Autor Tópico: Autismo e Equizofrenia  (Lida 775 vezes)

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
Autismo e Equizofrenia
« Online: 15 de Agosto de 2015, 08:08:09 »
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
Re:Autismo e Equizofrenia
« Resposta #1 Online: 15 de Agosto de 2015, 13:41:43 »
Os portugueses novamente na frente quando o assunto é cérebro/consciência.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Muad'Dib

• Nível 34
  • *
« Resposta #2 Online: 15 de Agosto de 2015, 15:14:41 »

Foi bem o que eu pensei.

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #3 Online: 16 de Agosto de 2015, 07:40:45 »
Que me desculpem o Pagão e os demais portugueses mas matéria não diz que foi descoberta A origem do autismo, a etiologia do autismo não é unifatorial. O autismo tem muitas causas já descobertas e muitas causas a serem descobertas, a importante descoberta dos portugueses é apenas um pedaço a mais no quebra cabeças :) :

https://scholar.google.com.br/scholar?hl=pt-BR&as_sdt=0,5&q=autism+etiology

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #4 Online: 16 de Agosto de 2015, 09:39:45 »
Que me desculpem o Pagão e os demais portugueses mas matéria não diz que foi descoberta A origem do autismo, a etiologia do autismo não é unifatorial. O autismo tem muitas causas já descobertas e muitas causas a serem descobertas, a importante descoberta dos portugueses é apenas um pedaço a mais no quebra cabeças :) :

https://scholar.google.com.br/scholar?hl=pt-BR&as_sdt=0,5&q=autism+etiology

A minha pergunta é que foi mal colocada... e a descoberta foi feita por uma equipa com mais de uma nacionalidade...
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #5 Online: 17 de Agosto de 2015, 03:57:13 »

Foi bem o que eu pensei.
E isso por causa daquele místico...    o Damásio???!!! Ainda não te livraste desse adeptismo...

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #6 Online: 17 de Agosto de 2015, 07:07:47 »

Foi bem o que eu pensei.
E isso por causa daquele místico...    o Damásio???!!! Ainda não te livraste desse adeptismo...

http://www.cienciahoje.pt/670

Não apenas Damásio... esse está fora do país... há muito mais investigação... Entre outros centros, por exemplo a relativamente recente Fundação Champalimaud já está em grande nível com o seu Programa de Neurociências.

Entre outros, é interessante o artigo sobre o livre arbítrio porquanto é um tema bastante debatido aqui no fórum....
« Última modificação: 17 de Agosto de 2015, 07:24:44 por Pagão »

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 17 de Agosto de 2015, 18:51:39 »
E não esquecer António Egaz Muniz, Prêmio Nobel de Medicina em 1949 depois de quatro indicações anteriores (1928, 1933, 1937 e 1944) apesar das discussões sobre a ética da banalização da lobotomia, da qual ironicamente se tornou uma vítima paraplégica depois de sofrer uma tentativa de homicídio de um paciente lobotimizado.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #8 Online: 19 de Agosto de 2015, 03:40:12 »

Foi bem o que eu pensei.

http://www.cienciahoje.pt/670

Não apenas Damásio... esse está fora do país... há muito mais investigação... Entre outros centros, por exemplo a relativamente recente Fundação Champalimaud já está em grande nível com o seu Programa de Neurociências.

Entre outros, é interessante o artigo sobre o livre arbítrio porquanto é um tema bastante debatido aqui no fórum....
(Esse "esse está fora do país" soou tão desapontado... Ele não é menos portugues por isso.)

O que ocorre é que há breve registro histórico de passagem entre o rapaz aí, que agora não é Johnny, mas que já puxou frango, deu o grito do Flintstone e algo mais... e o MESTRE Cientista sobre a questão da consciência, quando o hoje 'Johnny que não é' declarava seu reconhecimento do Damásio como a autoridade máxima de algo que eu preferiria chamar de 'conscienciologia', estivesse o termo vago. Daí este comentário.

../forum/topic=24235.800.html#msg682279

Portanto, como a maior parte dos estudos apresentados nessa lista destinam-se...   ...não, na verdade, a maior parte deles destina-se ao ostracismo do esquecimento pois são obviamente caminhos de pesquisa vazios...   a menor parte deles destina-se a finalidades médicas, e uma irrisoriedade, direta ou indiretamente a aplicações para o (dito) 'problema cérebro/mente', não interceptam o que eu queria dizer do que ele tinha pensado. Por exemplo, o aspecto mais significativo, para a 'questão da mente', das 'variações autistas' são as exatas variações! Em que condições ocorrem tão ampla e quase continuamente. Não as causas em si, a menos de suas possíveis implicações analisáveis nessas gradações, que são mais pertinentes a medicina neurológica e não à amplitude da neurologia, no seu extremo desvinculante do cérebro.

Por outro exemplo, o assunto sobre livre arbítrio não é jamais um assunto científico, à eventual exceção de uma possível análise de como os cérebros que creem nisso creem nisso. E filosofia, não é ciência.

Então, desculpe, não é nenhum demérito aos caros lusitanos, dos quais sou descendente bem quase direto, mas nessa seara, o mundo todo é muito fraquinho. Claro que todo esforço vale e é bem vido. Sem nenhum, não se deve esperar que nada saia, o que é um erro, pois é daí que, às vezes, sai! Mas, a droga da realidade é difícil e malvada mesmo!  hahahahhahahahahahaahha...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!