Autor Tópico: Aquecimento global - contestação  (Lida 3573 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Gigaview

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.604
Re:Aquecimento global - contestação
« Resposta #25 Online: 17 de Novembro de 2015, 00:45:00 »
Enquanto o mundo discute o aquecimento global, o Bilderberg Group discute, a portas fechadas, desde 2010 o Global Cooling.

Citar
The 58th Bilderberg Meeting will be held in Sitges, Spain 3 – 6 June 2010. The Conference will deal mainly with Financial Reform, Security, Cyber Technology, Energy, Pakistan, Afghanistan, World Food Problem, Global Cooling, Social Networking, Medical Science, EU-US relations.

http://blogs.telegraph.co.uk/news/jamesdelingpole/100055500/global-cooling-and-the-new-world-order/
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Johnny Cash

  • Nível 40
  • *
  • Mensagens: 4.936
Re:Aquecimento global - contestação
« Resposta #26 Online: 17 de Novembro de 2015, 08:37:00 »
Eu entrei no clube errado. Com esse título Clube de Céticos, eu tinha entendido que a finalidade entre outras era a de contestar o AGA. Foi com essa finalidade que eu entrei, tentando pegar adeptos para a minha contestação. [...]

Caro Luiz Frajtag, é realmente de empolgar quando acontece de termos a sensação de ter descoberto algo percebível comumente, mas que por alguma razão tenha escapado, por anos, a diversos estudiosos. Normalmente vai ser o próprio espírito cético que vai nos fazer testar nossa própria hipótese e, infelizmente, na maioria das vezes vamos verificar que nossa ideia não foi assim tão nova ou não é cercada de muita coerência.

Entre uma porrada de estudos analisados foi verificado que há um consenso meio esmagador, entre a classe de cientistas que estuda e publica de acordo com critérios da parte mais alta da hierarquia dos pesquisadores, sobre a existência do aquecimento global e sobre a influência da atividade humana para sua manutenção e ocorrência.

Abaixo algo que pode nos trazer mais luz. Um trecho interessante do documentário é sobre os caras de mais respaldo científico e que continuam negando o Aquecimento Global, mas parece que a razão para que isso aconteça é muito mais por um pensamento (ultra)liberal ou anticomunista arraigado, que não quer fornecer bases pra validação da existência do aquecimento somente para que o governo não tome mais rédeas sobre o assunto.

Ontem assisti ao documentário Merchants of Doubt (Mercadores da Dúvida), que trata do uso de "especialistas" contratados por grandes indústrias para travarem debates com cientistas, parecendo ser debates científicos e, normalmente, garantindo a existência do negócio na base da falta de 100% de evidência científica de algum fato, alegando uma fantasiosa falta de consenso entre estudiosos ou até mesmo movendo a sociedade a acreditar que os barões estão lutando em nome da liberdade.

Usando grandes exemplos da indústria do cigarro, o documentário mostra como isso ocorre e vem ocorrendo com os chamados "negacionistas" sobre o aquecimento global.


Recomendo a todos. Embora falte maior profundidade, é interessante assistir.


<a href="https://www.youtube.com/v/j8ii9zGFDtc" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/j8ii9zGFDtc</a>


Offline Buckaroo Banzai

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 38.735
  • Sexo: Masculino
Re:Aquecimento global - contestação
« Resposta #27 Online: 17 de Novembro de 2015, 10:23:11 »
Eu acho que o que torna este tipo de negacionismo mais complicado outros negacionismos como o criacionismo, negacionistas do holocausto, etc... é o problema da experiência pessoal e direta.

Se você conversar com qualquer pessoa com mais de 30, chegando talvez na casa dos 40, de qualquer lugar que seja esta pessoa, deste ou de outro continente, é bem provável que ela lhe diga que o clima onde ela vive está hoje mais quente do que era na sua infância.

E até mesmo os mais jovens sabem disso de ouvir dizer do seus próprios pais.

Mas também é muito provável que estejam falando besteira, apenas um viés de confirmação a partir do que vêem nas notícias e etc. Esse tipo de "evidência" é equivalente ao "faz frio no inverno, logo aquecimento global não existe". Ou, para um "não-negacionismo" equivalente, dizer que acredita em evolução porque percebeu que as pessoas foram ficando mais cabeçudas/altas/menos peludas ao passar de recentes décadas.

