Autor Tópico: Leitura dinâmica  (Lida 1374 vezes)

Offline Cinzu

• Nível 27
  • *
Leitura dinâmica
« Online: 26 de Janeiro de 2016, 22:22:39 »
Me desculpem se já existe um tópico sobre o assunto, mas não encontrei nada.

Descobri recentemente que existem métodos de aumentar a velocidade de leitura sem prejudicar o nível de compreensão do texto, a chamada "leitura dinâmica". Venho tentando fazer isso há alguns dias através de dicas da internet mas não tenho percebido diferença alguma.

Tem algum perito nesta área que poderia me indicar alguns conteúdos (ou dicas pessoais mesmo) realmente eficazes? Ou pelo menos, dizer se isso realmente funciona? Pois muitas pessoas afirmam que leem 2 ou 3 vezes mais rápido que o normal entendendo absolutamente tudo. Imagino que isso aplica-se apenas a textos de fácil entendimento, ou que não apresentem nenhum nível de complexidade para aquele indivíduo.

Ainda me considero um leitor silábico, pois apesar de conseguir ler rápido, meu entendimento sobre o assunto cai drasticamente. Então para que eu entenda bem o que estou lendo, preciso ir com calma (mais ou menos na mesma velocidade da fala). Se eu conseguisse por exemplo, dobrar essa velocidade de leitura, a quantidade de informações absorvidas e assuntos a serem explorados seria muito maior.
"Não é possível convencer um crente de coisa alguma, pois suas crenças não se baseiam em evidências; baseiam-se numa profunda necessidade de acreditar"

Offline Alquimista

• Nível 30
  • *
Re:Leitura dinâmica
« Resposta #1 Online: 27 de Janeiro de 2016, 05:42:38 »
Dizem que Papus dominava totalmente a leitura dinâmica.

Já fiz cursos a esse respeito, porque o Mestre Fyodástico Terry, além de tudo, também é um baita Mentatleta.

Um dos segredos, meu caro, é eliminar aquela vozinha (a pronunciação mental) da mente durante a leitura. Os entendidos do assunto alegam que ela, além de ser dispensável, é o grande empecilho para se ler rápido. Por exemplo, ao visualizarmos a palavra PIPOCA, sabemos empiricamente que ela é totalmente diferente de ÁGUA. Desse entendimento se elimina a vozinha mental sem prejudicar a compreensão.

Nos cursos também há uma série de exercícios para turbinar a velocidade do olhar. Tem um que consiste num monte de retângulos de diferentes comprimentos emulando palavras de um texto, sendo que em cima e no centro de cada retângulo tem um pequeno x. O exercício é ir seguindo cadenciadamente cada x com o olhar ao mesmo tempo em que se marca a velocidade com um metrônomo. Daí quanto mais se treina, mais rápido deve ser o andamento até que se adquira uma habilidade Bugatticular.

Mas a sua dúvida é referente à eficácia do negócio. Difícil responder isso. Existem poucos pontos em comum com a partitura musical, pois aí sim a habilidade da leitura dinâmica é possível (leitura à primeira vista, como os músicos a chamam), ou seja, os processos cognitivos para se adquirir isso são bem diferentes, é óbvio. Mas mesmo que você consiga êxito em obter uma boa velocidade na leitura, com certeza tal virtuosismo será ineficaz dependendo do grau de dificuldade do que você estiver lendo (há de se levar em conta a facilidade e o ''dom'' do leitor também).

De qualquer modo, eis um link de um curso que promete melhorar em até 10x a velocidade de leitura.

http://www.seminarios.com.br/loja/flash-reader-download-leia-mais-rapido-p-28.html

(Apesar de não ter feito este curso, eu o recomendo porque já fiz vários outros desse Site que realmente foram eficazes. Pode confiar.)

Se por acaso você fizer este curso e colocar a mão na massa, não deixe de avisar aqui se funcionou ou não.

Boa sorte!   
« Última modificação: 27 de Janeiro de 2016, 05:56:03 por Terry Silver »
"O Alquimista é o supremo alquimista alfa e o ômega das transmutações aurintelectofilosofais."

Offline Cinzu

• Nível 27
  • *
« Resposta #2 Online: 27 de Janeiro de 2016, 15:16:01 »
Aí que tá o problema, o curso é para ler mais rápido. Eu consigo ler muito mais rápido do que estou habituado, no entanto, perco o entendimento.

