Autor Tópico: Certificação Halal: direito ou abuso?  (Lida 1753 vezes)

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
  • Ave, Entropia, morituri te salutant
Certificação Halal: direito ou abuso?
« Online: 24 de Agosto de 2015, 17:04:46 »
Tomei conhecimento desse "selo de autenticidade" e trouxe para nossa (vossa) análise, é uma perspectiva interessante do quanto nosso "laico" Estado se comporta nessas questões, autorizando o abate ritual ainda que não seja o abate menos doloroso, vão alguns links pra ajudar no entendimento da situação e estejam à vontade para acrescentar mais.

Estou acessando páginas sobre o Islã e tenho visto como  uma religião pode ser controversa, ainda mais quando se analisam TODOS os lados das questões propostas.

Minha opinião pessoal? Como cética, JAMAIS, eu disse JAMAIS me curvaria a tamanha intromissão na maneira em como vivo minha vida, mas isso de opinião pessoal é balela, quando nos defrontamos com as razões "dos outros", de quê interessa opinião?

Porém tenho alguns pontos a considerar;

1° casamento entre meninas (9 a 12 anos) e homens de 40, 50, ou mais;
2° mutilação genital de mulheres e homens
3° apropriação do estado pela religião
4° situação de ambos os sexos injusta

Links;

http://www.jusbrasil.com.br/topicos/28471797/halal

http://infielatento.blogspot.com.br/2015/05/lista-de-empresas-brasileiras-com-certificacao-halal.html

http://www.alimentoshalal.com.br/pt-br/certificacao-halal

[url]https://pt.wikipedia.org/wiki/Halal[url]
« Última modificação: 24 de Agosto de 2015, 17:08:55 por Brienne of Tarth »
GNOSE

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
Re:Certificação Halal: direito ou abuso?
« Resposta #1 Online: 24 de Agosto de 2015, 17:33:00 »

Minha opinião pessoal? Como cética, JAMAIS, eu disse JAMAIS me curvaria a tamanha intromissão na maneira em como vivo minha vida, mas isso de opinião pessoal é balela, quando nos defrontamos com as razões "dos outros", de quê interessa opinião?

A sua opinião pessoal é tudo o que interessa.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 24 de Agosto de 2015, 17:34:27 »
Pra quem não sabe, os países islâmicos consomem carne de animais que são abatidos do modo halal, ou seja, deixando-o sangrar pelo pescoço. Segundo os islâmicos essa é a maneira de deixar a carne pura. Deve ser uma cópia do que fazem os judeus com os seus alimentos kosher...

Se eu tenho um frigorífico no Brasil e quero exportar pra países islâmicos, a carne deve ter esse certificado.

Quanto a mutilação genital, esta prática não está prevista na religião islâmica que é feita predominantemente na África em alguns países islâmicos e em outros cristãos.

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 24 de Agosto de 2015, 17:43:07 »
Pra quem não sabe, os países islâmicos consomem carne de animais que são abatidos do modo halal, ou seja, deixando-o sangrar pelo pescoço. Segundo os islâmicos essa é a maneira de deixar a carne pura. Deve ser uma cópia do que fazem os judeus com os seus alimentos kosher...

Que coisa idiota é a religião... qualquer uma.
"Deus prefere os ateus"

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 24 de Agosto de 2015, 17:48:11 »

Que coisa idiota é a religião... qualquer uma.

Mas quem quiser exportar pra islâmicos e judeus tem que respeitar esses certificados.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #5 Online: 24 de Agosto de 2015, 17:49:39 »
Acho que antes de reclamar do abate halal ou kosher as pessoas deveria se preocupar como os abatedouros matam os animais, e garanto que não é nada melhor que isso.

He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #6 Online: 24 de Agosto de 2015, 17:55:40 »
Acho que antes de reclamar do abate halal ou kosher as pessoas deveria se preocupar como os abatedouros matam os animais, e garanto que não é nada melhor que isso.

Falácia. Dá pra se preocupar com os dois ao mesmo tempo, ou só com um deles. Ou com nenhum.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 24 de Agosto de 2015, 17:56:21 »

Depende do abatedouro... alguns seguem as regras de insensibilizar os animais antes, outros não. Já fui em grandes abatedouros de aves onde elas passam por água com uma corrente elétrica e "desmaiam" instaneamente. Já fui também em abatedouros de bois e porcos onde o animal recebe uma pancada forte com um aparelho de ar comprimido na cabeça e também perde a consciência. Nada bonito, mas muito melhor do que sangrar lentamente pelo pescoço.

