Autor Tópico: Para desmentir teorias da conspiração  (Lida 4467 vezes)

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
Para desmentir teorias da conspiração
« Online: 28 de Janeiro de 2016, 08:03:36 »
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
Re:Para desmentir teorias da conspiração
« Resposta #1 Online: 28 de Janeiro de 2016, 08:23:31 »
Interessante. Mas ele não serve para convencer teóricos da conspiração.
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 28 de Janeiro de 2016, 12:11:18 »
Interessante. Mas ele não serve para convencer teóricos da conspiração.

NADA é capaz de convencer teóricos da conspiração.
"Deus prefere os ateus"

Offline Luiz F.

• Nível 30
  • *
« Resposta #3 Online: 28 de Janeiro de 2016, 12:24:30 »
Na verdade os teóricos da conspiração só vão dizer que isso é mais uma parte do plano conspiratório de dominação global, tentando calar aos que ousam enfrentá-los.
"Você realmente não entende algo se não consegue explicá-lo para sua avó."
Albert Einstein

Offline fantoche

• Nível 06
  • *
  • Acredite se Puder
« Resposta #4 Online: 28 de Janeiro de 2016, 16:39:10 »
<a href="https://www.youtube.com/v/3HkD5ZOga4g" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/3HkD5ZOga4g</a>

:biglol:

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #5 Online: 28 de Janeiro de 2016, 20:10:22 »
http://www.jn.pt/PaginaInicial/Mundo/Interior.aspx?content_id=5001410&utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed:+JN-ULTIMAS+(JN+-+Ultimas)

Que vos parece este método concebido em Oxford para desmentir teorias da conspiração?

"Cientistas da Universidade de Oxford afirmam que teorias da conspiração como a da falsa alunagem da missão Apollo 11 ou a que garante que as alterações climáticas são uma farsa podem ser verificadas com uma formula matemática."

Quer dizer que os cientistas que são céticos com relação aquecimento global causado pelo homem, agora são teóricos da conspiração.....humm..interessante!

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 28 de Janeiro de 2016, 23:39:40 »
Não necessariamente, mas também. Deve se referir principalmente à negação "popular" de aquecimento global, não à que é ou se aproxima de ser acadêmica. Fora um ou outro gato pingado com alguma teoria alternativa de fato, talvez seja relativamente comum, e isso estará dito praticamente com todas as letras nos textos deles. Por exemplo, um brasileiro tem esse livro:

(Que o Olavo de Carvalho denuncia ter sido censurado, não sei se só na sétima edição, antes, ou depois)

E Timothy Ball apareceu num programa apresentado por Jesse Ventura, que tem o nome...

Bem, quero dizer, dá para notar que é ele, pelas credenciais (professor de geografia, ainda que se diga climatologista), voz, e silhueta, pois ele aparece apenas nas sombras, com medo de ser morto... apesar de ter aparecido várias vezes na TV anteriormente dizendo exatamente as mesmíssimas coisas.

Online Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #7 Online: 29 de Janeiro de 2016, 01:29:55 »
Muito sucinto este artigo. Não dá para avaliar.

Mas temos que dar um crédito, é alguém de Oxford, algum mérito deve ter para estar lá.

Porém eu duvido muito que modelos probabilísticos deste tipo sejam possíveis. Isto se parece muito com outros "embromations" tipo fulano e seu grupo construíram um modelo que identifica a probabilidade de tal time vencer a Copa do Mundo.

São como aquelas previsões esotéricas de final de ano: nunca acontecem mas ninguém se lembra.

O principal problema com estes modelos é que o sujeito, de alguma forma, começa identificando as variáveis ( e o peso destas variáveis ) que concorrem para que algo ocorra. Então faz um cálculo de probabilidade partindo do pressuposto de que estes são os fatores relevantes e que suas respectivas relevâncias estão pesadas corretamente.

Mas... qual a probabilidade destas análises subjetivas estarem corretas?

Se não souber responder a isso o cálculo subsequente é apenas um chute como outro qualquer.