Se você me der um texto que uma pessoa comum leva 2 minutos para ler, por exemplo, eu consigo ler em até 30 segundos sem pular nenhuma palavra. Mas se você me pedir para descrever o conteúdo, vou saber apenas lhe dizer sobre o que se trata e qual o assunto do texto. Se eu ler nos 2 minutos igual uma pessoa normal, consigo descrever com detalhes a maior parte do conteúdo do texto (se for um texto de fácil entendimento, obviamente).

Por isso que minha dúvida central foi em saber se existe algum modo de ler mais rápido mantendo o mesmo nível de entendimento. Seria algo como aumentar a velocidade de raciocínio, talvez.
« Última modificação: 27 de Janeiro de 2016, 15:22:33 por Cinzu »
"Não é possível convencer um crente de coisa alguma, pois suas crenças não se baseiam em evidências; baseiam-se numa profunda necessidade de acreditar"

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #3 Online: 27 de Janeiro de 2016, 15:23:43 »
A sua dúvida portanto, Cinzu, resta sobre a capacidade de aumentar a velocidade de entendimento, não de leitura.

Acho que só com o acúmulo de conteúdo processado, mesmo.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 27 de Janeiro de 2016, 15:24:20 »
Acho que as melhores estratégias de "leitura dinâmica" não são tanto da velocidade de leitura em si, mas em fazer uma leitura seletiva, pulando pedaços de acordo com trechos que você bateu o olho e achou interessante, ou começando do final, onde estará geralmente a conclusão, e ir então dando uns pulos para ver como ela é suportada. Pulando aparentes blablablás introdutórios e etc.

Então a habiliade mais "literal" de leitura dinâmica ajudaria a fazer essas "escaneadas" no texto para encontrar os pontos de interesse. Encontrados os trechos, reduza a marcha e leia com foco em compreensão.

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #5 Online: 27 de Janeiro de 2016, 17:25:10 »
Aí que tá o problema, o curso é para ler mais rápido. Eu consigo ler muito mais rápido do que estou habituado, no entanto, perco o entendimento.

Se você me der um texto que uma pessoa comum leva 2 minutos para ler, por exemplo, eu consigo ler em até 30 segundos sem pular nenhuma palavra. Mas se você me pedir para descrever o conteúdo, vou saber apenas lhe dizer sobre o que se trata e qual o assunto do texto. Se eu ler nos 2 minutos igual uma pessoa normal, consigo descrever com detalhes a maior parte do conteúdo do texto (se for um texto de fácil entendimento, obviamente).

Por isso que minha dúvida central foi em saber se existe algum modo de ler mais rápido mantendo o mesmo nível de entendimento. Seria algo como aumentar a velocidade de raciocínio, talvez.
Então você está mais preocupado com a aprendizagem do que com a leitura, e talvez este livro possa ajuda-lo: Aprendizagem dinâmica, de Robert Dilts e Todd Epstein. A obra ensina técnicas e estratégias para acelerar o processo de aprendizagem, incluindo técnicas que acelerem a leitura e compreensão de textos. Por exemplo, no segundo volume do livro você aprenderá "modelos eficazes de linguagem, linguagem e idioma, desenvolvimento de vocabulário, compreensão de leitura, estratégias para leituras rápida e acelerada, escritas criativa e interativa, e avaliação dinâmica", e pelo que vi, se relacionam aquilo que você pretende conseguir.

Eu não cheguei a ler este livro, mas já li um livro deste autor, e de outros autores da PNL, e com base em minha experiência pessoal com a PNL, concluo que a mesma funciona excepcionalmente bem (em cumprir com aquilo que promete, isto é, em alcançar os resultados prometidos) na maioria das vezes, apesar da constante crítica de que seja uma pseudociência, ou ao menos, um modelo não científico de conhecimento (Programmacion neuro-linguistique, Critique de la PNL, fr.wiki).
"Che non men che saper dubbiar m'aggrada."
"E, não menos que saber, duvidar me agrada."

Dante, Inferno, XI, 93; cit. p/ Montaigne, Os ensaios, Uma seleção, I, XXV, p. 93; org. de M. A. Screech, trad. de Rosa Freire D'aguiar

Offline Alquimista

• Nível 30
  • *
« Resposta #6 Online: 27 de Janeiro de 2016, 19:06:17 »

Sempre que compro um livro ou sou obrigado a ler textos longos da internet, faço a mesma leitura dinâmica que você e depois sou capaz de discursar sobre o conteúdo e ainda consigo citar pontos relevantes. Mas no fim, a praticidade da leitura dinâmica se resume unicamente a isso. Do jeito que você almeja só mesmo tendo nascido com habilidades incomuns tipo a dos autistas-savants.