E já fui em abatedouros onde os animais eram abatidos de qualquer maneira, sem o mínimo cuidado, e sofriam bastante. Mas grandes abatedouros tendem a ser melhores, principalmente porque é vantajoso economicamente para eles que o animal perca logo os sentidos ao invés de ficar por muito tempo vivo, além da questão do sofrimento do animal em si.
"Deus prefere os ateus"

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #8 Online: 24 de Agosto de 2015, 18:00:32 »

Falácia. Dá pra se preocupar com os dois ao mesmo tempo, ou só com um deles. Ou com nenhum.

Sim, pode se preocupar com os dois, ou só com o menos pior, no caso, os religiosos. Segundo a reportagem do fantástico 30% dos abatedouros do Brasil maltratam os animais e/ou tem péssima higiene. Abatedouros religiosos não são 0,1% do total.

Mas hey, cada um escolhe as batalhas que quiser. Só me parece brigar por uma lata de Itaipava, enquanto um caminhão de whiskye 21 anos esta indo embora.

He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 24 de Agosto de 2015, 18:06:22 »

Sim, pode se preocupar com os dois, ou só com o menos pior, no caso, os religiosos. Segundo a reportagem do fantástico 30% dos abatedouros do Brasil maltratam os animais e/ou tem péssima higiene. Abatedouros religiosos não são 0,1% do total.

Mas hey, cada um escolhe as batalhas que quiser. Só me parece brigar por uma lata de Itaipava, enquanto um caminhão de whiskye 21 anos esta indo embora.

Poderíamos ir atrás dos 30% dos abatedouros que maltratam e/ou tem péssima higiene e também dos religiosos. Mas como estamos no Brasil, não iremos atrás de uma coisa nem outra...
"Deus prefere os ateus"

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #10 Online: 24 de Agosto de 2015, 18:15:34 »
O método Halal se seguido a risca previe o menor sofrimento possível ao animal, as normas básicas a serem seguidas para o abate halal  são estas: serão abatidos somente animais saudáveis, aprovados pelas autoridades sanitárias e que estejam em perfeitas condições físicas; a frase “Em nome de Alá, o mais bondoso, o mais Misericordioso” deve ser dita antes do abate; os equipamentos e utensílios utilizados devem ser próprios para o Abate halal. A faca utilizada deve ser bem afiada, para permitir uma sangria única que minimize o sofrimento do animal; o corte deve atingir a traqueia, o esôfago, artérias e a veia jugular, para que todo o sangue do animal seja escoado e o animal morra sem sofrimento; inspetores mulçumanos acompanharão todo o abate, uma vez que eles são os responsáveis pela verificação dos procedimentos determinados pela Sharia; todo o preparo, processamento, acondicionamento, armazenamento e transporte devem ser exclusivos para os produtos halal ,que obrigatoriamente são certificados e rotulados conforme a lei da Sharia.

Em alguns países é comum a pratica de matar o animal por métodos tradicionais, através da degola do pescoço, sem a etapa da insensibilização, o Halal usado para a obtenção de carnes para pessoas de fé islâmica, é uma delas. No Brasil, é facultado o sacrifício de animais de acordo com preceitos religiosos, desde que sejam destinados ao consumo por comunidade religiosa que os requeira, ou ao comércio internacional com países que façam essa exigência. Dentre os métodos de insensibilização aceitos estão a concussão por dardo não-penetrante e a eletronarcose sem a indução da parada cardíaca. O emprego da insensibilização no abate halal permite maior velocidade de abate e mantém elevado o padrão humanitário.

Deve-se perseguir os abatedouros que estão contra a lei e não perseguir os religiosos.

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #11 Online: 24 de Agosto de 2015, 18:21:06 »

Poderíamos ir atrás dos 30% dos abatedouros que maltratam e/ou tem péssima higiene e também dos religiosos. Mas como estamos no Brasil, não iremos atrás de uma coisa nem outra...

Exato.