Muito semelhante também a estes cálculos que se fazem da probabilidade da vida surgir espontaneamente no universo. Ora, ninguém sabe o suficiente para fazer este cálculo. A melhor demonstração de como estes cálculos ( surgimento da vida, time vencer campeonato, etc... ) não têm validade matemática alguma é que se você solicitar a 1.000 matemáticos ( ou não, porque se for matemático mesmo ele não fará ) modelos como estes irá obter 1.000 resultados diferentes.

Ao passo que todos concordariam com a probabilidade de se obter um Royal Street Flash em uma mão de pôquer.

Estes modelos não passam de subjetividades expressas em números.

E na subjetividade desse cara eu não sei se já confio muito. Para começar ele parece estar mal informado: o projeto Echelon se tornou publicamente famoso com a denúncia do Snowden, mas na verdade já é conhecido há décadas. Eu mesmo nem me lembro da primeira vez que ouvi falar deste sistema, mas já o conhecia pelo próprio nome ( Echelon ), sempre soube como operava e até quais países operavam o sistema conjuntamente com os Estados Unidos.

Até em série do Discovery Channel já vi comandante de submarino nuclear comentando sobre as capacidades que seu submarino tinha de criar "grampos" para este sistema. E isso muito antes do Snowden abrir o bico.

Então não deveria ser tããoooo secreto assim.

E não era mesmo: na Wikipedia o verbete em Português para Echelon existe desde 2005, oito anos antes de Edward Snowden "chocar" o mundo com suas revelações.

Contudo, provavelmente, antes de ser notícia na grande mídia, se você comentasse sobre este sistema com algum pseudo-cético e fornecendo todos os detalhes disponíveis e possíveis de serem checados, o pseudo-cético simplesmente diria: "teoria da conspiração".

Porque estas pessoas enxergam o mundo por rótulos e não por raciocínios. Estão preocupados em encaixarem as coisas - e se encaixarem - nos rótulos que pensam ser adequados. Pensam que ser cético é não aceitar como plausível nada que não seja publicado pela mídia "mainstream". Quando na verdade o verdadeiro ceticismo deveria demandar o oposto.

Me lembro que quando voltei a este fórum, ainda em 2013, fiz uma análise sobre as verdadeiras razões da guerra na Síria e que eram os atores deste conflito. Particularmente sobre o financiamento do ELS por parte do Qatar e dos Estados Unidos. A contestação mais comum - e também mais profunda que conseguiam chegar - era "não passa de teoria da conspiração".

Quando hoje, na verdade, até funcionários do governo norte-americano já até protestam publicamente contra os bombardeios russos quando estes atingem, além do ISIS, também os rapazes treinados e financiados pela CIA.

Impressionante o nível de senso crítico: o camarada vê todos os dias  no Jornal Nacional imagens de rebeldes operando artilharia anti-aérea pesada montada em caminhões e não consegue juntar lé com cré por conta própria.

Offline Shadow

• Nível 28
  • *
  • "Alguns teóricos dos antigos astronautas...."
« Resposta #9 Online: 05 de Janeiro de 2017, 08:02:08 »
Pegue alguém sem credibilidade pessoal, acadêmica ou não reconhecido como autoridade na área em que se aventura. Deixe ele citar que "todos os países do mundo já sabem", que "as fontes dele na NASA garantem" e pronto: o sujeito já consegue faturar uns cobres no Youtube e com palestras. Um exemplo?

http://www.ufologiabrasileira.com.br/fundo.jpg

"O Plano Secreto dos Alienígenas para Controlar a Humanidade" Oras, se é secreto, como o sujeito sabe? Como os ETs não vaporizam ele para impedi-lo de faturar uns cobres revelando seus planos malignos?

"O Vaticano e o fenômeno UFO: Que segredos ainda estão ocultos?" Sério?

E por ai vai....
"Who knows what evil lurks in the hearts of men? The Shadow knows..."

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 05 de Janeiro de 2017, 13:39:15 »
Esse é um ponto que eu acho engraçado. Esses blogs e canais do youtube denunciando as mais sórdidas conspirações em escala global, mas de alguma forma isso ser completamente negligenciado, em vez de terem canais fechados ou serem mortos em acidentes e etc.

