Este ensaio é baseado em relatos e enunciados científicos colhidos na Internet e que estão a disposição de todos.
Gostaria de receber críticas e opiniões dos membros deste Clube
A TERRA E A LEI DE LAVOISIER
A datação radiométrica permitiu aos cientistas calcular a idade da Terra. Há cerca de cinco bilhões de anos, a Terra era uma bola de fogo, constituída de elementos incandescentes. Pouco a pouco, nosso planeta começou a esfriar. Esse "pouco a pouco" levou bilhões de anos. Aos poucos, as rochas esfriaram e o mar arrefeceu, tornando possível o aparecimento das primeiras vidas aquáticas. Mais tarde, a vida surgiu também na terra firme, com ocorrência de plantas e animais superiores.
Hoje se prevê que daqui a cinco bilhões de anos o Sol vai se tornar uma estrela gigante vermelho e engolirá Mercúrio, Vênus e a Terra, talvez até Marte. Mas se isso não acontecer, ou se o gigante vermelho não for tão grande, a tendência final da Terra será tornar-se uma bola gelada, como outros inúmeros corpos celestes de nossa galáxia.
A Terra é um sistema fechado. Qualquer variação de energia que acontece em uma região da Terra é compensada automaticamente em outra região, como nos vasos comunicantes. É só lembrar a Lei de Lavoisier da Conservação das Massas: Na Natureza nada se perde, nada se cria, tudo se transforma. É o que está acontecendo neste momento, com o aumento do gelo nos glaciais do Pólo Sul (Antártida) e o aquecimento no Pólo Norte (Ártico). É mais uma evidência de que o aquecimento global é uma teoria empírica sem embasamento científico.
A única maneira da Terra aumentar ou diminuir a sua temperatura como um todo seria um aumento ou diminuição da energia vinda do exterior, por exemplo, do Sol. Naturalmente, também poderia haver uma variação pela energia retida no planeta, seja no gelo, no CO2 ou nos fundos dos oceanos. Para isso, os dois fatores preponderantes são a quantidade de gelo (quanto mais gelo mais energia é refletida de volta para o espaço) e quantidade de CO2 (quanto mais CO2, mais a Terra consegue reter a energia recebida de fora).
Porem sabemos que o gelo e o CO2 variaram ciclicamente desde muito antes da existência da raça humana e portanto a participação do Homem nesses ciclos foi desprezível.
Resumindo, variações na energia que recebemos do Sol e variações naturais na capacidade da Terra de reter essa energia foram os prováveis responsáveis pelo o que deve ter acontecido ao longo dos últimos tempos com as eras glaciais ou períodos mais quentes da Terra.