Autor Tópico: Celacanto  (Lida 2725 vezes)

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
Celacanto
« Online: 21 de Setembro de 2015, 06:54:16 »
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Azazel

• Nível 12
  • *
Re:Celacanto
« Resposta #2 Online: 22 de Setembro de 2015, 22:32:56 »
Eu vi pessoas compartilhando no facebook, mas não vi nenhuma resposta de Criacionistas. Será que já refutaram?  :biglol:
"Estou contigo", pareceu dizer-lhe O`Brien. "Sei exatamente o que sentes. Sei tudo de teu desprezo, teu ódio, teu nojo. Mas não te aflijas, estou a teu lado!" 1984 - George Orwell

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
  • Ave, Entropia, morituri te salutant
« Resposta #3 Online: 23 de Setembro de 2015, 11:26:01 »
" Celacanto provoca maremoto"  :P
GNOSE

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #4 Online: 23 de Setembro de 2015, 11:33:30 »
Pô, os peixe tudo respira dentro da água e o povo acha impressionante um que tem pulmão??? Pffff
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Gabarito

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 23 de Setembro de 2015, 12:56:27 »
" Celacanto provoca maremoto"  :P

Pois é.
Bati os olhos no título do tópico e essa frase aí emergiu, sem freios, do inconsciente.
Entrou em tese de mestrado, sabia?

Mais aqui.

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
« Resposta #6 Online: 23 de Setembro de 2015, 14:23:34 »
Meu caso. Brotou mesmo do fundo do mainframe. :hihi:

Já li uma especulação ou outra sobre quem seria o autor da citada pichação, bem como seu significado; tem muita babosidade maionésica, mas tem umas sacadas interessantes.

Mas pareceu cair como uma luva no ocorrido, estou só aguardando o mimimi dos defensores do DI e crias em geral.

« Última modificação: 23 de Setembro de 2015, 14:35:23 por Brienne of Tarth »
GNOSE

Offline Gabarito

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 23 de Setembro de 2015, 15:06:04 »
Já li uma especulação ou outra sobre quem seria o autor da citada pichação, bem como seu significado; tem muita babosidade maionésica, mas tem umas sacadas interessantes.

Você ficou sabendo desse caso interessantíssimo de criptografia?

[...]Grafite ou não, a arte de Joana Cesar é intrigante demais. Ela ri quando eu digo, mas é verdade. Porque você sabe que tem algo a mais ali, um texto, uma mensagem e que, por mais que você não conheça a autora, sabe ter alguém gritando para o mundo ouvir o que ela diz. Ao mesmo tempo, é um desabafo que não quer ser lido. Com sua arte, Joana conseguiu criar uma proteção para a sua intimidade explícita em muros da cidade.[...]

E de como ele foi, inesperadamente, solucionado?

O embate de dois matemáticos com as confissões cifradas e
eróticas que uma artista plástica espalhou pelas ruas do Rio.

[...]

Joana César jamais revelou a chave para decifrar seu código. Adolescente isolada, não usou o alfabeto secreto para se comunicar com amigas. Valeu-se dele apenas para cifrar as anotações que
fazia para si mesma e hoje espalha pela cidade. Era a única a entender o alfabeto com o qual escrevia suas confissões.

[...]

A dupla de matemáticos tinha pouco com que começar. Não havia pistas sobre o idioma das inscrições. Cada símbolo podia representar uma letra, quiçá uma sílaba. Podia haver um sinal para representar o espaço entre as palavras, já que as letras eram escritas de forma contínua.

[...]

Precisavam antes determinar quais são os pares de letras mais frequentes no idioma. Para isso, era preciso analisar um texto extenso e representativo do português brasileiro. Orenstein pensou
no verbete “Brasil”, um dos mais longos da Wikipédia lusófona. Mas preferiu escolher um texto literário, por achar que estaria mais próximo do registro lírico que Joana César deveria ter usado nas mensagens. Escolheu Dom Casmurro. A análise do romance de Machado de Assis revelou que os pares de letras mais frequentes eram AS, RA e OT. Era chegada a hora de testar o algoritmo. Primeiro, aplicaram um texto que eles mesmos embaralharam com um código que conheciam de antemão. Funcionou: o programa conseguiu decifrar a mensagem. Podiam finalmente pôr à prova os textos de Joana. Orenstein coletou algumas frases cifradas da artista para alimentar o algoritmo.