Se bem que, é bem provável que, daqueles que não estão só nisso pelo dinheiro nesse nicho, uns acreditem mesmo que estão o tempo todo correndo risco de vida e que coisas como bloqueios de vídeo por infração de direitos autorais seja forma de censura e etc. Deve sempre ter um jeito de enxergar a coisa como parte da conspiração. "Eles sabem que não podem me matar agora; se me matarem, fica óbvia a conspiração".

Offline Shadow

• Nível 28
  • *
« Resposta #11 Online: 05 de Janeiro de 2017, 14:26:05 »
E é nesses momentos que me envergonho em não faturar uns trocados em cima dessa credulidade toda, diante da facilidade posta à mesa desses "teóricos das conspirações". Os caras denunciam planos secretíssimos, nada acontece e ainda faturam a cada "click"....

Esse é um ponto que eu acho engraçado. Esses blogs e canais do youtube denunciando as mais sórdidas conspirações em escala global, mas de alguma forma isso ser completamente negligenciado, em vez de terem canais fechados ou serem mortos em acidentes e etc.

Se bem que, é bem provável que, daqueles que não estão só nisso pelo dinheiro nesse nicho, uns acreditem mesmo que estão o tempo todo correndo risco de vida e que coisas como bloqueios de vídeo por infração de direitos autorais seja forma de censura e etc. Deve sempre ter um jeito de enxergar a coisa como parte da conspiração. "Eles sabem que não podem me matar agora; se me matarem, fica óbvia a conspiração".

Offline Peter Joseph

• Nível 32
  • *
  • Ela, a Entropia!
« Resposta #12 Online: 05 de Janeiro de 2017, 14:32:02 »
Estes modelos não passam de subjetividades expressas em números.

:ok:

E na subjetividade desse cara eu não sei se já confio muito. Para começar ele parece estar mal informado: o projeto Echelon se tornou publicamente famoso com a denúncia do Snowden, mas na verdade já é conhecido há décadas. Eu mesmo nem me lembro da primeira vez que ouvi falar deste sistema, mas já o conhecia pelo próprio nome ( Echelon ), sempre soube como operava e até quais países operavam o sistema conjuntamente com os Estados Unidos.

Até em série do Discovery Channel já vi comandante de submarino nuclear comentando sobre as capacidades que seu submarino tinha de criar "grampos" para este sistema. E isso muito antes do Snowden abrir o bico.

Então não deveria ser tããoooo secreto assim.

E não era mesmo: na Wikipedia o verbete em Português para Echelon existe desde 2005, oito anos antes de Edward Snowden "chocar" o mundo com suas revelações.

Contudo, provavelmente, antes de ser notícia na grande mídia, se você comentasse sobre este sistema com algum pseudo-cético e fornecendo todos os detalhes disponíveis e possíveis de serem checados, o pseudo-cético simplesmente diria: "teoria da conspiração".

Realmente é interessante ver os "céticos" que berram automaticamente "teoria da conspiração", ficarem mudos quando as então "teorias da conspiração" são tornadas públicas em sua amada e "incorruptível" mídia mainstream

Porque estas pessoas enxergam o mundo por rótulos e não por raciocínios. Estão preocupados em encaixarem as coisas - e se encaixarem - nos rótulos que pensam ser adequados. Pensam que ser cético é não aceitar como plausível nada que não seja publicado pela mídia "mainstream". Quando na verdade o verdadeiro ceticismo deveria demandar o oposto.

Pois é, muitos acho que não entendem que ceticismo é questionar também o que é tido como normal ou verdadeiro pela maioria e pelos "gurus". Alguns destes penso que até aceitam isto, mas só quando se trata de religião.
« Última modificação: 05 de Janeiro de 2017, 14:44:23 por Peter Joseph »
"Não é sinal de saúde estar bem adaptado a uma sociedade doente." - Krishnamurti

"O progresso é a concretização de Utopias." – Oscar Wilde
O Minhocário - https://ominhocario.wordpress.com/

Offline Peter Joseph

• Nível 32
  • *
  • Ela, a Entropia!
« Resposta #13 Online: 05 de Janeiro de 2017, 14:38:27 »
Na verdade os teóricos da conspiração só vão dizer que isso é mais uma parte do plano conspiratório de dominação global

Tentativa de dominação global já existiu (por exemplo Hitler) e ainda existe, é exatamente o que EUA e OTAN tentam fazer atualmente, tendo quase total êxito, principalmente após a queda do muro de Berlim. E, claro, se não fossem eles, certamente haveriam outros no seu lugar fazendo o mesmo, é a consequência natural da escassez e competição. Só que parece que o império tá decadente.

