Autor Tópico: Debates entre ateus e religiosos  (Lida 4274 vezes)

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
Debates entre ateus e religiosos
« Resposta #25 Online: 01 de Agosto de 2015, 22:39:44 »
Vi um debate entre o Krauss e o Craig, e sem dúvida o Craig foi melhor, seja na correção dos argumentos filosóficos, seja na educação:

Mas o ponto que o Krauss sempre faz é o de que a filosofia é inútil para entender o universo, e só gera ruído nas discussões.

Aliás, ele também critica esses formatos de debates com moderadores que só privilegia oradores treinados (Craig seria um) e não necessariamente a discussão direta com argumentos sólidos.
« Última modificação: 02 de Agosto de 2015, 09:33:36 por Geotecton »
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #26 Online: 02 de Agosto de 2015, 06:37:59 »
JJ, o Craig foi demolido nesse debate.

De modo algum, nenhum dos dois foi demolido. Entretanto teve momentos em que o Krauss claramente nem entendeu as proposições do Craig, o cara pode ser bom em física, mas em filosofia ele foi fraco, e ele quis usar argumentos éticos filosóficos, mas o conhecimento de sistemas éticos que ele demonstrou no debate foi raso.   Até quem não entende muito bem do assunto, mas entende de comunicação, conseguiu perceber que o Krauss se exasperava, gaguejava, e até apelou para acusações diretas, e para xingamento, é um absurdo completo dizer que ele demoliu alguém,  a única coisa que ele demoliu foi a compostura dele. 

Se esse é o herói dos ateus juntamente com o fujão Dawkins, então tá bem mau.

« Última modificação: 02 de Agosto de 2015, 09:33:15 por Geotecton »

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #27 Online: 02 de Agosto de 2015, 06:56:50 »
Vi um debate entre o Krauss e o Craig, e sem dúvida o Craig foi melhor, seja na correção dos argumentos filosóficos, seja na educação:

Mas o ponto que o Krauss sempre faz é o de que a filosofia é inútil para entender o universo, e só gera ruído nas discussões.

Aliás, ele também critica esses formatos de debates com moderadores que só privilegia oradores treinados (Craig seria um) e não necessariamente a discussão direta com argumentos sólidos.

Se a filosofia fosse inútil para entender os fenômenos, simplesmente sequer existiriam debates epistemológicos. Nem debates éticos, nem estéticos. Se a filosofia fosse inútil para entender os fenômenos, então porque existiriam tantas citações de filósofos como Karl Popper e outros ? 

Achar que a física responde tudo me parece bastante ingenuidade. Na verdade até mesmo muitos problemas dentro da própria alçada da física estão ainda sem resposta, quanto mais problemas que saem do alcance da física, como os problemas da ação humana e do conhecimento.

Quanto ao formato do debate, neste debate específico ele foi até privilegiado, pois diversas vezes o Krauss se exasperava e interrompia a argumentação do Craig, e o moderador deixou que ele fizesse isso várias vezes.

« Última modificação: 02 de Agosto de 2015, 09:32:57 por Geotecton »

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
Re:Debates entre ateus e religiosos
« Resposta #28 Online: 02 de Agosto de 2015, 14:04:56 »
Achar que a física responde tudo me parece bastante ingenuidade.

Eu nunca disse isso. Nem o Krauss. O problema é quem quer combater argumentos científicos com filosofia.
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #29 Online: 02 de Agosto de 2015, 14:31:40 »

Eu nunca disse isso. Nem o Krauss. O problema é quem quer combater argumentos científicos com filosofia.

Qual argumento cientifico esta tentando ser combatido com filosofia ? E quem tentou fazer isso ?  O Craig é que não foi, pois ele sabe perfeitamente até onde vai a  ciência.  O Craig tem ótimo domínio sobre o que seja a ciência.  Já sobre filosofia não dá para dizer o mesmo do Krauss.

« Última modificação: 02 de Agosto de 2015, 14:35:52 por JJ »

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #30 Online: 02 de Agosto de 2015, 19:19:15 »

Qual argumento cientifico esta tentando ser combatido com filosofia ? E quem tentou fazer isso ?  O Craig é que não foi, pois ele sabe perfeitamente até onde vai a  ciência.  O Craig tem ótimo domínio sobre o que seja a ciência.  Já sobre filosofia não dá para dizer o mesmo do Krauss.

E qual dos dois possui mais artigos científicos e livros publicados?

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #31 Online: 02 de Agosto de 2015, 20:51:34 »
Esse Craig é um lambetão de entonações de veludo resiliente e canalha.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #32 Online: 02 de Agosto de 2015, 20:55:55 »

Neste quesito eu prefiro Kent Hovind.

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #33 Online: 03 de Agosto de 2015, 08:10:43 »

E qual dos dois possui mais artigos científicos e livros publicados?

Não sei qual dos dois tem mais. Mas o que isso interessa para a validade dos argumentos do Craig ?   Desde quando quantidade de artigos é pré requisito para validade de argumentos ? 

A única coisa que interessa para a validade dos argumentos é que estes sigam as regras da lógica, apenas isso.  Pensei que você soubesse disso.

