Enquete

filhos de pastores que se tornaram agnósticos ou ateus são constantemente bombardeados com afirmações bíblicas e faláceas religiosas como evitar o conflito para uma boa convivência.

ignorando
2 (66.7%)
falsa aceitação
1 (33.3%)

Votos Totais: 3

Autor Tópico: filhos de pastores agnósticos ou ateus.  (Lida 3944 vezes)

Offline disiva

• Nível 00
  • *
filhos de pastores agnósticos ou ateus.
« Online: 02 de Novembro de 2015, 16:05:54 »
sou filho de pastores e sou agnóstico

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
Re:filhos de pastores agnósticos ou ateus.
« Resposta #1 Online: 02 de Novembro de 2015, 16:08:13 »
Seja bem vindo ao fórum, caro disiva.

Espero que seus pais sejam tolerantes com a sua decisão.
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 02 de Novembro de 2015, 16:11:31 »
Eu colocaria uma terceira opção: Dialogando e deixando clara a sua opção intelectual. Se o diálogo não for possível, o melhor é ignorar e deixar o tempo 'esfriar' a situação.
Foto USGS

Offline El Elyon

• Nível 20
  • *
« Resposta #3 Online: 02 de Novembro de 2015, 16:27:41 »
Eu não sei exatamente seu caso e como são seus pais, mas caso ainda não tenha assumido sua nova postura religiosa, recomendo que veja esse curto vídeo do Hemant Mehta:

"As long as the Colossus stands, Rome will stand, when the Colossus falls, Rome will also fall, when Rome falls, so falls the world."

São Beda.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #4 Online: 02 de Novembro de 2015, 17:04:48 »
Eu não sei exatamente seu caso e como são seus pais, mas caso ainda não tenha assumido sua nova postura religiosa, recomendo que veja esse curto vídeo do Hemant Mehta:

De fato é mesmo uma postura religiosa, ainda que possam até tirar a calça e pisar nela e até sapatear em cima negando isso,  dizendo que não, os agnósticos e até ateuzes que vivem como se houvessem preceitos divinos determinando suas vidas.
« Última modificação: 02 de Novembro de 2015, 21:51:09 por Sergiomgbr »
Até onde eu sei eu não sei.

Offline EuSouOqueSou

• Nível 31
  • *
  • Question not thy god, for thy god doth not respond
« Resposta #5 Online: 02 de Novembro de 2015, 21:21:58 »
Eu penso que a única maneira de evitar isso é assumindo a postura "creio em deus, mas nao na igreja". Vc pode usar vários argumentos, usando até mesmo trechos da biblia, para se apoiar. Isso vai deixar vc confortavel para negar convites a missas e ao mesmo tempo nao ser visto como filho do capeta :D

A dica 5 é hilária  :histeria: (se nao fosse trágica)  :(
« Última modificação: 02 de Novembro de 2015, 21:24:20 por Enjolras »
Qualquer sistema de pensamento pode ser racional, pois basta que as suas conclusões não contrariem as suas premissas.

Mas isto não significa que este sistema de pensamento tenha correspondência com a realidade objetiva, sendo este o motivo pelo qual o conhecimento científico ser reconhecido como a única forma do homem estudar, explicar e compreender a Natureza.

Offline El Elyon

• Nível 20
  • *
« Resposta #6 Online: 02 de Novembro de 2015, 22:56:00 »
Eu penso que a única maneira de evitar isso é assumindo a postura "creio em deus, mas nao na igreja". Vc pode usar vários argumentos, usando até mesmo trechos da biblia, para se apoiar. Isso vai deixar vc confortavel para negar convites a missas e ao mesmo tempo nao ser visto como filho do capeta

Problema - os pais (ambos?) dele são pastores. Creio que nesse curioso caso, essa postura pode ser quase tão ofensiva quanto admitir a postura de dúvida/desconhecimento ou de negação.  :)
"As long as the Colossus stands, Rome will stand, when the Colossus falls, Rome will also fall, when Rome falls, so falls the world."

São Beda.

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #7 Online: 02 de Novembro de 2015, 23:54:26 »
Quando eu li o título do tópico, fiquei um tempo pensando o quão poderia ser comum pastores agnósticos ou ateus...

Me parece que não é essa a questão...