Até o Zbigniew Brzezinski, grande arquiteto do plano de dominação mundial dos EUA, já entendeu que a coisa ficou feia:

Tabuleiro quebrado: Brzezinski entrega o Império

O principal arquiteto do plano de Washington para governar o mundo abandonou o esquema e, agora, fala de construir laços com Rússia e China. Embora o artigo de Zbigniew Brzezinski na revista The American Interest, intitulado "Towards a Global Realignment" (17/4/2016) [Rumo a um realinhamento global] tenha sido praticamente ignorado na mídia-empresa, ele mostra que poderosos membros do establishment produtor de projetos políticos já não creem que Washington conseguirá vencer, no esforço para ampliar a hegemonia dos EUA no Oriente Médio e na Ásia.

Brzezinski, principal propositor dessa ideia e quem traçou o rascunho da expansão imperial em seu livro de 1997, The Grand Chessboard: American Primacy and Its Geostrategic Imperatives [O grande tabuleiro de xadrez, port. PDF], rendeu-se e clama agora por uma revisão dramática de toda a estratégia. Eis um excerto do artigo de AI:

"Com o fim da era da dominação global dos EUA, o país tem de assumir a liderança no realinhamento da arquitetura do poder global.

Cinco evidências básicas relacionadas à emergente redistribuição do poder político global e o violento despertar político no Oriente Médio assinalam a chegada de um novo realinhamento global.

A primeira dessas evidências é que os EUA ainda são a mais poderosa entidade politicamente, economicamente e militarmente, mas, dadas complexas mudanças geopolíticas nos equilíbrios regionais, os EUA já não são a potência globalmente imperial" ("Toward a Global Realignment", Zbigniew Brzezinski, The American Interest)

Repitam comigo: os EUA "já não são a potência globalmente imperial". Compare-se essa avaliação e o que Brzezinski disse anos antes, no Tabuleiro, que os EUA eram "a potência excepcional máxima do mundo".

" (...) A última década do século 20 testemunhou uma mudança tectônica nos assuntos do mundo. Pela primeira vez em todos os tempos, uma potência não eurasiana emergiu, não só como árbitra chave nas relações de pode eurasianas, mas também como potência excepcional máxima do mundo. A derrota e colapso da União Soviética foi o passo final na rápida ascensão de uma potência no Hemisfério Ocidental, os EUA, única e, realmente a primeira verdadeira potência global" (The Grand Chessboard: American Primacy And Its Geostrategic Imperatives," Zbigniew Brzezinski, Basic Books, 1997, p. xiii).

Eis um pouco mais do artigo de 2016, em AI:

"O fato é que nunca houve potência global verdadeiramente "dominante" até a emergência dos EUA no cenário mundial. (...) A nova e decisiva realidade global foi o surgimento no cenário mundial, dos EUA como, simultaneamente o ator mais rico e militarmente o mais poderoso. Durante a parte final do século 20, nenhuma outra potência chegou sequer perto. Essa era agora está terminando." (AI)

Mas por que "essa era agora está terminando"? O que mudou desde 1997, quando Brzezinski referia-se aos EUA como "a potência excepcional máxima do mundo"?

Brzezinski aponta a ascensão de Rússia e China, a fraqueza da Europa e o "violento despertar político dos muçulmanos pós-coloniais" como causas mais próximas dessa virada repentina. Os comentários sobre o Islã são particularmente instrutivos, posto que há ali uma explanação racional para o terrorismo, não a típica conversa fiada dos governos sobre "odeiam nossas liberdades". Diga-se a favor dele, que Brzezinski vê o crescimento do terror como a "eclosão de ressentimentos históricos" (de "injustiça profundamente ressentida"), não como violência sem direção, de psicopatas fanáticos.