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #34 Online: 03 de Agosto de 2015, 08:13:07 »

Uau. Fantásticos "argumentos" Ad Hominem que você tem para apresentar.  Realmente você venceu com essa lógica admirável.

« Última modificação: 03 de Agosto de 2015, 08:30:36 por JJ »

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #35 Online: 03 de Agosto de 2015, 08:19:55 »
A única coisa que interessa para a validade dos argumentos é que estes sigam as regras da lógica, apenas isso.  Pensei que você soubesse disso.

Diga isso pra natureza.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #36 Online: 03 de Agosto de 2015, 08:47:31 »
Não sei qual dos dois tem mais. Mas o que isso interessa para a validade dos argumentos do Craig ?   Desde quando quantidade de artigos é pré requisito para validade de argumentos ? 

E desde quando validade lógica sobrepõe os dados obtidos no estudo e análise da natureza?

E desde quando um sistema lógico significa que ele é verdadeiro, visto que a sua validade provém da sua consistência interna?
Foto USGS

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #37 Online: 03 de Agosto de 2015, 09:02:59 »

E desde quando validade lógica sobrepõe os dados obtidos no estudo e análise da natureza?

E desde quando um sistema lógico significa que ele é verdadeiro, visto que a sua validade provém da sua consistência interna?

1)O argumentos do Craig não se sobrepõe aos dados obtidos no estudo e análise da natureza. Pelo contrário ele usa dados da ciência natural na construção de seus argumentos, quando eles são pertinentes.  Como já disse ele sabe muito bem o que está sendo aceito e/ou discutido nas ciências.   E ele também conhece muito bem os argumentos ateístas. 

2)Claro, pode se ter um raciocínio completamente lógico (seguindo as regras da lógica), mas nem todo raciocínio lógico tem correspondência com o que já foi observado e incluído em alguma teoria, mas tudo que é incluído em alguma teoria (científica e/ou filosófica) deve seguir as regras da lógica (para que a teoria possa começar a ser considerada como adequada, pois se ela tiver inconsistências lógicas que não possam ser corrigidas sem afetar-lhe a estrutura principal, ela já será logo descartada).

« Última modificação: 03 de Agosto de 2015, 09:15:53 por JJ »

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #38 Online: 03 de Agosto de 2015, 16:54:21 »
Aqui tem uma lista de críticas aos métodos dele "debater". Em resumo, Eric Cartman criacionista.

http://rationalwiki.org/wiki/William_Lane_Craig
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Pilantrólogo

• Nível 17
  • *
« Resposta #39 Online: 03 de Agosto de 2015, 17:08:07 »
Aqui tem uma lista de críticas aos métodos dele "debater". Em resumo, Eric Cartman criacionista.

Citação de: RationalWiki on William Lane Craig
Craig has repeatedly attempted to invite cajole, harass and defame Richard Dawkins into a debate. Dawkins has consistently refused to do so, on the grounds that "That would look great on your CV, not so good on mine"
:bate: :biglol:

EDIT:
Eis um vídeo onde Dawkins faz essa declaração:
<a href="https://www.youtube.com/v/BhmsDGanyes" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/BhmsDGanyes</a>

Nota: Nesse vídeo de 2009 ele diz "I never actually dared to use the formula that my colleague Robert May [...]: "That would look great on your CV, not so good on mine". Porém, como Dawkins se tornou mais incisivo e militante de lá pra cá, não duvido que ele tenha adotado a dita frase.
« Última modificação: 03 de Agosto de 2015, 18:00:20 por Pilantrólogo »
"(...) the future is already here. It's just not very evenly distributed." - William Ford Gibson

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #40 Online: 03 de Agosto de 2015, 20:05:17 »

Citação de: RationalWiki on William Lane Craig
Craig has repeatedly attempted to invite cajole, harass and defame Richard Dawkins into a debate. Dawkins has consistently refused to do so, on the grounds that "That would look great on your CV, not so good on mine"

EDIT:
Eis um vídeo onde Dawkins faz essa declaração:

Nota: Nesse vídeo de 2009 ele diz "I never actually dared to use the formula that my colleague Robert May [...]: "That would look great on your CV, not so good on mine". Porém, como Dawkins se tornou mais incisivo e militante de lá pra cá, não duvido que ele tenha adotado a dita frase.

Ateu de Oxford Chama Richard Dawkins de "Covarde" por Não Debater com William Lane Craig

<a href="https://youtube.com/v/yDDdUK6qQpA" target="_blank" class="new_win">https://youtube.com/v/yDDdUK6qQpA</a>

:bate: :biglol:   :bate: :biglol:

Citação de: www.youtube.com
Será que Dawkins irá finalmente se engajar num debate acadêmico mano a mano com William Lane Craig quando ele for visitar Oxford? Parece que não, e até alguns companheiros ateus parecem pensar que ele está cometendo um grande erro.

ATUALIZAÇÃO: A presidente da Associação dos Humanistas Seculares da Inglaterra, Polly Toynbee, que IRIA debater com Craig, amarelou também. No Press Release do Reasonable Faith Tour 2011 consta a seguinte declaração dela:

"Eu não sabia da natureza do estilo de debate do Sr Lane Craig, e tendo agora visto suas performances anteriores vejo que isto não é o meu tipo de forum."

