Autor Tópico: Sonegômetro  (Lida 1432 vezes)

Skorpios

• Visitante
Sonegômetro
« Online: 22 de Outubro de 2015, 14:22:43 »
Não vi nada aqui no CC sobre o papel da sonegação na situação atual do país. No entanto os valores são aterradores. O estoque da dívida ativa da União ultrapassa um trilhão. E a cobrança dessa dívida é, para dizer pouco, ineficiente.
Muita gente boa acha a sonegação normal tendo em vista a carga tributária. Eu mesmo já escutei diversas vezes : "Se a empresa não sonegar, não sobrevive."
Também conheço empresas que não sonegam e crescem e se desenvolvem, sem o medo de serem flagradas por uma fiscalização.

Tem muito mais no site Quanto custa Brasil, onde se encontra o Sonegômetro.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
Re:Sonegômetro
« Resposta #1 Online: 22 de Outubro de 2015, 14:28:38 »
Não vi nada aqui no CC sobre o papel da sonegação na situação atual do país. No entanto os valores são aterradores. O estoque da dívida ativa da União ultrapassa um trilhão. E a cobrança dessa dívida é, para dizer pouco, ineficiente.
Muita gente boa acha a sonegação normal tendo em vista a carga tributária. Eu mesmo já escutei diversas vezes : "Se a empresa não sonegar, não sobrevive."
Também conheço empresas que não sonegam e crescem e se desenvolvem, sem o medo de serem flagradas por uma fiscalização.

Tem muito mais no site Quanto custa Brasil, onde se encontra o Sonegômetro.
Acho que acho que se o Brasil ainda se move, se ainda consegue ser minimamente competitivo até, pode ser por causa de alguma mobilidade oriunda de sonegações, tamanho é o grau de estrunchamento via impostos e taxas.
Até onde eu sei eu não sei.

Rhyan

• Visitante
« Resposta #2 Online: 22 de Outubro de 2015, 15:38:39 »
Quanto maior o sonegômetro, melhor. Quanto mais recursos ficarem na mão do povo melhor.

Offline Azazel

• Nível 12
  • *
« Resposta #3 Online: 22 de Outubro de 2015, 19:15:27 »
Quanto maior o sonegômetro, melhor. Quanto mais recursos ficarem na mão do povo melhor.

2

Quanto mais recursos estiverem nas mãos de quem produz, melhor.
"Estou contigo", pareceu dizer-lhe O`Brien. "Sei exatamente o que sentes. Sei tudo de teu desprezo, teu ódio, teu nojo. Mas não te aflijas, estou a teu lado!" 1984 - George Orwell

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 22 de Outubro de 2015, 19:50:43 »

2

Considerando o retorno que o governo brasileiro dá aos contribuintes, sou obrigado a concordar.
"Deus prefere os ateus"

Offline Azazel

• Nível 12
  • *
« Resposta #5 Online: 22 de Outubro de 2015, 20:29:10 »

2

Considerando o retorno que o governo brasileiro dá aos contribuintes, sou obrigado a concordar.

Acho que isso serve em qualquer país.

Se o Governo toma de alguem que produz, fica com uma parte para seus gastos com funcionários, deslocamentos...além de não produzir nada e dá para quem tambem não produz ou até produz, mas não o suficiente para gerar riqueza , poupar e investir , isso diminuirá a riqueza do país.

O empreendedor, que poupa, disponibiliza seu dinheiro para criação de novas tecnologias e disponibiliza bens de capital para o empregado trabalhar e gerar mais bens de capital, caso perca esse dinheiro de investimento perde a capacidade de gerar riqueza e bens de consumo.

Vários países que tem altos impostos estão tendo que cortar gastos.

"Estou contigo", pareceu dizer-lhe O`Brien. "Sei exatamente o que sentes. Sei tudo de teu desprezo, teu ódio, teu nojo. Mas não te aflijas, estou a teu lado!" 1984 - George Orwell

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 22 de Outubro de 2015, 20:38:22 »
2

Por princípio, sou contra a violação de leis e por isto sou contra a sonegação.

Mas defendo firmemente a ideia de uma total re-estruturação do estado, com forte diminuição deste, tanto pela mudança de atribuição como pela redução numérica do seu quadro funcional, com a redução de salários e benesses deles.
Foto USGS

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 22 de Outubro de 2015, 20:50:57 »

2

Se o Governo toma de alguem que produz, fica com uma parte para seus gastos com funcionários, deslocamentos...além de não produzir nada e dá para quem tambem não produz ou até produz, mas não o suficiente para gerar riqueza , poupar e investir , isso diminuirá a riqueza do país.