Mas se atenha aos comentários acima dos colegas que deram dicas muito úteis.

Mais um conselho, apesar de ser muito difícil, mas já tentou a Auto-Hipnose?
« Última modificação: 27 de Janeiro de 2016, 19:09:22 por Terry Silver »
"O Alquimista é o supremo alquimista alfa e o ômega das transmutações aurintelectofilosofais."

Offline Cinzu

• Nível 27
  • *
« Resposta #7 Online: 27 de Janeiro de 2016, 22:17:59 »
Muito obrigado pelas sugestões.

Achei interessante, mas também não tenho certeza quanto à eficácia. Assim como técnicas para estimular o aprendizado enquanto dorme ou músicas com baixas frequências que supostamente melhoram a concentração e processamento da mente enquanto estuda.

Offline Alquimista

• Nível 30
  • *
« Resposta #8 Online: 28 de Janeiro de 2016, 00:01:26 »
Muito obrigado pelas sugestões.

Achei interessante, mas também não tenho certeza quanto à eficácia. Assim como técnicas para estimular o aprendizado enquanto dorme ou músicas com baixas frequências que supostamente melhoram a concentração e processamento da mente enquanto estuda.

Também já me interessei muito por todos esses métodos, mas atualmente julgo que o da Auto-Hipnose talvez seja o mais eficaz e confiável, enfim... Vale a pena se aprofundar mais nesse assunto. (Há estudos que apontam que a música Barroca ou de Mozart auxiliam no aprendizado, mas não sei o quão sérias são essas pesquisas. Vai que eram boatos para ajudar a vender CDs, hahahaha) 
« Última modificação: 28 de Janeiro de 2016, 00:04:22 por Terry Silver »

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
  • Ave, Entropia, morituri te salutant
« Resposta #9 Online: 28 de Janeiro de 2016, 11:19:57 »
Eu nunca me preocupei com isso, leio vertiginosamente, e se ler um texto duas vezes sou capaz de citar frases e parágrafos inteiros, mas minha memória é semi-fotográfica, então sou suspeita pra falar.

Pra ter uma ideia, li as 871 páginas do "A Dança dos Dragões", do R.R. Martin em 2 dias, só parando pra comer, dormir e ir no banheiro.  :P
GNOSE

Offline Alquimista

• Nível 30
  • *
« Resposta #10 Online: 29 de Janeiro de 2016, 03:00:37 »
Achei um tópico legal aqui que fala sobre leitura dinâmica.

../forum/topic=23652.0.html

Sempre achei interessantes os métodos-atalho para a genialidade. No passado achavam que eram alguns psicotrópicos, recentemente começaram a falar que o macete era superestimular o hemisfério direito do cérebro com uma série de tarefas (escovar os dentes com o braço esquerdo, caminhar virado para trás, ambidestralidade, etc...), mas o Terry não aconselha isso de jeito nenhum.

O cientista Allan Snyder trabalha nessa linha. Intrigado com o mistérryo dos Savants, seu sonho é desvendar a genialidade humana e para isso ele usa a estimulação magnética transcraniana que tem logrado resultados satisfatórios. Pessoas comuns que se submeteram aos testes manifestaram genialidade durante um curto período de tempo.
Snyder acha que todo ser humano tem a capacidade de ser um gênio, que em todos pode aflorar um pouquinho de Poder Terry Silver.

Mas só um pouquinho... hahahahahahaha
« Última modificação: 29 de Janeiro de 2016, 03:17:00 por Terry Silver »

Offline Cinzu

• Nível 27
  • *
« Resposta #11 Online: 29 de Janeiro de 2016, 06:58:33 »
Então o assunto é old, eu que sou o ignorante.

Allan Snyder possui algum estudo que explica o que acontece no cérebro de uma pessoa que acha ser outra e refere-se a si em terceira pessoa? Certamente deve ser louca  :lol:

Offline Alquimista

• Nível 30
  • *
« Resposta #12 Online: 29 de Janeiro de 2016, 13:49:16 »
Então o assunto é old, eu que sou o ignorante.

Não precisa se alarmar tanto, é só seguir as dicas do Mestre Silver que você deixará de ser menos... ignoramus.

Allan Snyder possui algum estudo que explica o que acontece no cérebro de uma pessoa que acha ser outra e refere-se a si em terceira pessoa? Certamente deve ser louca  :lol:

Certamente que tem, é óbvio, pois como o Mestre disse, o estudo de Snyder é enveredado só para os gênios.

hahahahahahahahahahahahaha
« Última modificação: 29 de Janeiro de 2016, 14:21:21 por Terry Silver »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!