« Última modificação: 03 de Agosto de 2015, 20:30:36 por JJ »

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #41 Online: 03 de Agosto de 2015, 20:51:28 »

A verdade é uma só o Dawkins sabe que o Craig é muito muito bom, e ele sabe que perderá feio, por isso corre.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #42 Online: 03 de Agosto de 2015, 20:51:48 »
Quem na falta de mais o que fazer vai debater com um cara cujo principal argumento é: deus isso, deus aquilo "por que eu sinto no meu coração"? Francamentemente...

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #43 Online: 03 de Agosto de 2015, 20:57:40 »

A verdade é uma só o Dawkins sabe que o Craig é muito muito bom, e ele sabe que perderá feio, por isso corre.

Me parece que Kraig está muito mais preocupado com esse debate que o próprio Dawkins.

Mas o Dawkins realmente não é tão bem preparado para debates mais filosóficos mesmo. De qualquer forma, isso não gera mais ciência nem melhora a chance de Deus existir.

Offline Pilantrólogo

• Nível 17
  • *
« Resposta #44 Online: 03 de Agosto de 2015, 21:01:31 »
[...]

Ateu de Oxford Chama Richard Dawkins de "Covarde" por Não Debater com William Lane Craig

<a href="https://youtube.com/v/yDDdUK6qQpA" target="_blank" class="new_win">https://youtube.com/v/yDDdUK6qQpA</a>

Ele poderia ter chamado Dawkins de Papai Noel. Isso não teria qualquer relevância significativa senão para ele mesmo, em mesa de bar, contando vantagem e arrotando "chamei Dawkins de covarde!", assim como pra quem, por alguma razão que me escapa, concorda com esse "ateu de Oxford" o suficiente para compartilhar seu vídeo.

Dawkins já debateu com John Lennox e Rowan Williams, que pelo menos têm uma postura respeitável em debates e não são raposas nível Craig.
Que bom que existem pessoas dotadas de uma paciência hercúlea como Bill Nye, que entrou sozinho na cova dos leões para enfrentar o sacripanta do Ken Ham.
Que bom que existem pessoas como Sam Harris, especializadas em lidar com a dinâmica de bullshitters como William Lane Craig, e que inclusive já colocaram esse último em seu devido lugar.

Não é o caso de Dawkins. Ele participa de bate-papos na TV, programas de perguntas e respostas, documentários, mas se recusa dar suporte à eventos onde malandros reconhecidos como Craig ganham ainda mais plataforma pra falar. É simples. Essa é uma postura dele.
E não vai ser provocando ou fazendo uma edição de vídeo tendenciosa e picareta como essa apresentada acima que ele vai se sentir mais inclinado a dizer sim.
« Última modificação: 03 de Agosto de 2015, 21:39:26 por Pilantrólogo »
"(...) the future is already here. It's just not very evenly distributed." - William Ford Gibson

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #45 Online: 03 de Agosto de 2015, 21:02:55 »
JJ tem certeza que viu o debate de Craig versus Krauss?
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #46 Online: 03 de Agosto de 2015, 21:04:12 »
Quem na falta de mais o que fazer vai debater com um cara cujo principal argumento é: deus isso, deus aquilo "por que eu sinto no meu coração"? Francamentemente...

Ele apresenta vários argumentos dentro da metodologia da filosofia naturalista, e vários ateus já tiveram a coragem de debater com ele.
« Última modificação: 03 de Agosto de 2015, 21:09:44 por JJ »

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #47 Online: 03 de Agosto de 2015, 21:09:21 »
JJ tem certeza que viu o debate de Craig versus Krauss?

Vi sim.  E o Krauss além de mal educado (fica interrompendo o Craig várias vezes), não entendeu alguns argumentos sobre ética que o Craig colocou, e para coroar o desastre do Krauss ele se exaspera até o ponto de no final responder um argumento simplesmente xingando.  Ele foi bem pior do que eu pensei que seria.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #48 Online: 03 de Agosto de 2015, 21:19:13 »

Ele apresenta vários argumentos dentro da metodologia da filosofia naturalista, e vários ateus já tiveram a coragem de debater com ele.
É como eu e pelo visto todos mais aqui disseram, nada mesmo de sério ou aproveitável.

Offline Pilantrólogo

• Nível 17
  • *
« Resposta #49 Online: 03 de Agosto de 2015, 21:32:36 »

Ele apresenta vários argumento dentro da metodologia da filosofia naturalista, e vários ateus já tiveram a coragem de debater com ele.

Porquê essa persistência no uso da palavra "coragem" ao invés de "disposição" ou "iniciativa" ou até mesmo "vontade"?
Lane Craig é esse pica das galáxias todo que o camarada precisa de uma dose extra de valentia pra poder encarar?

Hitchens participava de debates com tipos como D'souza e Craig por diversão, assim como hoje fazem Sam Harris e, em algums ocasiões, A.C. Grayling. Nunca percebí sinais de tensão neles durante qualquer um dos debates.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!