O empreendedor, que poupa, disponibiliza seu dinheiro para criação de novas tecnologias e disponibiliza bens de capital para o empregado trabalhar e gerar mais bens de capital, caso perca esse dinheiro de investimento perde a capacidade de gerar riqueza e bens de consumo.

Mais ou menos... Eu não acredito que possamos abrir mão dos governos... não tenho assim tanta fé no mercado pura e simplesmente.
"Deus prefere os ateus"

Offline Azazel

• Nível 12
  • *
« Resposta #8 Online: 22 de Outubro de 2015, 20:54:47 »
Nessa questão eu gosto de pensar no Governo como milícias no Rj: Te obrigam a pagar por segurança, comprar apenas mercadorias que eles vendem, ate tem que pagar aluguel para eles. Então numa situação como essa não seria errado você se tiver a chance não pagar, afinal você não assinou nenhum contrato pedindo esses serviços, e mesmo que tenha, foi coagido.

É bem anarcocapitalista mas é o mais moralmente correto que eu acho.

Offline Azazel

• Nível 12
  • *
« Resposta #9 Online: 22 de Outubro de 2015, 20:56:56 »

2

Mais ou menos... Eu não acredito que possamos abrir mão dos governos... não tenho assim tanta fé no mercado pura e simplesmente.

Também não sou tão convicto quanto a isso, mas teoricamente é bem atrativo para mim.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 22 de Outubro de 2015, 21:14:51 »

2

Acho tão ingênua a noção de que impostos estão sendo desviados "para o bem" quanto a de que são sempre bem utilizados quando não há desvio.

É um pouco como o equivalente "direitista"/anti-governista de defender o mensalão e o escambau por "governabilidade", que seriam o melhor para o povo.

Offline Jurubeba

• Nível 31
  • *
  • CHAMEM OS ANARQUISTAS!!!
« Resposta #11 Online: 22 de Outubro de 2015, 21:25:44 »

2

Acho tão ingênua a noção de que impostos estão sendo desviados "para o bem" quanto a de que são sempre bem utilizados quando não há desvio.

É um pouco como o equivalente "direitista"/anti-governista de defender o mensalão e o escambau por "governabilidade", que seriam o melhor para o povo.
Que não são usados para além do interesse do próprio empreendedor, isso é fato. Mas, no caso, é só o empreendedor danado uma de Estado  :biglol:

Acredito que o bem seja o efeito de não fomentar ainda mais a coação (violência) praticada pelo estado. É como financiar uma gangue que toca o terror no bairro: você paga para ser vítima. Além do que essa sonegação pode significar mais um posto (ou vários) de trabalho.

Saudações

Offline Azazel

• Nível 12
  • *
« Resposta #12 Online: 22 de Outubro de 2015, 21:43:40 »

2

Pode não ser desviado para o bem, o cara pode comprar tudo em pulgas dançantes de circo ( Chapolin na cabeça  :hihi:), mas o dinheiro é dele, tem o direito de fazer o que quiser.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 22 de Outubro de 2015, 21:51:30 »

2

A questão não é se o dinheiro não-pago em impostos vai ser usado para o bem ou não e sim de que eles (impostos) são uma forma de espoliação compulsória.
Foto USGS

Offline Jurubeba

• Nível 31
  • *
« Resposta #15 Online: 22 de Outubro de 2015, 21:57:59 »
Assim como sua sonegação. A coisa é toda apenas o "ladrão que rouba ladrão..."
:susto: Impedir que me roubem é espoliação compulsória?

Offline Azazel

• Nível 12
  • *
« Resposta #16 Online: 22 de Outubro de 2015, 22:01:39 »
Não sei onde uma pessoa não querer dar seu dinheiro honestamente adquirido para uma máfia que ameaça tirar sua liberdade ou até vida caso você não "pague" está roubando.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #17 Online: 22 de Outubro de 2015, 22:03:31 »
Não acho que chega a tanto. O dinheiro sonegado é apenas um dinheiro não pago,  hipoteticamente um pacto quebrado por um outro pacto quebrado.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 22 de Outubro de 2015, 22:03:51 »

Os impostos teoricamente seriam "dinheiro público". Usados para polícia, educação, saúde. Se você acha que "tudo bem sonegar", não deveria esperar poder reclamar qualidade de qualquer serviço público. Ou, também deveria ser coerente e esperar que pudéssemos reclamar de má qualidade dos serviços que você oferece, ao mesmo tempo em que te damos calote na maior cara de pau. "Pague o quanto quiser".