Quando rodou novamente o programa, obteve uma resposta frustrante. “Não chegamos nem perto de conseguir ler”, contou.

[...]

A história toda dá um filme.
Consegui achar um PDF.

Lamento e me desculpo por ter fugido do tema do tópico.
Caso queira continuar as pichações e criptografias, abra um tópico novo.

Offline Gabarito

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 23 de Setembro de 2015, 15:10:38 »
Você ficou sabendo desse caso interessantíssimo de criptografia?

Gabeira entrevistou a moça e o autor de "Celacanto Provoca Maremoto".
Fernando Gabeira - Arte Urbana
« Última modificação: 23 de Setembro de 2015, 15:12:55 por Gabarito »

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
« Resposta #9 Online: 23 de Setembro de 2015, 15:26:07 »
Não consegui visualizar, streaming aqui o Santo proxy derruba... 8-)

Depois vejo.
GNOSE

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
« Resposta #10 Online: 23 de Setembro de 2015, 15:28:38 »
criptografia

É um pouco diferente por causa da exposição, um parece ser apenas uma menção de um filme do "Nationarokido", foi alvo de muita especulação conspiratória, e a arte dessa mulher é bem interessante do ponto de vista "indecifrável" que apresenta.
« Última modificação: 23 de Setembro de 2015, 15:59:34 por Brienne of Tarth »
GNOSE

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #11 Online: 23 de Setembro de 2015, 15:50:38 »
criptografia
a arte dessa mulher é bem interessante do ponto de vista "indecifrável" que sua arte apresenta.
Nem isso sobra de interessante pra mim quando uma pichação não é autorizada. Pra mim é um ato violência.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 23 de Setembro de 2015, 16:31:23 »
Meu caso. Brotou mesmo do fundo do mainframe. :hihi:

Mas pareceu cair como uma luva no ocorrido, estou só aguardando o mimimi dos defensores do DI e crias em geral.

Lembro perfeitamente quando o C@T- Carlos Alberto Teixeira, meu colega na PUC-Rj, teve a idéia maluca de sair pichando os muros do RJ com a frase Celacanto Provoca Maremoto. Lembro também de ter chamado ele de doido. Pouco tempo depois perdemos contato, achei que tinha endoidado de vez. Hoje ele é um grande articulista de informática, consultor, etc.
« Última modificação: 23 de Setembro de 2015, 16:46:51 por Gigaview »
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 23 de Setembro de 2015, 16:41:43 »
Esse aqui também é interessante.

../forum/topic=16713.25.html#msg336448

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
« Resposta #14 Online: 23 de Setembro de 2015, 17:34:40 »
É, realmente a NASA precisava estudar o povo brasileiro... :biglol:
GNOSE

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #15 Online: 23 de Setembro de 2015, 21:11:26 »
Para descifrar entao seria necessário um análise de frequência, pelo que eu entendi ?
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Gabarito

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 23 de Setembro de 2015, 21:29:25 »
Para descifrar entao seria necessário um análise de frequência, pelo que eu entendi ?

Opa! É por aí.

[...]
A quebra do sistema de cifragem usado pela Alemanha nazista – as máquinas Enigma – foi obra de matemáticos: primeiro Marian Rejewski, na Polônia, e depois o time que tinha o inglês Alan Turing, na Inglaterra. A descoberta é considerada decisiva para a virada em favor dos aliados na Segunda Guerra Mundial.

Quebrar um código como o de Joana César não é um marco na criptoanálise. Por se tratar de uma cifra que usa um mesmo sistema de sinais para codificar cada letra da mensagem, ela é vulnerável à análise de frequência. A quebra manual de códigos requer sobretudo tempo, além de paciência e perseverança, mas está ao alcance de criptoanalistas empenhados – foi assim que eles procederam até o surgimento dos computadores.

