A taxa de crescimento populacional no Brasil despencou.
Em 1970, quando éramos 90 milhões em ação, a taxa de fecundidade era maior que 5 filhos por mulher. Mais que o dobro da taxa de fecundidade nos Estados Unidos em 1970.
Em 2012 a taxa de fecundidade no Brasil foi de 1,81/mulher. Menor que a dos EUA que registrou 1,88/mulher.
https://www.google.com.br/publicdata/explore?ds=d5bncppjof8f9_&met_y=sp_dyn_tfrt_in&idim=country:BRA:USA:MEX&hl=pt&dl=pt
Nesse link você pode clicar na lista de países do lado esquerdo para incluir outros países no gráfico. É interessante comparar: Na América do Sul apenas o Chile tem uma taxa de fertilidade tão baixa quanto a do Brasil.
Não vou olhar esse link porque não fiz a contagem e não tomo contagens alheias como evidência de nada, de modo a me dizerem muito pouco, notadamente na direção que interessaria, que é a da "informação". Especialmente quando, independentemente de as evidências a mim diretas me indiquem flagrante desconcertante contrário, pouco importa -- se tivesse despencado algo bem mais que isso, é óbvio que não teria sido ainda suficiente. Então, o que importa de tal "informação", que é "que, diabos, quem a passa quer dizer com ela?!!!" não está informado, e essa não informação diz muito mais que a própria "informação" que "contém".
O que quero mesmo dizer aqui agora é que, mais uma vez, o rapaz Agnoscético aí já tinha dito (o bastante para anular o sentido dessa apresentação)!!!!:
Na China tem controle de natalidade (forçado) porque há excesso de população.
Mas independente disso, mais pessoas é igual a mais consumo (comida, combustíveis poluentes, madeiras, energia vinda de fontes não renováveis ou que causem danos ambientais, etc.) e dejetos (sanitários, alimentares, nucleares, vazamento de combustíveis, etc.).
O que, complementadamente ao que um brilhante jovem daqui já nos trouxe sobre como "a devastação apocalíptica do crescimento econômico pode ser demonstrada por uma razãozinha de ln", não deixa espaço para contra-argumentação: a população do mundo TEM QUE
CAIR EM NÚMERO ABSOLUTO (E MUITO!) ou não haverá saída, nem atrás das montanhas ou dentro das cavernas (que nem deverão existir mais de tanta extração mineral)!!!! Ai, MEDAAAAAAA!!!!