Autor Tópico: Furacão Katrina levanta tapete dos EUA.  (Lida 3430 vezes)

Offline Hugo

• Nível 31
  • *
Furacão Katrina levanta tapete dos EUA.
« Online: 09 de Setembro de 2005, 08:55:33 »
O furacão Katrina literalmente levantou o tapete dos EUA e mostrou a grande sujeira embaixo.
Como um país do "primeiro mundo" deixa seus cidadãos a mercê, diante de uma catástrofe desse tipo? Um país que tem o poder de enviar em poucas horas milhares de soldados para qualquer lugar desse planeta e, de forma contraditória, não consegue salvar os habitantes de uma cidade, após um furacão?
Diga-se de passagem que esse furacão tinha sido previsto com bastante antecedência. Um furacão dessa magnitude, ocorreu em Cuba e NINGUÉM morreu. Pode???

Alguém poderia dar uma explicação mais lógica?
"O medo de coisas invisíveis é a semente natural daquilo que todo mundo, em seu íntimo, chama de religião". (Thomas Hobbes, Leviatã)

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
Re.: Furacão Katrina levanta tapete dos EUA.
« Resposta #1 Online: 09 de Setembro de 2005, 12:10:14 »
Eu acho que a mídia acaba manipulando as informações, não mostrando a realidade como ela é.

Os grupos de resgate estão todos os dias trabalhando por lá, soldados e a polícia tentam ajudar a acabar com o caos social. E o governo deve estar fazendo alguma coisa, como encontrar uma solução para onde enviar toda essa gente. Pensar que o governo americano abandonou sua população é meio ingênuo...

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 09 de Setembro de 2005, 14:50:30 »
Olha, pode parecer meio idiota da minha parte, mas ficamos as últimas décadas assistindo filmes onde os americanos vencem aliens, desastres da natureza, ameças terroristas e toda sorte de tragédias possíveis e de repente na nossa cabeça fica aquela idéia de que eles realmente estão preparados para tudo, então quando vemos um desastre natural matar mais de duzentas mil pessoas em um país do terceiro mundo ficamos chocados e achamos que é natural porque eles não tem dinheiro, equipamentos e treinamento para esses casos. Por outro lado já que o mesmo aconteceu nos EUA, estamos tão acostumados a achar que eles tem todo o dinheiro do mundo e estão preparados para tudo que a demora pra limpar a bagunça parece tomar ares de conspiração. A destruição causada por um evento dessa natureza é dor de cabeça para qualquer país, em qualquer época...

OBSERVAÇÃO - apesar de estar falando no plural, as considerações acima são minhas, esse vício de falar no plural ao invés de no singular é devido a reuniões de sindicato e associação.
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #3 Online: 09 de Setembro de 2005, 14:59:08 »
O furacão estava prevista, as empresas aéreas pararam de mandar aviões pra lá antes da chegada do furacão. Realmente eles podiam ter feito mais ANTES da chegada, já podiam estar preparados. Mas sabe como é a dificuldade, eles tem contas altas, um orçamento de centenas de bilhões de dólares para gastos militares. E ainda tem paiseco mané querendo mandar dinheiro pra lá...

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #4 Online: 09 de Setembro de 2005, 15:00:39 »
E não devemos nos esquecer que o Bush tem que considerar isso como a vontade de Deus. Talvez tenha sido isso, ele não quis peitar O Cara. :?

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
Re: Re.: Furacão Katrina levanta tapete dos EUA.
« Resposta #5 Online: 09 de Setembro de 2005, 15:58:09 »
Citação de: Marcelo Terra
O furacão estava prevista, as empresas aéreas pararam de mandar aviões pra lá antes da chegada do furacão. Realmente eles podiam ter feito mais ANTES da chegada, já podiam estar preparados. Mas sabe como é a dificuldade, eles tem contas altas, um orçamento de centenas de bilhões de dólares para gastos militares. E ainda tem paiseco mané querendo mandar dinheiro pra lá...

havia o risco de furacão em N.O, não a certeza. como eu disse em outro tópico, não seria necessário algo mais que um aviso, uma sugestão, que foi o que aconteceu. um plano de evacuação mais consistente poderia causar pânico e ainda ser dinheiro gasto em vão, caso o furacão não passasse por lá.

aliás.... uma tragédia dessa magnitude não causaria ao menos umas "vibrações" fora do comum para amira lépore e companhia? CADÊ OS VIDENTES NUMA HORA DESSAS?
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 09 de Setembro de 2005, 17:35:48 »
E não dá pra evacuar uma cidade rápido, imagino. Aliás, acredito que quem podia foi embora, sobrou só a população mais pobre...