Talvez algumas pessoas possam estar corretas se estiverem notando mudanças climáticas que podem ter sido afetadas por aquecimento global. Mas o aquecimento global em si não é algo tão discernível no nível de experiência cotidiana. As pessoas simplesmente não vão descontar por exemplo algo como resfriamento (global?) por aerossóis dos anos 70, los niños e niñas, etc.

Offline Lorentz

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 10.735
  • Sexo: Masculino
Re:Aquecimento global - contestação
« Resposta #28 Online: 17 de Novembro de 2015, 11:17:09 »
Existe uma pesquisa que fez o seguinte: colocaram um grupo de pessoas numa sala com ar condicionado e outra numa sala sem o ar num dia quente. Depois perguntaram se eles acham que o planeta está esquentando de alguns anos pra cá. Quem passou calor minutos antes respondeu que sim, e quem ficou no ar condicionado respondeu que não.

"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth


Rhyan

  • Visitante
Re:Aquecimento global - contestação
« Resposta #30 Online: 18 de Novembro de 2015, 10:05:59 »

Offline Buckaroo Banzai

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 38.735
  • Sexo: Masculino
Re:Aquecimento global - contestação
« Resposta #31 Online: 18 de Novembro de 2015, 11:37:46 »
A contra-argumentação possível seria aquela de que o CO2 segue o aquecimento, não o causa. Mas é conhecido que não é simples assim, ambas as coisas acontecem, e o CO2 não é só "correlato", mas fisicamente entendido como gás de efeito-estufa.

Então não há necessidade de postular um "aquecimento escuro", de causa desconhecida, admitindo-se o aquecimento.

E mais que isso: há algo como uma diferença isotópica no CO2 natural e no emitido pela atividade humana, e isso deixa "digitais" no espectro de radiação que entra na atmosfera. Depois vejo se acho algo que vi sobre isso, se é que é exatamente isso.

Offline Pedro Reis

  • Nível 39
  • *
  • Mensagens: 4.084
Re:Aquecimento global - contestação
« Resposta #32 Online: 18 de Novembro de 2015, 12:05:44 »
Eu acho que o que torna este tipo de negacionismo mais complicado outros negacionismos como o criacionismo, negacionistas do holocausto, etc... é o problema da experiência pessoal e direta.

Se você conversar com qualquer pessoa com mais de 30, chegando talvez na casa dos 40, de qualquer lugar que seja esta pessoa, deste ou de outro continente, é bem provável que ela lhe diga que o clima onde ela vive está hoje mais quente do que era na sua infância.

E até mesmo os mais jovens sabem disso de ouvir dizer do seus próprios pais.


Mas também é muito provável que estejam falando besteira, apenas um viés de confirmação a partir do que vêem nas notícias e etc. Esse tipo de "evidência" é equivalente ao "faz frio no inverno, logo aquecimento global não existe".


Tá falando sério?

Quando comecei a ir pra a escola e tive que começar a acordar cedo de manhã, uma coisa que para a minha cabeça de criança era meio mágica, é que no inverno o morro desaparecia. Nós morávamos a menos de 300 metros do morro e ele não estava lá.

Estava coberto pela cerração, e eu sabia, claro. Mesmo assim era fascinante.

Nessa época meus pais moravam na casa construída pelo meu avô materno, onde a minha mãe passou a infância. Isso foi normal durante toda a infância e juventude da minha mãe e dos meus tios, que viveram nesta mesma casa. 

Bom, há 20 anos, pelo menos, eu não vejo um dia de cerração no inverno. Nem um dia sequer.

Na Suíça pessoas relatam que caminhavam 15 minutos para esquiar e agora precisam andar uma hora, na Polinésia há nativos se lembrando de quando sua ilha tinha o dobro do tamanho, na Argentina, em Bariloche, está ficando uma porcaria para esquiar, e esquiar sempre foi o que havia para se fazer em Bariloche. Na Califórnia as pessoas se lembram que os incêndios no verão não eram tão frequentes e nem tão devastadores como os que têm ocorrido... e assim por toda a parte.

O nosso século, que está apenas começando, já conta com 14 dos 15 anos mais quentes já registrados na História. Sim, está acontecendo muito rápido. Não em eras geológicas, mas dentro do tempo de vida de um ser humano.