Agora, quanto a coisa não ser pior do que algumas práticas por aí, é a mesma agenda do "não se preocupe com os extremistas religiosos, os nazistas foram piores" que a gente vê em alguns debates por aqui.
« Última modificação: 24 de Agosto de 2015, 18:26:25 por Johnny Cash »

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #12 Online: 24 de Agosto de 2015, 18:25:57 »
O método Halal se seguido a risca previe o menor sofrimento possível ao animal, as normas básicas a serem seguidas para o abate halal  são estas: serão abatidos somente animais saudáveis, aprovados pelas autoridades sanitárias e que estejam em perfeitas condições físicas; a frase “Em nome de Alá, o mais bondoso, o mais Misericordioso” deve ser dita antes do abate; os equipamentos e utensílios utilizados devem ser próprios para o Abate halal. A faca utilizada deve ser bem afiada, para permitir uma sangria única que minimize o sofrimento do animal; o corte deve atingir a traqueia, o esôfago, artérias e a veia jugular, para que todo o sangue do animal seja escoado e o animal morra sem sofrimento; inspetores mulçumanos acompanharão todo o abate, uma vez que eles são os responsáveis pela verificação dos procedimentos determinados pela Sharia; todo o preparo, processamento, acondicionamento, armazenamento e transporte devem ser exclusivos para os produtos halal ,que obrigatoriamente são certificados e rotulados conforme a lei da Sharia.

[...]

Fazer um corte, com uma faca afiada, no pescoço de um animal e deixar o sangue todo escorrer pra que o animal morra sem sofrimento?

Certamente falta aí um senso do que é sofrimento.

[...]

Deve-se perseguir os abatedouros que estão contra a lei e não perseguir os religiosos.

"Deve-se"...

A lei não deveria permitir que religiosos se comportem de modo a provocar o sofrimento de terceiros, incluindo animais (não humanos), caso nossa sociedade entenda que eliminar ou minimizar todo o possível de sofrimento é positivo e deve ser objetivado.

Essa história de "tudo em nome da religião", historicamente falando, só é boa pros líderes religiosos.

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #13 Online: 24 de Agosto de 2015, 18:39:46 »
Tomei conhecimento desse "selo de autenticidade" e trouxe para nossa (vossa) análise, é uma perspectiva interessante do quanto nosso "laico" Estado se comporta nessas questões, autorizando o abate ritual ainda que não seja o abate menos doloroso, vão alguns links pra ajudar no entendimento da situação e estejam à vontade para acrescentar mais.

Estou acessando páginas sobre o Islã e tenho visto como  uma religião pode ser controversa, ainda mais quando se analisam TODOS os lados das questões propostas.

Porém tenho alguns pontos a considerar;

1° casamento entre meninas (9 a 12 anos) e homens de 40, 50, ou mais;
2° mutilação genital de mulheres e homens
3° apropriação do estado pela religião
4° situação de ambos os sexos injusta

Links;

http://www.jusbrasil.com.br/topicos/28471797/halal

http://infielatento.blogspot.com.br/2015/05/lista-de-empresas-brasileiras-com-certificacao-halal.html

http://www.alimentoshalal.com.br/pt-br/certificacao-halal

[url]https://pt.wikipedia.org/wiki/Halal[url]

Basicamente, tradicionalistas fazendo tradicionalismos nonsense, e em vários casos em nome do dinheiro.

A permissão de comportamentos especiais e bárbaros (do ponto de vista de Direitos Humanos) não deveria ser garantida em regime especial aos religiosos.

A liberdade das práticas religiosas deve ser garantida, ao mesmo tempo que se exija dos indivíduos religiosos comportamento tal qual dos demais cidadãos em alguns parâmetros mais sérios e que podem interferir na vida de terceiros, mesmo que se pretenda justificá-los com propósito religioso/místico/cultural. Aliás, já é assim com muitos aspectos, enquanto em outros continuamos parados em absoluto com o argumento legislativo de garantia de liberdade de prática religiosa.

Agora falando do modo mais legislativo, que me falta tanto ao conhecimento: Já que o estado brasileiro não pode interferir nas práticas religiosas, o que não pode ser feito por religiosos em nome da garantia do livre culto religioso? E pq?