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #7 Online: 09 de Setembro de 2005, 17:52:20 »
Citação de: bruno
havia o risco de furacão em N.O, não a certeza. como eu disse em outro tópico, não seria necessário algo mais que um aviso, uma sugestão, que foi o que aconteceu. um plano de evacuação mais consistente poderia causar pânico e ainda ser dinheiro gasto em vão, caso o furacão não passasse por lá.

Uma sugestão e estavam abandonando a cidade antes da chegada do furacão? Essas imagens do pessoal engarrafado tentando sair da cidade eu vi.

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
« Resposta #8 Online: 09 de Setembro de 2005, 17:59:08 »
Domingo, 28 de agosto de 2005

http://www.estadao.com.br/internacional/noticias/2005/ago/28/87.htm

O Katrina, que causou pelo menos nove mortes e vários prejuízos durante sua passagem pelo sul da Flórida, onde chegou em terra firme na quinta-feira, está agora em direção à região de Louisiana, com categoria 5, a máxima na escala Saffir-Simpson.

Milhares de pessoas estão abandonando a cidade em automóveis, e outras se concentram nos dez refúgios financiados pelas autoridades, entre eles o estádio coberto de futebol americano Superdome, com capacidade para 70 mil espectadores.

O aeroporto segue em alerta de furacão e cabe às companhias aéreas decidir se levantam vôo ou não. A torre de controle permanece aberta mas, segundo as fontes, é muito provável que seja fechada nas próximas horas.

Offline Snake

• Nível 31
  • *
« Resposta #9 Online: 09 de Setembro de 2005, 20:16:21 »
Citação de: bruno
aliás.... uma tragédia dessa magnitude não causaria ao menos umas "vibrações" fora do comum para amira lépore e companhia? CADÊ OS VIDENTES NUMA HORA DESSAS?

Em breve eles dirão que previram, mas ninguém deu atenção a eles.
Newton's Law of Gravitation:
What goes up must come down. But don't expect it to come down where you can find it. Murphy's Law applies to Newton's.

Nigh†mare

• Visitante
Re: Furacão Katrina levanta tapete dos EUA.
« Resposta #10 Online: 10 de Setembro de 2005, 02:43:32 »
Citação de: hugo
Alguém poderia dar uma explicação mais lógica?

Não havia uma reserva de petróleo em New Orleans que merecesse ser protegida...

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #11 Online: 10 de Setembro de 2005, 02:50:23 »
As declarações da mãe do presidente George W. Bush irritaram alguns americanos:

"Quase todos com os quais falei me disseram que vão se mudar para Houston", disse Barbara Bush, em visita aos refugiados pelo furacão Katrina com seu marido, o ex-presidente George Bush.

"O que eu escuto, que é um pouco assustador, é que todos querem ficar no Texas", continuou Barbara, acrescentando: "e tantas das pessoas que estão aqui no estádio eram, você sabe, carentes de qualquer maneira, por isso, tudo isso (nessa hora ela sorri) está bom para eles".

Seus comentários foram transmitidos na segunda-feira no Marketplace, um programa nacional da rádio pública americana.

No Huffington Post, um conhecido blog de esquerda, o relato da entrevista de Barbara Bush foi de longe o mais comentado e gerou uma onda de críticas.

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 10 de Setembro de 2005, 12:30:31 »
E pior que ela tem razão...

Offline Cristiano

• Nível 11
  • *
« Resposta #13 Online: 12 de Setembro de 2005, 09:23:00 »
é, o mandato do Bush vai ficar marcado, 2 grandes catástrofes em território nacional, 2 guerras... espero que o povo estadunidense aprenda com os erros...

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 12 de Setembro de 2005, 20:13:11 »
Ah, vamos ser ao menos justos, o Bush não tem culpa se tem ou não catástrofes naturais durante o seu governo...

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #15 Online: 12 de Setembro de 2005, 20:25:16 »
Citação de: Ricardo M
Ah, vamos ser ao menos justos, o Bush não tem culpa se tem ou não catástrofes naturais durante o seu governo...

com certeza ele não tem culpa nenhuma!

mas se isso está servido pra acabar com a popularidade dele, então pelo menos tem um lado positivo!

Até agora não entendi como q ele foi reeleito! o mundo contra ele e ainda os americanos gostam! vai entender!

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #16 Online: 12 de Setembro de 2005, 20:27:33 »

Não se questiona sua culpa, mas sim sua omissão...

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #17 Online: 12 de Setembro de 2005, 20:28:19 »
Pelo que tenho visto no blog de Mark Evanier (http://www.newsfromme.com) ele pode não ser responsável pelo furacão em si, mas deveria responder pelo menos em parte pela falta de preparo para lidar com ele.

Particularmente preocupante, pelo menos segundo o Mark, é a falta de vontade política em fazer algo pelo bem-estar dos sobreviventes.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #18 Online: 12 de Setembro de 2005, 20:33:05 »
Citação de: Luis Dantas
Pelo que tenho visto no blog de Mark Evanier (http://www.newsfromme.com) ele pode não ser responsável pelo furacão em si, mas deveria responder pelo menos em parte pela falta de preparo para lidar com ele.