Citar
2015 será o ano mais quente desde 1880

Temperaturas já bateram recordes nos primeiros 8 meses

http://noticias.r7.com/tecnologia-e-ciencia/2015-sera-o-ano-mais-quente-desde-1880-19092015
Citação de: Correio Braziliense
2015, o ano mais quente da história do Distrito Federal

De setembro a outubro, o Inmet registrou as nove temperaturas mais altas desde que iniciou a medição, em 1963. A área queimada cresceu 58,6% em relação a 2014. Previsão de chuva só para quinta-feira. Mesmo assim, calor deve continuar.

http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2015/10/20/interna_cidadesdf,503126/2015-o-ano-mais-quente-da-historia-do-distrito-federal.shtml

Citação de:  O Globo
ONU confirma que 2014 foi o ano mais quente registrado na Terra.

http://g1.globo.com/natureza/noticia/2015/02/onu-confirma-que-2014-foi-o-ano-mais-quente-registrado-na-terra.html

Ou, para um "não-negacionismo" equivalente, dizer que acredita em evolução porque percebeu que as pessoas foram ficando mais cabeçudas/altas/menos peludas ao passar de recentes décadas.

Talvez algumas pessoas possam estar corretas se estiverem notando mudanças climáticas que podem ter sido afetadas por aquecimento global. Mas o aquecimento global em si não é algo tão discernível no nível de experiência cotidiana. As pessoas simplesmente não vão descontar por exemplo algo como resfriamento (global?) por aerossóis dos anos 70, los niños e niñas, etc.


As pessoas estão ficando mais altas. Sua geração tem uma média de altura maior que a do seu pai e isto o IBGE registra. Mas sabemos que a provável causa está na mudança alimentar.

Já o aquecimento do planeta não é discernível no nível da experiência cotidiana, de um dia para o outro, de um ano para o seguinte, mas já é percebido por toda parte quando as pessoas podem fazer comparações do clima hoje com o de há 30 anos ou mais.

E isso é generalizado, ou seja, na maioria dos lugares.

Offline Buckaroo Banzai

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 38.735
  • Sexo: Masculino
Re:Aquecimento global - contestação
« Resposta #33 Online: 18 de Novembro de 2015, 12:21:40 »
As pessoas podem até ter, mesmo sem fazer estudos cuidadosos, uma memória ou impressão mais ou menos correta de um aumento de temperatura ou mudanças climáticas, mas isso não pode ser tomado imediatamente como evidência/produto de aquecimento global, ou mesmo de que a atividade humana seja responsável.

Mudanças locais podem ser até "na outra direção" em termos de temperatura e clima, e nem se deverem significativamente à fração de grau célsius que aumentou em média global no mesmo período, atribuível ao acréscimo no efeito estufa.

Offline Pedro Reis

  • Nível 39
  • *
  • Mensagens: 4.084
Re:Aquecimento global - contestação
« Resposta #34 Online: 18 de Novembro de 2015, 12:23:23 »
Citar
Os humanos têm cortado, arado e pavimentado mais que metade da superfície de terra do Planeta. Florestas compactas (N. T.: “dark forests“, onde a luz solar não consegue passar até o solo) estão cedendo lugar para porções mais claras, que refletem mais a luz solar, e tem um suave efeito resfriador.

Não é o que ele quer dizer, mas pode sugerir a alguém que desmatar resfria o planeta. Na verdade desmatar implica em aumentar a concentração de gases de esfeito estufa na atmosfera.

Offline Pedro Reis

  • Nível 39
  • *
  • Mensagens: 4.084
Re:Aquecimento global - contestação
« Resposta #35 Online: 18 de Novembro de 2015, 12:30:39 »
As pessoas podem até ter, mesmo sem fazer estudos cuidadosos, uma memória ou impressão mais ou menos correta de um aumento de temperatura ou mudanças climáticas, mas isso não pode ser tomado imediatamente como evidência/produto de aquecimento global, muito menos de que a atividade humana seja responsável.

Mudanças locais podem ser até "na outra direção" em termos de temperatura e clima, e nem se deverem significativamente à fração de grau célsius que aumentou em média global no mesmo período, atribuível ao acréscimo no efeito estufa.

Não disse que é evidência cientifica. Digo que esta é uma dificuldade para os negacionistas climáticos, diferentemente do que ocorre com outros negacionismos.

Ninguém conhece ninguém vivo que já conheceu alguém que presenciou o surgimento de mamíferos no planeta. Restam poucos sobreviventes do holocausto e a maioria das pessoas jamais conversou com algum.

É diferente com o clima. Embora, localmente, eventualmente possa ter até ocorrido um resfriamento ou o clima ter se mantido razoavelmente estável, na maioria dos lugares as alterações do clima são perceptíveis e experenciadas por pessoas na faixa dos 40 anos pra cima.

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!