https://www.youtube.com/v/dld8E8pGKRw
Esse vlogger é ótimo, principalmente pra quem é iniciante nos assuntos libertários.
O vídeo foi esclarecedor. Obrigado por postar.
Admito que eu mesmo confundia os termos, mas depois da explanação deste brilhante filósofo contemporâneo as confusões se dissiparam: "O Estado é necessário em lugar nenhum".
Entendi. Apenas a livre competição entre empresas darwinianamente selecionadas pela natural ação seletiva dos consumidores irá criar o melhor dos mundos.
Então quando a Exxon Valdez despejar 500 mil toneladas de óleo bruto em algum santuário ecológico é claro que os consumidores irão identificar todas as refinarias que processaram petróleo desta empresa, e todas as distriibuidoras que transportaram esse combustível e para que postos de abastecimento foram comercializados, e, naturalmente, dotados de extrema consciência ambiental como são, irão boicotar o produto abastecendo seus veículos apenas em postos de gasolina clientes de fornecedores ecologicamente responsáveis.
Parece bom. Tem tudo para funcionar.
Bem... talvez não em casos como este, onde a interação entre o mercado final e as grandes corporações se dá de forma muito indireta e abstrata, porém na maioria das vezes o mercado é o perfeito regulador gerando serviços e produtos ótimos a preço mínimo.
O que atrapalha é o Estado e seus órgãos contraproducentes, como a Vigilância Sanitária, por exemplo.
Ora, é óbvio que depois de 50 pessoas morrerem ao ingerir carne estragada do açougue do Seu Manoel todos no bairro irão comprar no açougue do Seu Joaquim.
Ou não.