Particularmente preocupante, pelo menos segundo o Mark, é a falta de vontade política em fazer algo pelo bem-estar dos sobreviventes.

mas onde q o bush está sendo omisso?? (sem defender ele, só não estou acompanhando de perto a situação)

eu vi q ele pediu mais de 50 Bilhoes de dolares pro congresso, e tb vai dar a cada familia um cartão de credito com 2000 dolares (oq eu acho pouco! pelo tamanho do estrago q fez em algumas casas, e tb pra familias q perderam tudo! )

Offline Snake

• Nível 31
  • *
Furacão Katrina levanta tapete dos EUA.
« Resposta #19 Online: 12 de Setembro de 2005, 21:12:09 »
Foi demitido o suposto responsável pela incompetência no caso:

Bush nomeia novo diretor para situações de emergência

Washington - O presidente americano, George W. Bush, designou David Paulison como chefe interino da Agência Federal de Gerenciamento de Emergências (FEMA). Paulison substituirá Michael Brown, que pediu demissão nesta segunda-feira, depois de ser acusado de incompetência na coordenação do resgate das vítimas do furacão Katrina. Paulison já trabalhava na FEMA como diretor da Divisão de Preparação para Emergências e continuará trabalhando como responsável da Administração de Incêndios dos Estados Unidos.

http://www.estadao.com.br/rss/agestado/2005/set/12/184.htm
Newton's Law of Gravitation:
What goes up must come down. But don't expect it to come down where you can find it. Murphy's Law applies to Newton's.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #20 Online: 13 de Setembro de 2005, 00:35:15 »
Citação de: diego_uss
mas onde q o bush está sendo omisso?? (sem defender ele, só não estou acompanhando de perto a situação)

eu vi q ele pediu mais de 50 Bilhoes de dolares pro congresso, e tb vai dar a cada familia um cartão de credito com 2000 dolares (oq eu acho pouco! pelo tamanho do estrago q fez em algumas casas, e tb pra familias q perderam tudo! )

O que parece ter impressionado mais ao Mark é que os sobreviventes tenham ficado tanto tempo sem receber assistência significativa, apesar de estarem em pleno território americano.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Hugo

• Nível 31
  • *
« Resposta #21 Online: 13 de Setembro de 2005, 09:01:49 »
Citação de: Luis Dantas
Citação de: diego_uss

O que parece ter impressionado mais ao Mark é que os sobreviventes tenham ficado tanto tempo sem receber assistência significativa, apesar de estarem em pleno território americano.

O que me impressiona mais é que esse mesmo tipo de furacão (escala 5) aconteceu em Cuba e não houve mortes.

Minha opinião a respeito de toda essa catástrofe_mal_cuidada é que os pobres, sejam eles de qualquer país, são relegados à sorte. Duvido muito se isso tivesse acontecido em um Estado mais rico...
"O medo de coisas invisíveis é a semente natural daquilo que todo mundo, em seu íntimo, chama de religião". (Thomas Hobbes, Leviatã)

Offline Roberto

• Nível 24
  • *
« Resposta #22 Online: 13 de Setembro de 2005, 09:31:54 »
Citação de: dodo
Olha, pode parecer meio idiota da minha parte, mas ficamos as últimas décadas assistindo filmes onde os americanos vencem aliens, desastres da natureza, ameças terroristas e toda sorte de tragédias possíveis e de repente na nossa cabeça fica aquela idéia de que eles realmente estão preparados para tudo (...)

:clapping:
Se eu disser ou escrever hoje algo que venha a contradizer o que eu disse ou escrevi ontem, a razão é simples: mudei de idéia.

Offline Roberto

• Nível 24
  • *
« Resposta #23 Online: 13 de Setembro de 2005, 09:36:01 »
Citação de: Cristiano
é, o mandato do Bush vai ficar marcado, 2 grandes catástrofes em território nacional, 2 guerras... espero que o povo estadunidense aprenda com os erros...

Não se iluda, o mais provável é que daqui a 50 anos a História se lembre do Bush como o primeiro grande estadista do século XXI. Tudo vai depender de como as coisas correrão daqui pra frente no Oriente Médio.
Se eu disser ou escrever hoje algo que venha a contradizer o que eu disse ou escrevi ontem, a razão é simples: mudei de idéia.

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #24 Online: 13 de Setembro de 2005, 17:29:53 »
Citação de: Nigh†mare

Não se questiona sua culpa, mas sim sua omissão...

Bem, estou mudando o que disse: questiono sim a culpa de Bush: Cientistas já admitem elo entre aquecimento e furacões

E o Protocolo de Kyoto?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!