Bom, não tem receita pra coisa, variando as possibilidades entre diferentes cenários. Disiva, quantos anos você tem? Você é bastante interpelado sobre o tema? Há maneira de evitar essas discussões?

Offline disiva

• Nível 00
  • *
« Resposta #8 Online: 04 de Novembro de 2015, 08:32:46 »
     tenho 23 anos e minhas pesquisas por respostas começaram quando tinha 18, porque eu queria poder defender o que antes era a minha fé, eu queria ser capaz de argumentar com pessoas que hoje eu represento, durante 2 anos permaneci na fé, mas com vinte somei todas as minhas descobertas e mudei minha ideologia, é como se eu tivesse saído de uma caverna escura de especulações que são dadas como verdades.
     Meus pais são da assembleia de deus e são muito... vocês devem saber, pois bem, mas acredito que como sou sensato e calmo tenho conseguido lidar com a situação, porem, é muito desgastante pra mim.

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
  • Ave, Entropia, morituri te salutant
« Resposta #9 Online: 04 de Novembro de 2015, 11:36:06 »
E sempre será, pois seus pais acreditam na salvação ou perdição de sua alma, é quase como ver um filho caminhando na direção de um precipício, pais sentem-se na obrigação de responder pela sua alma assim como respondem pela sua integridade moral e física.

Use sua base para esclarecer, não para confrontar, pois o ataque sempre gerará outro ataque.
GNOSE

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #10 Online: 04 de Novembro de 2015, 22:41:35 »
Eu comecei a me tornar cético com 15 anos (hoje tenho 22) e minha família é das mais religiosas e conservadoras possíveis, meus pais mais ainda. Na época eu tentei estabelecer algum diálogo e não deu certo, então minha opção foi simplesmente nunca mais tocar no assunto. Quando comecei a faculdade fui morar numa república e voltei para casa há uns dois anos. Quando começam a falar de religião eu saio de perto ou vou fazer outra coisa. Eventualmente até vou à igreja ainda porque gosto de tocar na orquestra, mas não tenho mais nenhum tipo de conflito porque não expresso a eles o que eu acho e ignoro quando tentam dizer alguma coisa.

Quando um não quer, (geralmente) dois não brigam.

Offline Larissa

• Nível 10
  • *
  • This is going to be such a nice trip!
« Resposta #11 Online: 06 de Novembro de 2015, 13:50:39 »
     tenho 23 anos e minhas pesquisas por respostas começaram quando tinha 18, porque eu queria poder defender o que antes era a minha fé, eu queria ser capaz de argumentar com pessoas que hoje eu represento, durante 2 anos permaneci na fé, mas com vinte somei todas as minhas descobertas e mudei minha ideologia, é como se eu tivesse saído de uma caverna escura de especulações que são dadas como verdades.
     Meus pais são da assembleia de deus e são muito... vocês devem saber, pois bem, mas acredito que como sou sensato e calmo tenho conseguido lidar com a situação, porem, é muito desgastante pra mim.
Te entendo perfeitamente!
O desejo de salvar a humanidade é quase sempre um disfarce para o desejo de controlá-la.
— H. L. Menckel

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #12 Online: 07 de Novembro de 2015, 12:12:59 »

Você mora com seus pais? Se for o caso, basta lembrar que um dia você provavelmente vai sair da casa deles. Eu sou da opinião que a melhor defesa do agnosticismo/ateísmo é agir de forma ética e humana*. Não há necessidade de entrar em confronto direto com seus pais, se suas (deles) crenças religiosas são uma parte tão importante de suas vidas. Resumindo: respirar fundo e ignorar o proselitismo, se você gosta dos seus pais.

*É por isso que minha sogra beata me considera o "ateu mais cristão" que ela conhece. Para ela isso é elogio! :)
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline disiva

• Nível 00
  • *
« Resposta #13 Online: 07 de Novembro de 2015, 22:08:35 »
moro com meus pais, mas tenho planejado sair com 25 ou 26, pois vou tentar o mestrado no Rio, um dos meus maiores anseios é sair de casa logo, pois esse desgaste emocional causado pelos conflitos ideológicos tem tirado a minha paz e ocasionado um baixo rendimento na universidade, gosto dos meus pais, tanto é que eu ainda os ajudo e vou a igreja nos domingos pra que a imagem deles não fique tao manchada, minha conduta não mudou drasticamente, pois eu já era ciente que ter compaixão e ser correto deviam ser coisas transcendentes a religião caso contrario eu seria um hipócrita.