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
  • Ave, Entropia, morituri te salutant
« Resposta #14 Online: 24 de Agosto de 2015, 19:12:06 »
Deixei claro e totalmente em aberto as considerações sobre religião, sendo que para mim não faz diferença se o muslim não pode saber o que é uma feijoada completa regada a caipirinha, quero discutir justamente a aparente conivência governamental com o método de abate, pois se existe uma legislação pertinente, porque  é permitido que ;

o animal seja suspenso pelas patas
sangrado por meio de vários cortes até a morte (eles creem que o sangue contém impurezas - só o sangue)
degolado ao final

totalmente em desacordo com a INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 3, DE 17 DE JANEIRO DE 2000;

http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:cYiD9rBJDQ8J:www.agricultura.gov.br/arq_editor/file/Ministerio/concursos/em_andamento/instrucoes%2520normativas/INT%2520003%252017%252001%25202000%2520ABATE%2520HUMANIT%2525C1RIO%2520ANIMAIS%2520DE%2520ACOUGUE.doc+&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br
GNOSE

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #15 Online: 24 de Agosto de 2015, 19:26:45 »
Ah, malz se pareceu que eu estava sugerindo algo que você estivesse defendendo. Eu não estava.  :)

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #16 Online: 24 de Agosto de 2015, 19:34:30 »
Sério, o problema é o sofrimento? Cadê as passeatas e as reclamações por rodeios? E as pequenas fazendas que matam porco da mesma maneira? Vocês apoiam a proibição? Pequenos fazendeiros terão que comprar armas de ar comprimido pra matar porcos pro porco no rolete de domingo? Galinhas são mortas em 90% dos casos se cortando a jugular e esse processo é legal, vamos encarecer o processo e obrigar a mudança da lei pra que as galinhas  não sofram?

O que eu estou vendo aqui é desculpa pra criticar religião, se houvesse essa preocupação toda com sofrimento animal teria muitos mais tópicos defendendo animais,  deve ser coincidência essa preocupação bem quando são religiosos fazendo o que 1/3 dos abatedouro fazem e o que 100% das fazendas familiares fazem.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #17 Online: 24 de Agosto de 2015, 19:54:52 »
É exatamente por que é religião, por ser a base da maioria das posições humanas  exatamente a questão. No momento que você faculta à religião estabelecer os parâmetros sobre o norte das pessoas não há "bom combate".
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #18 Online: 24 de Agosto de 2015, 20:01:00 »
Então temos brigas muito maiores que a maioria ignora em nome do "mal menor". O que não falta é  gente aqui apoiando o Cunha e sua tavola redonda da bancada evangélica, ele já propôs e passou umas três leis beneficiando religiosos e o silêncio aqui foi ensurdecedor. Tem gente achando que botar fogo na casa é o melhor jeito se se livrar dos ratos.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 24 de Agosto de 2015, 20:04:55 »
Você realmente vai seguir por este caminho do 'politicamente correto, se for religião', Barata?

Não importa a sua sequência de espantalhos e falsas analogias, porque o tópico traz uma crítica sobre este procedimento que é a 'certificação Halal', que é um acinte sob qualquer aspecto, excluindo, é claro, para o anacronismo chamado religião.

Isto não significa que outras formas de estupidez comportamental humana não sejam condenáveis, como os rodeios; o uso de animais em circos; a pesca e a caça 'esportiva'; o tratamento confinado de animais para engorda; o abate para alimentação por processos que não eliminam (ou, pelo menos, minimizem) a dor; a caça 'científica' de baleias e pelo mais '100.000 outros tipos' de imbecilidades. E todas podem ter as suas aplicações 'justificadas'.

O mais importante, para nós, neste tópico é o de mostrar o que uma estupidez codificada chamada 'religião' pode fazer ou trazer de maléfico para toda uma sociedade.
« Última modificação: 24 de Agosto de 2015, 20:16:26 por Geotecton »
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 24 de Agosto de 2015, 20:09:32 »
[...]
a frase “Em nome de Alá, o mais bondoso, o mais Misericordioso” deve ser dita antes do abate;
[...]

Assim como várias tribos indígenas fazem antes de abater um animal.

Com isto, os animais devem ficar mais tranquilos porque servirão de antepasto para os servos do 'senhor', seja ele Tupã ou Yaweh ou Alah.
Foto USGS

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #21 Online: 24 de Agosto de 2015, 20:35:30 »
Achar um acinte é sua opinião, vegetarianos estariam aqui condenando toda forma de matança, a que você considera menos cruel, pra eles é tão cruel quanto o halal. Comer um churrasco, torresmo, frango assado e ficar de mimimi porque o outro matou o boi em 3 min ao invés de 1,5 é  ridículo.  O único motivo porque isso está sendo condenado é o motivo religioso. Isso se chama intolerância e não tem nada a ver com politicamente correto.