Dos Comentários, em Unz Review:

"A única coisa que me intriga é que Mr. B esteja dizendo tudo isso publicamente. Por quê? Essa gente jamais diz publicamente o que já não tenha vendido mil vezes 'em sigilo'. Fala agora, provavelmente, porque os EUA já não têm condições nem para salvar as últimas panelas" [Pano rápido].
http://blogdoalok.blogspot.com.br/2016/08/tabuleiro-quebrado-brzezinski-entrega-o.html
« Última modificação: 05 de Janeiro de 2017, 14:58:24 por Peter Joseph »
"Não é sinal de saúde estar bem adaptado a uma sociedade doente." - Krishnamurti

Offline Peter Joseph

• Nível 32
  • *
  • Ela, a Entropia!
« Resposta #14 Online: 05 de Janeiro de 2017, 14:46:03 »
Me lembro que quando voltei a este fórum, ainda em 2013, fiz uma análise sobre as verdadeiras razões da guerra na Síria e que eram os atores deste conflito. Particularmente sobre o financiamento do ELS por parte do Qatar e dos Estados Unidos. A contestação mais comum - e também mais profunda que conseguiam chegar - era "não passa de teoria da conspiração".

Quando hoje, na verdade, até funcionários do governo norte-americano já até protestam publicamente contra os bombardeios russos quando estes atingem, além do ISIS, também os rapazes treinados e financiados pela CIA.

Impressionante o nível de senso crítico: o camarada vê todos os dias  no Jornal Nacional imagens de rebeldes operando artilharia anti-aérea pesada montada em caminhões e não consegue juntar lé com cré por conta própria.

Que nada, é tudo propaganda do governo Russo (ironia).

Offline Shadow

• Nível 28
  • *
« Resposta #15 Online: 05 de Janeiro de 2017, 15:11:39 »
Talvez mesmo por isso a maioria da AAA montada que vi eram os 14.5mm RUSSOS....além de uns 23mm de mesma origem...

Que nada, é tudo propaganda do governo Russo (ironia).
« Última modificação: 05 de Janeiro de 2017, 15:17:07 por Shadow »

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 05 de Janeiro de 2017, 15:35:52 »
O que importa é que o PRESIDENTE ELEITO DEMOCRATICAMENTE DOANLD TRUMP acredita nisso, e deve então agir logo para punir os COLABORADORES DOS TERRORISTAS Hillary "chifrada doente moribunda com dublê para aparições públicas" Clinton e o MUÇULMANO GAY QUENIANO-MALÁSIO CASADO COM UMA TRANSEXUAL BARACK HUSSEIN OBAMA!!! Eles vão pagar!!!!111 Tem jeito não, filhos!!!!1 Yee-haw!!!111

Offline Shadow

• Nível 28
  • *
« Resposta #17 Online: 05 de Janeiro de 2017, 15:55:17 »
Quero R$ 3,00 desse negócio que você tomou... :lol:

O que importa é que o PRESIDENTE ELEITO DEMOCRATICAMENTE DOANLD TRUMP acredita nisso, e deve então agir logo para punir os COLABORADORES DOS TERRORISTAS Hillary "chifrada doente moribunda com dublê para aparições públicas" Clinton e o MUÇULMANO GAY QUENIANO-MALÁSIO CASADO COM UMA TRANSEXUAL BARACK HUSSEIN OBAMA!!! Eles vão pagar!!!!111 Tem jeito não, filhos!!!!1 Yee-haw!!!111

Offline Peter Joseph

• Nível 32
  • *
  • Ela, a Entropia!
« Resposta #18 Online: 05 de Janeiro de 2017, 16:01:34 »
Síria captura em Alepo assessores militares que seriam ligados à OTAN

Militares dos EUA, Israel e Turquia tentam deixar Aleppo junto com terroristas

Há um email do início de 2014, de Hillary Clinton, pouco tempo depois de ela ter deixado o Departamento de Estado, dirigido ao coordenador geral de sua campanha, John Podesta. Hillary diz que o ISIS fora criado pelos governos de Arábia Saudita e Qatar. Esse é o email mais significativo de toda a coleção, e talvez seja o motivo pelo qual há dinheiro saudita e qatari em todos os cantos da Fundação Clinton. O governo dos EUA até admite que algumas figuras sauditas tenham apoiado o ISIS. Mas a fantasia que se criou sempre foi a de que seria dinheiro de alguns príncipes “do mal”, usando o dinheiro que lhes cabe do petróleo para fazer o que quisessem, mas que a ação seria desaprovada pelo governo saudita.

