Ola JJ,
Não chegaram e nunca irão chegar!!!Pois lidam com sistemas complexos, que constantemente se atualizam (feedbacks) com nova informação (conhecimento). Seria mais ou menos como vc solicitar para um evolucionista a previsão de um caminho evolutivo de trasformação de uma espécie em outra, com a sequencia de alterações fisiológicas e genéticas.
A Escola Austriaca sempre alertou para o caráter limitado e qualitativo das previsões econômicas (impossibilidade do socialismo como sistema de cooperação social, recessão causada pela expansão creditícia artificial, sem poupança previa, etc). Acontece, que a Escola de Chicago ressurge com a proposta de colocar a economia dentro do paradigma positivista,o que depois acabou sendo adotado por todo o maistream, com execessão dos austríacos, é claro. E pior, para poderem fazer isso, tinham que matematizar a Economia e, para viabilizar essa matematização, utilizaram premissas completamente surreais, que por si só já comprometem muito essa escola. Abaixo, alguns pontos de comparação, que evidenciam o que falei :
Pontos de comparação 1. Conceito de economia (princípio essencial):
Paradigma austríaco - Teoria da ação humana entendida como um processo dinâmico (praxeologia).
Paradigma neoclássico - Teoria da decisão: maximização sujeita a restrições (conceito estrito de "racionalidade").
2. Perspectiva metodológica:
Paradigma austríaco -Subjetivismo.
Paradigma neoclássico - Estereótipo do individualismo metodológico (objetivista).
3. Protagonista dos processos sociais: Paradigma austríaco -Empreendedor criativo.
Paradigma neoclássico -Homo oeconomicus.
4. Possibilidade de os agentes se equivocarem a priori e natureza do ganho empresarial: Paradigma austríaco - Admite-se a possibilidade de serem cometidos erros empresariais puros que poderiam ter sido evitados com maior perspicácia empresarial na percepção de oportunidades de lucro.
Paradigma neoclássico -Não se admite que existam erros dos quais alguém se possa arrepender, uma vez que todas as decisões passadas se racionalizam em termos de custos e benefícios. Os lucros empresariais são considerados como a renda de mais um fator de produção.
5. Concepção da informação:Paradigma austríaco - O conhecimento e a informação são subjetivos, estão dispersos e alteram-se constantemente (criatividade empresarial). Distinção radical entre conhecimento científico (objetivo) e prático (subjetivo)
Paradigma neoclássico - Pressupõe-se a existência de informação perfeita (em termos certos ou probabilísticos), objetiva e constante a propósito de fins e de meios. Não se distingue entre conhecimento prático (empresarial) e científico.
6. Ponto de referência:Paradigma austríaco - Processo geral com tendência coordenadora. Não se distingue entre a micro e a macroeconomia: todos os problemas econômicos são estudados de forma interrelacionada.
Paradigma neoclássico - Modelo de equilíbrio (geral ou parcial). Separação entre a micro e a macroeconomia.
7. Conceito de «concorrência»: Paradigma austríaco - Processo de rivalidade empresarial.
Paradigma neoclássico -Situação ou modelo de «concorrência perfeita».
8. Conceito de custo:Paradigma austríaco - Subjetivo (depende da capacidade empresarial para descobrir novos fins alternativos).
Paradigma neoclássico - Objetivo e constante (pode ser conhecido e medido por uma terceira parte).
9. Formalismo:Paradigma austríaco - Lógica verbal (abstrata e formal) que permite a consideração do tempo subjetivo e da criatividade humana.
Paradigma neoclássico - Formalismo matemático (linguagem simbólica própria da análise de fenômenos atemporais e constantes).
10. Relação com o mundo empíricoParadigma austríaco - Raciocínios apriorístico—dedutivos: Separação radical e, quando necessário, coordenação entre teoria (ciência) e história (arte). A história não pode ser utilizada para testar as teorias.
Paradigma neoclássico -Verificação empírica das hipóteses (pelo menos retoricamente).
11. Possibilidades de previsão específica:Paradigma austríaco - Impossível, uma vez que o que vai suceder no futuro depende de um conhecimento empresarial ainda não criado. Apenas são possíveis pattern predictions de tipo qualitativo e teórico sobre as consequências descoordenadoras do intervencionismo.
Paradigma neoclássico - A previsão é um objetivo que se procura de forma deliberada.
12. Responsável pela previsão Paradigma austríaco - O empresário.
Paradigma neoclássico - O analista econômico (engenheiro social).
Um ponto que rende uma boa discussão é o 10. Abaixo três livros excelentes sobre a escola austríaca que vc acessa de graça no mises.ogr
1) A Escola Austríaca
http://www.mises.org.br/Ebook.aspx?id=30Para mim, esse é o melhor livro introdutório sobre a escola austríaca, pois além dos conceitos e polêmicas, conta a história de seu desenvolvimento desde os Escolásticos, na Espanha e em Portugal!!!
2) A Ciência Econômica e o Método Austríaco
http://www.mises.org.br/Ebook.aspx?id=18Aqui, a preocupação é a defesa do método austríaco, onde o item 10 que citei é explorado. O autor é muito didático!!
3) Teoria e Historia
http://www.mises.org.br/Ebook.aspx?id=100Outro livro onde a questão do método austríaco é fundamentado. Esse é do próprio Mises
Com relação à "Matematização" da Economia, esses artigos são muito bons :
http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=1735http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=1690http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=1627http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=95E uma curiosidade : a contribuição da Escola Austriaca para o Teorema de Nash
http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=2102Abs
Felipe