@Criaturo
Isso de universo ser Matrix suspeito que se baseia na crença hindu em Maya ( https://pt.wikipedia.org/wiki/Maya_(filosofia) ), onde universo é ilusão como se fosse um sonho.
Curiosamente eu vi por aí uma fábula onde um dito sábio foi até um rei e disse que o mundo é Maya (ilusão). Então o rei então resolveu testar isso e mandou trazer um elefante e perseguir o sábio, então o sábio correu. O rei perguntou irônico "Ora mas você não disse que o mundo é ilusão? Então esse elefante também é ilusão!". Então sábio respondeu "Não estou correndo, isso também é ilusão". O sábio reagiu de acordo com situação. Ele propôs uma crença pro rei e rei resolveu testar, então testar ele; ele reagiu como se não tivesse certeza mas usou argumento de que a fuga dele era ilusão. A diferença é que a crença cristã sugere que creia sem provas, seria como um cristão se deixar atropelar pelo elefante como prova de fé (mas como suponho difícil isso, pois sempre tem uma desculpa, como exemplo a que o sábio arranjou sobre correr ser apenas ilusão).
A questão é: você tem algum tipo de pílula vermelha (despertar pra realidade) pra comprovar sua crença?
Criaturo tu fez uma mistura de Cristiniasmo com trindade (um deus pessoal em 3 mentes) e uma filosofia indiana simplista (Panteísta ou Panenteísta).
Olha aqui muita coisa que tu postou parece isso aqui: https://pt.wikipedia.org/wiki/Parabrahman
https://pt.wikipedia.org/wiki/Dhyan-chohans
https://pt.wikipedia.org/wiki/Mulaprakriti
https://pt.wikipedia.org/wiki/Fohat
Se lembra do tópico que tu criou Não há um criador? Mas a mesmo tempo tu afirma que Cristo na trindade como o ser supremo. Como é isso? Tu crê num deus pessoal e impessoal ao mesmo tempo?
minha teoria evolui a trindade para a unidade
Deus é tudo, o Todo e todos conforme Pitagoras Deus =1 = 100%
Quanto a
ilusão x realidade esta é percebida pelos nosso limitados sentidos físicos o que a torna duvidosa.
Realidade cada um tem a sua sendo fruto do próprio sistema físico de consciência objetiva, que só pode ser compartilhada parcialmente, ja que um sistema não pode querer sentir o que o outro sente, apenas pode imaginar subjetivante com a referência da própria realidade vivenciada.
Veja de acordo com estudos cientificos a "superinteressante" afirmou que o cérebro tem poder para criar sua própria realidade matrix, sob hipnose é criado nas regiões do cérebro falsas lembranças, paladar,olfato, visão, audição e sentimentos .
Basta tambem observamos as realidades vivenciadas dentro de alguns sonhos que literalmente pode proporcionar prazeres e sofrimentos bastante reais.
Quanto a Maya (universo ilusão) ta ái mais detalhes:
Maya ou maiá[1] (do sânscrito माया, māyā) é um termo filosófico que tem vários significados: em geral, ele se refere ao conceito da ilusão que constituiria a natureza do universo. Maya deriva da contração de ma, que significa "medir, marcar, formar, construir", denotando o poder do deus ou demônio de criar ilusão, e ya, que significa "aquilo".
O conceito foi aperfeiçoado pelo filósofo indiano Adi Shankara no século IX e foi absorvido pelas religiões e filosofias do oriente. Dali, foi importado para o ocidente no século XIX, tornando-se parte da língua corrente entre os devotos das religiões orientais e círculos esotéricos. Dentro dessas linhas de pensamento, maya se torna o principal obstáculo para o desapego das seduções do mundo sensorial, para a superação dos enganos criados pelo dualismo e para a conquista da verdadeira iluminação.
Seu significado é complexo porque envolve ele mesmo uma dualidade, pois maya não pode ser real se consideramos o Absoluto (Parabrahman) como a única realidade, mas não pode ser irreal pois é a base de todo o universo objetivo. A realidade última, assim, envolve a compreensão da natureza de maya sem sua negação, mas distinguindo-a do Absoluto.
A trindade do ser nasce da união do ser espiritual com a materia gerando um terceiro ser resultante, da mesma forma que todo ser fisisco é gerado da união de dois para ser formado um terceiro, o homem iludido pela matéria.
A grosso modo podemos comparar o espirito com um software inteligente sendo inserido dentro de um hardware inteligente programado por rotinas de firmware (sistema nervoso, instintos) e ambos interagem dentro da lei de ação e reação.
"não colocamos vinhos novos em odres velhos pois eles racham e o vinho novo se perde, antes devemos por vinhos novos em odres novos e ambos se conservarão"
o espirito é colocado dentro de uma casa nova limpa e ornamentada de um recém nascido, horas! o cérebro é um ser mecânico que foi programado para pensar possuir vida própria, personalidade própria, gostos e hábitos, tai a ilusão efêmera do ser fisico que sera destruída com a morte do cérebro, no entanto enquanto o espirito estiver encarnado prevalece a lei da ação e reação onde um influenciará o outro, ou seja o esprito tenta programar o cérebro para atender suas necessidades, o cérebro tenta programar e escravizar a vontade do espirito deixando o
apegado à satisfazer suas necessidades materiais.
"conheça essa verdade e ela te libertara da escravização da matéria" essa seria a pilula vermelha ensinada por escolas misticas e também por Jesus: "desapego material" uma ilusão criada pelo cérebro.
o cérebro possui a função de ser egocêntrico, por questão de sobrevivência a qualquer custo e pelo seu bem estar pessoal.
alguns veem isto como um sadismo divino do tipo criando seres humanos ja nascidos em cativeiro iludidos dentro da matéria, eu vejo isto tão necessário quanto o esforço da lagarta para conseguir libertar do casulo, criar asas e finalmente pode enxergar o mundo la de cima .