eugenia positiva.
Melhorar a qualidade de vida, você quer dizer.
Sim, se a Medicina puder avançar para a terapia genética seria um grande passo. Mas nesse caso seria a manipulação genética curando ou ajudando a curar doenças de pessoas que já nasceram, que existem e que são ou estão doentes, da mesma maneira que os medicamentos e outras terapias, mas com um potencial bastante além dos recursos que existem hoje.
Aí não vejo grandes problemas ( e eu não ver não quer dizer que não existam ), mas alterar características de pessoas que ainda não nasceram, ou selecionar embriões com base em codificações gênicas, tem implicações muito mais profundas, algumas das quais já foram discutidas aqui.
Se fazemos melhoramentos genéticos com outras espécies porque não podemos fazer com a espécie Homo sapiens sapiens ? Ela por acaso é uma espécie sagrada na qual não podemos mexer ? Algum deus acha ruim ?
Isso me dá arrepios. Os "melhoramentos genéticos" de outras espécies não são melhoramentos de um ponto de vista destas espécies, são melhoramentos zootécnicos e agronômicos. Ou seja, é melhor para o produtor, porém muitas vezes terrível para o animal e quase nunca positivo, quase nunca uma melhor qualidade de vida para o animal. Quase nunca ou nunca.
Tolice, somos uma espécie animal como outras espécies animais, podemos sim aplicar conhecimentos científicos para melhorarmos o que bem entendermos que seja bom.
O problema está justamente neste "bem entendermos que seja bom". O que os nazistas entendiam que era bom? E na verdade eugenia não foi uma invenção dos nazistas, era uma ideia com bastante aceitação na época. Descobriram que Salvador Allende, que era médico, produziu uma tese sobre eugenia quando jovem. Imagine!, o Salvador Allende.
A experiência mostra que nós, individualmente e como sociedade, nos equivocamos sistematicamente sobre o que pode vir realmente a ser bom. Quando se imagina este tipo de tecnologia a serviço de programas eugênicos só há duas possibilidades: ou estas seleções serão determinadas de cima para baixo, por algum regime com viés totalitário e de acordo com padrões estabelecidos ideologicamente ( quase uma reprodução da experiência nazista ), ou então estas decisões estarão nas mãos de pessoas comuns, que definirão o perfil genético de seus descendentes ( mas por fim de toda espécie humana ) com motivações tão fúteis e inconsequentes quanto às das pessoas também comuns que recorrem a procedimentos médicos invasivos para implantar corpos estranhos em seus próprios organismos, como por exemplo invólucros com gel silicone.