Eu acho que o que torna este tipo de negacionismo mais complicado outros negacionismos como o criacionismo, negacionistas do holocausto, etc... é o problema da experiência pessoal e direta.
Se você conversar com qualquer pessoa com mais de 30, chegando talvez na casa dos 40, de qualquer lugar que seja esta pessoa, deste ou de outro continente, é bem provável que ela lhe diga que o clima onde ela vive está hoje mais quente do que era na sua infância.
E até mesmo os mais jovens sabem disso de ouvir dizer do seus próprios pais.
Mas também é muito provável que estejam falando besteira, apenas um viés de confirmação a partir do que vêem nas notícias e etc. Esse tipo de "evidência" é equivalente ao "faz frio no inverno, logo aquecimento global não existe".
Tá falando sério?
Quando comecei a ir pra a escola e tive que começar a acordar cedo de manhã, uma coisa que para a minha cabeça de criança era meio mágica, é que no inverno o morro desaparecia. Nós morávamos a menos de 300 metros do morro e ele não estava lá.
Estava coberto pela cerração, e eu sabia, claro. Mesmo assim era fascinante.
Nessa época meus pais moravam na casa construída pelo meu avô materno, onde a minha mãe passou a infância. Isso foi normal durante toda a infância e juventude da minha mãe e dos meus tios, que viveram nesta mesma casa.
Bom, há 20 anos, pelo menos, eu não vejo um dia de cerração no inverno. Nem um dia sequer.
Na Suíça pessoas relatam que caminhavam 15 minutos para esquiar e agora precisam andar uma hora, na Polinésia há nativos se lembrando de quando sua ilha tinha o dobro do tamanho, na Argentina, em Bariloche, está ficando uma porcaria para esquiar, e esquiar sempre foi o que havia para se fazer em Bariloche. Na Califórnia as pessoas se lembram que os incêndios no verão não eram tão frequentes e nem tão devastadores como os que têm ocorrido... e assim por toda a parte.
O nosso século, que está apenas começando, já conta com 14 dos 15 anos mais quentes já registrados na História. Sim, está acontecendo muito rápido. Não em eras geológicas, mas dentro do tempo de vida de um ser humano.
2015 será o ano mais quente desde 1880
Temperaturas já bateram recordes nos primeiros 8 meses
http://noticias.r7.com/tecnologia-e-ciencia/2015-sera-o-ano-mais-quente-desde-1880-190920152015, o ano mais quente da história do Distrito Federal
De setembro a outubro, o Inmet registrou as nove temperaturas mais altas desde que iniciou a medição, em 1963. A área queimada cresceu 58,6% em relação a 2014. Previsão de chuva só para quinta-feira. Mesmo assim, calor deve continuar.
http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2015/10/20/interna_cidadesdf,503126/2015-o-ano-mais-quente-da-historia-do-distrito-federal.shtmlONU confirma que 2014 foi o ano mais quente registrado na Terra.
http://g1.globo.com/natureza/noticia/2015/02/onu-confirma-que-2014-foi-o-ano-mais-quente-registrado-na-terra.html Ou, para um "não-negacionismo" equivalente, dizer que acredita em evolução porque percebeu que as pessoas foram ficando mais cabeçudas/altas/menos peludas ao passar de recentes décadas.
Talvez algumas pessoas possam estar corretas se estiverem notando mudanças climáticas que podem ter sido afetadas por aquecimento global. Mas o aquecimento global em si não é algo tão discernível no nível de experiência cotidiana. As pessoas simplesmente não vão descontar por exemplo algo como resfriamento (global?) por aerossóis dos anos 70, los niños e niñas, etc.
As pessoas estão ficando mais altas. Sua geração tem uma média de altura maior que a do seu pai e isto o IBGE registra. Mas sabemos que a provável causa está na mudança alimentar.
Já o aquecimento do planeta não é discernível no nível da experiência cotidiana, de um dia para o outro, de um ano para o seguinte, mas já é percebido por toda parte quando as pessoas podem fazer comparações do clima hoje com o de há 30 anos ou mais.
E isso é generalizado, ou seja, na maioria dos lugares.