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 22 de Outubro de 2015, 22:04:39 »

Minha sonegação???  :hein:
Foto USGS

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 22 de Outubro de 2015, 22:06:44 »

Minha sonegação???  :hein:

Da sonegação dos impostos, de modo geral. Acho que o nome disso é "elipse".

"Impostos são uma forma de espoliação compulsória, assim como sua sonegação".

Offline Azazel

• Nível 12
  • *
« Resposta #21 Online: 22 de Outubro de 2015, 22:09:56 »

Os impostos teoricamente seriam "dinheiro público". Usados para polícia, educação, saúde. Se você acha que "tudo bem sonegar", não deveria esperar poder reclamar qualidade de qualquer serviço público. Ou, também deveria ser coerente e esperar que pudéssemos reclamar de má qualidade dos serviços que você oferece, ao mesmo tempo em que te damos calote na maior cara de pau. "Pague o quanto quiser".

Mas pagamos impostos  em tudo, até numa garrafa de água. Fica difícil contratar tudo privado, como segurança, justamente por causa do peso do Estado.

No caso de alguem lhe oferecer um serviço e você não gostar, pode reclamar, cancelar o contrato... com o governo não podemos fazer isso.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 22 de Outubro de 2015, 22:11:15 »
Os impostos teoricamente seriam "dinheiro público".

Então que ele seja controlado e gasto pelo público e não por castas parasitárias do estado.

Usados para polícia, educação, saúde.

Sei.

Por isto que tenho que arcar com escola particular e plano de saúde.

Não tenho como arcar financeiramente com segurança privada.

Se você acha que "tudo bem sonegar",

Não acho.

Já escrevi anteriormente que sou contra porque é ilegal.

Mas defendo uma mudança profunda para diminuir o estado.

não deveria esperar poder reclamar qualidade de qualquer serviço público.

Desculpe.

Mas mesmo com centenas de bilhões de reais em impostos arrecadados, os serviços públicos são péssimos. Para ser gentil.

Ou, também deveria ser coerente e esperar que pudéssemos reclamar de má qualidade dos serviços que você oferece, ao mesmo tempo em que te damos calote na maior cara de pau. "Pague o quanto quiser".

Mas é o que ocorre, não por calote e sim por reparação administrativa ou judicial e pela rescisão do contrato de prestação de serviços.

Como é que eu faço para rescindir o contrato com o estado, mesmo?
« Última modificação: 22 de Outubro de 2015, 22:26:02 por Geotecton »
Foto USGS

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #23 Online: 22 de Outubro de 2015, 22:27:38 »

Podia pôr o>>> ::)

Offline Jurubeba

• Nível 31
  • *
« Resposta #24 Online: 22 de Outubro de 2015, 22:31:35 »
Os impostos teoricamente seriam "dinheiro público".

Então que ele seja controlado e gasto pelo público e não por castas parasitárias do estado.

Usados para polícia, educação, saúde.

Sei.

Por isto que tenho que arcar com escola particular e plano de saúde.

Não tenho como arcar financeiramente com segurança privada.

Se você acha que "tudo bem sonegar",

Não acho.

Já escrevi anteriormente que sou contra porque é ilegal.

Mas defendo uma mudança profunda para diminuir o estado.

não deveria esperar poder reclamar qualidade de qualquer serviço público.

Desculpe.

Mas mesmo com centenas de bilhões de reais em impostos arrecadados, os serviços públicos são péssimos. Para ser gentil.

Ou, também deveria ser coerente e esperar que pudéssemos reclamar de má qualidade dos serviços que você oferece, ao mesmo tempo em que te damos calote na maior cara de pau. "Pague o quanto quiser".

Mas é o que ocorre, não por calote e sim por reparação administrativa ou judicial e pela rescisão do contrato de prestação de serviços.

Bem, como o Bucka respondeu tendo como base uma citação minha, vou responder também:

Faço minha as palavras do Geo  :P

Saudações

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!