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #14 Online: 13 de Novembro de 2015, 13:00:41 »
sou filho de pastores e sou agnóstico
estes aqui tambem são:

ha...ha..ha..ha.ha...ha... desculpe-me mas não resisti a brincadeira!

« Última modificação: 13 de Novembro de 2015, 13:05:20 por Criaturo »
existência é igual a  ciência, sem nenhuma ciência sem existência.

Amo sofia mas, ela parece fugir de mim, de tão longe faz o meu amor platônico.

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #15 Online: 13 de Novembro de 2015, 13:18:20 »
moro com meus pais, mas tenho planejado sair com 25 ou 26, pois vou tentar o mestrado no Rio, um dos meus maiores anseios é sair de casa logo, pois esse desgaste emocional causado pelos conflitos ideológicos tem tirado a minha paz e ocasionado um baixo rendimento na universidade, gosto dos meus pais, tanto é que eu ainda os ajudo e vou a igreja nos domingos pra que a imagem deles não fique tao manchada, minha conduta não mudou drasticamente, pois eu já era ciente que ter compaixão e ser correto deviam ser coisas transcendentes a religião caso contrario eu seria um hipócrita.
agora falando sério!
se colocando no lugar do outro,  imagine se fosse voce um  pai  crente fanático e seu filho um ateu radical, neste caso voce o abandonaria para evitar conflitos familiares?
talvez jesus ja tivesse previsto que ocorreriam tais dissenções:

Cuidais vós que vim trazer paz à terra? Não, vos digo, mas antes dissensão;
Porque daqui em diante estarão cinco divididos numa casa: três contra dois, e dois contra três.
O pai estará dividido contra o filho, e o filho contra o pai; a mãe contra a filha, e a filha contra a mãe; a sogra contra sua nora, e a nora contra sua sogra.
Lucas 12:51-53

em casa somos democráticos cada um acredita no que quiser, mas dentro de um certo consenso de moralidade.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #16 Online: 13 de Novembro de 2015, 14:57:03 »
agora falando sério!
se colocando no lugar do outro,  imagine se fosse voce um  pai  crente fanático e seu filho um ateu radical, neste caso voce o abandonaria para evitar conflitos familiares?

Talvez o pai, junto com o resto da família crenterrorista,  juntasse no filho ateu e descesse o cacete nele para ele confessar os pecadu.

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
  • Ave, Entropia, morituri te salutant
« Resposta #17 Online: 13 de Novembro de 2015, 15:02:28 »
Meu filho é noivo de uma moça católica, mas a grande pergunta de um milhão de dólares é: WTF EU tenho a ver com isso mesmo?
GNOSE

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #18 Online: 13 de Novembro de 2015, 15:44:26 »
agora falando sério!

Talvez o pai, junto com o resto da família crenterrorista,  juntasse no filho ateu e descesse o cacete nele para ele confessar os pecadu.

bom, cristãos não devem ter essa postura violenta quando entendem os ensinamentos

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #19 Online: 13 de Novembro de 2015, 15:46:50 »
Meu filho é noivo de uma moça católica, mas a grande pergunta de um milhão de dólares é: WTF EU tenho a ver com isso mesmo?
o importante é o que ele pensa desta religião e qual o grau de importância dado a esta crença.

Offline disiva

• Nível 00
  • *
« Resposta #20 Online: 14 de Novembro de 2015, 12:50:02 »
só pra clarear a mente, o senhor criaturo é pastor ? se sim, segue o esclarecimento de minhas afirmações.

Costumo dizer que analogias só servem para exemplificar argumentos e não para valida-los. Em fim, posso me colocar no lugar dos meus pais e já o fiz, sair de casa é um processo natural para os filhos e gera amadurecimento, usar a palavra abandono deturpa os meus motivos para sair de casa. Conflitos familiares são naturais em todos os ambientes familiares de todas as épocas, até na própria bíblia houve conflitos na primeira família (e que conflitos), portanto essa passagem só fala de algo natural e visível, não tem nada de especial ou predição nessas palavras.     

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #21 Online: 14 de Novembro de 2015, 16:42:59 »
só pra clarear a mente, o senhor criaturo é pastor ? se sim, segue o esclarecimento de minhas afirmações.