Ter decifrado o alfabeto de Joana César tampouco terá grande importância acadêmica para os dois matemáticos. Mas Orenstein considera que aprendeu a programar de forma mais criativa do
que conseguiria resolvendo listas de exercícios. A quebra do código foi o maior desafio que resolveu. A experiência representou para ele a renovação de seus laços com a matemática.
[...]

Encontrei o PDF que falei.
O trecho acima é dele, bem como a outra citação que fiz no comentário #7.
Está lá no setor de Matemática da PUC-RJ.

Historinha interessante.

Offline Gabarito

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 23 de Setembro de 2015, 21:35:28 »
Lembro perfeitamente quando o C@T- Carlos Alberto Teixeira, meu colega na PUC-Rj, teve a idéia maluca de sair pichando os muros do RJ com a frase Celacanto Provoca Maremoto. Lembro também de ter chamado ele de doido. Pouco tempo depois perdemos contato, achei que tinha endoidado de vez. Hoje ele é um grande articulista de informática, consultor, etc.

Acompanho C@T desde sua página no iis, Catalisando.

Também andei pela PUC-RJ, no fim dos anos 80, Análise de Sistemas.
E aí, bro! Parece que você passou por lá também!

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 23 de Setembro de 2015, 23:56:25 »

Acompanho C@T desde sua página no iis, Catalisando.

Também andei pela PUC-RJ, no fim dos anos 80, Análise de Sistemas.
E aí, bro! Parece que você passou por lá também!

Engenharia. Cinco anos de pilotis com o Presid. Kennedy fingindo que não via nada....

Offline Terráqueo

• Nível 16
  • *
  • Não me acho um gênio, mas também não um jêneo.
« Resposta #19 Online: 24 de Setembro de 2015, 12:22:06 »
Senhoras e senhores, não surpreendente, o mimimi criacionista já começou, feito pelos (tenho que colocar os nomes/links?) M.B. e Ené...
Meu pensamento no momento é mais que óbvio:

"A Terra é o berço da humanidade, mas ninguém pode viver no berço para sempre" - Konstantin Tsiolkovsky.

Offline Gabarito

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 19 de Outubro de 2015, 18:39:34 »

Olha aí o C@T falando de um pendrive matador.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 19 de Outubro de 2015, 18:59:55 »

Olha aí o C@T falando de um pendrive matador.

Na época ele ainda tinha cabelo.

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
« Resposta #22 Online: 20 de Outubro de 2015, 13:16:59 »
Isso serviria para quê exatamente? Fornecimento perpétuo de gadgets com defeito para firmas de manutenção faturarem horrores?  ::)
GNOSE

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 20 de Outubro de 2015, 21:57:19 »
Isso serviria para quê exatamente? Fornecimento perpétuo de gadgets com defeito para firmas de manutenção faturarem horrores?  ::)

O criador é um hacker e os hackers costumam se dedicar a coisas estranhas. Do ponto de vista desse hacker serve para destruir mesmo e quanto mais rápido melhor. Não acredito que tenha vínculo com nenhum objetivo ou propósito empresarial nem revolucionário ou conspiracionista. Simplesmente ele bolou a coisa, funcionou e contou para a galera que até pode utilizar a engenhoca com propósitos pessoais de vingança como destruir o notebook de um professor chato ou o PC do namorado que saiu com a melhor amiga. No entanto, a indústria pode perceber que existem vulnerabilidades no hardware que podem ser eliminadas nas futuras gerações dessas portas USB. Aí vem outro hacker. É preciso lembrar que jogar o computador na parede é mais simples mas não é de destruição garantida nem elegante.

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #24 Online: 24 de Outubro de 2015, 09:14:31 »
Só pra constar, existem outras espécies de peixes com pulmões primitivos, funcionais inclusive, ao contrário dos do celacanto: todos da mesma classe do celacanto e o mais conhecido por nós é a piramboia.

http://cienciahoje.uol.com.br/revista-ch/revista-ch-2008/245/e-verdade-que-alguns-peixes-tem-pulmao-e-podem

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!