Hitler pintava muito bem. Não é comum encontrar quadros dessa qualidade dessa em feiras de artesanato, embora, qualidade, em arte, seja algo subjetivo. Não existem "critérios objetivos" de espécie alguma, a menos que se queira cair no hilário ridículo daquela famosa cena de "Sociedade dos Poetas Mortos", quando um suposto especialista acredita ter determinado uma função que quantificaria a qualidade de um poema.
Mas no que toca ao domínio da técnica, tanto como retratista como paisagista ( sua preferência ), Adolf Hitler foi muito bom. Muito bom mesmo.
O que era medíocre em Hitler era a sua visão de arte. Tinha uma visão muito limitada sobre o que deveria ser artes plásticas, e neste sentido, como artista, era alguém que não propunha nada. O seu ideal de arte era clássico, acreditava que a arte deveria ser representativa. Na época em que Hitler tentou ingressar na Escola de Belas Artes as artes plásticas, em todo o mundo mas especialmente na Europa, viviam um período de vigorosa criatividade. O surrealismo havia surgido na década de 20, nasceu a Arte Moderna e o experimentalismo quebrava antigos paradigmas no design, na arquitetura, na literatura e principalmente nas artes plásticas.
Na própria Alemanha, em 1919, foi fundada a famosa Staatliches-Bauhaus, a primeira escola de Design do mundo, mas que revolucionou principalmente com um novo conceito de Arquitetura.
Mas era uma estética que Hitler desprezava. Como ele mesmo disse: " Eu vivo em Esparta e Atenas". Ao passo que, na época, o conceito de arte que Hitler valorizava era justamente o que estava sendo mais desprezado. Este, provavelmente, foi o motivo de não ter sido aceito na Academia de Belas Artes de Viena. Não porque fosse absolutamente medíocre, mas na virada do século, em uma fase de grande efervescência de experimentalismo artístico, o jovem Hitler não propunha nada com sua arte figurativa.
Tanto que um dos instrutores sugeriu que ele aproveitasse seus talentos para a Arquitetura.
Em 1933 o governo nazista fechou a Bauhaus, e praticamente baniu da Alemanha qualquer tipo de expressão de artística na linha da Arte Moderna. Em uma famosa exposição patrocinada pelo partido nazista em Berlim, Hitler foi quem mais adquiriu obras, e os quadros que ele comprou mostram como era limitada sua visão de arte. A maioria eram retratos, alguns meras reproduções pintados a partir de fotografias.