Costumo dizer que analogias só servem para exemplificar argumentos e não para valida-los. Em fim, posso me colocar no lugar dos meus pais e já o fiz, sair de casa é um processo natural para os filhos e gera amadurecimento, usar a palavra abandono deturpa os meus motivos para sair de casa. Conflitos familiares são naturais em todos os ambientes familiares de todas as épocas, até na própria bíblia houve conflitos na primeira família (e que conflitos), portanto essa passagem só fala de algo natural e visível, não tem nada de especial ou predição nessas palavras.   

pelo contrario  religião prega o religare eu prego é o desligare, portanto não sou pastor sequer  religioso sou ,mas tenho la minha fé própria.
para mim viver sem fé e como viver acreditando em um futuro inexistente,se  justo e injustos terão o mesmo fim , nada do que voce faz,pensa ou sente, interessa de fato pois,  a vida sem fé é uma grande ilusão.
olha o sonho de qualquer pai, como sua função é poder prepara o filho para sua independência, só nos casos em que os pais são muito apegados aos filhos sentem uma maior dificuldade em poder cortar o cordão umbilical, ja eu penso que quem ama ao outro o liberta de si, caso contrario vira apego e não amor.
Entendo o seu drama, é comum querer repartimos a descoberta  do nosso "paraíso" particular com aqueles que amamos, assim toda descoberta que nos agrada tentamos compartilhar com aqueles que amamos, os mais exacerbados tentam impor suas "alegrias" como se estivessem fazendo o melhor possível para o outro mas, pessoa diferentes possuem alegrias e interesses diferentes que precisam ser respeitados.
cá para nós este papo de que todo pai ama igualmente todos os seus   filhos e vice versa é uma grande mentira imposta pela sociedade, na pratica cada um possui  suas maiores afinidades e acho justo procurar por elas.
espero que fique em paz, com voce mesmo e com os seus pais.

Offline homemcinza

• Nível 23
  • *
« Resposta #22 Online: 14 de Novembro de 2015, 16:52:53 »

agora falando sério!
talvez jesus ja tivesse previsto que ocorreriam tais dissenções:

Cuidais vós que vim trazer paz à terra? Não, vos digo, mas antes dissensão;
Porque daqui em diante estarão cinco divididos numa casa: três contra dois, e dois contra três.
O pai estará dividido contra o filho, e o filho contra o pai; a mãe contra a filha, e a filha contra a mãe; a sogra contra sua nora, e a nora contra sua sogra.
Lucas 12:51-53

em casa somos democráticos cada um acredita no que quiser, mas dentro de um certo consenso de moralidade.

Jesus previu? quer dizer que isso não acontecia antes de pai ficar contra filho e filho contra pai?

falam disso como se ele tivesse inventado a roda.
Ceticismo é para poucos!

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #23 Online: 14 de Novembro de 2015, 16:59:17 »
pelo contrario  religião prega o religare
"Religare" em termos objetivos é apenas dizer que "Deus" existe.

eu prego é o desligare,
Não existe isso de "desligare", a não ser, objetivamente constatar que não há deuses.

para mim viver sem fé e como viver acreditando em um futuro inexistente,se  justo e injustos terão o mesmo fim , nada do que voce faz,pensa ou sente, interessa de fato pois,  a vida sem fé é uma grande ilusão.
Se você tem alguma espécie de fé apenas pra contrapor a possibilidade de não haver sentido pra nada, apenas está praticando um auto engano.

ja eu penso que quem ama ao outro o liberta de si, caso contrario vira apego e não amor.
Logo, se há um "Deus" pra você, ele deveria libertá-lo de sí.

cá para nós este papo de que todo pai ama igualmente todos os seus   filhos e vice versa é uma grande mentira imposta pela sociedade, na pratica cada um possui  suas maiores afinidades e acho justo procurar por elas.
espero que fique em paz, com voce mesmo e com os seus pais.
Logo, um hipotético "Deus" amaria mais uns filhos do que outros, logo, os ama por algum motivo, logo, esse motivo que o faz amar mais a uns do que a outros faz o destino dos mais amados ser diferente do menos amado... Que balaio de gatos! ::)

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #24 Online: 14 de Novembro de 2015, 17:23:08 »
Viver sem religião é nada recear do futuro pós-morte...
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!