O que aquele email diz é que não. Quem pagava naquele momento para manter o ISIS eram os próprios governos saudita e qatari.

Os sauditas, qataris, marroquinos, bahrainis, particularmente os sauditas e os qataris, estão enchendo de dinheiro a Fundação Clinton, no exato momento em que Hilary Clinton é secretária de Estado, e o Departamento de Estado aprova negócios maciços de venda de armas, particularmente para a Arábia Saudita.

Aconteceu durante o mandato de Hillary Clinton o maior negócio de armas de toda a História, com a Arábia Saudita, [num total de] mais de 80 bilhões de dólares. De fato, durante o mandato dela como secretária de Estado, o valor total em dólares, das exportações de armas dos EUA, dobrou.

Claro, o outro lado dessa moeda é que o grupo terrorista conhecido como ISIS foi criado, em grande medida, com o dinheiro do mesmo pessoal que sustenta também a Fundação Clinton.

É.

É espantoso.

http://outraspalavras.net/posts/julian-assange-hillary-e-a-candidata-do-1/

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 05 de Janeiro de 2017, 16:38:54 »
[...]

Citação de: Carta Maior
[...]
Em cumprimento à Convenção de Genebra sobre os prisioneiros de guerra, não se publicarão fotos destes militares detidos.
[...]

Nenhuma foto dos militares, dos assessores ou de material que comprove as afirmações sírias (leia-se 'russas')?

Que conveniente, não é mesmo?
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 05 de Janeiro de 2017, 16:46:14 »
Carta Maior e Sputniknews.

É impressão minha ou elas não passam de fontes oficiosas dos esquerdopatas e do governo russo, respectivamente?
Foto USGS

Offline Peter Joseph

• Nível 32
  • *
  • Ela, a Entropia!
« Resposta #21 Online: 05 de Janeiro de 2017, 16:51:52 »

É impressão minha ou elas não passam de fontes oficiosas dos esquerdopatas e do governo russo, respectivamente?

Esqueceu do WikiLeaks...

Quer dizer então que se trata de uma conspiração??!! Que hilário!  :biglol:

Offline Shadow

• Nível 28
  • *
« Resposta #22 Online: 05 de Janeiro de 2017, 16:55:23 »
"Assessores" militares atuando junto a irregulares são irregulares e, portanto, não protegidos pela convenção de Genebra.

Pouco crível portanto que o governo russo se preocupasse com isso.

[...]

Citação de: Carta Maior
[...]
Em cumprimento à Convenção de Genebra sobre os prisioneiros de guerra, não se publicarão fotos destes militares detidos.
[...]

Nenhuma foto dos militares, dos assessores ou de material que comprove as afirmações sírias (leia-se 'russas')?

Que conveniente, não é mesmo?

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 05 de Janeiro de 2017, 17:05:00 »

Esqueceu do WikiLeaks...

Quer dizer então que se trata de uma conspiração??!! Que hilário!  :biglol:

Hilário é ler isso. Como se as pessoas céticas quanto a teorias da conspiração, que requerem evidência mais sólida do que aqueles que as teorizam, achassem que é simplesmente impossível as pessoas se juntarem para inventar mentiras em benefício próprio, apenas por isso constituir "conspiração". "Se isso é conspiração, então toda e qualquer teoria da conspiração é igualmente válida".

Offline Peter Joseph

• Nível 32
  • *
  • Ela, a Entropia!
« Resposta #24 Online: 05 de Janeiro de 2017, 17:07:00 »
Ah é, esqueci! Só é verdade quando passa no Jornal Nacional  :stunned:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!