Temos vários tópicos sobre vegetarianism e a coisa que mais se escuta lá e que a picanha assada é gostosa, tá todo mundo cagando pro bem estar animal.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 24 de Agosto de 2015, 20:51:21 »
Achar um acinte é sua opinião, vegetarianos estariam aqui condenando toda forma de matança, a que você considera menos cruel, pra eles é tão cruel quanto o halal.

Vegetarianos também matam seres vivos. A não ser que algum deles faça fotossíntese.

Comer um churrasco, torresmo, frango assado e ficar de mimimi porque o outro matou o boi em 3 min ao invés de 1,5 é  ridículo.

A questão NÃO é o abate em si, porque se supõe seja para a alimentação, mas sim a forma como é feita, seja porque a preocupação está na "quantidade" de dor causada ao animal (e aí sim, o tempo até o óbito é importante), seja porque o estado e a sociedade permitem que pessoas maltratem animais por mais um motivo fútil.

O único motivo porque isso está sendo condenado é o motivo religioso. Isso se chama intolerância e não tem nada a ver com politicamente correto.

:o

Temos vários tópicos sobre vegetarianism e a coisa que mais se escuta lá e que a picanha assada é gostosa, tá todo mundo cagando pro bem estar animal.

O fato de uma pessoa apreciar carne como alimento NÃO significa que ela endossa um processo de abate feito sem a menor preocupação com a dor do animal.
Foto USGS

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #23 Online: 24 de Agosto de 2015, 21:02:14 »
Sério que essa de matar plantas é o seu argumento? Esqueceu tudo que falamos no tópico sobre aborto sobre sistema nervoso central e etc? Ou mudou de idéia e agora aborto porque células e bebes são a mesma coisa?

O animal não é torturado, ele sofre um corte na carótida e morre em 3 min. com a dor de um corte. Sabe quem sobre muito mais? Gansos pra fazer foie gras, bezerros pra fazer vitela.

Vamos ver esse vídeo sobre crianças de galinhas e vamos ver quem faz mais animais sofrerem, os religiosos ou o cidadão comum que come frango, porco e gado.

Epa, a garganta das galinhas é cortada e elas sangram até a morte. Culpa da maldita religião.... Oh, wait....

<a href="https://www.youtube.com/v/o0L6pz2KhIg" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/o0L6pz2KhIg</a>

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #24 Online: 24 de Agosto de 2015, 21:10:36 »
Sério, o problema é o sofrimento? Cadê as passeatas e as reclamações por rodeios? E as pequenas fazendas que matam porco da mesma maneira? Vocês apoiam a proibição? Pequenos fazendeiros terão que comprar armas de ar comprimido pra matar porcos pro porco no rolete de domingo? Galinhas são mortas em 90% dos casos se cortando a jugular e esse processo é legal, vamos encarecer o processo e obrigar a mudança da lei pra que as galinhas  não sofram?

O que eu estou vendo aqui é desculpa pra criticar religião, se houvesse essa preocupação toda com sofrimento animal teria muitos mais tópicos defendendo animais,  deve ser coincidência essa preocupação bem quando são religiosos fazendo o que 1/3 dos abatedouro fazem e o que 100% das fazendas familiares fazem.

Pelo que eu entendo você pode criar os tópicos sobre os temas lembrados livremente... E eu, como nesse e noutros tópicos irei participar.

Então temos brigas muito maiores que a maioria ignora em nome do "mal menor". O que não falta é  gente aqui apoiando o Cunha e sua tavola redonda da bancada evangélica, ele já propôs e passou umas três leis beneficiando religiosos e o silêncio aqui foi ensurdecedor. Tem gente achando que botar fogo na casa é o melhor jeito se se livrar dos ratos.

Não entendi.

Você fala que a implicância é com os religiosos, mas que com os projetos religiosos do cunha ninguém se mete. Perdi o link...

De tods forma, citar até o Cunha aqui? Eu achei exagero.

Quando eu tiver a chance de me posicionar contra o sofrimento provocado pelo cunha ou praticas não religiosas eu certamente farei.

*Estou no celular, por isso digitando tão pouco.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!